Análise de resultados: o que é e como fazer?

Ilustração da análise de resultados

Realizar uma boa análise de resultados não é um mero detalhe, mas sim uma ferramenta poderosa nas mãos das empresas que compreenderem sua importância e souberem como utilizá-la a favor de seu crescimento e destaque no mercado.

 

Diante de um mercado extremamente competitivo, é preciso ter muita estratégia ao implementar qualquer ação interna nas operações corporativas. Afinal, são os detalhes que farão com que um determinado consumidor escolha sua marca ao invés do concorrente e, acima de tudo, se torne fiel a você.

 

Com a análise de resultados, os gestores conseguirão interpretar com maior profundidade todos os resultados obtidos, tendo mais segurança e assertividade ao tomar decisões mais inteligentes para um melhor desempenho.

 

Dessa forma, além de evitar desperdícios de tempo e recursos, essa é uma ferramenta valiosa para melhorar constantemente as operações empresariais. Porém, é preciso muito cuidado ao instaurá-la, visto que existem muitos tipos de análise de resultados direcionados para objetivos específicos.

 

Para ajudá-las nessa missão, neste texto explicaremos a fundo no que consiste a análise de dados, suas principais tipologias, benefícios que traz para as empresas e, acima de tudo, dicas de como colocá-la em prática internamente.

 

Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a análise de resultados?

A análise de dados é uma estratégia destinada a estudar e interpretar os dados obtidos pelas empresas com maior profundidade, permitindo que reúnam insights importantes para uma tomada de decisões mais estratégica.

 

Quando implementada, a análise de resultados irá, a partir do uso de métricas e indicadores, compreender o progresso e resultados obtidos com cada ação adotada, identificando se conquistaram as metas esperadas ou se precisam ser ajustadas.

 

Ela pode ser adotada em diversos processos, assim como nas mais diversas áreas de operação do negócio, uma vez que existem diversos tipos de análise de resultados com base em objetivos distintos.

 

A escolha correta da melhor opção é essencial para que a empresa consiga avaliar com maior segurança sua performance e, com isso, evitar desperdícios de esforços e recursos, permitindo uma maior produtividade e desempenho dos times.

 

Ter essa visão abrangente proporcionada pela análise de resultados é extremamente importante para alavancar o desempenho do negócio. Mas, para isso, os gestores devem ter em mente que essa ferramenta deve verificar tanto os pontos positivos quanto os negativos de tudo que for colocado em prática.

 

Por que fazer a análise de resultados?

A análise de resultados possui um papel fundamental para um melhor desempenho das empresas.

 

Afinal, ele fornece insights em tempo real de tudo o que for colocado em prática, possibilitando não apenas a identificação de melhorias a serem instauradas, como também a obter um maior retorno sobre o investimento feito e, com isso, uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Veja em detalhes todos os benefícios que essa prática traz para os empreendimentos:

 

Otimização dos processos

Um dos primeiros efeitos sentidos ao implementar a análise de resultados é a identificação de gargalos e pontos de falha que estão prejudicando o desempenho corporativo e, até mesmo, que podem estar trazendo mais prejuízos do que vantagens.

 

Com isso, os gestores podem solucionar esses gaps rapidamente, otimizando os processos, trazendo uma maior eficiência operacional e, com isso, uma maior produtividade das equipes.

 

Tomada de decisões mais assertiva

Tomar decisões não embasadas em dados reais é extremamente prejudicial para qualquer empreendimento, e dificilmente dará a base necessária para o impulsionamento da marca em seu segmento.

 

Mas, quando respaldadas pela análise de resultados, os responsáveis por essa tarefa terão informações muito mais seguras e reais para decidirem quais planos seguir, seja através de ajustes a serem feitos ou investimentos necessários para a conquista de melhores resultados.

 

Ter esses dados em tempo real fará toda a diferença para que as empresas consigam avaliar seu desempenho e ter uma orientação mais estratégica sobre quais caminhos seguir.

 

Em programas de inovação, esse benefício da análise de resultados é algo crucial para auxiliar as marcas a definirem seus planos, evitando investimentos de tempo e recursos que não tragam retorno.

 

Identificação de padrões e tendências

Essa compreensão profunda acerca das operações internas graças à análise de resultados é uma excelente forma de identificar padrões que podem se beneficiar com as tendências de mercado.

 

Até poque, ela permitirá uma visão mais clara sobre a realidade do negócio para que os gestores identifiquem quais ações, métodos ou tecnologias que estão despontando podem ser utilizadas a favor de um melhor desempenho.

 

Vale lembrar, contudo, que uma estratégia inovadora não depende, necessariamente, do uso de tecnologias robustas e extremamente modernas.

 

A ISO de inovação, inclusive, defende que para que haja uma inovação, é preciso que haja a geração de valor ao negócio, o que pode ser adquirido desde em mudanças internas pequenas que reduzam desperdícios, como exemplo.

 

Maior retorno sobre investimento (ROI)

Com todos esses cuidados tomados, a análise de resultados contribui para que as empresas obtenham um maior retorno sobre todo o investimento feito (ROI).

 

Esse é um dos indicadores mais importantes de ser monitorado constantemente, principalmente, em um projeto de inovação, uma vez que ele dará uma visão abrangente do que está sendo conquistado e se está atingindo as metas desejadas.

 

Assim, os gestores podem aplicar as ações necessárias com o orçamento adequado e, ainda, direcionar recursos e esforços para outras estratégias tão importantes quanto para o destaque corporativo.

 

Tipos de análise de resultados

Existem diversos tipos de análise de resultados possíveis de serem incorporados nas empresas, cada um com suas respectivas vantagens e direcionamentos.

 

É importante ter um conhecimento claro sobre essas diferenças para elevar a assertividade de sua aplicação nas estratégias corporativas. Por isso, veja os principais:

 

Avaliação quantitativa

A análise de resultados com viés quantitativo visa, como seu nome sugere, a avaliação de dados numéricos e mensuráveis.

 

Ou seja, seu propósito é utilizar indicadores que tragam informações seguras para basearem tomadas de decisões mais assertivas.

 

Normalmente, as empresas que utilizam este tipo de análise de resultados buscam ter um maior embasamento na verificação de seus resultados financeiros, incluindo lucros, receitas, despesas, dentre outros fatores que influenciam diretamente no ROI.

 

Sua principal vantagem é fornecer estes dados para análises mais precisas sobre as operações corporativas, determinando com maior precisão sua performance e o que pode ser ajustado para um maior e melhor desempenho.

 

Qualitativa

Na análise de resultados qualitativa, o foco é coletar e avaliar dados descritivos e subjetivos, interpretando informações não numéricas em prol de aperfeiçoar os processos necessários.

 

Na prática, algumas das questões que podem ser interpretadas e melhoradas através desta tipologia de análise de resultados envolvem a satisfação dos clientes, feedbacks dos funcionários, e percepção de parceiros e fornecedores da marca.

 

Quanto melhor for este resultado, melhor será a imagem do negócio perante esses agentes, assim como a possibilidade de adotarem estratégias mais valiosas para seu crescimento.

 

Análise de resultados de impacto

Toda ação implementada em uma empresa precisa ser mensurada e acompanhada em tempo real, como forma de verificar se está atingindo seu propósito idealizado. E, para ajudá-las nessa missão, a análise de resultados de impacto é uma excelente ferramenta.

 

Quando aplicada, ela irá compreender todas as mudanças que foram geradas através dos planos colocados em prática, assim como todos os resultados adquiridos com elas.

 

Os dados obtidos através dessa análise de resultados servirão de base para definição dos próximos passos, assim como a escolha de vale a pena ou não permanecer investindo nessas ações.

 

Comparativa

A análise de resultados comparativa é uma ótima forma das empresas analisarem mais de um fator simultaneamente sob uma perspectiva mais ampla de mercado.

 

Todos os dados que forem obtidos podem ser comparados com o desempenho demonstrado pelos concorrentes, assim como suas melhores práticas adotadas e relacioná-las com as metas estipuladas.

 

Dessa forma, fica mais fácil identificar sua posição e destaque no segmento, e o que deve ser feito para que sua marca se sobressaia e atinja um papel de destaque para atração e fidelização de cada vez mais consumidores.

 

Monitoramento contínuo

O monitoramento contínuo das ações corporativas é um elemento chave para evitar desperdícios de tempo e recursos que prejudiquem o crescimento da marca em seu segmento, e existe um tipo específico de análise de resultados que podem auxiliá-las nessa tarefa.

 

Seu propósito é, justamente, incentivar que os responsáveis por essa tarefa se empenhem em acompanhar os resultados de tudo que for colocado em prática constantemente, se mantendo atualizados frente ao desempenho dos projetos e possíveis alterações necessárias.

 

Por mais que seja um tipo específico de análise de resultados, este monitoramento também pode ser implementado nos outros exemplos citados acima, reforçando ainda mais os benefícios a serem conquistados com eles.

 

Assim, as empresas poderão agir mais rapidamente nas tomadas de decisões, obtendo uma maior assertividade nessas estratégias e aprendendo constantemente as melhores práticas a serem incorporadas favoravelmente ao seu bom desempenho.

 

Avaliação pontual

Com uma proposta oposta à anterior, a análise de resultados pontual defende uma avaliação mais esporádica destas informações, normalmente em momentos específicos do ano ou em intervalos predeterminados.

 

Por mais espaçado que seja este tempo, quando aplicada, essa avaliação pontual busca estudar os dados de forma mais concentrada, de forma que consigam ter uma visão mais profunda do desempenho corporativo naquele determinado período escolhido.

 

E, da mesma forma que as anteriores, essa análise de resultados também permite embasar as informações colhidas para uma tomada de decisões mais segura e estratégica.

 

Como fazer uma boa análise de resultados?

Existem muitos cuidados que precisam ser tomados para que as empresas consigam realizar corretamente a análise de resultados das estratégias adotadas e, com isso, apostar em um plano de ação que atinja os objetivos estipulados.

 

Veja os principais:

 

Defina as metas e indicadores

Se seu negócio não sabe onde deseja chegar, qualquer caminho serve e, dificilmente, conseguirá se tornar referência em seu segmento.

 

Todo empreendedor precisa compreender que, antes de mais nada, deve ter definidas suas metas com muita clareza, para que consiga identificar quais as melhores estratégias a serem seguidas para alcançá-las.

 

Uma vez estabelecidas, também é preciso definir quais indicadores serão utilizados para mensurar seu andamento e desempenho. A escolha ideal dessas métricas fará toda a diferença para evitar desperdícios de tempo e recursos financeiros em algo que não está atingindo seu propósito.

 

Alinhe a equipe

Para que atinja seu propósito, a análise de resultados não pode ser um processo isolado ou feito apenas por uma pessoa, mas sim envolver toda a equipe nesta mesma missão.

 

Os membros da empresa precisam compreender a importância desta ação para que seus trabalhos sejam produtivos e assertivos, permitindo que sejam mais eficientes e não gastem tempo em tarefas que não trarão nenhum retorno positivo.

 

Por isso, é preciso que haja uma comunicação clara e constante sobre o tema, engajando todos os profissionais e os ensinando a como compreender estrategicamente os dados colhidos na análise de resultados.

 

Dessa forma, todos saberão o que está dando certo e o que pode ser melhorado para que resultados cada vez melhores sejam adquiridos.

 

Mensure os dados constantemente

Quando todos esses cuidados básicos estão em ordem, os responsáveis pela análise de resultados precisam se preocupar não apenas em implementar as ferramentas responsáveis por essa coleta, mas acima de tudo em estudá-las constantemente.

 

São essas informações que irão guiar a empresa rumo aos objetivos desejados, permitindo que estabeleça ações cada vez mais assertivas para que cresça e se destaque em seu segmento.

 

Por isso, o ideal é que sejam reunidos e analisados dados referentes a todos os setores empresariais, incluindo o financeiro, vendas, marketing, satisfação do cliente, dentre muitos outros, garantindo uma visão abrangente de todos os departamentos corporativos.

 

Faça projeções entre diferentes cenários

Com estes dados em mãos obtidos através da análise de resultados, os gestores devem projetar cenários que indiquem possíveis desempenhos conforme diferentes estratégias a serem implementadas.

 

Essas idealizações são ótimas para que a empresa esteja devidamente preparada para cenários diversos que possam enfrentar, antecipando mudanças e, ainda, tendências a serem aproveitadas para uma maior produtividade.

 

Realize ajustes, se necessário

Nem sempre seu negócio irá adotar uma estratégia efetiva logo de primeira. Ajustes podem ser necessários ao longo do caminho, e todos os membros devem estar conscientes desta probabilidade e preparados para lidar com o que surgir.

 

E, qualquer decisão que for tomada, precisa indiscutivelmente ser baseada nos dados colhidos na análise de resultados, tendo a segurança necessária para decidir qual passo tomar.

 

Essa é uma avaliação que precisa ser feita periodicamente, a fim de assegurar que nenhuma ação ineficaz está sendo adotada e insistida nos processos corporativos, assim como permitir que o negócio evolua constantemente.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Saber como elaborar um bom plano de ação com base nos dados colhidos na análise de resultados fará toda a diferença para que as empresas cresçam de forma estruturada e se destaquem em seu segmento.

 

E, para aquelas que estão iniciando essa jornada, o ideal é contar com a ajuda de uma consultoria especializada que tenha expertise no ramo e possa auxiliá-las na conquista dos seus objetivos.

 

Aqui na PALAS, como exemplo, somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Para crescer e prosperar, é preciso inovar. E, a única forma de trilhar essa jornada, é através de métodos que tragam insights seguros que sirvam de base para a tomada de decisões corporativas, como é o caso da análise de dados.

 

Com essa estratégia implementada e monitorada em tempo real, os negócios poderão colher informações essenciais sobre suas operações e adotar ajustes necessários que possibilitem seu melhor desempenho contínuo.

 

Por isso, é essencial que as empresas conheçam a fundo os principais tipos de análise de resultados disponíveis no mercado, e consigam adotar aquela que faz mais sentido para sua realidade e metas desejadas.

 

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