Mindset de inovação: como desenvolver na empresa?

Ilustração de um mindset de inovação

O sucesso ou fracasso de um processo inovador depende de inúmeros fatores. Afinal, cada negócio possui suas estratégias, pontos fortes e fracos a serem explorados em prol de suas metas.

 

Mas, independentemente da ação tomada, algo é certo: quanto maior for o mindset de inovação explorado internamente, mais chance a companhia terá de alcançar seus objetivos e muitos resultados excelentes.

 

Muito além do que ter claro onde se deseja chegar, um bom planejamento é essencial para o desenvolvimento de um processo assertivo frente à linha de chegada. É preciso estudar o mercado, conhecer a fundo seus concorrentes, público-alvo e, com isso, testar diferentes soluções visando a implementação de processos disruptivos.

 

Em qualquer empresa, indiferente de seu porte ou segmento, esses ideais devem ser estimulados em todos os times, de forma que trabalhem em conjunto em busca de propostas inovadoras para o crescimento do negócio.

 

Quando implementado de forma eficaz, pode trazer inúmeras vantagens competitivas para a companhia. Mas, quando não encorajadas, trarão fortes empecilhos para o desenvolvimento de qualquer proposta inovadora.

 

Por isso, neste texto você entenderá a fundo a importância do mindset de inovação para as empresas, e como desenvolvê-lo internamente com a máxima assertividade. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é um mindset de inovação?

O mindset de inovação é uma mentalidade abrangente voltada para qualquer processo inovador. Ele compreende um conjunto de perspectivas baseado na criação de produtos, processos, modelos de negócio e valor internamente e externamente, envolvendo toda a cultura organizacional.

 

Praticamente, ele representa a soma da postura, dos interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela companhia. Todas essas características são essenciais para que o processo de inovação ocorra de maneira assertiva, dando suporte para lidar com quaisquer desafios que possam aparecer.

 

Quando integrado ao dia a dia de todos os times, o mindset de inovação incentiva a reinvenção constante, buscando continuamente soluções inovadoras que possam alavancar o negócio no mercado.

 

Afinal, independente da estratégia adotada, qualquer projeto inovador exige o ato de pensar diferente, saindo do senso comum e desenvolvendo propostas que gerem valor para a empresa. E, a única maneira de alcançar os objetivos traçados, é incorporando uma mentalidade que busca problemas antigos e cria soluções novas.

 

Essa perspectiva é capaz de impulsionar fortemente a criatividade em todos os membros da companhia, promovendo a geração contínua de ideias em prol da implementação de uma cultura de inovação internamente.

 

Quais as características de um mindset de inovação?

Existem algumas características essenciais que devem compor um mindset de inovação. Elas incluem o questionamento constante, capacidade de execução de potenciais soluções, aceitação do erro como parte do processo, flexibilidade para desaprender e aprender coisas novas, e o incentivo ao trabalho em equipe.

 

Cada um desses pontos representa alguma habilidade, postura ou atitude que devem ser desenvolvidas a todo o momento durante o processo de inovação. Mesmo ainda inexistentes, podem ser criadas e aprimoradas ao longo do tempo, desde que mantenha uma consistência, dedicação e papel ativo da liderança na empresa.

 

Quanto mais for incentivada, maiores serão as chances de criação de uma verdadeira gestão inovadora, capaz de sustentar novas ideias, investimentos em tecnologia e testes de novas etapas.

 

Entenda melhor cada um desses pontos:

 

Questionamento constante

Todas as grandes inovações em nossa história surgiram de uma inquietação, de algo que incomodava uma determinada pessoa visando buscar uma solução mais ágil, otimizada e de melhor qualidade.

 

Um dos exemplos mais atuais que ilustram essa relação é o caso da Netflix. A famosa plataforma de streaming mundial foi desenvolvida após Reed Hastings, seu criador, se questionar sobre como poderia melhorar a experiência dos usuários ao assistir filmes e séries.

 

É preciso ter a mente aberta para trazer ideias que gerem valor ao negócio. Não se deixar acomodar, mas sim buscar constantemente por melhorias que tragam resultados cada vez mais eficientes à empresa e seu crescimento.

 

Quanto maior e mais presente for este comportamento questionador nos times, melhor será difundido o mindset de inovação internamente.

 

Execução de potenciais soluções

Por mais questionador que seja, de nada adianta ter tantas ideias, sem colocá-las em prática corretamente.

 

Grandes inovações devem vir acompanhadas de execuções à altura, através de planos bem estruturados que organizem sua implementação e monitoramento em tempo real. Esse é o combo mandatório de estar presente ao desenvolver um mindset de inovação.

 

Um exemplo prático que demonstra essa relação está no surgimento do Dropbox. Após seu criador, Drew Houston, ter perdido seu pendrive com frequência, começou a se questionar se não havia uma alternativa melhor ao dispositivo para armazenar seus arquivos sem risco.

 

Ao questionar o modelo até então utilizado, se juntou ao seu sócio Arash Ferdowski para desenvolver este serviço de armazenamento e partilha de documentos através da computação em nuvem.

 

Além de solucionar um problema próprio enfrentado, o serviço foi uma enorme inovação para a época, permitindo que estes arquivos fossem guardados e compartilhados de forma online e muito mais segura através do universo digital.

 

Aceitação do erro como parte do processo

Ninguém está 100% certo a todo o momento. Muito menos, irá tomar decisões corretas e assertivas constantemente.

 

Todos nós erramos, e esses equívocos fazem parte de nosso processo de aprendizado e crescimento. Mas, até hoje, muitas empresas condenam essas situações, gerando um sentimento de medo nos times caso errem em alguma tarefa.

 

Para ter um mindset de inovação, é preciso desmistificar o erro no ambiente de trabalho, entendendo que ele faz parte do processo e não deve ser visto apenas como algo prejudicial.

 

Grandes inovações surgiram de ideias que não deram certo, mas que foram analisadas e transformadas em oportunidades de melhoria.

 

Esse foi o caso do PayPal e do LinkedIn. Antes de serem desenvolvidas, seu fundador, Reid Hoffman, criou a SocialNet, uma rede social que não teve grande aceitação do público. Mas, segundo ele, seu erro foi importante para trazer lições sobre a construção de comunidades e administração de negócios.

 

Flexibilidade

Inovar também significa estar sujeito à riscos, a ideias que, nem sempre, podem trazer os resultados desejados imediatamente.

 

Por isso, para ter um mindset de inovação, os times precisam estar preparados para essas possibilidades e identificar a melhor forma de driblá-las. É preciso ter uma postura flexível para assumir esses riscos, sempre buscando por janelas de oportunidades caso o plano inicial não dê certo.

 

Em mais um exemplo clássico, foi esse comportamento que possibilitou a fundação da Amazon.

 

A multinacional de tecnologia fundada por Jeff Bezos surgiu em 1994, quando após acompanhar o crescimento potencial da internet, o empresário decidiu encerrar sua carreira em Wall Street e iniciar um novo negócio neste universo online.

 

Bezos ficou conhecido por, constantemente, “matar o seu próprio negócio”, investindo em novas tendências ou soluções que estejam despontando no mercado e explorando oportunidades de negócios.

 

Algo que, para o mindset de inovação, é extremamente vantajoso para alavancar a marca em seu segmento e conquistar resultados cada vez melhores.

 

Incentivo ao trabalho em equipe

Toda empresa é composta por times, por profissionais qualificados que, juntos, compartilham suas ideias e experiências em prol de processos mais otimizados e assertivos.

 

Em um mindset de inovação eficaz, é preciso que haja essa união para a geração de valor ao negócio. A própria ISO de inovação, inclusive, defende que essa colaboração entre os times é algo fundamental para que ideias brilhantes sejam descobertas e implementadas com sucesso.

 

Muitas das grandes inovações de usabilidade da Apple, inclusive, vieram através de conceitos que seu fundador, Steve Jobs, aprendeu em outras áreas, o que contribuiu para que a marca alcançasse o topo da lista das maiores empresas do mundo.

 

Para se tornar um negócio inovador, é preciso que haja esse incentivo ao trabalho em equipe. Apenas assim, será possível ter uma visão abrangente sobre todos os ângulos do funcionamento da empresa e o que, de fato, pode ser ajustado para elevar sua produtividade e resultados.

 

Como implementar um mindset de inovação?

Nenhum mindset de inovação nasce pronto. Por isso, para implementá-lo, é preciso se atentar a alguns passos que irão contribuir com sua assertividade.

 

Eles incluem a realização de um mapeamento interno, investimento em um programa de ideias, formação de um comitê de inovação, desenvolvimento da cultura do erro, ter um sistema de gestão da inovação e, principalmente, contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Entenda melhor o que deve ser feito em cada uma dessas etapas:

 

Faça um mapeamento interno

Antes de adotar um mindset de inovação, as empresas precisam realizar um mapeamento interno minucioso, analisando suas lacunas e pontos fracos que necessitam de uma maior atenção.

 

Mas, ao contrário do que muitos acreditam, esse estudo não precisa ser aplicado em ações que exijam investimentos elevados ou ações complexas. Pequenas mudanças em pontos que passam despercebidos por muitos, podem ser, justamente, as ações que farão com que a companhia se destaque no mercado.

 

Tenha um programa de ideias para o mindset de inovação

Um dos maiores pensamentos equivocados sobre a inovação, é sua associação a algo grandioso ou exclusivo para as maiores corporações do mercado.

 

Mas, a verdade é que uma ideia inovadora pode surgir de qualquer lugar, até mesmo de propostas simples capazes de promover uma verdadeira mudança na empresa.

 

Seja por meio de um processo, método, produto, ou a combinação de inúmeros fatores, ideias disruptivas podem surgir a qualquer momento. Por isso, um bom mindset de inovação exige que a empresa promova essa geração de insights em todos os times, disseminando a importância da colaboração de todos para este objetivo.

 

Uma das melhores estratégias de incentivo a essa prática, é o programa de ideias voltado para a inovação. Ele representa uma abordagem de incentivo ao compartilhamento de propostas e sugestões dos profissionais de uma empresa, contribuindo para a identificação de problemas e, a partir disso, suas possíveis resoluções.

 

Forme um comitê de inovação

Por mais que a própria ISO de inovação defenda como sendo extremamente importante a participação de todos os membros da empresa nessa jornada, é preciso que haja um grupo específico de profissionais que serão responsáveis por conduzir esse processo e garantir seu bom desenvolvimento.

 

Esse comitê de inovação, como é conhecido, deverá disseminar a cultura de inovação na companhia, se dedicando a colocar em prática o mindset de inovação no dia a dia do negócio e todos os projetos estabelecidos.

 

Não existe um número certo de pessoas que devem compô-lo. Mas, é essencial que reúna profissionais de diferentes departamentos, com visões diferentes acerca de um mesmo tema.

 

Essa diversidade de ideias e opiniões é extremamente valioso para alavancar a inovação na empresa, de forma que encontrem a melhor solução para os problemas identificados e coloquem as ações em prática com assertividade.

 

Desenvolva uma cultura do erro

Errar é inevitável. Na verdade, faz parte do nosso cotidiano, seja em meio profissional ou pessoal.

 

No processo de inovação, essas tentativas não devem ser punidas ou desmerecidas completamente, mas sim vistas como janelas de oportunidade de aprendizado, trazendo novas perspectivas para a empresa.

 

Afinal, em muitas companhias, o medo de errar perante os trabalhadores faz com que as companhias percam ótimas oportunidades de inovar.

 

Por isso, conscientizar os times sobre essa cultura do erro é, talvez, um dos pontos mais importantes na implementação de um mindset de inovação. É preciso entender que eles são comuns de acontecerem em qualquer companhia e que, acima de tudo, devem ser aproveitados ao máximo como parte da experiência.

 

Ao invés de engessar e punir propostas aparentemente ruins, estimule a participação de todos e dê feedbacks constantes. Colha o máximo de informações possíveis, aplique um funil de inovação sobre as sugestões, e teste todas que considerar mais promissoras.

 

Com essa perspectiva, seu negócio pode adquirir conquistas incríveis de fontes inesperadas.

 

Tenha um sistema de gestão da inovação

Não há como ter 100% de certeza que uma ideia trará todos os resultados desejados. Por isso, é importante acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas, verificando se estão sendo assertivas e atingindo o propósito esperado.

 

A melhor forma de garantir esse monitoramento em tempo real é através de um software de gestão da inovação robusto, que permita reunir todas as sugestões em uma única plataforma e acompanhá-las durante todo o seu desenvolvimento.

 

Dentre todas as soluções disponíveis no mercado, o Criare.Net é um dos mais completos. Ele atende todos os requisitos da ISO de inovação, e contém seu próprio funil de inovação que permite tanto gestores quanto colaboradores a inserirem suas propostas para que sejam monitoradas a todo o momento.

 

Com diretrizes eficazes para a geração de valor, essa é uma ferramenta indispensável ao adotar um mindset de inovação.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Conduzir essa jornada nem sempre é fácil. Principalmente, para aquelas que possuem processos complexos, burocráticos e nunca entraram em contato com estes ideais.

 

Por isso, contar com o apoio de uma consultoria especializada pode ser a peça-chave para alavancar a inovação na companhia.

 

Profissionais com expertise em desenvolver este mindset de inovação auxiliarão em todas as etapas do processo, desde o mapeamento interno até as possíveis ações a serem tomadas, com base nas metas de cada um.

 

Esse é o caso da PALAS. Na missão em ajudar com que cada vez mais empresas transformem ideias em resultados, criamos uma metodologia robusta para levar a inovação ao dia a dia das companhias.

 

Ainda, somos a única consultoria nacional a participar da formatação da ISO de inovação, a grande responsável por fornecer as diretrizes a serem seguidas por cada negócio em busca de implementar esta norma.

 

Venha conhecer como a PALAS pode ajudar sua empresa a crescer e se destacar com um sistema de gestão de inovação! Entre em contato conosco.

 

Conclusão

Não existe nenhuma estratégia de inovação eficaz, sem um grupo de pessoas qualificadas por trás.

 

Mas, para prepará-las para esta jornada, apenas o estímulo a um mindset de inovação fará com que aprimorem seus pensamentos para ideias passíveis de trazerem soluções assertivas para a companhia.

 

Ao invés de mirar as ações em investimentos tecnológicos para o negócio, é preciso expandir a mente para soluções diferentes, práticas e de impacto. Sair do senso comum, escapando de propostas óbvias, resolvendo problemas de um jeito novo e fazendo as coisas de um jeito diferente.

 

Ser inovador não depende dos mais sofisticados recursos tecnológicos. Mas sim, entender que existem muitos problemas que precisam de uma mente inovadora que busque soluções inusitadas. Apenas assim, as empresas conseguirão se destacar em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros artigos sobre o universo da inovação. Dê uma olhada e não deixe de compartilhar este texto nas redes sociais.

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