Ambiente inovador: o que é e como criar um?

Ilustração de um ambiente inovador

Inovar se tornou a palavra de ordem para toda empresa que deseja prosperar e se destacar frente a seus concorrentes. Mas, essa não será uma jornada promissora sem que haja a compreensão da importância de se criar um ambiente inovador para a conquista dos objetivos desejados.

 

Todo empreendedor sabe que, em meio a um mercado cada vez mais competitivo e diante de exigências constantes dos consumidores modernos, atender a essas demandas e se sobressair em seu segmento, não é nada fácil.

 

Comandar um negócio, hoje, significa estar sempre atento às tendências do mercado, melhores práticas a serem incorporadas na sua empresa e, acima de tudo, como adotar estratégias inovadoras que a diferenciem e que consigam atrair e reter cada vez mais clientes.

 

Por mais complexo que esse caminho possa ser, é com um ambiente inovador que as empresas terão o espaço necessário para fomentar essa cultura e mindset em seus times e, com isso, possibilitar a vinda de ideias que gerem valor ao negócio.

 

Esse não é um processo que nasce do dia para a noite, mas sim algo que precisa de muito preparo, incentivo à troca de sugestões e, ainda, um espaço adequado para que essas ideias sejam testadas e colocadas em prática, sem receio caso não tragam os resultados desejados.

 

Ter um ambiente inovador é a base indispensável para as empresas que desejam se tornar referências em seus segmentos, capaz de trazer muitos outros benefícios para suas operações.

 

Por isso, neste texto explicaremos as características que este local deve ter, assim como sua importância e dicas de como desenvolvê-lo. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é um ambiente inovador?

Um ambiente inovador é um espaço propício para o desenvolvimento de um programa de inovação, o qual fomenta a criatividade em seus times e a troca de ideias a serem testadas internamente.

 

Em uma definição do próprio Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), um ambiente inovador é baseado no conhecimento, articulando empresas, governos, instituições científicas, tecnológicas e de inovações (ICTs), agências de fomento e a sociedade como um todo.

 

Ambas essas descrições deixam claro que, mais do que características físicas, um ambiente de inovador precisa ser desenvolvido com base em uma cultura inovadora, disseminando esses ideais em todas as equipes para que compreendam sua importância e participem ativamente deste processo contínuo.

 

Sua construção nas empresas é a base para que o processo de inovação ocorra, criando o espaço necessário para que todos se sintam à vontade para compartilharem suas opiniões e trocarem insights do que pode ser implementado a favor de resultados cada vez melhores.

 

Dessa forma, será possível expandir os olhares de cada profissional para sugestões que possam ser implementadas, mesmo que através de mudanças aparentemente simples. Afinal, a própria ISO de inovação defende que uma ideia inovadora não precisa ser algo complexo, mas que deve gerar valor ao negócio quando implementada.

 

Características de um ambiente inovador

Todo ambiente inovador precisa ter algumas características fundamentais para que haja esse fomento à troca de ideias e experiências entre os times. Elas incluem a presença de uma comunicação aberta, incentivo à criatividade, liberdade para experimentação e uma liderança inspiradora.

 

Entenda a fundo cada uma delas, para que se torne mais fácil iniciar essa jornada:

 

Comunicação aberta

Para que um ambiente inovador seja construído, os profissionais daquela empresa precisam se sentir à vontade para compartilharem suas ideias, assim como terem uma troca de visões sobre o tema de maneira constante entre todos.

 

Essa comunicação aberta e próxima é fundamental para estreitar os laços entre as equipes e fazer com que não se sintam receosos em dizerem suas sugestões internamente, independentemente da hierarquia organizacional.

 

Incentivo à criatividade

Ideias inovadoras não precisam estar necessariamente associadas a tecnologias robustas e altamente sofisticadas. Mudanças simples podem fazer uma enorme diferença internamente e gerar valor ao negócio, basta que essa mentalidade criativa seja difundida entre os times.

 

Em um ambiente inovador, essa característica é capaz de potencializar a produtividade dos profissionais em prol da entrega de soluções verdadeiramente inovadoras. Ela servirá como a base necessária para o surgimento dessas propostas e suas implementações.

 

Mas, é importante ter claro em mente que estimulá-la em uma empresa não é algo simples de ser feito. Além de ter este espaço propício para essa troca de visões no ambiente inovador, é importante adotar métodos que estimulem essa visão nos times, como o programa de ideias de inovação.

 

Ele é uma ferramenta poderosa para ajudar sua empresa a coletar a maior quantidade possível de ideias para que sejam analisadas em um funil de inovação e, com isso, se torne mais fácil identificar aquelas mais prováveis de gerarem valor ao serem adotadas.

 

Espaço aberto para experimentação

Um ambiente inovador precisa incentivar que seus times testem suas ideias, sem medo de que não funcionem ou que não tragam os resultados esperados. Afinal, nem sempre, sua empresa conseguirá acertar de primeira.

 

Até hoje, infelizmente, muitas companhias possuem baixa tolerância ao risco, condenando qualquer possibilidade que traga o menor indício de erro e gerando um clima de receio nas equipes.

 

Esse é um tipo de cultura extremamente prejudicial à inovação, o que apenas irá barrar a troca de sugestões e engajamento entre os profissionais em busca de soluções que tragam resultados positivos ao negócio.

 

Por isso, as empresas que desejarem criar um ambiente inovador também precisam desenvolver uma cultura do erro internamente, compreendendo que essas falhas são naturais e que, inclusive, podem ser transformadas em oportunidades a serem exploradas.

 

Liderança inspiradora

Bons líderes de inovação são capazes de potencializar o desempenho individual dos profissionais, aumentando sua produtividade e os engajando em suas rotinas. Em um ambiente inovador, a presença destes talentos é indispensável.

 

Movido pela criatividade, sua presença irá incentivar a busca por abordagens diferentes durante este processo de inovação, auxiliando as equipes a tirarem suas ideias do papel e transformá-las em práticas que gerem valor ao empreendimento.

 

Mas, para que esse cenário seja conquistado, um líder inovador precisa ter algumas características fundamentais em seu perfil ao ser contratado, tais como um autoconhecimento profundo sobre seus pontos fortes e fracos, visão estratégica sobre as ideias propostas, empatia e nunca se acomodar em uma zona de conforto.

 

Quatro tipos de ambiente inovador

Existem diversas maneiras de se criar um ambiente inovador. Por isso, nada melhor do que conhecer alguns tipos bastante famosos no mercado para se inspirar e compreender com maior clareza os benefícios que sua empresa pode adquirir ao iniciar essa jornada.

 

Veja os principais:

 

Hubs de inovação

Podendo ser organizados em espaços físicos ou digitais, os hubs de inovação são excelentes exemplos de um ambiente inovador, onde as empresas podem desenvolver suas atividades neste ramo e fomentar este propósito em seus times.

 

Um dos maiores objetivos destes lugares é estimular uma maior interação entre startups, investidores, universidades e grandes corporações que queiram construir, juntos, projetos inovadores com sucesso.

 

Dessa forma, além de estimular um networking entre profissionais interessados no mesmo propósito, também prezam por manter um padrão de qualidade elevado no que é desenvolvido internamente.

 

Tudo isso, graças à preocupação em desenvolver um ambiente inovador pautado em uma cultura de inovação e na junção de integrantes que se unam em prol da criação de projetos que gerem valor a seus negócios.

 

Parques tecnológicos

Constituídos por uma parceria entre as empresas, o governo e universidades, os parques tecnológicos vêm se tornando cada vez mais populares no mercado no que diz respeito à promoção da ciência, tecnologia e inovação.

 

Cada um desses membros desempenha um papel extremamente importante para que haja, de fato, a construção de um ambiente inovador.

 

Na prática, enquanto as instituições de ensino ficarão responsáveis pelo fomento ao conhecimento, os empreendimentos fornecerão os subsídios financeiros e operacionais necessários para o projeto, junto aos incentivos legais e fiscais oferecidos pelo poder público.

 

Juntos, a união destes agentes gera o estímulo necessário para que os programas de inovação sejam cada vez mais desenvolvidos no mercado, favorecendo a geração de ideias inovadoras e o crescimento da economia local.

 

Aceleradoras

Contar com o apoio de parceiros que ajudem os negócios a iniciarem sua imersão no universo da inovação é uma peça valiosa para aquelas que iniciam este processo, e essa é justamente a missão das aceleradoras.

 

Esses empreendimentos focam suas operações em auxiliar novos negócios inovadores em seu amadurecimento e desenvolvimento no tema, através de um processo estruturado que a prepare para começar a capitalizar seus processos na área.

 

Além do aporte financeiro que costuma ser oferecido, as aceleradoras também organizam programas de mentoria, suporte científico, tecnológico e de pessoal para que consigam construir um ambiente inovador e, com isso, alavancar seu crescimento.

 

Em troca, normalmente esses empreendimentos costumam solicitar uma participação nos negócios da empresa, geralmente na forma de Private Equity, de forma que ambos saiam ganhando ao longo desta trajetória.

 

Incubadoras

Normalmente vinculadas a universidades e parques tecnológicos, as incubadoras criam uma trilha de metodologias destinada a ajudar as empresas a desenvolverem seu ambiente inovador e, com isso, prosperarem em seu segmento.

 

Para isso, precisam dispor de uma estrutura física e de logística adequada, de forma que consigam estimular a geração de ideias para que sejam testadas e colocadas em prática conforme as metas estipuladas.

 

Qual a importância de criar um ambiente inovador?

Criar um ambiente inovador vai muito além do que apenas seguir uma tendência de mercado.

 

O desenvolvimento deste espaço traz diversos benefícios para o crescimento e destaque das empresas, além de contribuir para que reduzam despesas, atraiam cada vez mais clientes e muitas outras conquistas.

 

Veja as principais vantagens que podem ser obtidas através de um ambiente inovador:

 

Maior adaptabilidade a mudanças

O mercado global passa por mudanças constantes e, as empresas que não estiverem preparadas para enfrentar esses cenários, terão dificuldade em se manter operando e conseguir se destacar frente aos concorrentes.

 

Mas, aquelas que investem em um ambiente inovador e promovem esse mindset em seus times, terão uma maior flexibilidade e capacidade de adaptação em qualquer mudança que impacte suas operações.

 

Uma das provas mais claras dessa relação foi a pandemia onde, segundo dados do IBGE, mais de 716 mil empresas fecharam suas portas apenas até junho de 2020, por estarem despreparadas para lidar com os efeitos devastadores do isolamento social.

 

Contudo, em outro estudo divulgado pelo Pinec, cerca de 52% das organizações que investem constantemente em inovação afirmaram que este período não afetou suas atividades, o que demonstra a importância dessa estratégia para a sobrevivência e destaque dos empreendimentos.

 

Aumento da produtividade

Mesmo que através de mudanças simples, o investimento em um ambiente inovador permite identificar processos ou tarefas que podem ser aperfeiçoadas para que gerem uma maior produtividade nas operações e, com isso, permitam um maior lucro e crescimento à empresa.

 

Quando otimizadas, os profissionais poderão redirecionar seus esforços para outras tarefas mais importantes para o destaque corporativo, possibilitando que todos sejam mais assertivos em suas funções e, com isso, evitem desperdícios de tempo e recurso no trabalho.

 

Maior poder competitivo

Ficar estagnado no tempo frente a tamanhos avanços que impactam o mercado constantemente é fatal para qualquer negócio.

 

Um dos grandes segredos para se manter competitivo no segmento de atuação e se sobressair em meio aos concorrentes é, justamente, se manter antenado às tendências que estão despontando e identificar quais são benéficas de serem incorporadas no seu ambiente inovador.

 

Isso, sem falar que empresas que se dedicam a essa estratégia se preparam muito mais para enfrentar adversidades que possam surgir e gerar empecilhos às suas operações, como ocorreu com muitos negócios durante a pandemia.

 

Melhora do ROI

Conforme os processos internos forem adquirindo uma maior produtividade e otimização através, primeiramente, da criação deste ambiente inovador na empresa, a tendência é que, com o tempo, o retorno sobre o investimento (ROI) se torne cada vez maior.

 

É com essa métrica que os gestores conseguirão analisar se as estratégias e ações adotadas internamente estão atingindo os objetivos esperados ou se estão gerando mais prejuízos e gastos do que benefícios à empresa.

 

Dessa forma, se torna mais assertivo identificar o que precisa ser ajustado para uma melhor performance possível, especialmente quando aliado ao uso de indicadores de inovação que tragam uma maior segurança possível ao processo.

 

Melhor clima organizacional

Um time engajado, feliz e motivado faz toda a diferença para alavancar o crescimento da empresa. Nisso, a construção do ambiente inovador é mais um fator favorável.

 

Afinal, quando essa mentalidade é incorporada e difundida constantemente nas equipes, a expectativa é que se tornem mais ativas no projeto instaurado, compartilhando suas ideias do que pode ser adotado internamente e se unindo para conquistar cada vez melhores resultados para o negócio.

 

Por isso, é importante que os gestores se preocupem em adotar ações voltadas a essa interação e que estimulem a criatividade nas equipes como, por exemplo, o programa de ideias de inovação.

 

Como criar um ambiente inovador na sua empresa?

Existem diversos cuidados importantes que devem ser levados em consideração ao criar um ambiente inovador nas empresas.

 

Eles incluem o desenvolvimento de uma cultura de inovação, eliminação do medo do erro, capacitação constante dos times, investimento em metodologias ágeis, uso de tecnologias e o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Compreenda a fundo cada um deles:

 

Tenha uma cultura de inovação

Não há como construir um bom ambiente inovador, sem que haja uma cultura de inovação fortificada naquele local.

 

Afinal, ela representa um conjunto de atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação e que devem ser presentes e difundidas em todos os profissionais do negócio.

 

Na prática, isso irá contribuir não apenas para que todos compreendam a importância do ambiente inovador para o destaque corporativo, como também engajá-los nesta causa, os incentivando a compartilharem sempre suas ideias e trabalharem juntos para a conquista de resultados cada vez melhores.

 

Elimine o medo do erro

Erros são naturais de serem cometidos pelo ser humano, mas ao invés de serem encarados como algo negativo, devem ser vistos como uma oportunidade de aprendizagem e melhoria. Principalmente, ao desenvolver um ambiente inovador.

 

O receio em passar por esses equívocos apenas travará o processo criativo dos profissionais, impedindo que se sintam livres e confortáveis de compartilharem suas sugestões sob risco de serem repreendidos ou de não darem certo quando testadas.

 

Por isso, o medo do erro deve ser imediatamente eliminado, explicando aos funcionários sua normalidade e importância de ser encarada como uma chance de encontrarem alternativas vantajosas de serem incorporadas internamente.

 

Capacite constantemente os times

De nada adiantará incorporar as maiores e melhores tendências do mercado à favor do seu ambiente inovador, se o seu time não estiver preparado para lidar com essas mudanças em suas rotinas.

 

Todos os profissionais precisam estar devidamente alinhados a essas estratégias, não apenas em âmbito teórico, mas também prático, sendo capacitados para que consigam utilizar as ferramentas selecionadas em suas responsabilidades.

 

Isso se torna ainda mais importante nos negócios que optam por seguir a inovação digital, frente a tamanhos recursos robustos e completos que temos à disposição atualmente. Sem o devido preparo, será muito difícil aproveitá-los ao máximo para o crescimento da empresa.

 

Existem diversos programas de treinamento e capacitação de qualidade no mercado que podem ser investidos pelos gestores nesta tarefa. Certamente, essa é uma base indispensável para que o ambiente inovador seja desenvolvido com assertividade.

 

Invista em metodologias ágeis

A inovação está diretamente relacionada à agilidade e eficiência. Então, nada melhor que, ao criar o ambiente inovador, seja possível contar com o apoio de metodologias ágeis que favoreçam essa meta.

 

Além de tornar os processos mais velozes e eficientes, é com esse conjunto de ações que as empresas terão um modo de operações fluído e dinâmico, assegurando a maior qualidade interna possível.

 

Normalmente, a implementação dessas metodologias ágeis em um ambiente inovador é feita através de ciclos curtos, priorizando entregas rápidas e frequentes, de forma que as equipes consigam se organizar a fim de atingir o propósito dessa estratégia no negócio.

 

Use tecnologias

Um bom programa de inovação não precisa, obrigatoriamente, contar com o investimento de tecnologias altamente modernas e robustas. Contudo, essa ainda é uma estratégia fortemente utilizada no mercado, capaz de trazer enormes benefícios para o destaque corporativo em seu segmento de atuação.

 

Afinal, para que torne os processos mais ágeis, eficientes e reduza os desperdícios, é importante contar com o apoio de mecanismos capazes de atingir esse propósito, otimizando o trabalho humano e permitindo que os times se empenhem em outras tarefas essenciais para o negócio.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Criar um ambiente inovador não é simples, e requer muita atenção, planejamento e estratégia frente às tendências de mercado e o que faz sentido de ser incorporado internamente.

 

Sem o devido direcionamento ao longo deste processo, as chances de equívocos serem cometidos são maiores, o que ressalta a importância das empresas contarem com o apoio de consultorias especializadas no ramo que forneçam a orientação necessária para a conquista dos objetivos desejados.

 

E, se o seu negócio está neste momento, então saiba que pode contar com a ajuda da PALAS para a criação de um ambiente inovador de sucesso.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Todo empreendedor deseja ver seu negócio se tornar um verdadeiro sucesso no mercado. Mas, essa é uma missão bastante desafiadora, e requer um conjunto de estratégias inteligentes que diferenciem a empresa em seu segmento e alavanque seus serviços frente aos concorrentes.

 

Por mais que não exista uma regra ou caminho único a ser seguido nesse objetivo, a criação de um ambiente inovador é uma estratégia valiosa para essa missão.

 

Afinal, ele dará a base necessária para que os profissionais compreendam a importância da inovação para o destaque empresarial, e abram sua visão para possíveis ideias a serem incorporadas visando a maior eficiência, produtividade e desempenho de todos.

 

Quanto mais ações e incentivos forem criados internamente nesse sentido, maiores as chances de a companhia desenvolver um ambiente inovador realmente assertivo para o crescimento contínuo do negócio em seu segmento.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts