ROI de inovação: como calcular esse retorno sobre investimento?

Ilustração do ROI de inovação

Empresas de todos os portes e segmentos estão investindo, cada vez mais, em iniciativas inovadoras que a destaquem frente a seus concorrentes. Mas, para assegurarem essa conquista, precisam contar com o apoio de métricas robustas que mensurem os resultados desejados, como é o caso do ROI de inovação.

 

Uma das premissas mais básicas a ser observada naquelas que iniciam essa jornada, é que o projeto de inovação instaurado precisa gerar algum tipo de valor ao negócio. Seja um aumento nos lucros, maior retenção de clientes, ou redução de custos, como exemplo.

 

Isso significa que, na prática, apenas iniciar um processo inovador não basta, se os responsáveis por esse processo não consigam identificar se as estratégias estão sendo efetivas perante os objetivos estabelecidos.

 

Mas, vários desafios são enfrentados pelas empresas nessa tarefa, encontrando dificuldades em como mensurar esses resultados e os impactos adquiridos nas ações adotadas.

 

Por mais que seja um empecilho comum no mercado, o ROI de inovação é uma das métricas mais eficazes para sanar essa barreira. Essa ferramenta permite uma análise completa sobre este cenário, metrificando o desempenho do projeto e auxiliando, assim, a definir quais serão os próximos passos a serem tomados.

 

Para calculá-lo corretamente, é preciso se atentar a alguns pontos que reflitam o processo de inovação como um todo. Afinal, ao contrário de outros indicadores de inovação, sua eficácia não depende apenas do uso correto de fórmulas matemáticas, mas do envolvimento de questões muito mais amplas e fundamentais nessa jornada.

 

Às empresas que desejam investir no ROI de inovação, neste texto explicaremos a fundo este conceito, sua importância, e como implementá-lo com assertividade. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

Afinal, o que é o ROI?

O ROI (Return on Investments, em inglês) é uma métrica utilizada pelas empresas para identificar se os investimentos feitos em determinado projeto estão trazendo os resultados esperados.

 

Um dos maiores propósitos de ser utilizado é avaliar se a estratégia adotada trouxe lucros ou perdas ao negócio, em comparação com o quanto foi investido quando colocado em prática.

 

Os resultados obtidos através do ROI funcionam como um termômetro para a companhia, de forma que consigam avaliar se estão ou não indo no caminho certo.

 

Segundo uma pesquisa feita pela Euax, 97% das empresas que investem em mecanismos e ferramentas em prol de uma melhor gestão de processos, esperam melhorar sua performance através destes indicadores, junto com 58% que buscam uma maior eficiência produtiva.

 

Por isso, seu cálculo envolve uma fórmula bem prática, a partir do investimento realizado e o lucro obtido ao longo do período em que o projeto em questão foi aplicado. Na prática, quanto maior for o ROI obtido, maior terá sido a conquista financeira adquirida.

 

Para chegar a seu resultado, basta utilizar a seguinte fórmula:

 

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

 

O resultado deverá ser multiplicado por 100 para que seja expresso em porcentagem, e fique mais fácil visualizar o ganho ou perdas do que foi despendido pela empresa.

 

O que é o ROI de inovação?

O ROI de inovação é uma métrica voltada, justamente, para medir os retornos sobre os investimentos feitos nos projetos de inovação nas empresas. Porém, com algumas especificidades voltadas a essa área.

 

Como a inovação pode ser feita através de um produto, serviço, método, processo, ou a combinação de mais de um deles, o ROI de inovação busca mensurar os resultados dos esforços feitos nesses quesitos, considerando os objetivos estipulados.

 

Na prática, essa pode ser uma barreira enfrentada por diversas companhias, uma vez que nem todos os resultados são diretamente mensuráveis ou tangíveis, o que pode torná-lo mais complexo de ser analisado.

 

Em empresas que desejam, por exemplo, aumentar o engajamento de seus times, essa é uma meta que pode ser notada apenas em um espaço de tempo maior, o que impedirá que tenham uma resposta assertiva logo de início.

 

Por isso, ao invés de priorizar apenas questões financeiras, o ROI de inovação precisa contar com o apoio de indicadores que estejam alinhados com essas diferentes metas desejadas pelas companhias.

 

Qual a importância do ROI de inovação?

Investir no ROI de inovação é extremamente importante para garantir que o projeto adotado seja bem-sucedido, e que traga os resultados desejados para a empresa.

 

Independentemente da meta estabelecida, o ROI de inovação permitirá aos gestores uma análise em tempo real do desenvolvimento de cada ação adotada, auxiliando a enxergar se estão sendo benéficas ou se estão gerando mais gastos e prejuízos do que retornos positivos.

 

Dessa forma, além de otimizar os processos internos e trazer mais segurança no que for direcionado esforços, os riscos de prosseguir com alguma estratégia que não está fazendo sentido perante os objetivos desejados, serão significativamente reduzidos, aumentando a assertividade do projeto e, ainda, atraindo potenciais investidores e parceiros de negócio.

 

Confira em detalhes cada uma dessas vantagens:

 

Otimização dos processos e recursos

Nenhuma empresa quer direcionar esforços, tempo e recursos em projetos que não estão gerando valor ao negócio.

 

Por isso, o ROI de inovação é extremamente importante para que consigam evitar esses gastos excessivos, otimizando os investimentos que sejam realmente necessários ao projeto e, assim, seu desenvolvimento como um todo.

 

Com seus dados obtidos, será possível direcioná-los de forma inteligente para as ações mais estratégicas conforme o orçamento e realidade do negócio, assegurando seu crescimento, destaque, e conquista das metas estipuladas.

 

Redução de riscos

Qualquer projeto de inovação pode trazer consigo riscos à companhia, principalmente, no que diz respeito ao investimento em ações que não gerem valor ao negócio.

 

Quando não administrados, estas perdas podem gerar prejuízos muito além de questões financeiras, podendo, até mesmo, desestimular as equipes a continuarem no projeto.

 

Mas, com o ROI de inovação, a probabilidade de enfrentarem esses perigos é significativamente reduzida, já que através de suas métricas, as marcas conseguirão mensurar, em tempo real, os resultados de cada projeto implementado, e avaliar se devem ou não continuar nesse caminho.

 

Além de terem mais segurança nas tomadas de decisões, evitarão investimentos sem retorno e, assim, as chances de não obterem êxito nessa jornada.

 

Atração de investidores e parceiros comerciais

Ter essa maior segurança nos esforços a serem feitos com o ROI de inovação é extremamente importante não apenas para as operações internas, como também para a conquista de melhores resultados e, com isso, uma melhor imagem da companhia frente ao mercado.

 

Quanto maior for essa reputação, mais parceiros e possíveis investidores poderão ser atraídos.

 

Afinal, projetos bem sucedidos neste campo da inovação tornam a companhia mais competitiva no mercado e, consequentemente, mais atrativa para receber aportes financeiros, assim como para firmar parcerias comerciais estratégicas para a conquista de resultados cada vez melhores.

 

Exemplos de ROI de inovação

Existem diversos exemplos de métricas de ROI de inovação que são extremamente importantes de serem avaliadas pelas empresas que iniciam esse processo. As mais comuns incluem o engajamento dos times, quantidade de potenciais projetos sugeridos e adotados, e os resultados obtidos com cada um deles.

 

Confira em detalhes cada um deles:

 

Engajamento dos times

Ter times engajados com a causa é um dos fatores mais determinantes para o sucesso do projeto de inovação. Isso é, inclusive, defendido em um dos pilares da ISO de inovação, metodologia de governança reconhecida internacionalmente e adotada por cada vez mais empresas ao redor do mundo.

 

Por outro lado, quando não presente e fomentada na cultura organizacional, pode acabar barrando o andamento dos processos instaurados, ocasionando apenas em investimentos de tempo e recursos sem qualquer retorno.

 

Devido a esta tamanha importância, analisar o engajamento dos times é fundamental ao adotar o ROI de inovação, de forma que consigam acompanhar a quantidade e grau de envolvimento dos profissionais nessa estratégia e, o que pode ser feito para melhorar esse resultado.

 

Uma iniciativa bastante eficaz para elevar essa participação é o programa de ideias de inovação, que visa estimular esse engajamento interno através de diversas iniciativas que favoreçam essa coleta de insights que consigam trazer conquistas à empresa.

 

Quantidade de potenciais projetos

Paralelamente ao engajamento das equipes, a quantidade de potenciais projetos sugeridos e colocados em prática também é uma métrica importante a ser analisada com o ROI de inovação.

 

Por mais que nem todas as ideias sejam colocadas em prática, ter uma boa quantidade de sugestões é essencial para que se tenha uma maior base de análise daquelas com maior potencial de sucesso.

 

Todas essas propostas devem ser estudadas através de um funil de inovação, no qual, através de diversos critérios utilizados ao longo de suas etapas, torna mais fácil filtrar aquelas mais interessantes e prováveis de atingir os objetivos desejados.

 

Junto a essa quantidade, a qualidade daquilo adotado também entra nessa métrica do ROI de inovação. Afinal, a grande ideia dessa jornada é transformar ideias que gerem valor ao negócio, e a empresa deve verificar a quantidade de projetos que se transformam em produtos realmente escaláveis para sua prosperidade.

 

Resultados de soluções inovadoras

Existem métricas específicas de ROI de inovação destinadas à análise dos resultados obtidos com as ações instauradas. Esses são, talvez, um dos mais indispensáveis a serem adotados, como forma de ter uma visualização mais clara do que foi adquirido com cada proposta.

 

Esse modelo de ROI de inovação está diretamente interligado com os anteriores, dando segurança naquilo que está sendo estudado e auxiliando os responsáveis por essa estratégia a adotarem medidas cada vez mais assertivas para o crescimento e destaque da companhia em seu segmento.

 

Como calcular o ROI de inovação?

Como o ROI de inovação não envolve apenas questões financeiras, para calculá-lo, é preciso levar em conta pontos muito mais abrangentes que incluem este processo, e não apenas utilizar uma fórmula matemática.

 

Por isso, entenda, a seguir, o que é preciso para chegar ao ROI de inovação na sua empresa:

 

Determine o objetivo com o ROI de inovação

Assim como qualquer estratégia, o primeiro passo para chegar ao valor do ROI de inovação é definir os objetivos que desejam ser conquistados com ele. Afinal, para saber quais métricas serão utilizadas, é preciso saber onde se deseja chegar com elas.

 

Algumas das expectativas mais comuns que costumam ser buscadas pelas empresas que investem no ROI de inovação incluem o maior fomento da cultura de inovação, diminuição de burocracia interna, criação de novos produtos e serviços, e aumento dos lucros.

 

Defina as métricas que serão utilizadas

Quando os objetivos estão muito bem delimitados, já se torna possível estabelecer quais métricas do ROI de inovação serão utilizadas. Normalmente, elas são divididas em duas categorias: as métricas de entrada, e as de saída.

 

As primeiras dizem respeito aos investimentos realizados pela empresa no projeto, buscando mostrar se os recursos foram direcionados corretamente, além de mostrar os gastos com pesquisa e desenvolvimento, quantidade de projetos inovadores em execução, e a progressão das ideias sugeridas no funil de inovação.

 

Já as segundas, de saída, irão definir os resultados que o projeto de inovação gerou ao negócio, permitindo, caso necessário, que corrijam o rumo da iniciativa caso não tenha gerado valor ao negócio.

 

Invista nos KPIs

Também diretamente atrelado à definição dos objetivos, as empresas que investem no ROI de inovação precisam, em conjunto, contar com indicadores de desempenho (KPIs), para que consigam analisar a eficiência das ações adotadas.

 

Um dos mais famosos utilizados no mercado é a novidade da combinação finalidade e meio, a qual permite identificar se a inovação é perceptível em questão de sua finalidade e o meio usado. Ou seja, se é uma proposta realmente inovadora, ou apenas uma reinvenção de algo que já existe.

 

Além dela, existe também a taxa de inovação, cuja fórmula é capaz de medir o impacto do processo nas vendas do negócio e, se está tendo sucesso em termos financeiros.

 

Acompanhe o andamento do projeto

Todo projeto, seja ele de inovação ou não, precisa ser acompanhado em tempo real, para assegurar que os resultados estejam sendo atingidos ou se, caso preciso, ações corretivas sejam adotadas o quanto antes, evitando gastos excessivos sem retorno.

 

Com o ROI de inovação, a mesma premissa deve ser aplicada, o que exigirá das empresas o investimento em softwares de gestão e acompanhamento em tempo real, que forneçam os dados precisos para o monitoramento das estratégias.

 

No Criare.net, como exemplo, uma startup de gestão da inovação, esse processo pode ser feito de forma muito simples e sem burocracias.

 

Afinal, além de atender todos os requisitos da ISO de inovação, que estabelece diretrizes eficazes para a geração de valor por meio da inovação, ele contém um detalhado funil de inovação, que permite que as ideias mais promissoras avancem até a fase de lançamento.

 

Dessa forma, tanto os gestores quanto os próprios colaboradores podem acompanhar esse andamento em tempo real, verificando a eficácia ou não da proposta implementada.

 

Como melhorar o ROI de inovação?

Investir no ROI de inovação pode ser um verdadeiro desafio para muitas empresas. Por isso, muito além de saber como calculá-lo, é preciso assegurar sua melhoria contínua, para que continue sendo efetivo nos resultados a serem conquistados.

 

Um dos pontos mais importantes para garantir essa melhora do ROI de inovação é, justamente, através de um fomento da cultura de inovação na empresa. Ou seja, promover uma combinação entre atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas pautadas na inovação, e que estejam presentes em todos os profissionais da companhia.

 

Ter esse remodelamento da cultura organizacional será a base para o sucesso do ROI de inovação. Mas, junto a isso, será extremamente importante contar com o apoio da expertise de uma consultoria no ramo, que consiga orientar o empreendimento nesta implementação e em sua melhora permanente.

 

Nisso, a PALAS, certamente, poderá te ajudar. Há cinco anos no mercado, somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia, e pioneiros na ISO de inovação, metodologia reconhecida internacionalmente que foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

O ROI de inovação é uma peça importante para maximizar os resultados desejados nas empresas que iniciam esse processo. Por isso, conhecer a fundo as métricas que o compõem e como calculá-lo, são itens essenciais para garantir sua eficácia.

 

Seja visando elevar os lucros, atrair uma maior quantidade de consumidores, ou qualquer outra meta, contar com o apoio do ROI de inovação, certamente, contribuirá para que a companhia cresça e se destaque em seu segmento.

 

Mas, para isso, será necessário ter uma cultura de inovação muito bem difundida internamente, assim como a orientação de profissionais que tenham expertise na área para direcionar o empreendimento rumo aos melhores caminhos a serem seguidos.

 

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