Desafios de inovação nas empresas: como superá-los?

Ilustração dos desafios de inovação em uma empresa

Toda empresa pode enfrentar diversos desafios de inovação ao iniciarem essa jornada. E, o que fará com que consigam superá-los da melhor forma possível, será sua flexibilidade frente às mudanças deste processo e, acima de tudo, uma preparação cuidadosa.

 

Os benefícios da inovação são unânimes para todos que se inserem nesse ecossistema, seja desenvolvendo novos produtos ou serviços ou aperfeiçoando os que já possuem. Mas, esse não é um caminho simples de ser percorrido.

 

A conquista de resultados positivos ao inovar requer muitos cuidados a serem tomados desde o início, principalmente no que diz respeito a participação ativa dos membros do negócio e sua maleabilidade frente a possíveis imprevistos que possam surgir.

 

É preciso criar uma cultura organizacional voltada a inovação, de forma que todos entendam a importância dessa estratégia, contribuam para a sugestão de ideias, sejam reconhecidos pelos seus esforços e, acima de tudo, mantenham essas ações a longo prazo.

 

Aquelas que não se preocuparem nestes e em outros detalhes, certamente enfrentarão diversos problemas que irão atrapalhar o sucesso desse projeto. Por isso, neste texto explicaremos quais são esses principais desafios enfrentados pelas empresas e como superá-los para o crescimento do negócio.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é inovação?

A inovação consiste na implementação de uma ideia que gere valor a empresa. Ou seja, que traga algum resultado que atenda a uma necessidade real para os objetivos do negócio.

 

Independentemente se for através de um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas, a inovação precisa ter uma aplicação concreta que resolva um problema, gerando benefícios para a empresa ou as pessoas ao seu redor.

 

Isso significa que, ao inovar, é preciso sentir algum retorno vantajoso para a companhia, seja financeiro, na maior produtividade, redução de turnover, ou outra ação relevante para seu crescimento e destaque.

 

E, ao contrário do que muitos acreditam, para inovar não é preciso inventar algo. Nem toda invenção é uma inovação, uma vez que o primeiro termo se relaciona à criação de algo novo sem que, necessariamente, acabe gerando algum tipo de valor ao negócio.

 

Essa confusão é um dos fatores que contribui para que muitas companhias enfrentem diversos desafios de inovação e, consequentemente, tenham dificuldades em atingir as metas estipuladas.

 

Quais os maiores desafios de inovação nas empresas?

Existem diversos desafios de inovação que as empresas podem enfrentar. Mas, os mais comuns incluem a falta de uma cultura de inovação, presença de equipes não capacitadas e engajadas, medo de errar, mal elaboração de estratégias, resistência a mudanças e, ainda, o não investimento em um sistema de gestão para inovação.

 

A falta de qualquer um desses elementos pode trazer diversos prejuízos aos negócios. Então, antes de saber como evitá-los, compreenda melhor o que pode ser visto em cada um deles:

 

Falta de uma cultura de inovação

Uma das primeiras coisas que todo negócio deve se preocupar ao iniciar esse projeto, é fortalecer sua cultura organizacional para esse objetivo. Caso contrário, essa será um dos maiores desafios de inovação que impactará diretamente em muitos outros problemas ao longo dessa jornada.

 

Ter uma cultura de inovação significa promover uma combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação, sendo difundida em todos os profissionais da empresa.

 

Ela será responsável por engajar os times e estimular a criatividade e inovação em todos, compartilhando suas ideias e sugestões para o melhor desenvolvimento e operação do negócio.

 

Mas, quando deficiente na companhia, surtirá os efeitos contrários, barrando a criatividade interna e afetando a forma na qual todos enxergam e compreendem o papel da inovação para o crescimento da marca.

 

Por isso que ela é considerada como um dos maiores desafios de inovação. Mas, quando bem implementada, conseguirá remodelar o mindset corporativo, ajudando a criar um plano de inovação melhor estruturado e assertivo, com as ações necessárias para atingir suas metas.

 

Equipes não capacitadas e engajadas

Os profissionais são os grandes responsáveis por colocar as estratégias em prática e alavancar as empresas no mercado. Por isso, quando não estão engajados e capacitados para essa tarefa, esse cenário também se torna um dos maiores desafios de inovação.

 

A própria ISO de Inovação – metodologia internacional responsável por determinar as melhores diretrizes de inovação nas empresas – defende que prezar pela motivação dos times é um dos fatores mais importantes a ser adotado nessa jornada.

 

E, ao contrário do que muitos imaginam, não é obrigatório contratar alguém específico para isso. Todos os membros da companhia devem trabalhar em conjunto nessa missão, compartilhando suas ideias e compreendendo o porquê de tudo isso estar sendo investido.

 

Eles precisam ser estimulados a participar ativamente do projeto, principalmente a partir da cultura de inovação estabelecida. Para isso, algumas das ações mais benéficas incluem treinamentos de inovação, disposição de apoio completo aos profissionais, e a presença de uma liderança ativa com todos.

 

Assim, todos compreenderão as vantagens dessa jornada e esse não precisará ser mais um dos desafios de inovação a ser enfrentado.

 

Medo de errar é um dos maiores desafios de inovação

É claro que nenhuma empresa deseja errar e correr riscos que comprometam seu funcionamento. Mas, nem sempre o erro é algo negativo, e permanecer condenando esses acontecimentos internamente também se caracteriza como um dos mais preocupantes desafios de inovação.

 

Ao invés de encará-los como algo terrível, muitos erros podem se transformar em oportunidades de melhoria, aprendizado e crescimento. Afinal, grandes ideias no mercado já surgiram de falhas cometidas, trazendo excelentes ideias de destaque para os negócios.

 

Mas, até hoje, muitas empresas enxergam essas situações apenas como algo negativo, criando um clima organizacional que repele completamente o erro. Isso apenas fará com que os times tenham receio em compartilhar suas sugestões, barrando sua criatividade e, consequentemente, a possibilidade de terem insights valiosos.

 

Esse receio nos times é uma das piores coisas que pode existir em qualquer companhia que deseje inovar e, consequentemente,  trará diversos empecilhos para seu destaque frente aos concorrentes.

 

Estratégias mal organizadas

Não definir com clareza as estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos desejados é um dos mais perigosos desafios de inovação que uma empresa pode cometer.

 

A eficácia desse projeto depende, dentre tantos fatores, do estabelecimento de metas realistas e das ações que serão necessárias para atingi-las. Caso contrário, todos os esforços empenhados podem se perder e gerar frustração nos times.

 

É impensável adotar qualquer estratégia de inovação sem esse planejamento detalhado. Principalmente, para evitar investimentos sem retorno e desânimo frente ao objetivo desejado.

 

Por isso, ao identificar onde a empresa deseja chegar com a inovação, é preciso definir os planos que irão conduzi-la nessa jornada de maneira mais transparente possível. Eles precisam ser disseminados em todos os times, para que estejam cientes do que exatamente será preciso para esse caminho e, acima de tudo, monitorem o desempenho de cada etapa para evitar imprevistos.

 

Resistência a mudanças

Todos nós passamos por mudanças ao longo de nossas vidas, seja em âmbito pessoal ou profissional. Mas, sempre existem aqueles que enfrentam uma maior dificuldade em aceitar esses momentos, o que também configura dentre os maiores desafios de inovação nas empresas.

 

No mundo empresarial, já é compreendido que ficar parado no tempo não é uma opção. É preciso sempre se adaptar aos novos cenários, demandas dos consumidores, tendências e oportunidades.

 

Por isso, os profissionais que são mais resistentes a se adaptar a essas mudanças podem impactar o andamento do projeto de inovação. Afinal, essa é uma jornada que, inevitavelmente, transformará o mindset e a cultura organizacional, e dependerá da compreensão e colaboração dos times para que seja colocada em prática.

 

O medo do desconhecido é totalmente compreensível. Entretanto, essa é uma situação que deve ser conversada e explicada logo no início, explicando a importância dessas mudanças e os benefícios que trarão para todos.

 

Falta de uma gestão de inovação

Sua empresa pode elaborar o melhor plano de ação possível para inovar. Mas, se não se preocupar em gerir os processos instaurados continuamente, com certeza correrá grandes riscos de fracassar.

 

A falta de uma gestão de inovação não poderia ficar de fora da lista destes desafios de inovação, uma vez que é uma das maiores responsáveis pelo insucesso das ações estabelecidas.

 

Afinal, do que adianta colocar um plano de ação em prática, sem se certificar de que ele está de acordo com o idealizado e atingindo as expectativas?

 

É preciso acompanhar de perto tudo que for adotado no projeto de inovação constantemente, sempre contando com o apoio de um sistema robusto e preparado para essa tarefa. Caso contrário, as chances de falhar serão enormes.

 

Como superar os desafios de inovação nas empresas?

Apesar de existirem diversos desafios de inovação que podem impactar as empresas, superá-los não precisa ser uma dor de cabeça ou algo complexo.

 

Todos esses empecilhos conseguem ser evitados com alguns cuidados a serem tomados desde o início, que incluem o preparo adequado dos times, a criação de um ambiente corporativo pautado pela inovação, investimento em um programa de ideias, ter um software de gestão para inovação e, principalmente, contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Entenda melhor o que deve ser feito em cada um deles:

 

Prepare os times para estes desafios de inovação

A inovação deve ser uma prática fortemente difundida nas empresas, principalmente considerando estes desafios que possam impactar o processo e a conquista dos resultados desejados.

 

Por isso, todos os negócios que iniciarem essa jornada devem preparar suas equipes para esses eventuais cenários, ressaltando o que deve ser feito em cada um deles e, acima de tudo, como prevenir que realmente aconteçam.

 

Quanto mais cientes estiverem sobre esses potenciais desafios de inovação e as práticas que serão estabelecidas ao longo desse processo, menores serão os riscos de que eles venham a gerar algum impacto forte no desempenho do negócio.

 

Crie um ambiente corporativo pautado na inovação

Como mencionamos acima, um dos desafios de inovação mais perigosos é, justamente, a falta de um ambiente corporativo que seja pautado nesses valores e os incentive a todos os profissionais.

 

Esse é o típico cenário de empresas mais tradicionais, com estruturas hierárquicas bem definidas e que não costumam assumir riscos em suas estratégias de crescimento.

 

Já do outro lado, aquelas que investirem em uma cultura flexível e voltada ao estímulo à geração de ideias, conseguirão aproveitar melhor as oportunidades do negócio e implementar ações que as impulsionem em seu segmento.

 

Empresas que incorporam verdadeiramente uma cultura de inovação já apresentam um diferencial competitivo para atingir resultados excelentes, e estando preparadas para lidar com quaisquer desafios de inovação que possam surgir ao longo do caminho.

 

Conte com um programa de ideias de inovação

Se alguém tem a capacidade de identificar soluções que sejam realmente benéficas para a empresa, são os colaboradores. Afinal, eles que estão diariamente no comando das operações internas e entendem o que está funcionando e o que pode ser melhorado.

 

E, a melhor forma de reunir essas sugestões e compartilhá-las entre todos é através de um programa de ideias de inovação.

 

Sua proposta é, a partir de reuniões constantes ou pelo feedback, estimular que todos deem suas opiniões sobre o cenário da empresa e o que pode ser feito para aperfeiçoar as operações.

 

O incentivo a essa troca de diferentes visões é uma das melhores estratégias para evitar ao máximo os desafios de inovação, uma vez que a companhia sempre poderá colher insights valiosos para ajustar suas operações e alavancar o negócio em seu segmento.

 

Tenha um software de gestão de inovação

Todas as ações implementadas devem ser monitoradas em tempo real, para assegurar que estão sendo eficazes e evitar prejuízos que desencadeiam algum dos desafios de inovação.

 

Felizmente, existem diversos softwares de gestão de inovação completos com todas as funcionalidades para essa tarefa, assim como é o caso do Criare.Net.

 

Nele, tanto os gestores quanto os próprios colaboradores podem inserir suas ideias no sistema e acompanhar sua evolução caso sejam aprovadas, assim como os feedbacks de cada sugestão adicionada.

 

Assim, a plataforma ajudará em toda a cadeia do funil de inovação, otimizando o processo e criando uma experiência muito mais rica em todos os envolvidos.

 

Para superar os desafios de inovação, conte com o apoio de uma consultoria especializada

Por mais preparada que esteja, todo negócio estará sujeito a enfrentar certos desafios de inovação ao longo do caminho.

 

Mas, com o apoio de uma consultoria especializada no ramo, terão mais segurança ainda para lidar com esses imprevistos da melhor forma possível e minimizar seus impactos.

 

Essa é, justamente, a missão da PALAS, uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia.

 

Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Nenhuma empresa deseja ser alvo de qualquer um desses desafios de inovação. Mas, ainda assim eles podem acometer o negócio, e aquelas que estiverem bem preparadas, conseguirão lidar com estes problemas com eficácia.

 

Por isso, é essencial conhecer as principais barreiras e mais comuns de serem vistas no mercado, e o que pode ser feito para evitar qualquer uma dessas situações. Além, é claro, de buscar uma empresa especialista nessa área para fornecer as melhores diretrizes com base nas metas desejadas.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts