Diagnóstico de inovação: o que é e quais as vantagens para as empresas?

Ilustração do diagnóstico de inovação

Uma das maiores dúvidas das empresas que iniciam sua jornada inovadora é saber qual o seu grau de maturidade nesta área. Para descobrir essa resposta, o diagnóstico de inovação é a melhor ferramenta a ser utilizada como base para esse processo.

 

Saber quanto seu negócio é inovador é um dos pontos mais importantes de ser analisado para quem deseja começar essa jornada. Principalmente, para compreender melhor as ações que precisam ser adotadas considerando os objetivos a serem alcançados.

 

Inovar sem planejamento impedirá qualquer sucesso da companhia. Mas, quando organizado de maneira clara e cuidadosa a partir de uma análise sobre a maturidade de inovação da companhia, as chances de conquista de resultados excelentes são muito maiores.

 

Isso, sem mencionar as outras vantagens que esse processo pode trazer economicamente durante a jornada. Afinal, qualquer estratégia que gere um lucro financeiro para o negócio é um desejo em comum dos empreendedores, que pode ser atingido por meio deste estudo da maturidade de inovação da empresa.

 

Por isso, neste texto traremos em detalhes o que consiste no diagnóstico de inovação, sua importância e benefícios para as companhias, e como realizá-lo com assertividade. Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é o diagnóstico de inovação?

O diagnóstico de inovação é uma análise do grau de maturidade de inovação das empresas. Seu objetivo é avaliar qual a capacidade da companhia em inovar, servindo de base para a elaboração das estratégias que serão colocadas em prática.

 

Em uma analogia, ele funciona como uma consulta médica de um check up de um paciente. Nessa ocasião, a pessoa procura o profissional da área para examinar sua saúde, identificar possíveis problemas e, se necessário, o tratamento adequado para cada situação

 

Levando esse exemplo para o mundo corporativo, o diagnóstico da inovação serve para entender com clareza quão saudável ou debilitada a empresa está em termos de inovação. Assim, conseguirão compreender melhor o que precisa ser feito para atingir os objetivos desejados.

 

Para isso, diversos pontos devem ser analisados neste diagnóstico, percorrendo algumas etapas essenciais para garantir essa visão clara sobre o cenário inovador do negócio e, assim, o plano de ação necessário a ser colocado em prática nesse processo.

 

Quais os pontos abordados no diagnóstico de inovação?

Para compreender a fundo a maturidade inovadora das empresas, o diagnóstico de inovação avalia diversos pontos cruciais para este entendimento. São eles: estratégia, pessoas e talentos, liderança, cultura e valores, estrutura organizacional e governança.

 

Entenda o que compõe cada um deles:

 

Estratégia

A primeira característica analisada pelo diagnóstico de inovação envolve as estratégias inovadoras já utilizadas pela empresa, tanto ao longo de sua trajetória quanto no cenário atual.

 

Essas ações podem ser tanto aquelas aplicadas internamente quanto em âmbito externo, incluindo a formulação dos objetivos desejados. Todo o portfólio construído deve ser estudado, para compreender tudo o que já foi feito em relação a este tema.

 

Pessoas e talentos

O sucesso da inovação depende das pessoas, daquelas que irão compor o time responsável por essa tarefa e dedicar esforços a essas metas.

 

Por isso, um dos pontos cruciais do diagnóstico de inovação é verificar a quantidade destes recursos humanos disponível na empresa e, acima de tudo, suas habilidades e competências para essa tarefa.

 

Um dos pontos a favor dessa categoria inclui não apenas a quantidade de profissionais neste departamento, mas principalmente o potencial e disponibilidade do negócio em prover o desenvolvimento e treinamento destes talentos para a implementação da estratégia desejada.

 

Existem muitas metodologias direcionadas ao fomento da inovação corporativa que devem ser adotadas para fortalecer essa jornada, como o Design Thinking e o Programa de Ideias de Inovação.

 

Quanto mais oportunidades forem concedidas internamente, melhor será a análise do diagnóstico de inovação e, consequentemente, sua boa maturidade para iniciar esse processo.

 

Liderança

Bons líderes fazem toda a diferença para a motivação dos times e direcionamento rumo aos objetivos estipulados. Muitas pesquisas, inclusive, mostram como a postura e incentivo deste profissional podem ser determinantes para o sucesso das iniciativas inovadoras.

 

Por isso, esse é um dos pontos que não poderia ficar de fora do diagnóstico de inovação. Quando bem-preparados, estes líderes conseguem impactar positivamente a cultura de inovação da empresa e potencializar ao máximo seus talentos, os encorajando a pensar e ir além do que conhecem.

 

Mas, quando não preparados para essa tarefa, irão dificultar a comunicação e fluência do trabalho entre as equipes, dificultando com que o objetivo desta estratégia seja alcançado.

 

Cultura e valores

Não adianta querer adotar uma estratégia inovadora, sem que este conceito esteja profundamente difundido e compreendido entre os profissionais da empresa.

 

Ter uma cultura de inovação e valores que estimulam essa aprendizagem e desenvolvimento contínuo internamente é essencial para esse projeto e, por isso, inclui os pontos analisados pelo diagnóstico de inovação.

 

Quando bem disseminadas, essas ações contribuem imensamente para estimular o compartilhamento de ideias frente aos objetivos desejados e a colaboração máxima entre os times para essa conquista.

 

Afinal, quando todos compreendem a importância dessa implementação e os benefícios que pode trazer para o negócio, irão se empenhar cada vez mais ao longo dessa trajetória. Isso, desde que este mindset de inovação seja constantemente aprimorado e incentivado pelos gestores.

 

Estrutura organizacional

Para que a inovação tenha sucesso, a companhia precisa ter uma estrutura favorável ao desenvolvimento do processo. Ou seja, ser flexível às ações necessárias de serem implementadas, com o suporte à comunicação e desenvolvimento dos times os preparando para quaisquer estratégias necessárias de serem adotadas.

 

Todos esses requisitos também são avaliados no diagnóstico de inovação. Seu bom resultado é essencial e fará toda a diferença para que a empresa tenha o devido suporte para iniciar essa jornada de maneira estruturada.

 

Governança

O conjunto adequado dos pontos mencionados acima e de muitos outros compõem o que muitos já conhecem como a governança de inovação.

 

É com ela que os gestores conseguirão determinar metas razoáveis de serem atingidas, alinhando este propósito às políticas e cenário existentes internamente para que, assim, seja possível ajustar o que for preciso.

 

Um processo bem estruturado, definido e acompanhado em tempo real é um dos pontos mais importantes para qualquer empresa que deseje inovar. Por isso, não deve ficar de fora do diagnóstico de inovação, como garantia de que a companhia terá tudo o que é necessário para seu sucesso.

 

Quais as vantagens do diagnóstico de inovação?

Ao identificar a maturidade inovadora do negócio, o diagnóstico de inovação traz inúmeras vantagens para as empresas, contribuindo principalmente para a otimização do processo, redução de custos, e maior retorno sobre o investimento das ações adotadas.

 

Os resultados objetivos através dessa avaliação funcionam como uma análise SWOT de marketing. Ou seja, com a compreensão dos pontos fortes e fracos da empresa, assim como as ameaças e oportunidades de negócio, é muito mais assertivo implementar um projeto de inovação internamente, aumentando significativamente as chances de obterem os resultados estipulados.

 

Assim, todo o processo consegue ser muito mais otimizado e eficaz, desde que a companhia saiba como utilizar os dados colhidos no diagnóstico de inovação com inteligência a favor da elaboração do plano estratégico.

 

Com este planejamento mais assertivo, é possível economizar significativamente os custos usuais que envolvem a estratégia de inovação, evitando desperdícios e identificando em quais ações é mais vantajoso investir as quantias disponíveis.

 

No Brasil, inclusive, qualquer empresa que opere em regime de lucro real consegue reduzir ainda mais esses custos graças à Lei do Bem, como forma de estimular cada vez mais investimentos privados nestas atividades inovadoras.

 

Juntas, essas vantagens proporcionam um maior retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, é com o diagnóstico de inovação que os gestores conseguirão ter uma visão mais clara sobre as ações mais prováveis de trazer resultados benéficos para o negócio e, assim, direcionar estes recursos com maior estratégia e potencial de sucesso.

 

Como realizar o diagnóstico de inovação?

O diagnóstico de inovação costuma ser realizado em três etapas: coleta das informações da empresa, análise dos resultados obtidos, e plano de ação.

 

A primeira etapa serve, justamente, para reunir todos os dados referentes à maturidade de inovação do negócio. Normalmente, é aplicado um questionário aos gestores da área com todos os itens necessários para serem informados, para garantir o máximo entendimento possível sobre o cenário da companhia.

 

Uma vez reunidas, essas informações precisam ser analisadas na segunda fase do processo do diagnóstico de inovação. Se existirem outros relatórios sobre o tema, é importante comparar os resultados de cada um deles, a fim de identificar se houve ou não um progresso nesse quesito.

 

Com este entendimento, é hora de os responsáveis por essa missão iniciarem a terceira etapa do plano de ação. Sua eficácia dependerá da avaliação minuciosa sobre os dados coletados, como forma de identificar quais são as melhores estratégias a serem colocadas em prática conforme os objetivos almejados pelo negócio.

 

Caso contrário, as chances de investir em um plano que não traga resultados promissores serão altas. Por isso que o diagnóstico de inovação é tão importante, para servir como base de entendimento do quão preparada a empresa está para iniciar essa jornada e como guiá-la rumo ao seu crescimento e destaque.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada em inovação

Ter profissionais com expertise no ramo para conduzir não apenas o diagnóstico de inovação, mas também todo o plano de ação e monitoramento das estratégias, é essencial para garantir a conquista das metas desejadas.

 

Nessa missão, contar com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS fará toda a diferença para este sucesso. E, principalmente, de uma metodologia flexível às necessidades das empresas, como a ISO de inovação.

 

Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Optar por fazer o diagnóstico de inovação é uma estratégia extremamente benéfica para as empresas que desejam inovar e conquistar grandes resultados.

 

Com ele, os gestores conseguirão enxergar quão maduro o negócio se encontra nestes termos para, a partir disso, compreender quais as melhores ações e investimentos para atingir os objetivos para seu crescimento e destaque.

 

Se planejar cuidadosamente nesse processo é vital para evitar desperdícios e tempo perdido. Por isso, quanto mais dados foram obtidos desta análise junto com o apoio de uma consultoria especializada, as chances de êxito serão enormes.

 

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