Programa de inovação: o que é e como desenvolver?

Ilustração de um programa de inovação

Por mais que toda empresa queira se destacar e prosperar no mercado, muitas não sabem como iniciar essa jornada ou atingir feitos excepcionais. Por isso, o programa de inovação acaba sendo uma iniciativa fortemente adotada nessa jornada, como forma de auxiliá-las a conquistarem esses resultados.

 

Essa é uma estratégia fortemente buscada para auxiliar as companhias a transformarem ideias que gerem valor ao negócio. Afinal, não basta ter um engajamento elevado dos times nessa missão, se não souberem filtrar e avaliar quais ações se mostram mais propensas a atingirem os objetivos estipulados.

 

Seja qual for seu porte ou segmento, o programa de inovação, quando bem implementado, é capaz de tornar o negócio altamente competitivo em seu segmento, otimizando seus processos e aproveitando as melhores oportunidades do mercado a favor da empresa.

 

De acordo com estimativas feitas pelas pesquisas da International Data Corporation (IDC), até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão programas e investimentos de inovação digital, destinados a estimular a inovação interativa contínua em prol de seu crescimento, escala, agilidade e resiliência.

 

Para integrar essa estatística e atingir um futuro próspero ao empreendimento, investir em um programa de inovação fará toda a diferença para impulsionar a marca nessa jornada. Algo que, desde já, precisa ser planejado e colocado em prática, com extremo cuidado.

 

Por isso, neste texto, explicaremos a fundo o que consiste um programa de inovação, seus benefícios, e como implementá-lo no seu negócio. Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é o programa de inovação?

O programa de inovação representa um conjunto de iniciativas voltado a estimular o desenvolvimento de um projeto inovador dentro das empresas.

 

Sua proposta é promover novas ideias que gerem valor ao negócio internamente, elevando sua imagem e valor competitivo no mercado. Isso, seja através da criação de produtos, serviços, métodos ou processos, ou melhorando aqueles já existentes.

 

Quando implementada corretamente, o programa de inovação trará grande potencial para alinhar todos os membros da companhia neste objetivo, assegurando essa melhoria contínua para a conquista de resultados cada vez melhores.

 

Isso é, inclusive, o que defende a própria ISO de inovação, uma metodologia reconhecida internacionalmente voltada para governança de inovação, com foco na realização de valor.

 

Segundo seu guia de boas práticas, quanto maior for o envolvimento dos times nesse processo, maior a probabilidade de implementarem ideias que contribuam para a conquista de resultados efetivos ao destaque corporativo. Mas, para isso, alguns cuidados devem ser seguidos.

 

Para que um programa de inovação atinja seu propósito, sua importância deve ser compreendida por todos os membros da empresa, de forma que trabalhem, juntos, visando conquistarem essas metas.

 

Quais os benefícios do programa de inovação?

As empresas que investem no programa de inovação contam com diversos benefícios para seu crescimento. Principalmente, em um maior poder competitivo, melhora do clima organizacional, estímulo ao intraempreendedorismo e, até mesmo, possibilidade de restituição de boa parte das quantias financeiras direcionadas ao projeto.

 

Entenda melhor cada um deles:

 

Maior poder competitivo

Se destacar em um mercado competitivo não é fácil. Muito menos, com as facilidades trazidas com a digitalização, o que acirrou ainda mais a disputa das empresas pela atração e retenção dos consumidores.

 

Mas, aqueles que investem em um programa de inovação, certamente terão um diferencial estratégico para alavancarem a marca em seu segmento, visto que dedicarão esforços e recursos para melhorar a entrega de seus serviços ou produtos aos consumidores.

 

Empresas inovadoras são as que mais estarão preparadas para lidar com essas mudanças do mercado, além de conseguirem aproveitar as oportunidades que despontarem à seu favor.

 

Melhora do clima organizacional

Nenhuma empresa inova sozinha. Seus profissionais precisam estar extremamente engajados na causa, compartilhando suas sugestões e trabalhando, juntos, para que resultados cada vez melhores sejam atingidos.

 

Mas, muito além de serem estimulados a participarem dessa jornada, os times precisam se sentir reconhecidos por sua colaboração, enxergando a importância de compartilharem suas ideias para o crescimento da empresa.

 

Quanto mais valorizados se sentirem, maior será esse engajamento natural e crescente nas equipes, contribuindo para que se sintam mais felizes no ambiente de trabalho e, dessa forma, melhore o clima organizacional como um todo.

 

Por isso, companhias que investem no programa de inovação e, mais especificamente, em ações que estimulem essa colaboração interna, terão muito a ganhar com essa estratégia.

 

Retornos a longo prazo

Por mais que o programa de inovação, em muitos casos, seja buscado para sanar uma demanda específica, sua implementação é capaz de trazer diversos benefícios a longo prazo. Isso, desde que seja mantido e gerenciado a todo o momento.

 

Dependendo da estratégia adotada, esses resultados podem se potencializar ainda mais, como ocorre no caso da inovação aberta, como exemplo.

 

Esse é um modelo de gestão de inovação que defende a colaboração de terceiros nesse processo, promovendo uma maior participação com pessoas e organizações externas à empresa ao inovar, compartilhando suas ideias e visões.

 

Além de fomentar a rede de networking do negócio, este modelo de programa de inovação pode promover relações duradouras com parceiros estratégicos, o que irá potencializar a troca de insights e seu destaque no mercado.

 

Restituição fiscal com o programa de inovação

Todo programa de inovação irá demandar um certo investimento, o que pode gerar certo receio por algumas empresas que desejam começar essa jornada.

 

Apesar disso, o que muitos negócios não sabem, é que boa parte destes recursos pode ser restituída através da Lei do Bem, uma iniciativa desenvolvida em 2005 como forma de incentivar que cada vez mais empresas inovem e conquistem excelentes resultados para sua prosperidade.

 

Na prática, as companhias que se enquadrarem em seus critérios tributários receberão certos benefícios fiscais, para que consigam continuar buscando oportunidades de melhoria ao empreendimento.

 

Dessa forma, com o valor restituído, podem reinvestir em novas estratégias e ações que tragam conquistas ainda maiores. Isso, além de possibilitar a construção de uma governança de inovação robusta, que melhore os processos internos e favoreça seu crescimento no segmento de atuação.

 

Para isso, contudo, existem alguns pré-requisitos estabelecidos para que consigam pleitear a esses benefícios. Eles incluem a operação em regime de tributação do Lucro Real, ter aderido ao Lucro Presumido no ano de apuração, e estar em regularidade fiscal.

 

Intraempreendedorismo permanente

Não adianta implementar um projeto extremamente bem sucedido, se ele for apenas pontual, e não ser capaz de permanecer trazendo conquistas a longo prazo.

 

Por sua vez, as empresas que iniciarem um programa de inovação, terão como forte propósito o estímulo constante à geração de ideias internamente, de forma que sempre recolham sugestões eficazes para a companhia e, acima de tudo, as mantenham assertivas constantemente.

 

Isso será ainda mais efetivo naquelas que contarem com o apoio de metodologias destinadas a esse incentivo, como o programa de ideias. Com todos esses cuidados juntos, esses e muitos outros benefícios poderão ser sentidos ao adotar um programa de inovação.

 

Como implementar um programa de inovação?

Se sua empresa quer adotar um programa de inovação, existem alguns passos importantes que precisam ser seguidos.

 

Eles incluem a capacitação dos times, criação de um comitê de inovação, ter um funil de inovação, investir em um software de gestão, e contar com o apoio de uma consultoria especializada.

 

Entenda melhor cada um deles:

 

Capacite a equipe

Mesmo com uma excelente estratégia de um programa de inovação, ele não trará os objetivos desejados se os profissionais da empresa não estiverem preparados para comandá-lo.

 

Capacitar as equipes é um dos deveres primordiais ao adotar um programa de inovação, treinando-as para que desenvolvam um mindset de inovação e estejam qualificadas a conduzirem essa jornada da melhor forma possível.

 

Aqui, é importante destacar que essa capacitação do time envolve não apenas suas hard skills, como também as soft skills, estimulando seu engajamento com os membros da companhia e trabalho conjunto para que resultados cada vez melhores sejam atingidos.

 

Crie um comitê de inovação

Criar um comitê de inovação é uma das etapas mais importantes para as empresas que iniciam um programa de inovação. Principalmente, para assegurar o bom andamento das ações estabelecidas e sua eficiência em prol dos objetivos desejados.

 

Na prática, são os membros do comitê que ficarão responsáveis por disseminar a cultura de inovação no negócio para que, com isso, se torne possível implementar o projeto e assegurar seu bom desempenho.

 

Mas, para que consigam alavancar esse processo, é necessário que organizem encontros periódicos e priorizem o uso de metodologias ágeis que estimulem o engajamento dos times, para uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Tenha um funil de inovação

Quando há um forte estímulo à troca de insights internamente, as empresas que iniciarem o programa de inovação irão se deparar com uma alta quantidade de ideias propostas.

 

E, como será possível identificar qual a mais provável de trazer os objetivos desejados? Com um funil de inovação.

 

A proposta dessa ferramenta é que consiga reunir todas as sugestões dos profissionais e analisá-las se são viáveis de serem testadas e colocadas em prática. Para isso, ela utiliza diversos critérios de filtragem, para que consigam ter mais chance de selecionar aquelas que poderão gerar valor ao negócio.

 

Além de reduzir riscos e chances de investimentos que não tragam qualquer retorno positivo, o funil de inovação é uma peça importante para que haja uma gestão eficiente do processo instaurado.

 

Invista em um software de gestão para inovação

Uma vez que a empresa começar a colocar em prática o programa de inovação, ela precisa monitorar o andamento de todas as ações constantemente, para evitar que algo saia do planejado ou que, caso necessário, medidas corretivas sejam adotadas o quanto antes.

 

E, a melhor forma de garantir esse acompanhamento em tempo real, é através do apoio de um software de gestão para a inovação robusto, que contenha todas as funcionalidades exigidas para esse gerenciamento permanente.

 

O Criare.net, como exemplo, se destaca no mercado por atender todos os requisitos da ISO de inovação, além de conter seu próprio funil de inovação para auxiliar os gestores na filtragem e análise de todas as ideias compartilhadas internamente.

 

Nele, todos os envolvidos no projeto podem inserir e acompanhar o desenvolvimento de suas sugestões, caso sejam aprovadas, além de terem acesso aos feedbacks de cada uma.

 

Para incentivar essa colaboração, as empresas que desejarem podem recompensar seus profissionais com pontos para cada ideia que avançar no funil. Assim, todos os pontos adquiridos nesse processo podem ser trocados por prêmios, de acordo com o que for definido pela companhia.

 

Todos os recursos desenvolvidos na plataforma dão segurança na implementação de um programa de inovação, de forma que os gestores tenham a maior assertividade possível em todas as etapas estabelecidas.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada no programa de inovação

É extremamente comum que as empresas que desejam iniciar um programa de inovação se deparem com diversas dúvidas. Principalmente, em saber qual o melhor caminho a ser seguido, estratégia a ser investida, e como se certificar de que os resultados estão sendo atingidos.

 

Trilhar essa jornada de forma isolada, nem sempre, é recomendado. Por isso, é estratégico que os negócios busquem o apoio de uma consultoria especializada, que consiga prestar todo o apoio que precisem para este sucesso.

 

Se sua companhia está passando por esse momento, então saiba que a PALAS pode te ajudar!

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Contar com um programa de inovação não é mais algo opcional. Mas sim, uma necessidade para as empresas se destacarem e prosperarem em seus segmentos.

 

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas nesse processo, conforme a amplitude de tipos de inovação disponíveis no mercado. Por isso que, para que consigam ter a maior assertividade possível nessa jornada, ter o apoio de uma consultoria especializada fará toda a diferença.

 

Com esta orientação, será mais fácil identificar a trilha mais adequada para a realidade e metas do negócio, assim como o gerenciamento constante de tudo que for adotado. Estes cuidados farão toda a diferença, até mesmo, para evitar investimentos de tempo e recursos desnecessários.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e não deixe de conferir os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts