Sociedade 5.0: o que é e qual a sua importância?

Ilustração da sociedade 5.0

Você já ouviu falar sobre a sociedade 5.0? Em um mercado sedento por inovação e fortemente marcado pelo avanço da digitalização, este termo vem emergindo como um conceito extremamente importante para trazer uma relação mais harmônica entre as pessoas e a tecnologia.

 

Não há como negar que, nos últimos anos, vivenciamos uma intensa transformação tecnológica em nível global, presenciando o desenvolvimento de ferramentas e soluções cada vez mais modernas e sofisticadas.

 

No geral, o surgimento dessas tecnologias visa, justamente, melhorar a vida das pessoas como um todo, otimizando processos, trazendo maior segurança e qualidade em diversas atividades do nosso cotidiano. E, é nesse contexto que a sociedade 5.0 emerge.

 

Este conceito vem para garantir uma maior integração entre esses recursos e nossas rotinas, prezando pelo bem-estar humano e pela resolução de diversos problemas sociais nos quais ainda vivemos.

 

Sua proposta é assegurar que essas soluções sejam favoráveis ao coletivo, equilibrando a vinda destes recursos robustos com uma relação social mais saudável possível, promovendo, ainda, valores humanos como a empatia e solidariedade, construindo uma sociedade inclusiva na qual todos possamos nos beneficiar das vantagens proporcionadas pela tecnologia.

 

Prezar por essa relação mais equilibrada com a sociedade 5.0 garantirá não apenas uma convivência mais harmônica, mas também um uso mais inteligente e estratégico desses recursos em prol da inovação, de forma que todos adquiram bons resultados através deste conceito.

 

Por isso, neste texto explicaremos a fundo este conceito, assim como as principais tecnologias aliadas a ele, e como adotá-lo nas empresas. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a sociedade 5.0?

A sociedade 5.0 é um conceito de gestão social que se destina a utilizar a tecnologia para suprir as principais necessidades das pessoas e melhorar sua qualidade de vida através de soluções modernas que supram essa necessidade.

 

Seja a partir da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT) ou outro recurso, esse modelo de organização social visa o uso estratégico dessas ferramentas de forma humanizada, promovendo os serviços necessários que facilitem a vida das pessoas.

 

Quando implementada, a sociedade 5.0 utiliza a automatização proporcionada pelas inovações tecnológicas como forma de inserir praticidade e facilidade nas atividades do dia a dia de todos.

 

Com isso, o bem-estar das pessoas é colocado no centro deste propósito, buscando um equilíbrio entre essas tendências tecnológicas e interesses econômicos, às necessidades sociais como um todo.

 

Para atingir esse objetivo, a sociedade 5.0 propõe que sejam criadas as famosas Smart Cities, ou cidades inteligentes, nas quais o ambiente virtual se integra ao espaço físico para proporcionar essa melhoria na qualidade de vida e conforto para a população.

 

Dessa forma, se torna mais fácil identificar a melhor maneira de usufruir destes recursos em prol do coletivo, além de auxiliar na criação de medidas e políticas voltadas à resolução dos problemas sociais.

 

Como surgiu a sociedade 5.0?

A sociedade 5.0 surgiu em 2016, no Japão. O termo foi introduzido pelo governo local como parte de sua estratégia de desenvolvimento econômico e social, com a proposta de trazer um modelo de vida com mais qualidade, inteligência e sustentabilidade, através do uso da tecnologia.

 

Todas essas propostas foram expostas no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, documento que definiu as políticas de inovação a serem estimuladas pelo país entre 2016 e 2021.

 

Nele, a sociedade 5.0 constava como uma das maiores ambições frente a esse objetivo, propondo a máxima integração entre o mundo físico e digital a fim de melhorar a vida das pessoas e trazer soluções sustentáveis para problemas sociais e desafios do cotidiano da população.

 

Desde que foi citado pela primeira vez, este conceito se difundiu cada vez mais entre acadêmicos, pesquisadores, empresas e o governo local, até que ultrapassasse fronteiras e chegasse a outros países.

 

Hoje, diversas regiões já se inspiram na sociedade 5.0 a fim de instaurá-la em seu território. Mas, é importante destacar que ela não é um termo fixo, uma vez que, à medida em que novas tecnologias forem emergindo, novas necessidades sociais surgirão, as quais precisarão ser analisadas e atendidas de maneira eficiente.

 

Três valores da sociedade 5.0

Existem três valores cruciais a serem seguidos para a adoção da sociedade 5.0: a qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

 

Esses pilares irão não apenas condicionar o processo de implementação deste modo de vida, como também acabar agregando diversos outros ideais que irão contribuir fortemente para que este equilíbrio com a tecnologia seja atingido.

 

Veja em detalhes no que consiste cada um deles:

 

Qualidade de vida

Melhorar a qualidade de vida das pessoas é um dos maiores objetivos da sociedade 5.0.

 

Para isso, ela defende o uso estratégico dos recursos tecnológicos, automatizando e otimizando os processos cabíveis e atingindo, com isso, uma maior eficiência, conforto e facilidade na realização destas tarefas.

 

Normalmente, essas ferramentas são destinadas para atividades mais pesadas e desgastantes, de forma que consigam possibilitar um maior bem-estar ao trabalhador e contribui para a manutenção de sua saúde física e mental.

 

A aplicação deste pilar da sociedade 5.0 em escala global, inclusive, pode incentivar a busca de soluções cada vez mais inovadoras em prol da qualidade de vida, favorecendo inúmeras descobertas na área da saúde que contribuam, como exemplo, para uma maior longevidade e saúde da população.

 

Inclusão

Ter qualidade de vida, segurança, conforto e saúde não são coisas facilmente conquistadas para a grande maioria da população. Afinal, a desigualdade social enfrentada globalmente é algo que se torna cada vez mais nítido, dificultando que as pessoas tenham acesso a esses direitos básicos da humanidade.

 

Neste cenário, a sociedade 5.0 busca, justamente, promover uma maior inclusão social e econômica, construindo um mundo menos excludente através da aplicação dos benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos em nossa sociedade.

 

A ideia é que, com essas ferramentas, se torne possível conquistar uma maior igualdade de acesso a esses fatores em todas as classes sociais, de forma que ninguém seja impedido de ter as condições necessárias de bem-estar para suas vidas.

 

Sustentabilidade

A exploração desenfreada dos recursos do planeta para a produção e consumo causou danos devastadores ao meio ambiente. Hoje, as empresas que persistem em operações agressivas ecologicamente, certamente prejudicarão sua imagem e prosperidade no mercado.

 

Assegurar a sustentabilidade é, também, um dos valores mais importantes da sociedade 5.0, incentivando ações que foquem no uso sustentável dos recursos do meio ambiente que supram as necessidades corporativas sem causar prejuízos futuros à população.

 

Existem muitas tecnologias sustentáveis que já são direcionadas para esse objetivo, otimizando os recursos e processos de maneira mais ecológica em prol da eliminação da degradação dos ecossistemas.

 

Com isso, além de evitar a extinção de espécies, mudanças climáticas e a redução do uso de materiais poluentes para que não haja escassez de recursos, as próprias instituições podem ter uma maior margem de lucro e prosperidade.

 

Afinal, os consumidores modernos estão muito mais atentos a essa importância, e esperam de suas marcas favoritas um comportamento adequado neste cenário da sociedade 5.0.

 

Principais tecnologias da sociedade 5.0

Novas tecnologias surgem a todo o momento e, para que a sociedade 5.0 seja construída, é preciso acompanhar essas novidades e identificar a melhor forma de incorporá-las beneficamente para toda a população.

 

Por isso, confira os principais recursos que vêm despontando recentemente:

 

Inteligência Artificial

Não há como cogitarmos uma sociedade 5.0 com integração entre a tecnologia e as pessoas, sem mencionar a Inteligência Artificial.

 

Afinal, a capacidade de aprendizagem contínua dessa ferramenta visando sua simulação de raciocínio de forma similar à capacidade humana é capaz de tornar as tecnologias cada vez mais robustas, sofisticadas e preparadas para lidarem com as demandas do nosso cotidiano.

 

Quando adotadas a favor da sociedade 5.0, a IA poderá auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas sem a necessidade de intervenção humana, realizando diversas atividades de forma cada vez mais veloz e, com isso, otimizando diversas tarefas.

 

Seus benefícios à população e ao mercado são tantos que, em 2022, dados divulgados pela Bloomberg mostram um investimento de US$ 40 bilhões nessa tecnologia, o que tenderá a aumentar constantemente nos próximos anos.

 

Internet das Coisas

Também conhecida pela sigla IoT, essa tecnologia permite que diversos objetos de nosso cotidiano como a televisão, luzes ou eletrodomésticos, se conectem à rede como o Wi-Fi e Bluetooth, permitindo que muitas atividades cotidianas sejam facilitadas e se tornem mais eficientes.

 

Para a sociedade 5.0, esse recurso é extremamente importante para fortalecer essa interligação entre o digital e nossas vidas, de forma que possamos nos beneficiar cada vez mais dessa otimização trazida pelas ferramentas.

 

Até porque, com a IoT, é possível desenvolver casas e outros ambientes mais inteligentes e conectados, nas quais os dispositivos conseguirão se comunicar e colaborar entre si para uma maior conveniência do dia a dia.

 

Em um estudo desenvolvido pela Logicalis, foi identificado que, entre 2018 e 2021, o número de empresas que investiram em tecnologias relacionadas a IoT cresceu 15 pontos percentuais na América Hispânica e 25 pontos percentuais no Brasil, o que demonstra sua importância e potencial de crescimento constante para os próximos anos.

 

Computação em nuvem

Em meio a crimes cibernéticos cada vez mais frequentes, a computação em nuvem é uma tecnologia indispensável para que haja essa maior conexão da sociedade 5.0 mantendo a segurança de todos os dados individuais.

 

Com ela, será possível agrupar e analisar um alto volume de informações em um único ambiente digital, dispensando a necessidade de contarem com uma infraestrutura física que suporte tamanha quantidade de dados.

 

Dessa forma, além de reduzir custos com energia e com servidores, a computação em nuvem permite a execução de sistemas complexos de forma muito mais veloz e segura, junto à capacidade de compartilhamento em escala global e o acesso flexível a aplicativos e serviços de qualquer lugar e dispositivo do mundo.

 

Energias renováveis

Para que todas essas tecnologias funcionem adequadamente, é necessário um alto poder energético e, a única forma de assegurar que ele não gere nenhum impacto ambiental, é por meio de recursos renováveis e ecológicos.

 

Analisando esse tipo de investimento globalmente, o Brasil é considerado como um dos países de maior referência no uso de fontes renováveis em sua matriz elétrica.

 

Em 2021, como exemplo, dados do Ministério de Minas e Energia mostram que a fonte hidráulica correspondia a 65,2% da nossa matriz elétrica, seguida pela biomassa (9,1%), eólica (8,8%), gás natural (8,3%) e outras.

 

Veículos autônomos

Presenciar carros, ônibus ou outros veículos que não precisam de um motorista não é mais algo inimaginável e distante da nossa realidade.

 

Muitos automóveis autônomos já estão sendo desenvolvidos e lançados no mercado, que funcionam, justamente, através de diversas tecnologias da sociedade 5.0 como a robótica, IoT, energias renováveis etc.

 

Além de operarem de forma segura e sustentável, contribuem significativamente para melhorar o tráfego e diminuir a emissão de poluentes, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis.

 

Desafios da sociedade 5.0

Por mais que pareça uma realidade distante, hoje já temos diversos recursos tecnológicos altamente robustos que abrem espaço para a chegada da sociedade 5.0 em diversos países.

 

Atingir esse cenário não apresenta um problema técnico a ser superado. Mas, existem muitas outras dificuldades sociais que ainda geram certas barreiras para este processo. Principalmente, no que diz respeito ao mindset inovador da população sobre este tema.

 

Para que se crie uma sociedade 5.0, a colaboração, união e cocriação são elementos fundamentais que devem caminhar juntos e serem prezados por todas as pessoas. Porém, analisando esse aspecto no mundo empresarial, não são poucos ainda os empreendimentos que prezam apenas seu lucro do que outras questões sociais e ecológicas tão importantes quanto.

 

A sociedade 5.0 é composta por uma forma de organização e gestão totalmente pautada na integração saudável e segura da tecnologia com as pessoas, o que não conseguirá ser atingido na permanência de pensamentos individualistas e que fujam do objetivo maior de união entre esses fatores.

 

Por isso, é extremamente importante que haja um envolvimento permanente do Estado e das lideranças governamentais, não apenas por questões de financiamento, mas principalmente em prol do máximo incentivo possível à aplicação dessas tecnologias a favor do bem-estar coletivo.

 

Tudo isso, junto à criação de políticas públicas de fomento a este mindset inovador aliado à adoção de mecanismos robustos de segurança que permitam o uso dessas tecnologias de forma segura, evitando que sejam invadidos por cibercriminosos e gerem danos severos para a população.

 

Como encaixar a sociedade 5.0 nas empresas?

Encaixar a sociedade 5.0 nas empresas é extremamente importante para contribuir com o desenvolvimento deste conceito, obtendo diversos benefícios para uma maior integração entre a tecnologia e as pessoas e, com isso, um maior estímulo a ideias inovadoras que gerem valor ao negócio.

 

Pensando nisso, confira cinco passos essenciais que irão contribuir com essa jornada:

 

Avalie a maturidade digital da sua empresa

Por envolver a incorporação das maiores tendências tecnológicas do mercado, as empresas que desejarem ingressar na sociedade 5.0 precisam, antes de tudo, compreender qual o seu grau de maturidade digital, a fim de que consiga ter uma visão clara de como podem se preparar para esse processo.

 

Isso é, de nada adianta desejar adotar ferramentas altamente sofisticadas, se o negócio não dispõe da infraestrutura necessária para recebê-la, manuseá-la corretamente e, com isso, uni-la ao dia a dia das pessoas.

 

No universo da inovação, um dos métodos mais comuns para este propósito e que também pode ser aproveitado a favor dos empreendimentos neste objetivo, é o diagnóstico de inovação.

 

Ele irá, justamente, avaliar o grau de maturidade da empresa neste tema para que, com os resultados obtidos, sirva de base para a elaboração das estratégias que serão colocadas em prática.

 

Defina uma visão estratégica

Existem diversos pilares e caminhos para levar a sociedade 5.0 para as companhias. Por isso, é extremamente importante que as empresas definam quais as suas expectativas com essa jornada e a visão estratégica a ser seguida.

 

Na prática, isso inclui estabelecer as áreas internas nas quais os recursos tecnológicos são mais importantes e, dessa forma, prioritários de serem incorporados. Assim, será mais fácil preparar os times para essa novidade e estabelecer metas mensuráveis e prazos realistas.

 

Um ótimo exemplo que também pode ajudar os negócios nesse quesito é o uso de indicadores de inovação. Eles fornecem métricas que auxiliam as empresas a analisarem a eficácia do processo de inovação adotado e, com isso, consigam redirecionar seus esforços para tarefas que necessitem ser ajustadas ou melhoradas.

 

Identifique as tecnologias mais relevantes para o seu negócio

Cada empresa possui suas próprias necessidades e demandas e, nem sempre, a ferramenta que for implementada por um negócio, será igualmente benéfica se adotada pela sua.

 

Com o diagnóstico em mãos e uma visão mais clara de sua maturidade digital, cada empreendimento precisa avaliar qual tecnologia se mostrará mais promissora a ser adotada frente a este momento, e que poderá trazer os objetivos desejados.

 

Se não, os riscos de investirem tempo e altos recursos financeiros em uma tecnologia que não irá gerar valor ao negócio, serão grandes.

 

Promova uma cultura de inovação

Para que a sociedade 5.0 seja estimulada pelas empresas, elas precisam ter um ambiente corporativo que estimule esses ideais diariamente em seus times.

 

Ou seja, que promova a cultura de inovação internamente através de uma combinação de atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação em todos os membros.

 

Esse tipo de mentalidade irá contribuir para que os times compartilhem sempre suas sugestões e ideias criativas a serem testadas, sem receio de serem condenados ou repelidos na probabilidade de alguma delas não dar certo.

 

Ter essa cultura do erro é fundamental para que os profissionais entendam que a falha é algo natural, e pode gerar diversas oportunidades de melhoria dentro das empresas em prol da sociedade 5.0. Isso, desde que estejam preparados e sejam capacitados para essa nova jornada.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Conduzir essa jornada com segurança e assertividade não é algo fácil ou simples de ser feito. Por isso, é recomendado que as empresas que desejam adentrar a sociedade 5.0 contem com o apoio de uma consultoria especializada no ramo, que consiga fornecer as melhores diretrizes a serem seguidas e as acompanhem ao longo desse caminho.

 

E, nisso, a PALAS pode te ajudar. Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Em meio a tantas tendências digitais despontando constantemente, estamos cada vez mais sendo inseridos no conceito da sociedade 5.0, de forma que possamos aproveitar ao máximo os benefícios destas tecnologias em prol de uma maior qualidade de vida para todos.

 

Mas, estreitar essa integração não é tão simples assim, e exige muito planejamento e direcionamento para que se torne possível identificar as melhores formas de adotar esses recursos de maneira inteligente e saudável para a população.

 

Por isso, se a sua empresa deseja iniciar essa trajetória, não deixe de buscar a orientação de uma consultoria especializada, para que consiga ter uma maior clareza nos melhores caminhos a serem seguidos e, com isso, elevar os benefícios a serem conquistados com essa união.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts