Indicadores de inovação: quais os principais e como mensurar?

Ilustração dos indicadores de inovação

Existem diversas estratégias e métodos para levar a inovação às empresas. Mas, como ter certeza de que os esforços estão gerando valor ao negócio? Através dos indicadores de inovação.

 

Medir os processos adotados é fundamental para evitar investimentos de tempo e recursos em ações que não trarão resultados positivos à companhia. Elevando, assim, a probabilidade de conquistarem as metas estipuladas.

 

Contudo, essa ainda não é uma realidade em diversas empresas.

 

Em uma pesquisa divulgada pelo Mapa de Inovação Corporativa, 37% das organizações afirmaram que não possuem e não acompanham os indicadores de inovação. Deles,34% representam as grandes empresas, enquanto 39% abrangem os de médio porte.

 

O dado divulgado deixa claro que, por mais que a inovação integre, cada vez mais, a estratégia das grandes corporações, grande parte delas deixa de monitorar o desempenho das ações instauradas e, assim, acabam colocando em risco todos os esforços.

 

Adotar indicadores de inovação não é um mero detalhe, mas sim algo fundamental para dar segurança ao plano estabelecido, tendo mais clareza onde alocar os recursos para que conquistem ganhos significativos a curto e longo prazo.

 

Por isso, neste texto, explicaremos a fundo o que são esses indicadores de inovação, a importância de utilizá-los, as melhores ferramentas disponíveis no mercado, e como adotá-las corretamente nas empresas.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que são indicadores de inovação?

Os indicadores de inovação são métricas que ajudam as empresas a analisar a eficácia do processo de inovação adotado no negócio.

 

Estima-se que existam mais de 100 indicadores de inovação disponíveis no mercado a serem utilizados. Mas, nem todos conseguirão auxiliar as companhias nesse propósito.

 

Isso acontece pois existem diversas estratégias de inovação a serem adotadas internamente, que devem ser cuidadosamente analisadas dependendo do objetivo desejado.

 

Seja através da criação de produtos, serviços, métodos, processos, ou aperfeiçoamento do que já existe na empresa, o importante é que o plano escolhido traga a geração de valor ao negócio, assim como defende a ISO de Inovação.

 

Por isso, ao escolher dentre tantos indicadores de inovação disponíveis, é preciso levar em consideração as metas desejadas e o tipo de inovação que será adotado, para que consigam identificar qual métrica permitirá o acompanhamento da performance de forma eficaz e o desempenho do projeto instaurado.

 

Por que medir a inovação?

A inovação se tornou uma peça indispensável para se destacar neste mercado competitivo. Afinal, é preciso buscar por estratégias diferenciais que destaque a empresa frente aos concorrentes e que, acima de tudo, assegurem a conquista de resultados benéficos às operações por longo prazo.

 

Quando bem implementada, ela é capaz de otimizar os processos, identificar pontos de melhoria, elevar a satisfação dos clientes, e melhorar a imagem corporativa em seu segmento.

 

Em um estudo feito pela Deloitte, como exemplo, o número de empresas que investiram em atividades de pesquisa e desenvolvimento em inovação passou de 45% em 2019, para 69% em 2022. Ainda, 51% pretendem aumentar os investimentos nos próximos três anos, compreendendo a importância dessa ação para seu crescimento.

 

Mas, muito além de adotar esses planos, as companhias precisam ter segurança de que os objetivos estipulados serão atingidos. Algo que apenas conseguirá ser feito através dos indicadores de inovação.

 

São eles que permitirão que os gestores monitorem todas as ações adotadas desde o início, avaliando o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado. Ao mesmo tempo, também possibilita que compare este desempenho aos dos concorrentes, como forma de averiguar se ajustes precisarão ser feitos para melhorar os resultados.

 

Como definir os indicadores de inovação?

Não há um único conjunto de métricas eficaz para todas as empresas. Por isso, é preciso definir muito mais quais indicadores de inovação serão utilizados, analisando quais estão alinhados à realidade do negócio e, assim, conseguirão trazer os objetivos desejados.

 

Existem alguns parâmetros importantes a serem levados em consideração ao definir os indicadores de indicação. Confira os principais:

 

Indicadores de entrada

Estes indicadores de inovação de entrada dizem respeito a como as empresas direcionam seus investimentos às atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

 

Normalmente, eles incluem questões como o percentual de faturamento obtido, os recursos humanos e a área física destinada a essas atividades.

 

Indicadores de saída

Nestes indicadores de inovação, são avaliados todos os resultados obtidos com o projeto adotado. Aqui, costumam se enquadrar os seguintes itens:

 

  • Número de patentes depositadas e registradas;
  • Quantidade de projetos inovadores;
  • Percentual de faturamento gerado por novos produtos e royalties de tecnologias vendidas;
  • Total de novos processos introduzidos ou modificados;
  • Economia de custos como, por exemplo, através de resultados de melhorias de processos produtivos.

 

Indicadores de formas de inovação

A inovação pode ser destinada tanto na criação de produtos ou serviços, quanto no aperfeiçoamento daqueles já existentes na empresa.

 

Por isso, os indicadores de formas de inovação visam, justamente, determinar a proporção de investimento nestas duas estratégias, assim como o percentual de resultados provenientes de cada uma delas.

 

Indicadores de fontes de inovação

Ideias brilhantes que gerem valor ao negócio podem surgir de diversos lugares. Por isso, nestes indicadores de inovação, são avalizadas as fontes de origem destas sugestões. Alguns dos exemplos mais vistos são:

 

  • Atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D;
  • Parcerias com universidades, startups, institutos de pesquisa, e outros;
  • Colaboradores e clientes;
  • Serviços de consultoria;
  • Aquisição de licenças, patentes e know-how;
  • Aquisição de máquinas e equipamentos inovadores.

Indicadores de impacto

Os últimos indicadores de inovação, por sua vez, se destinam a avaliar o impacto das ações adotadas no mercado e na sociedade como um todo.

 

Aqui, costumam ser estudadas questões como a quantidade de produtos ofertados, o aumento da participação no mercado, melhorias na qualidade do que é oferecido ao público, e o aumento da capacidade produtiva da empresa.

 

Como implementar os indicadores de inovação no programa de ideias?

O programa de ideias de inovação é uma iniciativa muito utilizada pelas empresas para elevar as chances de implementarem ações que gerem valor ao negócio. Mas, de nada adianta investir nele, sem dimensionar a eficácia dos planos adotados, se certificando de que estão trazendo os resultados esperados.

 

Os indicadores de inovação são alguns dos pilares mais importantes não apenas na implementação do programa de ideias, como principalmente em sua gestão, acompanhando a todo o momento o desenvolvimento de cada sugestão para verificar sua assertividade.

 

Ao implementá-los nessa tarefa, é extremamente importante contar com o apoio de um software robusto que permita essa verificação da eficácia da ideia escolhida, assim como é o caso do Criare.net.

 

Além de atender todos os requisitos da ISO de inovação, ele estabelece as diretrizes adequadas para que haja a geração de valor por meio da inovação. Para isso, contém seu próprio funil de inovação, no qual os gestores e os colaboradores podem cadastrar suas sugestões e acompanhar sua evolução caso sejam aprovadas, assim como os feedbacks de cada uma.

 

Ter este apoio fará toda a diferença para as empresas que investirem no programa de ideias, contando com os indicadores de inovação necessários para terem segurança nas estratégias escolhidas.

 

Exemplos de indicadores de inovação

Existem diversos exemplos de indicadores de inovação disponíveis no mercado. Cada um terá suas características e finalidades mais apropriadas de uso, o que ressalta a importância de serem analisados cuidadosamente antes de implementados.

 

Confira os principais:

 

Redução de custos

Um dos objetivos mais buscados pelas empresas que desejam inovar é obter uma redução de custos internamente.

 

Por isso, ao adotar ideias destinadas a essa meta, é fundamental utilizar indicadores de inovação que consigam mensurar esse resultado ou, ainda, se o investimento feito apenas gerou mais custos sem retornos significativos.

 

Investimento em P&D

Por meio de pesquisas e testes, a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas empresas é uma das mais importantes ao iniciar a jornada inovadora. Afinal, é ela quem irá se dedicar a tirar as ideias do papel, em prol de conquistas que gerem valor ao empreendimento.

 

Para que consiga atingir essa meta, é essencial que conte com os indicadores de inovação, servindo como aliados para averiguar o desenvolvimento de tudo que for colocado em prática.

 

Retorno sobre o investimento (ROI)

Todo projeto de inovação irá demandar um determinado custo. Mas, o retorno adquirido deve ser maior do que ele, cobrindo os investimentos feitos e trazendo algum lucro à empresa.

 

E, aqui, um dos indicadores de inovação mais utilizados para adquirir esses dados é o de retorno sobre investimento (ROI), capaz de ser aplicado em diversos aspectos trazendo, justamente, clareza nessas informações.

 

Quantidade de ideias geradas

Quanto mais ideias forem compartilhadas, maior será a chance de a empresa obter sugestões realmente assertivas para seus objetivos, assim como propõe a ISO de inovação.

 

A quantidade total de ideias sugeridas é, também, um dos mais importantes indicadores de inovação a ser utilizado. Seu resultado pode demonstrar o potencial de sucesso da companhia nessa jornada, assim como o que pode ser melhorado para estimular essa colaboração nos times.

 

Indicadores de inovação de taxa de sucesso

Os indicadores de inovação de taxa de sucesso visam, como seu nome sugere, avaliar a recepção do público frente às estratégias adotadas.

 

Em um exemplo prático, se após o lançamento de um novo produto, estes indicadores de inovação registrarem uma baixa adesão e satisfação de seus clientes, será preciso reajustar as ações para a conquista de melhores resultados.

 

Como adotar os indicadores de inovação na empresa?

Para adotar os indicadores de inovação nas empresas, é importante se atentar a alguns detalhes que farão toda a diferença para esse processo. Eles incluem a escolha correta do indicador a ser utilizado, preparar seus times para lidar com essa ferramenta, e contar com o apoio de uma consultoria especializada no tema.

 

Considerando a ampla disponibilidade de indicadores de inovação no mercado, as companhias que iniciarem essa jornada precisam estudar muito bem as características de cada um deles, de forma que consigam selecionar o que mais fizer sentido perante sua realidade e objetivos.

 

Paralelamente, é preciso estabelecer uma meta para cada indicador, que contribua para a análise sobre sua eficácia. É aqui que entra o software de gestão mencionado acima, como mecanismo fundamental para dar suporte a esse acompanhamento da ferramenta escolhida.

 

Seja qual for o modelo selecionado, os times devem estar preparados para manuseá-lo corretamente, garantindo seu bom funcionamento em prol dos objetivos estipulados. Existem muitos programas de treinamento voltados a essa missão, que podem ajudar a entenderem como operacionalizá-lo.

 

Mas, nem sempre essa transição será fácil. Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS pode ajudar muito ao longo desse processo.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Dificilmente, uma estratégia inovadora terá resultados positivos sem que haja uma gestão robusta por trás. E, a melhor forma de assegurar isso, é através dos indicadores de inovação.

 

Independentemente do projeto escolhido, existem diversos modelos de indicadores que podem ser utilizados, proporcionando o acompanhamento em tempo real das ações instauradas e os ajustes necessários para garantir seu bom funcionamento.

 

Ao adotar esses indicadores de inovação, é fundamental analisar as funcionalidades de cada um deles e, em conjunto, ter a orientação de uma consultoria com a expertise no ramo.

 

Todos esses cuidados farão toda a diferença para minimizar as chances de riscos que venham a comprometer a eficácia da inovação no negócio.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts