Intraempreendedorismo: o que é e quais os benefícios para as empresas?

Ilustração do intraempreendedorismo

Você sabia que investir no intraempreendedorismo é uma estratégia valiosa para que sua empresa explore as oportunidades do mercado e alavanque a inovação internamente?

 

Ao iniciarem essa jornada, muitas companhias direcionam seus olhares para estratégias de parcerias e ações adotadas por seus concorrentes para elaborarem seus planejamentos inovadores. Mas, muitas se esquecem de olhar para dentro e, principalmente, da importância em incentivar o potencial de seus times para conquistar essas metas.

 

Os profissionais do seu negócio serão os grandes condutores do programa de inovação a ser instaurado e, por estarem na linha de frente dos processos, possuem uma visão mais clara do que pode ser melhorado a fim de elevar o desempenho corporativo.

 

Essa é, justamente, a proposta do intraempreendedorismo, visando explorar, ao máximo, a criatividade e inovação das equipes, assim como suas habilidades e competências, em prol do crescimento da empresa em seu segmento.

 

Apesar de ser um termo relativamente recente, uma vez que começou a ser difundido no mercado há cerca de 30 anos, cada vez mais companhias, hoje, compreendem a importância dessa prática, e vêm buscando instaurá-la internamente para a conquista de resultados mais assertivos.

 

Para que sua empresa consiga destravar seu potencial inovador através do intraempreendedorismo, neste texto explicaremos a fundo as características deste conceito, exemplos de negócios que já o adotam, e dicas de como implementá-lo com sucesso.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é intraempreendedorismo?

O intraempreendedorismo é a prática que busca estimular o ato de empreender dentro da própria empresa, promovendo a criatividade e inovação nos profissionais em busca de oportunidades que alavanquem a empresa em seu segmento.

 

Sua proposta é fazer com que os colaboradores tenham a liberdade de propor novas ideias a serem incorporadas no negócio, prezando sempre pela geração de valor.

 

Ao unir as habilidades e conhecimentos dos profissionais aos recursos corporativos, o intraempreendedorismo auxilia que novos produtos, serviços ou métodos sejam desenvolvidos, resolvendo problemas existentes e melhorando tudo o que for possível.

 

Nas empresas que iniciam sua jornada inovadora, apostar no intraempreendedorismo é uma excelente estratégia para destravar o potencial criativo e inovador dos times, os engajando nessa causa e incentivando que testes suas propostas.

 

O termo foi criado em 1978 como uma abreviatura da expressão “intra corporate entrepreneuring”, ou empreendedorismo intracorporativo, na tradução livre. Hoje, se tornou um conceito fortemente presente no mercado, em vista de seus enormes benefícios que pode proporcionar para o destaque da empresa em seu segmento.

 

Quais os benefícios do intraempreendedorismo?

Cada vez mais empresas estão investindo no intraempreendedorismo pelos benefícios que ele pode proporcionar, tanto para o próprio negócio, quanto para os colaboradores.

 

Conheça os principais abaixo:

 

Aumenta a retenção de talentos

Um ambiente corporativo que estimula a liberdade dos profissionais em testar suas ideias, certamente será um local que atrairá cada vez mais talentos interessados em ingressar essa comunidade.

 

Isso acontece, pois, uma das principais características do intraempreendedorismo é, justamente, esse incentivo ao potencial de cada colaborador, de forma que compartilhem suas ideias e se sintam motivados a encontrar soluções inovadoras que favoreçam o crescimento do negócio.

 

Quando se sentem valorizados sobre essa participação, a empresa conseguirá aumentar sua retenção de talentos, além de aumentar o engajamento interno, a satisfação dos times e, consequentemente, reduzir o índice de turnover.

 

Incentiva a criatividade

Um dos pilares que sustenta o sucesso do intraempreendedorismo é, justamente, o incentivo à criatividade nos times. Principalmente, ao considerar sua prática em programas de inovação.

 

A própria ISO de Inovação, metodologia reconhecida internacionalmente, defende que ideias criativas podem surgir de diversas fontes, e que deve, portanto, ser fomentada internamente para que haja essa colaboração e troca de insights entre os profissionais.

 

Empresas que estimulam a criatividade internamente contribuem para que seus times se sintam confortáveis para compartilharem suas propostas, desenvolvendo esse olhar em suas atividades e expandindo a possibilidade de adotarem soluções inovadoras que alavanquem o negócio em seu segmento.

 

Impulsiona a inovação

Com esse fomento à criatividade, o potencial dos programas de inovação seguidos também será significativamente favorecido através do intraempreendedorismo.

 

Afinal, é com esse mindset que os profissionais conseguirão explorar seu lado empreendedor e identificar possíveis oportunidades a serem conquistadas, seja através de projetos voltados à parcerias, como ocorre no caso da inovação aberta, ou em ações focadas internamente, destinadas a aperfeiçoar os produtos ou serviços já ofertados.

 

Mas, para que esse benefício seja atingido, é importante ressaltar que as empresas também precisam investir em uma gestão da inovação assertiva, de forma que consigam acompanhar o desenvolvimento de cada uma das ideias colocadas em prática e, com isso, evitar que tempo e recursos sejam direcionados sem êxito.

 

Melhora a vantagem competitiva

Com todas essas vantagens juntas, o intraempreendedorismo se torna uma estratégia vital para melhorar a vantagem competitiva da empresa em seu segmento.

 

Afinal, quando essa mentalidade é fomentada e desenvolvida entre os times, eles estarão mais preparados para encontrar oportunidades ao negócio e tirá-las do papel, tornando a empresa verdadeiramente inovadora.

 

Mas, também é importante ressaltar aqui, que todo negócio estará sujeito a cometer erros ao longo deste processo, e que eles não devem ser encarados como algo 100% ruim e serem temidos.

 

Por mais que nenhuma empresa deseje errar, essas situações também podem ser encaradas como oportunidades de crescimento, e de serem encontradas novas formas de ajustar o que for preciso em prol do crescimento da companhia.

 

Isso exigirá, portanto, o desenvolvimento de uma cultura do erro internamente, para que os profissionais não se sintam receosos em compartilharem suas propostas sob o risco de não darem certo e, com isso, sofrerem algum tipo de represália.

 

Exemplos de intraempreendedorismo no mercado

Nada demonstra melhor os benefícios que o intraempreendedorismo traz ao mercado, do que cases de empresas que já o implementaram e obtiveram resultados excelentes através dessa prática.

 

Veja alguns dos exemplos mais famosos para se inspirar:

 

Facebook

Todos nós temos o costume de curtir diversas publicações nas nossas redes sociais. Entretanto, o que muitos não sabem, é que essa funcionalidade no Facebook surgiu através do intraempreendedorismo fomentado na empresa.

 

A proposta foi sugerida em um de seus hackathons que costumam realizar frequentemente, a qual mudou completamente a forma na qual os usuários interagem com as publicações na rede social, além de ter influenciado outras plataformas a adotarem o mesmo recurso.

 

Google

O estímulo ao intraempreendedorismo no Google é feito de uma forma bastante curiosa. Segundo uma de suas políticas internas, seus profissionais têm o direito de dedicar 20% do seu tempo para projetos pessoais, compreendido como essencial para fomentar a criatividade, engajamento e produtividade nos times.

 

Essa iniciativa contribuiu não apenas para que a empresa se tornasse a ferramenta de buscas mais utilizada no mundo, como também no surgimento de muitas outras ideias que ganharam forte adesão no mercado.

 

Alguns dos resultados mais promissores obtidos pelo Google com o intraempreendedorismo foram o Orkut e o Gmail, sendo este último um dos provedores de e-mail mais utilizados em escala global.

 

3M

Com uma proposta similar ao Google, os colaboradores da 3M podem dedicar 15% do tempo que passam no trabalho para criarem projetos de motivação pessoal, através de uma iniciativa que já é fortemente presente na cultura corporativa.

 

Foi graças a esse incentivo ao intraempreendedorismo que, nos anos 70, um de seus funcionários, Art Fry, decidiu testar uma descoberta antiga de um dos cientistas da empresa que, após ter tentado desenvolver um adesivo forte para ser usado na indústria aeroespacial, acabou criando um produto muito leve e fino, que não deixava marcas ao ser retirado da superfície.

 

Mesmo diante desta falha, Fry resolveu utilizar a descoberta como marcador de páginas e porta-recado, tornando-o o famoso Post-it que temos atualmente, considerado como um dos itens de papelaria mais utilizados do mundo.

 

Como fomentar o intraempreendedorismo na sua empresa?

Fomentar o intraempreendedorismo não é uma tarefa simples, e depende de alguns cuidados que precisam ser prezados constantemente na empresa para seu sucesso.

 

Confira as dicas mais importantes a serem seguidas que irão auxiliar na conquista de todos os benefícios destacados:

 

Faça uma pesquisa de clima organizacional

Antes de iniciar essa estratégia do intraempreendedorismo, é fundamental que as empresas apliquem uma pesquisa de clima organizacional internamente, a fim de compreender, com clareza, a visão de seus colaboradores sobre o local de trabalho.

 

Ter essa visão geral é o que ajudará a ter uma maior noção de como eles se sentem sobre o negócio, seu modo de operação, expectativas quanto ao seu crescimento profissional, e propostas do que acreditam que pode ser melhorado.

 

Mas, de nada adiantará colher essas informações, sem que os gestores estejam abertos à mudanças e se organizem para, de fato, colocar em prática essas mudanças necessárias em prol do crescimento do negócio.

 

Desenvolva uma cultura de inovação

De nada adiantará ter o plano de trazer o intraempreendedorismo para a sua empresa, sem que haja uma cultura interna pautada na inovação.

 

É preciso construir um ambiente propício para que os profissionais tenham autonomia para compartilharem suas opiniões e testá-las, sem terem medo de serem reprimidos ou condenados, principalmente, por algum erro que possa vir a ocorrer.

 

Uma ótima forma de fomentar esse espaço aberto à troca de insights, é por meio do programa de ideias de inovação, o qual consiste, justamente, em estabelecer um conjunto de estratégias que estimule o desenvolvimento de um projeto inovador dentro das empresas.

 

Com ele, os times não apenas irão se engajar nessa causa, como, principalmente, se sentirão mais valorizados em relação a sua participação, o que contribuirá para um maior poder competitivo do negócio e, dessa forma, um melhor clima organizacional como um todo.

 

Capacite os profissionais

Para que o intraempreendedorismo se torne parte da cultura organizacional, os profissionais também precisam ser preparados e capacitados, de forma que consigam adotar uma postura criativa e inovadora em sua rotina.

 

Aqui, é dever do RH prezar por estabelecer programas de treinamentos que se destinem a essa adaptação, estimulando essas características em cada um e mostrando os benefícios que todos podem adquirir ao trazer essa mentalidade para o seu dia a dia.

 

Paralelamente, a empresa também pode promover encontros periódicos, nos quais os times consigam trocar suas ideias e experiências que possam, de alguma forma, serem incorporados favoravelmente ao crescimento do negócio.

 

Essa dedicação irá contribuir muito para que as equipes se mantenham motivadas nesta causa e, com isso, reforcem este olhar empreendedor internamente.

 

Tenha lideranças motivadoras

Ter bons líderes que mantenham as equipes engajadas também é um fator crucial que deve estar presente na implementação do intraempreendedorismo.

 

Será responsabilidade desses profissionais promover a autonomia nos times, os incentivando a desenvolver seus pontos fortes e fracos, assim como ajudá-los a alcançarem os objetivos desejados.

 

Esse cuidado com todos os profissionais é o que ajudará não apenas a trazer o intraempreendedorismo para a cultura empresarial, como também em servir de apoio para momentos de transição internamente, assegurando a devida gestão de pessoas.

 

Priorize a gestão colaborativa

Priorizar a gestão colaborativa fará total diferença para o sucesso da adoção do intraempreendedorismo.

 

Isso ocorre pois, com este modelo de gestão descentralizado, a hierarquia rígida e verticalizada da empresa será substituída por uma mais dinâmica e horizontal, a qual permitirá que os times tenham a autonomia necessária para testarem suas ideias.

 

Ou seja, é ela quem irá auxiliar no maior engajamento dos profissionais, estimulando a troca de insights e a busca pela inovação no negócio. O que, como resultado, formará a base necessária para que o intraempreendedorismo se manifeste com êxito.

 

Busque o apoio de uma consultoria especializada

Desenvolver essa mentalidade do intraempreendedorismo nos times não é uma missão muito simples. Por isso, é importante que as empresas tenham o apoio de uma consultoria especializada no ramo, que consiga auxiliar na transição para este mindset inovador e criativo em todos os membros do negócio.

 

E, se seu empreendimento está neste momento, saiba que a PALAS pode te ajudar.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Dentre tantas estratégias capazes de alavancar as empresas em seus segmentos, o intraempreendedorismo é, sem dúvidas, uma ação extremamente vantajosa para destravar essa conquista.

 

Com essa mentalidade empreendedora, os times irão desenvolver seu lado criativo em prol de mudanças que gerem valor ao negócio, tendo autonomia para testar suas ideias e, acima de tudo, sem terem medo de serem repreendidos caso algum erro venha a acontecer.

 

Muitas companhias globais já obtiveram excelentes resultados com essa estratégia. Mas, é importante se atentar aos cuidados mencionados para que essa transição seja feita com sucesso, assim como buscar a orientação de uma consultoria com experiência no ramo.

 

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