Cultura de inovação: o que é e como implementar

Ilustração de uma cultura de inovação

As empresas que promovem uma verdadeira cultura de inovação internamente possuem chances muito maiores de otimizarem seus processos e conquistar excelentes resultados para seu crescimento.

 

Essa vem sendo uma mudança no mindset corporativo altamente buscada nos últimos anos nas companhias que iniciam sua jornada inovadora para prosperarem no mercado. Principalmente, como forma de garantir que o projeto implementado seja o mais assertivo possível.

 

Afinal, o sucesso do projeto de inovação requer muito planejamento e preparo dos times, e é com uma cultura de inovação que todos compreenderão com maior clareza a importância dessas ações e de que forma podem contribuir para a conquista dos objetivos desejados.

 

Quando amplamente difundida entre as equipes, ela promoverá uma verdadeira mudança em todo o modelo organizacional, incentivando com que cada vez mais profissionais contribuam ativamente para o processo e, assim, atinjam resultados excepcionais para o destaque da empresa.

 

Inovar já se tornou um diferencial enorme em meio a um mercado competitivo. E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso um plano extremamente robusto ou complexo para sua assertividade.

 

Grandes ideias podem surgir de mudanças simples e práticas, e que terão mais chances de serem descobertas e implementadas por meio da cultura de inovação. Por isso, neste texto explicaremos a fundo suas características, importância de ser adotada e como colocá-la em prática.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é cultura de inovação?

A cultura de inovação representa uma combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação e presentes em todos os profissionais da empresa.

 

Ela é um remodelamento da cultura organizacional inteiramente pautada na inovação e dedicada a promover esse desenvolvimento internamente. Para isso, ela estimula a criatividade nas equipes, incentivando a autonomia entre todos para que novas ideias surjam.

 

Quando incorporada com assertividade, a cultura de inovação transformará o mindset corporativo, de forma que todos passem a trabalhar e desempenhar suas atividades orientados pela inovação no seu dia a dia.

 

Na prática, uma cultura inovadora traz em sua essência o estímulo a iniciativas e experimentações pelos times, onde todos se sintem confortáveis para contribuir com suas sugestões e estejam fortemente envolvidos nesse propósito.

 

Ter uma cultura de inovação significa trazer diversidade e segurança internamente, construindo cada vez mais comportamentos inovadores que busquem a melhoria contínua por meio de métodos ágeis.

 

Qual a importância da cultura de inovação para as empresas?

Ter uma cultura de inovação é uma das principais estratégias para alavancar o potencial competitivo das empresas e favorecer para que cresçam e se destaquem em seus segmentos.

 

É com ela que as companhias conseguirão criar um plano de inovação melhor estruturado e assertivo, organizando os processos e métodos que serão necessários para atingir suas metas.

 

E, para atingir esse objetivo com sucesso, é também papel da cultura de inovação incentivar os times a colaborarem ativamente nessa missão, compartilhando suas sugestões e os fazendo se sentirem importantes para alavancar o negócio no mercado.

 

Ideias criativas podem surgir de diversos meios, e apresentam forte potencial para beneficiar a organização como um todo. Como prova disso, um estudo feito pela McKinsey identificou que 94% dos executivos seniores concordam que as pessoas e a cultura corporativa são os motores mais importantes para atingir a inovação.

 

Esse dado reflete o poder de estímulo que uma cultura de inovação pode trazer para incentivar as equipes a colaborarem juntas em prol deste objetivo maior da empresa, a partir de trocas de propostas criativas que os engajem e motivem para conquistar resultados cada vez melhores.

 

Quais os benefícios da cultura de inovação para as empresas?

Ao implementar a cultura de inovação, as empresas podem conquistar diversos benefícios que impactam, principalmente, sua maior competitividade no mercado, maior atração e retenção de talentos, melhora nos processos internos e, especialmente, maior lucratividade.

 

Entenda de que forma a cultura de inovação contribui para cada uma dessas vantagens:

 

Aumento da competitividade

Empresas que se preocupam em incorporar a inovação em seu mindset apresentam um enorme diferencial competitivo no mercado, as impulsionando para que se destaquem frente a seus concorrentes.

 

A melhor forma de estimular essa conquista é por meio da cultura de inovação, a qual irá, justamente, transformar todo o modelo de negócios com base em estratégias inovadoras. Assim, a companhia conseguirá implementar ações em quaisquer planos que considerar relevante, seja em seus produtos, serviços, métodos ou muitos outros.

 

Maior atração e retenção de talentos

Todos queremos ser reconhecidos em nossos ambientes de trabalho e valorizados por nossa contribuição. E, uma das melhores formas de promover esse sentimento é por meio da cultura de inovação.

 

Afinal, ela incentiva a colaboração máxima da maior quantidade possível de profissionais para levar a inovação à cultura da companhia, compartilhando suas ideias criativas e sendo reconhecidos por sua participação.

 

Quanto maior for este estímulo, mais engajados e motivados os times se tornarão, o que refletirá consequentemente no maior desempenho de suas tarefas e, dessa forma, sua vontade em permanecer na empresa dando seu melhor para que ela cresça e prospere.

 

Melhora dos processos internos

Independentemente do porte da empresa, saber como utilizar seus recursos e operações de forma eficiente é uma das maiores dores enfrentadas por todos os negócios.

 

Mas, ao implementar uma cultura de inovação, se torna mais fácil otimizar esses processos tornando-os mais ágeis e assertivos. Afinal, é a troca criativa de insights por meio da colaboração ativa dos membros que será possível identificar oportunidades de melhorias a serem adotadas internamente.

 

Rever constantemente o modelo de negócios, suas falhas e de que forma podem ser aperfeiçoados é um dos maiores benefícios garantidos pela cultura de inovação, tornando seu uso mais eficiente para oferecer uma entrega de maior qualidade ao consumidor.

 

Maior lucratividade

Times mais engajados, motivados e sempre buscando melhorias para os processos internos contribuem para que a empresa tenha uma maior lucratividade em suas operações, graças à redução de custos em atividades lentas e burocráticas e da maior produtividade das equipes.

 

Ainda, todos esses fatores contribuem para que a companhia tenha uma melhor imagem no mercado, o que atrairá não apenas cada vez mais talentos qualificados, como também uma maior quantidade de clientes e parceiros de negócios promissores.

 

Muitas oportunidades profissionais podem surgir através de uma cultura de inovação fortemente difundida nos negócios. Mas, que só conseguirão ser conquistadas caso seja implementada corretamente seguindo algumas etapas cruciais para seu sucesso.

 

Como implementar a cultura de inovação nas empresas?

Implementar uma cultura de inovação nas empresas irá transformar todo o seu modo de operar. Por isso, é importante se atentar a algumas dicas que irão potencializar esse resultado e garantir que seja incorporada com assertividade.

 

Elas incluem o incentivo à inovação em todas as áreas, transformar os erros em oportunidades, acompanhar as tendências de mercado, investir em softwares de gestão de ideias e, principalmente, contar com o apoio de uma consultoria especializada.

 

Confira em detalhes cada uma delas:

 

Incentive a inovação em todas as áreas

Os colaboradores são os grandes agentes da mudança nas empresas e, portanto, devem ser estimulados a participar ativamente não apenas desta implementação da cultura de inovação, como principalmente durante todas as ações que forem colocadas em prática.

 

É preciso criar um ambiente corporativo onde todos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e terem autonomia para testá-las, encontrando a melhor maneira para entregar resultados cada vez melhores.

 

Seja aplicada nos produtos, processos, métodos ou no modelo de negócios como um todo, existem diversas oportunidades de explorar oportunidades inovadoras. Basta que todas as áreas trabalhem em conjunto para esse objetivo e saibam desta importância para que consigam crescer e se destacar.

 

Transforme erros em oportunidades de inovação

Quem nunca foi criticado por um erro que cometeu? Até hoje, essa é uma conduta muito presente em diversas empresas, o que faz com que muitos profissionais tenham receio em sugerir alguma mudança ou novo processo.

 

Mas, ao implementar uma cultura de inovação, esse comportamento é um dos mais importantes a ser combatido imediatamente. Os times devem ser incentivados a compartilhar suas ideias e, mesmo que falhem, não devem ser reprimidos por isso.

 

Errar é inevitável e faz parte das nossas vidas. E, nem sempre será algo completamente negativo, podendo inclusive mostrar oportunidades de melhoria com o aprendizado obtido. As empresas devem estar preparadas para essas situações, aprendendo com o que ocorrer e sabendo como aproveitar o melhor desses momentos.

 

É preciso incentivar as tentativas e não inibir suas falhas. Afinal, grandes ideias já surgiram de um erro, e aquelas que não compreenderem essa relação perderão grandes oportunidades de inovar e crescer.

 

Acompanhe as tendências de mercado

Para inovar, não é preciso investir em tecnologias robustas e complexas. Pequenas mudanças já podem fazer toda a diferença e trazer resultados enormes. Mas, é importante estar antenado às tendências que estão surgindo no mercado e o que pode ser incorporado no seu negócio.

 

Nem sempre, o que for adotado por outra companhia fará sentido para a sua. Mas, ter uma cultura de inovação significa estar aberto a essas possibilidades, sempre se atualizando no que está sendo feito e saber identificar o que faz ou não sentido ao seu negócio.

 

Isso também pode ser fortemente favorecido a partir da colaboração constante dos times. Quanto mais visões diferentes foram reunidas e compartilhadas, maior será a chance de adotar uma estratégia que faça a diferença para o destaque da marca.

 

Invista em softwares e aplicativos de gestão de ideias

Apesar da tecnologia não precisar ser o foco da inovação, isso não significa que ela não pode ser investida à favor desse processo.

 

Em uma era crescentemente digital, não faz sentido deixar de lado tantos recursos disponíveis que podem agilizar as estratégias corporativas. Principalmente, ao adotar uma cultura de inovação.

 

Existem diversos softwares e aplicativos capazes de reduzir burocracias e otimizar diversos processos internos. Esse é o caso do CRIARE, uma plataforma que ajuda as empresas em todas as etapas da inovação, da geração à execução de projetos inovadores.

 

Nele, as companhias conseguem transformar ideias em resultados com maior facilidade por meio de seu funil de inovação. Cada profissional terá autonomia para cadastrar suas ideias e acompanhar o feedback dos gestores em tempo real, assim como seu andamento no funil caso seja aprovada.

 

Ele é um excelente recurso para otimizar esse processo, aumentar a produtividade das equipes e criar uma experiência muito mais rica aos colaboradores. Favorecendo, assim, uma tomada de decisões mais assertiva com base em dados.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Cada negócio é único, e possui suas próprias características, necessidades e objetivos. Por isso, ao adotar uma cultura de inovação, precisam analisar todas as tendências de mercado e saber como incorporá-las de forma coerente com base em seu cenário.

 

Se perder neste processo ou tomar decisões improdutivas pode se tornar muito comum, o que torna essencial contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo que forneça as orientações necessárias para obter resultados positivos com a inovação.

 

A PALAS pode te ajudar. Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Incorporar uma cultura de inovação é o primeiro passo para as empresas que desejam se destacar e prosperar no mercado. Mas, é preciso ter claro em mente as transformações que esse novo mindset trará para todo o negócio, e o quanto será preciso se preparar para adotá-la.

 

Um dos pontos mais importantes a ser garantido nessa transição é o incentivo à colaboração constante dos times. Afinal, são eles que estão mais integrados à rotina da empresa e conseguirão propor ideias mais assertivas para explorar oportunidades que alavanquem a companhia no mercado.

 

Ainda, contar com a orientação de uma consultoria fará toda a diferença para o êxito dessa missão. Ela terá a expertise necessária para compreender o histórico da empresa, sua maturidade de inovação e direcionar os melhores caminhos a serem seguidos.

 

Dessa forma, ficará muito mais fácil escolher aquele que faça mais sentido conforme os objetivos desejados e, acima de tudo, garantir que essa cultura de inovação permaneça claramente difundida entre todos continuamente.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts