Funil de inovação: o que é e como aplicar?

Ilustração de um funil de inovação

Como é possível saber qual ideia trará maior chance de alavancar a empresa em seu segmento? Essa é uma resposta complexa, mas que pode ser auxiliada através do funil de inovação.

 

É impossível negar a importância da inovação para o destaque corporativo. Essa é uma estratégia obrigatória em um mercado altamente competitivo, mas, ao mesmo tempo, difícil de ser conduzida por muitos empreendimentos.

 

Afinal, o que é necessário para ter sucesso ao inovar? Por onde começar? Quais planos devem ser colocados em prática? Qual a melhor ação para aumentar a produtividade do negócio?

 

Todas as empresas que iniciam essa jornada se deparam com essas dúvidas. Por isso, o funil de inovação vem se destacando como uma ferramenta valiosa para auxiliar na identificação de quais caminhos podem ser mais promissores para as companhias.

 

Este mecanismo permitirá que os gestores consigam ter uma melhor visão dos possíveis impactos que cada sugestão terá ao ser colocada em prática, filtrando aquelas que valem mais a pena de serem investidas daquelas que não estão aderentes ao propósito estipulado.

 

Com ele, as empresas poderão gerenciar seu processo de inovação de forma muito mais coerente e realista, evitando investimentos em estratégias que não tragam os objetivos desejados e apenas gerem perda de tempo e recursos.

 

Por isso, neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o funil de inovação, seus benefícios e como construí-lo no seu negócio. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é o funil de inovação?

O funil de inovação é uma ferramenta destinada a reunir todas as ideias inovadoras e analisá-las se são viáveis ou não de serem colocadas em prática na empresa.

 

Através de diversos critérios de avaliação utilizados ao longo de suas etapas, torna-se mais fácil filtrar as ideias mais interessantes e prováveis de atingir os objetivos desejados. Separando-as, assim, daquelas que não irão gerar valor ao negócio.

 

Com o funil de inovação, é possível direcionar os recursos de forma mais assertiva, evitando perdas de tempo, recursos e esforços humanos. Assim, toda a gestão da inovação é favorecida, trazendo maior segurança nas ações colocadas em prática.

 

Afinal, seja através de produtos, serviços, processos, métodos, ou a combinação destes fatores, uma ideia inovadora pode surgir de diversos lugares. Mas, é preciso muita organização ao estabelecer qualquer plano, direcionando-o sempre ao melhor caminho conforme as necessidades e metas de cada empresa.

 

Etapas do funil de inovação

O funil de inovação é dividido em três etapas: o topo, meio e fundo do funil.

 

Cada uma delas funciona como um filtro, no qual as ideias trazidas são analisadas a fim de verificar sua aplicabilidade ou não de serem testadas. Confira em detalhes o que ocorre nelas:

 

Topo de funil

A primeira fase do funil de inovação é destinada a reunir a maior quantidade possível de ideias para essa jornada, para que se tenham maiores opções a serem estudadas para escolher quais serão implementadas na empresa.

 

Ainda, é também no topo de funil que deve ser feito um mapeamento minucioso sobre os desafios e oportunidades do negócio, como forma de facilitar ainda mais que sejam escolhidas as melhores sugestões para alavancar os resultados corporativos.

 

É extremamente importante que, aqui, os gestores incentivem essa participação dos colaboradores. Afinal, são eles quem estão diretamente no dia a dia das operações, e conseguirão ter uma visão mais clara do que pode ser aperfeiçoado para trazer melhores resultados.

 

Uma estratégia muito utilizada nesta etapa do funil de inovação é o programa de ideias, o qual se destina, justamente, a engajar os times nessa missão. Normalmente, são oferecidas recompensas financeiras a quem participar, como forma de estimular ainda mais essa colaboração.

 

Meio de funil

Uma vez coletadas, inicia-se a segunda etapa do funil de inovação, onde todas essas ideias começarão a ser filtradas e analisadas.

 

Existem diversos fatores e índices que devem ser levados em consideração nessa triagem, tais como as projeções dos retornos e riscos de cada uma. É preciso ter critérios claros e muito bem definidos, para que seja mais fácil identificar quais terão maior potencial de atingir as expectativas.

 

Afinal, são esses indicadores que contribuem para determinar o grau de efetividade de cada ideia, impedindo que as empresas invistam tempo e recursos em planos ineficientes e fora de sua realidade.

 

Fundo de funil

Chegando à terceira etapa do funil de inovação, as ideias selecionadas serão testadas e colocadas em prática.

 

De todas, o fundo de funil é o processo de maior complexidade, considerando que é o momento no qual o projeto de inovação será, de fato, iniciado, junto a outras ações complementares para assegurar seu bom desempenho.

 

Essa é uma etapa que exige muito foco, atenção e determinação. Afinal, muito além de executar essas sugestões, será preciso acompanhá-las constantemente, verificando sua eficácia ou não.

 

Existem muitos indicadores de inovação robustos que servem de excelentes aliados nessa tarefa, os quais poderão medir, inclusive, o retorno sobre investimento de cada ação adotada (ROI).

 

Benefícios do funil de inovação

Ao adotar o funil de inovação, as empresas presenciarão diversos benefícios internamente, tais como o uso de recursos com maior assertividade, contribuir para a implementação de um programa de ideias e, especialmente, favorecer a gestão da inovação do negócio.

 

Entenda a fundo cada uma dessas vantagens:

 

Permite o uso de recursos com maior assertividade

A famosa frase “tempo é dinheiro” é uma grande realidade no mundo corporativo. Basta imaginar, como exemplo, a perda de recursos e esforços que todo o negócio terá investido em uma estratégia que não trará nenhum resultado positivo para seu crescimento.

 

Com o funil de inovação, as chances desse cenário ocorrer são significativamente reduzidas. Afinal, todas as sugestões serão minuciosamente analisadas, tendo muito mais precisão ao escolher quais são mais viáveis de serem testadas.

 

Além de otimizar o tempo necessário nessa jornada, os profissionais conseguem ser muito mais assertivos e precisos em suas tarefas, reduzindo as barreiras para que alcancem os objetivos desejados.

 

Contribui para o programa de ideias de inovação

Muitas empresas apostam no programa de ideias para estimular que seus times compartilhem suas sugestões e propostas de melhoria para alavancar os resultados.

 

Mas, o que poucas sabem é que o funil de inovação pode auxiliar na elaboração e eficácia deste programa. Principalmente, em sua primeira etapa, no topo de funil.

 

Afinal, todas as sugestões compartilhadas pelos times podem ser agrupadas nesta primeira fase do funil de inovação, para que sejam analisadas e filtradas conforme seu potencial de viabilidade ao serem colocadas em prática e sua probabilidade de riscos.

 

Assim, se tornará muito mais fácil implementar o programa de ideias com assertividade, evitando investimentos em ações ou estratégias que não gerem nenhum valor ao negócio.

 

Favorece a gestão da inovação

Ter um funil de inovação é a peça fundamental para que haja uma gestão eficiente do processo instaurado.

 

Afinal, é por meio deste mecanismo que todas as ideias serão coletadas, analisadas e filtradas, para que sejam selecionadas aquelas mais prováveis de trazerem resultados positivos ao serem implementadas.

 

Suas três etapas permitem uma organização e assertividade muito maior no processo, o que permite uma gestão mais próxima e segura de tudo que for colocado em prática. Assim, os responsáveis conseguirão evitar investimentos desnecessários e acompanhar, de perto e em tempo real, as estratégias selecionadas

 

Funil de inovação e a inovação aberta

Dentre as diversas estratégias que podem ser tomadas ao iniciar esse caminho, muitas empresas optam por seguir os preceitos da inovação aberta, a qual defende a participação de pessoas de fora para colaborarem nesta jornada.

 

E, uma das ações mais importantes para potencializar esse caminho é, justamente, o funil de inovação.

 

Assim como seu nome diz, a inovação aberta estimula que clientes, parceiros e outras instituições contribuam com suas ideias a serem aplicadas na companhia. Segundo seu criador, Henry Chesbrough, essa união é indispensável para a conquista de resultados positivos, uma vez que nenhuma empresa é capaz de inovar 100% sozinha.

 

Mas, para que consigam administrar um volume intenso de sugestões, ele acrescentou algumas características relevantes ao funil de inovação, com o objetivo de tornar esse processo ainda mais assertivo.

 

A ideia proposta era torná-lo mais permeável, permitindo a vinda de sugestões tanto da parte interna do negócio, quanto de outros players. Não haveria, assim, qualquer limitação para esse agrupamento, elevando as chances de terem sugestões realmente benéficas para seu crescimento.

 

Contudo, para que consiga desempenhar esse papel, Chesbrough ressaltou a essencialidade de uma gestão da inovação ainda mais robusta e constante, analisando cada ideia de forma rigorosa e a rastreando continuamente, caso seja selecionada para ser aplicada.

 

Como construir um bom funil de inovação?

Para construir um bom funil de inovação e elevar a probabilidade de implementar ideias que gerem valor ao negócio, é preciso definir com clareza os objetivos desejados através dessa estratégia, incentivar os profissionais a compartilharem suas propostas, descentralizar a aprovação destas sugestões e, ainda, ter o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Entenda em detalhes a influência de cada um desses fatores no processo:

 

Tenha objetivos claros

Existem diversas estratégias de inovação a serem seguidas, cada qual com suas próprias características e finalidades. Mas, não adiantará investir em qualquer uma delas, sem compreender, com clareza, a proposta de cada uma e de que forma elas atenderão as metas desejadas.

 

Antes de adotar um funil de inovação, a empresa deve definir de forma mais direta possível, todos os objetivos que deseja adquirir nesta jornada. E, será através desses pontos, que o funil será implementado.

 

Uma vez determinados, todas as ideias reunidas nessa ferramenta conseguirão ser analisadas com maior assertividade, já que terão uma meta como ponto de referência para determinar qual sugestão será investida e colocada em prática.

 

Sem essas informações, será extremamente difícil criar um fluxo de operações contínuo e assertivo para o crescimento da empresa.

 

Incentive os colaboradores a compartilharem suas ideias

Quanto mais ideias forem compartilhadas e reunidas no funil de inovação, maior será a chance de adotarem uma estratégia realmente benéfica perante os objetivos desejados.

 

Por isso, é importante que haja esse estímulo de colaboração internamente, explicando aos times a importância dessa união para todos e, até mesmo, oferecendo algum tipo de recompensa para quem participar deste processo.

 

No modelo ocidental do programa de ideias, como exemplo, o estímulo à geração de ideias é recompensado economicamente, cujo valor pode variar conforme vários fatores. Já no modelo oriental, por outro lado, costuma ser dado um retorno simbólico como agradecimento à participação de cada um.

 

Existem diversas maneiras de incentivar os times a darem sugestões. Seja qual for o método escolhido, é essencial que sintam esse reconhecimento e importância de sua participação, como forma de engajar cada vez mais esse comportamento em todos.

 

Descentralize a aprovação das ideias

Concentrar a aprovação de ideias do funil de inovação na alta gestão e liderança, apenas irá burocratizar um processo que deveria ser o mais fluido possível.

 

Muitas propostas simples podem ser descentralizadas no processo de avaliação, saindo do tradicional modelo de top-down. Assim, além de otimizar esse fluxo de aprovação, todo o processo de tomada de decisão da organização será muito mais agilizado.

 

Tenha o apoio de uma consultoria especializada

Mesmo diante desta ferramenta, muitas companhias enfrentam dificuldades ao determinar qual ideia selecionar e testar no negócio, receosas de despender tempo e dinheiro em uma ação que não trará retorno significativo.

 

Por isso, ter a orientação e apoio de uma consultoria especializada será uma estratégia importante para analisar com maior cuidado as opções disponíveis e, assim, direcionar o empreendimento nos melhores caminhos a serem seguidos conforme seus objetivos.

 

Na PALAS, como exemplo, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Independentemente da jornada escolhida, o funil de inovação é uma das ferramentas mais importantes a ser incorporado pelas empresas que desejam se destacar no mercado.

 

Com ele, ficará muito mais fácil direcionar os recursos para ideias mais prováveis de atingirem os objetivos desejados, assim como evitar investimentos e tempo em ações que não fazem sentido para o negócio.

 

Ao implementá-lo, é importante conhecer a fundo cada uma de suas etapas e, ainda, buscar a orientação de uma consultoria e de profissionais com a expertise no ramo. Assim terão todo o apoio necessário para trilhar a melhor estratégia para um futuro de sucesso.

 

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