Metodologias de gestão: o que são e quais as melhores?

Ilustração de metodologias de gestão

Todas as empresas que iniciam sua jornada inovadora precisam, indiscutivelmente, adotar metodologias de gestão robustas que as auxiliem a gerar resultados cada vez mais expressivos perante os objetivos estipulados.

 

A implementação dessas ferramentas é uma das melhores formas de acompanhar de perto todas as ações que forem adotadas, avaliando a efetividade de cada uma e corrigindo os pontos necessários em tempo hábil, para que não haja desperdícios de tempo, esforços e recursos.

 

Com elas, os gestores podem administrar com muito mais segurança o programa de inovação, além de trazer uma maior clareza e segurança entre os times, para que desempenhem suas responsabilidades com maior efetividade.

 

Existem diversos tipos de metodologias de gestão que podem ser aplicadas tanto individualmente quanto em conjunto, fortalecendo uma à outra. Contudo, é preciso muito estudo antes de selecionar qual opção seguir.

 

A utilização correta de qualquer uma dessas metodologias de gestão é capaz de trazer benefícios enormes para o crescimento e destaque da empresa em sua trilha inovadora. Mas, isso depende de muita análise e preparo por trás, realizando um diagnóstico de inovação do negócio para que, com isso, tenham informações precisas em mãos para tomar os próximos passos.

 

Por isso, neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber sobre as metodologias de gestão, os principais tipos disponíveis no mercado, sua importância de ser implementada nas empresas e como adotá-las com eficácia.

 

Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que são metodologias de gestão?

As metodologias de gestão são ferramentas destinadas a auxiliar as empresas a tomarem decisões com maior assertividade, segurança e eficácia, de forma que consigam manter um crescimento contínuo e consigam atingir as metas desejadas.

 

Elas representam um conjunto de diretrizes, práticas e técnicas a serem estruturadas internamente, a fim de aumentar a efetividade dos projetos de inovação instaurados em suas estratégias corporativas.

 

Sua implementação pode ser feita em todos os níveis hierárquicos de um negócio, capazes de contribuir para um melhor planejamento, organização, direção e controle de tudo o que for feito internamente.

 

Com isso, elas ajudam os gestores a identificarem os erros e falhas que estão comprometendo suas operações para que, a partir disso, possam adotar novas abordagens que corrijam esses gaps e tragam uma maior produtividade e desempenho.

 

As metodologias de gestão servem como um guia a favor do melhor funcionamento possível interno, orientando as empresas para que consigam melhorar sua performance cada vez mais.

 

Mas, para que atinjam esse propósito, precisam ser adotadas com base em algumas características fundamentais para esses objetivos, tais como teorias de gestão sólidas, princípios comprovados e as melhores práticas do setor.

 

Quais os benefícios das metodologias de gestão?

As metodologias de gestão são extremamente benéficas para que as empresas tenham uma maior eficiência em seus processos, consigam mitigar a maior quantidade possível de riscos, tenham entregas mais frequentes e, ainda, notem uma melhora em seu clima organizacional.

 

Entenda a fundo cada uma dessas vantagens:

 

Maior eficiência nos processos

Processos desordenados e sem a devida supervisão possuem grandes chances de apresentarem falhas e erros que comprometam o bom desempenho da empresa.

 

Mas, quando as metodologias de gestão são incorporadas, elas irão monitorar de perto tudo que está sendo feito internamente, identificando o que está dando certo, o que precisa ser ajustado e, com isso, assegurando que as operações estejam de acordo conforme o esperado.

 

É com elas que os gestores terão uma maior segurança na eficiência de seus processos, garantindo agilidade e precisão em tudo que for colocado em prática internamente.

 

Mitigação de riscos

Toda empresa está sujeita a riscos que possam comprometer suas operações. Contudo, muitos deles podem ser mitigados através das metodologias de gestão.

 

Isso acontece pois, quando implementadas, suas primeiras funções serão a de identificar os erros que estão, de alguma forma, prejudicando seu bom funcionamento, de forma que os gestores consigam corrigi-los a tempo e evitar, com isso, maiores danos financeiros.

 

Entregas mais frequentes

Ao identificar gargalos que prejudicam o bom desempenho das operações e instaurar medidas corretivas que tragam uma maior eficiência interna, este apoio das metodologias de gestão também favorece que a empresa consiga ter entregas mais frequentes a seus clientes.

 

Com isso, a marca não apenas irá elevar sua imagem e reputação no mercado, como também tenderá a atrair cada vez mais consumidores e fidelizá-los, elevando suas vendas e prosperando em seu segmento frente aos concorrentes.

 

Melhora no clima organizacional

Quando todos os times estão alinhados frente ao que está sendo implementado internamente e se une em prol dos objetivos a serem atingidos, o clima organizacional também tende a melhorar graças a essas mudanças estabelecidas pelas metodologias de gestão.

 

O senso de engajamento é extremamente fortalecido com essa estratégia, o que certamente poderá desencadear muitos outros benefícios para a satisfação e retenção dos talentos do empreendimento.

 

Quais as principais metodologias de gestão do mercado?

Cada uma das metodologias de gestão oferece soluções específicas para a governança das empresas. Por isso, é importante conhecer a fundo cada uma dessas especificidades, para que se torne mais fácil identificar a que melhor se encaixa com os objetivos corporativos.

 

Veja as principais:

 

PDCA

O ciclo PDCA (planejar, executar, verificar e agir) é uma das metodologias de gestão mais conhecidas do mercado, voltada a auxiliar os empreendimentos a adotarem um processo contínuo interno baseado nestes quatro pilares.

 

A primeira etapa defende que haja um planejamento robusto do que pretende ser conquistado, estabelecendo com clareza essas metas e os indicadores que serão utilizados para monitorar tudo que for colocado em prática.

 

Na segunda, é hora de realizar tudo o que foi determinado anteriormente. Nessa fase, quanto mais colaboradores forem envolvidos e participarem ativamente, melhor para seu sucesso.

 

Uma vez aplicadas, as ações devem ser acompanhadas de perto, como prevê a terceira etapa deste ciclo. Esse é um ponto crucial para que não haja desperdício de tempo e recursos.

 

Por fim, a quarta etapa é onde os ajustes necessários serão feitos, a fim de que as melhorias possam ser atingidas devidamente.

 

Sua implementação é capaz de proporcionar uma maior qualidade e eficiência nas operações internas, o que a torna uma das metodologias de gestão mais utilizadas pelo mercado como um todo.

 

BSC

Mais direcionado ao cálculo do desempenho empresarial, o Balanced Scorecard (BSC) é uma das metodologias de gestão mais recomendada para aquelas que desejam utilizar os indicadores de inovação para acompanhar metas estipuladas.

 

Sua aplicação se concentra em trazer dados referentes a perspectivas financeiras, dos clientes (se estão satisfeitos com o que está sendo entregue), processos internos (quais são realmente importantes) e de crescimento e aprendizado (analisando quais habilidades os times precisam dominar para que desempenhem suas funções com eficácia).

 

Essa metodologia de gestão proporciona uma visão mais ampla e nítida do que está sendo conquistado através das ações testadas, abrangendo diversos fatores que permitam uma tomada de decisões mais assertiva e um alinhamento estratégico constante.

 

Mas, para isso, o sucesso do BSC precisa que haja um alinhamento de todos os membros do negócio, de forma que estejam a par de tudo que for feito e trabalhem em conjunto em sua implementação.

 

OKR

Para as empresas que buscam metodologias de gestão que as ajudem a definir as metas a serem conquistadas com maior clareza, objetividade e de forma mensurável, as OKR (Objectives and Key Results) são opções excelentes.

 

Popularizada pelo Google, ela é amplamente utilizada por companhias que implementam um programa de inovação, como forma de terem maior segurança ao implementar suas estratégias e acompanhar de perto se estão gerando os resultados esperados.

 

Para isso, sua implementação visa promover um foco intenso dos times ao longo do processo, os explicando o que espera ser atingido a partir das ações adotadas, e incentivando a realização dos ajustes necessários em tempo hábil.

 

Mas, é importante ressaltar que os objetivos que serão definidos precisam ser realistas e compatíveis às condições da empresa, evitando que sejam estabelecidas metas extremamente altas e difíceis de serem atingidas e que, consequentemente, possam desmotivar as equipes.

 

GPD

As empresas que escolhem a gestão por processos e desempenho (GPD) como uma de suas metodologias de gestão terão à disposição uma ferramenta robusta destinada a melhorar a eficiência e eficácia de seus processos.

 

Ela coloca as operações internas como centro de suas estratégias, defendendo que precisam ser compreendidas com clareza, medidas e aprimoradas constantemente para que as companhias consigam atingir suas metas.

 

Além de promover uma análise mais aprofundada sobre os processos, sua implementação permite que haja um planejamento estratégico mais eficiente e direcionado, assegurando que as demandas dos consumidores sejam atendidas e viabilizando que melhorem, constantemente, suas ações perante um desempenho cada vez melhor.

 

PMBOK

Considerada como uma das metodologias de gestão mais utilizadas em escala global, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é responsável por estabelecer as melhores práticas a serem seguidas no gerenciamento dos processos internos.

 

Ao ser implementado, ele fornece um conjunto de diretrizes a ser seguido pelas empresas, assim como técnicas e ferramentas que podem auxiliá-las a planejar, executar e controlar suas estratégias com maior segurança e assertividade.

 

Ele pode ser aplicado em diversas áreas corporativas, uma vez que impacta todas as etapas usualmente estabelecidas no desenvolvimento de um projeto interno – da iniciação e planejamento, à execução, controle e encerramento.

 

É justamente por essa abrangência que o PMBOK se tornou uma das metodologias de gestão mais presentes no mercado de trabalho. Porém, é importante ter muito cuidado ao implementá-lo, para que consiga proporcionar seus benefícios idealizados.

 

Metodologias ágeis

Times engajados na mesma causa é uma das peças-chave mais importantes para elevar a conquista dos resultados esperados e, dentre as metodologias de gestão que podem contribuir para isso, uma das mais famosas e eficazes são as metodologias ágeis.

 

Elas representam um conjunto de práticas que, quando adotadas nos processos internos, contribuem para melhorar a gestão dos processos, tornando-os mais velozes e eficientes através de uma proposta mais flexível.

 

Com ela, as equipes também conseguem adquirir um maior dinamismo em suas responsabilidades, de forma que tenham uma maior agilidade nas tarefas, aumentem a produtividade e consigam direcionar esforços para tarefas importantes para o crescimento da empresa.

 

Sua implementação costuma ser estruturada em ciclos curtos e priorizando entregas rápidas e frequentes, o que exige das empresas que optarem por essa metodologia de gestão que busquem o apoio de uma consultoria especializada que as auxiliem ao longo destas etapas.

 

Scrum

Por fim, o scrum é uma das metodologias de gestão mais flexíveis do mercado, podendo ser adotada em diferentes tipos de projetos corporativos a fim de trazer melhores resultados internos.

 

Usualmente mais utilizado pelas indústrias, ele propõe que os processos corporativos sejam divididos em ciclos menores, conhecidos como sprints. Em cada um deles, os profissionais devem descrever as funcionalidades que consideram imprescindíveis para alcançar os objetivos desejados, classificando-os de acordo com as prioridades determinadas.

 

Dessa forma, os times conseguem se organizar melhor para desenvolver suas tarefas e efetuar as entregas em tempo hábil, contribuindo para uma maior eficiência e, consequentemente, uma maior qualidade ao consumidor final.

 

Normalmente, existem três papéis fundamentais que comandam a implementação dessa metodologia de gestão: o scrum owner (responsável por definir as funcionalidades que serão desenvolvidas no projeto); o scrum master (quem irá garantir que o processo será seguido corretamente) e o time de desenvolvimento, que irá desenvolver o projeto em si.

 

Ao final de cada ciclo, o scrum defende que haja uma reunião com todos os envolvidos para verificar o que foi atingido, avaliando os pontos positivos e negativos e, com isso, aprimorando o que for preciso, para que nenhum gargalo permaneça ao longo do processo e possa trazer algum prejuízo para a empresa.

 

Como escolher a metodologia de gestão ideal para a sua empresa?

Diante de tantas metodologias de gestão disponíveis no mercado, é crucial que a sua empresa analise muito bem as especificidades de cada uma para que consiga identificar qual faz mais sentido perante suas necessidades e objetivos a serem conquistados.

 

Cada uma delas terá um propósito diferente, que deve ser levado em consideração conforme o que deseja ser atingido pelo negócio. Se não, as chances de investirem tempo dos times e recursos financeiros em estratégias que não trarão os resultados desejados, serão enormes.

 

Muitas vezes, é possível combinar duas ou mais metodologias de gestão internamente, principalmente em companhias que iniciam um programa de inovação e precisam tirar suas ideias do papel.

 

Mas, esse será um processo ainda mais complexo e, em qualquer situação, o recomendado é que as empresas busquem o apoio de uma consultoria especializada no tema, para que as auxiliem nessa jornada.

 

Aqui na PALAS, como exemplo, somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Toda empresa que deseja crescer e prosperar em seu segmento precisa adotar estratégias inovadoras que contribuam para uma maior produtividade, desempenho e engajamento dos times perante os objetivos desejados.

 

Iniciar essa trajetória, contudo, não é algo simples e, além de exigir muito empenho e planejamento, precisa contar com o apoio de metodologias de gestão que favoreçam as operações e contribuam para um monitoramento mais assertivo de tudo que for colocado em prática.

 

Existem diversos modelos disponíveis no mercado capazes de atender as mais diversas necessidades corporativas. Mas, antes de implementá-las, é dever dos gestores analisar profundamente as características de cada uma, para que compreendam qual faz mais sentido de ser adotada.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts