Seis sigma: o que é e como funciona essa metodologia?

Ilustração da metodologia seis sigma

Toda empresa tem como um de seus principais objetivos melhorar sua eficiência operacional constantemente e, assim, elevar seus lucros. Nessa jornada, uma das melhores ferramentas para ajudá-las nessa tarefa é o Seis Sigma.

 

Também conhecido como Six Sigma, essa é uma estratégia reconhecida mundialmente para alavancar o desempenho organizacional. Principalmente, por sua capacidade de ser aplicada em todos os departamentos do negócio.

 

Sua aplicação vem sendo cada vez mais investida em meio ao acirramento da competitividade do mercado global, servindo como uma solução assertiva para essa otimização das operações e, até mesmo, para evitar erros internos que possam comprometer a perpetuidade das marcas.

 

Essa é uma estratégia fortemente benéfica para eliminar, ao máximo, as variabilidades nas quais as companhias estão sujeitas diariamente. Contudo, deve ser muito bem planejada, para que consigam, de fato, potencializar sua capacidade de funcionamento e adquirir muitas outras vantagens.

 

Apesar de recente, muitos resultados positivos já podem ser observados com a implementação dessa metodologia em empresas dos mais diversos portes e segmentos. Contribuindo, assim, para que as atividades empresariais sejam aperfeiçoadas cada vez mais.

 

Para ajudar a levar o Seis Sigma à sua empresa, neste texto explicaremos em detalhes no que consiste essa tecnologia, seus benefícios de uso e como incorporá-la corretamente no negócio.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a metodologia Seis Sigma?

O Seis Sigma, ou Six Sigma, é uma metodologia que visa implementar melhorias nos processos internos da empresa, maximizando seu desempenho e reduzindo defeitos que impeçam sua maior produtividade.

 

Para isso, a metodologia abrange um conjunto de práticas reconhecidas internacionalmente baseadas na definição de metas bem determinadas a curto e longo prazo, para que, assim, sejam instaurados processos específicos para alcançá-las.

 

Todos esses projetos desenvolvidos no Seis Sigma são colocados em prática através da estratégia DMAIC (Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar). Ela auxilia que os defeitos sejam identificados com maior assertividade para ajustá-los em prol dos objetivos desejados.

 

No início, essa abordagem era amplamente utilizada no setor industrial, na busca por medir o coeficiente de desempenho dos processos e aperfeiçoá-los. Afinal, seu próprio termo “sigma”, do alfabeto grego, representa a variabilidade no mundo da matemática e estatística, capaz de ajudar na identificação destes desvios de padrão nas operações.

 

Mas, com o tempo, ela foi sendo cada vez mais investida em negócios de diversos portes e segmentos, contribuindo para uma análise mais profunda da eficiência dos processos em prol de uma gestão mais benéfica para o crescimento da empresa em seu setor.

 

Níveis de Sigma

No mercado, o sigma (σ) irá representar a frequência com que uma operação vai exigir mais recursos do que o necessário para a entrega de qualidade ao consumidor final. Ou seja, quantas vezes haverá um desperdício no processo produtivo.

 

Para isso, foram estabelecidos seis níveis de sigma, como diz este nome. Veja quais são:

 

  • 1-Sigma: 690.000 erros em 1 milhão = 30,85% de sucesso
  • 2-Sigma: 308.000 erros em 1 milhão = 69,15% de sucesso
  • 3-Sigma: 66.800 erros em 1 milhão = 93,32% de sucesso
  • 4-Sigma: 6.210 erros em 1 milhão = 99,38% de sucesso
  • 5-Sigma: 230 erros em 1 milhão = 99,977% de sucesso
  • 6-Sigma: 3,4 erros em 1 milhão = 99,99966% de sucesso

 

Na prática, o primeiro nível de sigma significa uma taxa de sucesso extremamente baixa para as empresas. Enquanto, em seu sexto nível, esse cenário é muito mais provável de ser visto.

 

O que determina o avanço de uma companhia nestes níveis do sigma é, justamente, sua capacidade e planejamento correto na otimização dos processos. Quanto mais ajustes forem feitos, menor será o risco de falhas e, consequentemente, de danos que prejudiquem sua prosperidade no ramo.

 

Como funciona o Seis Sigma?

O Seis Sigma funciona a partir da definição das metas a serem atingidas pela empresa e os projetos que serão implementados para tal, os quais também serão estabelecidos através da estratégia DMAIC.

 

Este anagrama condiz a um roteiro de etapas que irá auxiliar a companhia a aplicar este plano de ação. Todas, extremamente detalhadas para que os problemas consigam ser solucionados e, assim, garantir a melhoria contínua do negócio.

 

Entenda melhor o que consiste em cada uma dessas etapas do Seis Sigma:

 

Definir

Toda empresa que deseja crescer precisa, antes de tudo, compreender seu estado atual. Suas forças e fraquezas, assim como os processos que estão gerando resultados e aqueles que devem ser ajustados.

 

Na primeira etapa do Seis Sigma, é preciso compreender a fundo esse cenário e definir as metas que desejam ser alcançadas a partir disso. Ou seja, identificar o problema que precisa de melhoria e estabelecer onde querem chegar a partir disso.

 

Essas metas serão a base do direcionamento estratégico da companhia, e precisam ser muito bem claras para que as próximas etapas consigam ser aplicadas com êxito.

 

Mensurar

Complementando a etapa anterior, as empresas precisam mensurar corretamente a eficiência de seus processos antes de implementar as melhorias em si.

 

Na prática, isso significa compreender 100% como cada operação do negócio funciona. É a partir deste estudo que será mais fácil definir objetivos realistas com a capacidade da empresa, e não metas extraordinárias e impossíveis de serem atingidas.

 

Quanto mais dados foram reunidos nesta etapa do Seis Sigma, melhor será o entendimento sobre seus processos e o alinhamento das estratégias a serem desenhadas.

 

Analisar

A análise da terceira etapa do Seis Sigma busca identificar alternativas que eliminem o espaço entre os números atuais e as metas definidas anteriormente. Ou seja, os melhores caminhos que podem ser seguidos conforme onde desejam chegar.

 

Assim como nas fases anteriores, essa análise deve ser fundamentada em dados sólidos sobre os processos da companhia, com base no histórico da empresa e estatísticas que tragam informações reais sobre suas operações.

 

Muitas empresas costumam organizar reuniões de benchmarking para essa troca de dados entre os times, seja referente ao rendimento e qualidade do setor, ou a um produto ou serviço específico.

 

Quanto mais membros participarem desta fase, mais preparados estarão para seguir à próxima etapa do Seis Sigma.

 

Incrementar

Todo o estudo feito ao longo das etapas anteriores, quando bem feito, permitirá que a empresa consiga começar a incrementar seus processos. Ou seja, se utilizar da máxima capacidade criativa para implementar soluções assertivas que gerem valor ao negócio.

 

Nenhuma ideia deve ser descartada imediatamente aqui. Uma proposta simples já pode fazer uma grande diferença para aperfeiçoar a produtividade interna, desde que todos estejam abertos a essas possibilidades.

 

É muito comum notar gestores que acreditam que apenas mudanças extremamente tecnológicas e robustas trarão os resultados desejados. Mas, aqueles que se inserem no universo da inovação compreendem que essa não é uma verdade absoluta.

 

A própria ISO de Inovação defende que uma ideia brilhante pode surgir de diversos lugares. E, o que fará com que ela tenha êxito de fato será a postura adotada pela companhia ao longo deste processo.

 

Todas as empresas precisam promover um ambiente verdadeiramente embasado na inovação e em uma cultura inovadora, incentivando seus times a participarem ativamente de cada uma dessas etapas e compartilhando suas sugestões.

 

Quanto maior for este engajamento, maior será a chance de aplicar melhorias realmente benéficas ao adotarem o Seis Sigma.

 

Controlar

Tudo o que for implementado precisa ser monitorado constantemente, para garantir que estão atingindo o que foi estipulado.

 

Esse é o momento da quinta etapa do Seis Sigma: a de controle das ações adotadas. Essa é, talvez, uma das fases mais cruciais para o sucesso do projeto, assegurando a manutenção de resultados positivos a longo prazo.

 

Aqui, é preciso utilizar indicadores de desempenho que tragam essas informações em tempo real, tendo maior segurança do que está sendo analisado e seu real funcionamento ou não.

 

Quais os benefícios do Seis Sigma para a inovação?

Implementar o Seis Sigma nas estratégias corporativas trará diversos benefícios para as empresas, tais como aumentar seu nível de qualidade, reduzir custos, padronizar processos, aumentar a satisfação e retenção dos clientes e elevar o engajamento dos times.

 

Entenda a fundo cada um deles:

 

Padronização dos processos

Um dos maiores propósitos do Seis Sigma é trazer uma maior padronização dos processos, de forma que seja mais fácil e produtivo conduzir a rotina organizacional e evitar falhas que comprometam sua entrega.

 

Este olhar mais analítico é uma estratégia vital para alavancar o negócio em seu segmento, otimizando a maior quantidade possível de tarefas e permitindo que consigam redirecionar esforços para ações mais importantes para seu destaque.

 

Elevação do nível de qualidade com o Seis Sigma

Processos mais eficientes contribuem para um aumento da qualidade na entrega final ao consumidor.

 

Essa premissa se torna ainda mais clara com o Seis Sigma, uma vez que sua implementação está diretamente ligada às ferramentas de Qualidade Total para a empresa. Algo que, quando fomentado continuamente, tenderá a aperfeiçoar ainda mais esse resultado para os clientes.

 

Redução de custos

Um dos impactos positivos gerados através da otimização dos processos é, justamente, a redução de custos da empresa em sua cadeia de produção.

 

Afinal, a padronização destas operações elimina significativamente erros e problemas que possam comprometer seu desempenho, assim como investimentos de tempo em dinheiro em atividades que não trazem resultados.

 

Na prática, o Seis Sigma combate o desperdício destes recursos, aumentando a produtividade das equipes e favorecendo o aumento de vendas do negócio.

 

Maior satisfação e retenção do cliente

Todas as melhorias prezadas pelo Seis Sigma visam um objetivo maior: agradar o consumidor final.

 

Quanto mais satisfeito ele estiver com os produtos e serviços ofertados, maior será a chance de ser fidelizado à marca. E, ainda, recomendá-la para mais pessoas em um marketing orgânico extremamente valioso para as empresas.

 

O Seis Sigma fortalece a confiança e proximidade entre as partes, aumentando as chances do negócio atrair e reter cada vez mais clientes.

 

Engajamento dos times

Para que o propósito do Seis Sigma seja alcançado, é preciso um trabalho e engajamento intenso dos colaboradores. Afinal, são eles quem estão no dia a dia do negócio, e conhecem em detalhes seu processo produtivo.

 

Deste modo, ao iniciar essa jornada, é preciso que as equipes se unam ainda mais em prol deste objetivo maior, compartilhando suas sugestões do que pode ser aperfeiçoado. Assim, todos conseguirão identificar com maior facilidade o que pode ser implementado para mitigar falhas e alavancar seu potencial de desempenho.

 

Independentemente do setor no qual o Seis Sigma for instaurado, ter esse engajamento com a troca de insights será fundamental para adotar melhorias realmente benéficas para o negócio.

 

Como aplicar a metodologia Seis Sigma nas empresas?

Para aplicar o Seis Sigma nas empresas, além de seguir a metodologia DMAIC, é importante se atentar a algumas dicas que contribuem para este processo.

 

Elas incluem a definição de metas claras, a verificação sobre tudo o que for colocado em prática, investir em outra metodologia complementar, o Lean Seis Sigma; e contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Confira em detalhes cada uma delas:

 

Tenha metas claras

Não adianta implementar metodologias variadas, sem compreender o que o negócio almeja conquistas com essas mudanças propostas através do Seis Sigma.

 

O primeiro passo para todas as empresas que iniciam esse processo é estabelecer, com clareza, todas as metas a médio e longo prazo que desejam conquistar. Elas serão a base de todo o direcionamento estratégico a ser desenvolvido, assim como a régua de medição para analisar se as ações estão sendo eficazes ou não.

 

Ao serem definidas, é importante analisar não somente o cenário externo, mas principalmente o interno, considerando todos os pontos abrangentes desta cadeia e que podem contribuir, de alguma forma, para um melhor desempenho do negócio.

 

Aplique a metodologia DMAICV

Em complemento à metodologia DMAIC que serve de base para o Seis Sigma, existe uma segunda ideia para promover ainda mais esse desenvolvimento por meio de uma etapa a mais nesse esquema.

 

Sua última sigla, a de verificar, destina-se à análise do desempenho do projeto. Ou seja, utilizar ferramentas de monitoramento que permitam entender o que foi alcançado até o momento.

 

Assim, será possível compreender a efetividade do que foi colocado em prática e, se necessário, o que deve ser aperfeiçoado para trazer resultados ainda melhores à empresa.

 

Invista no Lean Seis Sigma

Este termo, representado pela união do Seis Sigma ao conceito do Lean Manufacturing, foi uma estratégia desenvolvida para potencializar os resultados desejados.

 

Desenvolvido no período pós Segunda Guerra Mundial, este segundo condiz à criação de um sistema de gestão destinado a aumentar a eficiência e a produtividade na produção industrial, reduzindo erros e redundâncias recorrentes nessas empresas.

 

O modelo, inicialmente aplicado na Toyota, trouxe o máximo de redução de desperdícios e uma melhor performance dos processos. Assim, quando aplicado junto com o Seis Sigma, promoverá ainda mais eficácia nos resultados adquiridos.

 

Somados, são capazes de gerar um efeito positivo muito grande para qualquer empresa, elevando significativamente seu aumento de produção, produtividade e lucros.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Implementar o Seis Sigma depende de diversas etapas a serem conduzidas com extremo cuidado, para que consigam identificar as oportunidades de melhoria e onde exatamente investir esforços e recursos financeiros para tal.

 

E, para ajudá-las nessa missão, nada melhor do que contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo e com a expertise necessária.

 

Esse é o caso da PALAS. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Seja qual for o segmento de atuação, o Seis Sigma é uma estratégia vantajosa para eliminar erros, elevar a eficiência produtiva do negócio e, assim, aumentar a qualidade na entrega final ao consumidor.

 

Ao implementá-la, é importante definir exatamente as metas que desejam ser alcançadas e, junto, contar com a orientação de uma consultoria especializada, fornecendo todo o apoio e expertise para este objetivo maior.

 

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