Programa de ideias de inovação: tudo o que você precisa saber!

Ilustração de um programa de ideias de inovação

O que irá diferenciar sua empresa de tantos concorrentes e alavancá-la no mercado? Essa pode ser uma tarefa complexa, mas um programa de ideias de inovação é uma estratégia valiosa capaz de ajudar as companhias nessa conquista.

 

Se manter funcionando em um mercado competitivo já é algo difícil por si só. Mas, apenas permanecer operando nem sempre é suficiente. Hoje, é preciso sempre buscar ações que o destaquem, que atraiam e cativem cada vez mais clientes para que sempre lembrem da sua marca.

 

Não existe uma única regra ou caminho para se diferenciar. Porém, algo é certo: quanto maior for o envolvimento das equipes nesse processo, maior será a chance de adquirir resultados excelentes.

 

Afinal, são os profissionais que estão diretamente no dia a dia da empresa, conhecendo seus pontos fortes e fracos e, assim, o que pode ser melhorado para elevar a eficiência e produtividade.

 

Uma das melhores formas de incentivar que compartilhem suas opiniões e se engajarem com a causa é, justamente, através do programa de ideias. Com ele, a inovação pode verdadeiramente se tornar parte da rotina do negócio e de sua cultura, alavancando seu potencial de crescimento no setor de atuação.

 

Por isso, neste texto, explicaremos em detalhes como funciona um programa de ideias voltado à inovação, os principais modelos existentes, todos os benefícios que proporciona e como implementá-lo devidamente.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é um programa de ideias de inovação?

O programa de ideias de inovação é destinado a incentivar que os profissionais da empresa compartilhem suas opiniões que possam aperfeiçoar os processos internos e gerar oportunidades de crescimento para o negócio.

 

Ele se mostra como um pilar importante da gestão corporativa, pelo qual é possível obter insights valiosos para alavancar a companhia em seu segmento. Entretanto, para isso, defende ser necessária a máxima participação das equipes.

 

A ideia do programa de ideias de inovação é que a maior quantidade possível de profissionais colabore ativamente deste processo, coletando ideias criativas que consigam solucionar algum problema enfrentado em seu funcionamento.

 

Quanto mais sugestões forem dadas e analisadas em um funil de inovação, maior será a probabilidade de investir em uma estratégia que traga resultados benéficos para a empresa.

 

Por isso, ele não deve se limitar ao ser aplicado apenas internamente. Muitas marcas também investem em um programa de ideias externamente, incidindo em seus consumidores e fornecedores para coletar suas sugestões do que pode ser aperfeiçoado.

 

Assim, a geração de ideias que gerem valor ao negócio, como defende a própria ISO de inovação, terá muito mais chance de ser conquistada, trazendo em conjunto muitas outras vantagens para o destaque corporativo.

 

Modelos de programa de ideias de inovação

Existem dois modelos principais de abordagem para implementar um programa de ideias de inovação: o modelo ocidental e o oriental.

 

Cada um deles traz metodologias diferentes para que seu propósito seja conquistado. Ambos, prezando pela máxima participação dos profissionais da empresa em prol da coleta de ideias valiosas que alavanquem o negócio.

 

Entenda melhor as características de cada um deles:

 

Modelo ocidental

No modelo ocidental do programa de ideias, o estímulo à geração de ideias é recompensado economicamente. Ou seja, todos os profissionais que participarem deste propósito e compartilharem suas sugestões, receberão algum tipo de incentivo financeiro.

 

Não há uma quantia determinada para essa recompensa. Seu valor pode variar significativamente conforme vários fatores, podendo, como exemplo, já ser pré-determinado ao aplicar o programa de ideias de inovação.

 

Uma outra opção vista em muitas empresas é defini-lo a partir de um percentual que será ganho com a implementação da ideia. Tudo dependerá de um acordo muito bem definido e claro entre as partes, para que não haja nenhum desentendimento sobre o processo.

 

Para que seja o mais assertivo possível, o modelo ocidental do programa de ideias de inovação deve ser acompanhado, indiscutivelmente, de uma verificação aprofundada sobre a viabilidade técnica e econômica da proposta em questão.

 

Aqui, devem ser considerados os investimentos e retornos que poderão ser gerados a partir dessa ideia, como forma de trazer a maior segurança possível para todos os envolvidos. Afinal, investir dinheiro em uma sugestão que não é coerente com a realidade do negócio pode sair muito caro.

 

Deste modo, ter um funil de inovação e uma gestão extremamente robusta para analisar essa viabilidade é fundamental. Com essas ações, a geração de ideias será mais controlada, e irá estimular ainda mais os colaboradores a participarem dessa iniciativa.

 

Modelo oriental

Com uma proposta completamente diferente da anterior, o modelo oriental do programa de ideias não defende a concessão de uma recompensa financeira aos envolvidos. Mas sim, um retorno simbólico como agradecimento a participação de cada um.

 

Esse modelo não prioriza apenas ideias que gerem resultados, mas sim que consigam reforçar e otimizar o processo interno em prol de benefícios maiores para o melhor desempenho da cadeia produtiva.

 

Por isso, sua implementação é inteiramente pautada na busca de um clima favorável para a solução de problemas rotineiros, como influência direta da filosofia kaizen teian (do japonês, kaizen = melhoria contínua e teian = proposta/sugestão).

 

Em seus preceitos, essa filosofia defende que, quanto maior for a participação de todos, maior será a acumulação de conhecimentos a serem compartilhados e difundidos internamente.

 

Há um olhar voltado para um maior controle sobre a qualidade, algo que consegue ser adquirido com muito mais êxito através da colaboração máxima dos profissionais da empresa.

 

Para o modelo oriental do programa de ideias, prezar pelo alinhamento do processo de inovação com a melhoria do ambiente interno, é possível criar um clima favorável para a solução de problemas rotineiros e, assim, alavancar a empresa rumo a resultados cada vez melhores.

 

Quais os benefícios do programa de ideias de inovação?

Implementar um programa de ideias de inovação traz diversos benefícios para as empresas, principalmente para um maior engajamento dos times, melhoria nos processos internos, elevação do valor agregado ao produto e a imagem do negócio e, claro, um maior incentivo à inovação em si.

 

Entenda melhor a influência do programa em cada um desses pontos:

 

Maior engajamento dos times

Independentemente do modelo de programa de ideias optado, ambos são excelentes formas de aumentar o engajamento dos times em prol da mesma causa.

 

Afinal, seja por meio de incentivos financeiros ou outros simbólicos, quando cada profissional se sente valorizado e reconhece sua importância para o crescimento da empresa, consequentemente se sentirão mais motivados a contribuir cada vez mais para a conquista de resultados positivos.

 

Esse é um ponto crucial para aquelas que desejam inovar, previsto até mesmo nos pilares da ISO de inovação. Segundo essa metodologia, a máxima participação dos membros da companhia eleva as chances de obterem insights valiosos que gerem valor ao negócio e tragam conquistas excelentes para sua prosperidade.

 

Propostas estratégicas podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de mudanças simples. Mas, a única forma de assegurar isso é através da colaboração de quem está no dia a dia dos processos da empresa enxergando seus pontos de melhora: os próprios trabalhadores.

 

Melhoria nos processos internos

O objetivo maior do programa de ideias de inovação é permitir que as empresas possam melhorar, continuamente, seus processos internos, visando conquistar resultados cada vez melhores para seu crescimento.

 

Hoje, ter produtos de qualidade nem sempre é suficiente. Para se destacar em um mercado competitivo, é preciso ser diferente e buscar algo que seus concorrentes não fazem ou possuem, e que atenda as demandas de seus consumidores com eficácia.

 

E é justamente nessa trilha que o programa de ideias de inovação entra. Ele quem auxiliará a identificar as oportunidades de melhoria nos processos, por mais simples que seja o ajuste necessário.

 

A colaboração dos times nessa busca deverá ser constante, para que estejam sempre antenados ao que pode – e deve – ser ajustado internamente para assegurar uma posição de destaque no segmento em que atua.

 

Maior valor agregado ao produto e à marca

Toda melhoria feita nos produtos ou operações do negócio contribuirá fortemente para que seja atingido um maior valor agregado na entrega final ao consumidor. Junto, ainda, à uma melhora na imagem da empresa como um todo.

 

Como prova dessa relação, um estudo feito pelos escritores Alan Robinson e Dean Schroeder, no livro “Organização Guiada Por Ideias”, identificou que cerca de 80% do potencial de melhoria de uma organização está na geração de ideias de linha de frente.

 

Na prática, isso significa que, ao aproveitar o máximo potencial de cada membro da companhia, as chances de encontrar soluções que realmente façam a diferença para sua operação, são exponencializadas.

 

Independentemente da ação adotada, uma simples modificação nos processos já é capaz de agregar um valor imenso à marca e ao produto criado, contribuindo para seu destaque no mercado e, ainda, colaboração ativa de cada vez mais profissionais por se sentirem valorizados por sua participação.

 

Incentivo à inovação

Inovar é uma demanda inegociável no mercado. Mas, não são todos que conseguem alcançar este êxito. Afinal, como saber qual a melhor forma de impulsionar o negócio frente aos demais?

 

Não há um único caminho para isso, mas quem conseguirá auxiliar nessa jornada são os próprios profissionais da empresa. Através, é claro, do programa de ideias.

 

Quando conscientizados sobre essa importância e incentivados a participarem, eles desenvolverão um olhar mais aguçado perante os gaps existentes nos processos internos, identificando o que pode ser melhorado para um maior desempenho e produtividade de todos.

 

Expandindo essa ação para todos os membros do negócio, a união em prol da inovação será uma peça-chave para a implementação de estratégias realmente assertivas. Algo que, quando assegurado constantemente através do programa de ideias, criará o espaço necessário para trazer a inovação à empresa.

 

Como implementar um programa de ideias de inovação?

Para implementar um programa de ideias de inovação com sucesso, as empresas precisam investir em um funil de inovação, reconhecer os profissionais por participarem, utilizar um software de gestão da inovação e, principalmente, contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Todos esses fatores, em conjunto, serão cruciais para que esse processo ocorra da melhor forma possível. Então, entenda melhor o que deve ser feito em cada um deles:

 

Tenha um funil de inovação

O programa de ideias defende que sejam recolhidas a maior quantidade possível de sugestões dos profissionais. Mas, como organizá-las e compreender qual a mais promissora de ser aplicada?

 

Para evitar problemas e investimentos em ações não coerentes com o cenário da empresa e seus objetivos, é essencial que seja utilizado um funil de inovação ao iniciar essa jornada.

 

Dividido em três etapas, esse mecanismo auxilia a analisar a viabilidade de aplicação de cada ideia, selecionando aquelas mais interessantes e factíveis de serem testadas.

 

Para isso, todas as proposições serão filtradas, justamente, em um formato de funil, projetando os possíveis riscos e resultados de cada uma até selecionar as mais prováveis de atingirem as metas desejadas.

 

Essa é uma ferramenta de extremo apoio para o programa de ideias de inovação, permitindo que sejam escolhidas aquelas que apresentarem mais chances de trazerem os resultados desejados.

 

Reconheça os colaboradores por sua participação

Os trabalhadores devem se sentir importantes e valorizados a todo o momento, principalmente no que diz respeito ao seu papel para o crescimento do negócio.

 

A mesma premissa vale para o programa de ideias de inovação. Esse reconhecimento servirá como um estímulo para que compartilhem cada vez mais suas sugestões de melhoria, permanecendo atentos a oportunidades que possam ser implementadas para um melhor desempenho.

 

Existem várias iniciativas que podem ser colocadas em prática para essa missão. Delas, o incentivo financeiro é um dos mais comuns, visto principalmente na forma de um bônus periódico àqueles que participarem.

 

Mas, ele não é a única opção para isso. Essa recompensa também pode ser concedida através de prêmios, concessões de folgas, ou outras ações que deixem os times satisfeitos e engajados cada vez mais na causa defendida no programa de ideias.

 

Invista em um software de gestão da inovação

À medida em que as ideias dos colaboradores forem sendo coletadas e testadas, é preciso acompanhá-las de perto e a todo o momento para verificar se estão sendo realmente efetivas em suas propostas.

 

E, a única forma de conseguir realizar esse monitoramento em tempo real, é através de um software de gestão da inovação como o Criare.Net.

 

Visando ajudar a transformar ideias em resultados por meio da tecnologia, ele atende todos os requisitos da ISO de inovação, estabelecendo diretrizes eficazes para a geração de valor por meio da inovação.

 

Para isso, ele contém seu próprio funil de inovação, no qual tanto os gestores quanto os próprios colaboradores podem cadastrar suas sugestões e acompanhar sua evolução caso sejam aprovadas, assim como os feedbacks de cada uma.

 

Com este tipo de ferramenta servindo de apoio, a implementação do programa de ideias consegue ser muito mais otimizada e assertiva.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Todos desejam alcançar resultados enormes com o programa de ideias de inovação. Mas, podem acabar encontrando certas dificuldades ou dúvidas ao longo dessa jornada.

 

Esse acaba sendo um cenário muito comum em muitas companhias, que pode ser evitado caso contem com a orientação de uma consultoria especializada no ramo, como a PALAS.

 

Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Ideias brilhantes e inovadoras podem surgir de qualquer fonte, e representadas ainda até mesmo por simples ajustes. Não há um único caminho ou regra para as empresas que se inserem nesse universo, mas diversas possibilidades que podem ser testadas.

 

Diante de tantos caminhos, o programa de ideias é uma estratégia valiosa para enxergar as estratégias mais prováveis de trazerem os resultados desejados e implementá-las com êxito.

 

Ao adotá-lo, contudo, é preciso ter o máximo cuidado e organização. Afinal, muitas propostas serão reunidas das equipes, e se perder em meio a tamanho volume pode ser muito fácil.

 

É preciso filtrá-las e analisar diversos fatores antes de escolher qual testar, evitando ao máximo investimentos desnecessários que apenas comprometam tempo e dinheiro. Algo que, com o apoio de uma consultoria de inovação, pode ser facilitado ainda mais graças à sua expertise no ramo.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts