Criatividade e inovação: diferenças e como estimular na sua empresa

Ilustração da criatividade e inovação

Muitas empresas investem fortemente na criatividade e inovação de seus times, como forma de estimular esses itens em cada um e, com isso, potencializar a produtividade dos profissionais em prol da entrega de soluções verdadeiramente inovadoras.

 

Ambas as características sempre estiveram presentes na história. Afinal, grandes inovações históricas como a roda e a eletricidade, surgiram através de ideias criativas e “fora da caixa”, as quais foram testadas até que gerassem valor em seu resultado.

 

Com o passar do tempo, a criatividade e inovação começaram a ganhar cada vez mais força no mundo corporativo, compreendidas como alicerces fundamentais para estimular o compartilhamento de insights entre as equipes e seu trabalho conjunto para o crescimento da empresa.

 

Quando verdadeiramente incorporados, esses termos são capazes de alavancar o negócio a um patamar significativo para seu destaque competitivo. Principalmente, considerando os diversos métodos disponíveis para estimulá-los internamente.

 

Entretanto, mesmo estando diretamente associados, cada um desses conceitos precisa ser compreendido individualmente, para que consigam ser promovidas com êxito e consigam gerar bons resultados à empresa.

 

Por isso, neste texto explicaremos o que significa a criatividade e inovação, a importância de serem promovidos nos empreendimentos, e dicas de como podem estimular essas características nos profissionais.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é criatividade e inovação?

A criatividade e inovação são duas características humanas que sempre estiveram presentes em nossa sociedade, e que são capazes de gerar verdadeiras transformações em âmbito pessoal e profissional.

 

Nos ambientes de trabalho, a criatividade e inovação são elementos fundamentais de serem estimulados nas equipes, para que compartilhem suas ideias e consigam, juntos, transformá-las em ações que gerem valor ao negócio.

 

A própria ISO de inovação, inclusive, defende em seus pilares que haja esse incentivo internamente, conscientizando os times a compreenderem a importância de sua colaboração para o crescimento da empresa e dispondo de métodos que os engajem em prol deste propósito.

 

Muitas inovações que surgiram ao longo de nossa história se deveram, fortemente, a esse conjunto de características, o que contribui para que sejam, até hoje, muito presentes no mercado internacional.

 

Por sua vez, para que sejam efetivas e contribuam para essa jornada, a criatividade e inovação precisam ser estrategicamente adotadas e desenvolvidas nos times, para que atinjam o êxito esperado.

 

Diferença entre criatividade e inovação

E, por mais que estes termos andem em conjunto, é importante compreender as diferenças entre a criatividade e inovação para que sua empresa obtenha uma maior assertividade ao implementá-los.

 

Ambas surgem da necessidade de criar soluções inovadoras ao negócio, impulsionando suas operações e favorecendo que tenham um melhor desempenho e produtividade frente aos concorrentes.

 

Mas, a criatividade é a primeira característica que deve ser vista neste processo, uma vez que servirá de base para o estímulo à vinda de novas ideias inovadoras que gerem valor ao negócio e atendam as expectativas desejadas.

 

Ela se configura como a capacidade de criar, imaginar ou produzir algo novo e diferente. Por isso, se torna algo mais abstrato e difícil de medir, assim como mensurar seu impacto gerado na empresa.

 

Para complementá-la, a inovação é aplicada para tirar essa ideia do papel, de forma que consiga ser testada e colocada em prática na companhia, com o apoio de um funil de inovação.

 

Assim, todas as sugestões serão analisadas frente ao seu potencial de sucesso e selecionadas conforme sua viabilidade de atingir as metas, sempre utilizando como base o fato de que atinjam uma necessidade real daquele empreendimento.

 

Juntos, a criatividade e inovação são o combo necessário para que as empresas gerem ideias inovadoras e consigam colocá-las em prática com êxito, tornando-se algo efetivo para o crescimento da marca em seu segmento.

 

Inovar é criar uma invenção?

Essa é uma dúvida muito comum naqueles que iniciam essa jornada, e a resposta é não.

 

Diversos gestores acreditam que uma inovação precisa ser algo completamente novo no mercado e nunca visto anteriormente. Porém, aqueles que se fixarem a essa ideia, dificilmente conseguirão atingir resultados positivos para seu negócio.

 

Inovar não significa criar algo do zero e completamente novo. Seu grande propósito deve ser aplicar uma ideia que gere algum tipo de valor ao negócio, seja ele uma maior eficiência operacional, produtividade, redução de custos, ou outro benefício que contribua para o crescimento da empresa.

 

A inovação deve atender a uma necessidade real do empreendimento, trazendo um retorno positivo para ele. E, para isso, existem diversos tipos de inovação disponíveis no mercado a serem incorporados, tais como a aberta, radical, disruptiva, incremental, e muitas outras.

 

Já a invenção, por sua vez, apresenta um desafio muito maior de, justamente, criar algo completamente novo em nossa história, assim como foi com o surgimento da roda e da eletricidade, como exemplo.

 

Ter claro em mente essa diferença é extremamente importante para que, na hora que sua empresa for adotar a criatividade e inovação, expanda suas sugestões para ideias que não se restrinjam a algo completamente novo no mercado.

 

Afinal, assim como explica a ISO de inovação, ideias inovadoras podem ser aplicadas em produtos, serviços, métodos, processos, ou muitos outros itens internamente, desde que mantenham a premissa de geração de valor ao negócio.

 

Qual a importância da criatividade e inovação nas empresas?

Em meio a um mercado extremamente competitivo, é com a criatividade e inovação que as empresas conseguirão se diferenciar frente a seus concorrentes e consagrar sua marca para fins de atração e retenção de cada vez mais consumidores.

 

Ao serem implementadas, a criatividade e inovação devem andar juntas nas estratégias corporativas, para que auxiliem na tomada de decisões mais assertivas e, com isso, aumentem a produtividade, qualidade e agilidade de suas operações.

 

Afinal, o mercado está em constante transformação e, aqueles que não souberem acompanhar as tendências através da criatividade e inovação, farão com que seu negócio logo fique para trás nesse movimento, perdendo espaço para aquelas que compreenderem a importância dessas características para assegurar o destaque da marca.

 

Hoje, as empresas que prosperam e se destacam são aquelas que oferecem o melhor. Não apenas em termos de qualidade do produto ou serviço, mas também na experiência do cliente como um todo, fazendo que se sintam satisfeitos e valorizados ao longo de toda sua interação e fidelizados.

 

É com esse conjunto de cuidados, que a criatividade e inovação irão contribuir para que haja a geração de valor ao negócio através de ideias inovadoras, aumentando a satisfação de seus consumidores e mantendo uma entrega assertiva a todos.

 

Como estimular a criatividade e inovação na sua empresa?

Para estimular a criatividade e inovação na sua empresa, é importante se atentar a algumas dicas que precisam estar presentes no ambiente corporativo, para que essas características consigam ser compreendidas e difundidas internamente com êxito.

 

Confira as principais:

 

Tenha um ambiente favorável à cultura de inovação

Os resultados da criatividade e inovação na empresa serão mais efetivos se forem implementados em um ambiente que seja favorável à cultura de inovação.

 

Na prática, isso significa que o mindset e o modo de operar de todo o negócio sejam pautados nessa prática, considerando um conjunto de atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas inovadoras presentes em todos os membros.

 

Quando esses ideais estiverem fortemente presentes no DNA corporativo, será muito mais assertivo engajar os times em prol desta causa, refletindo em seus esforços, comportamentos e fazendo com que se sintam à vontade para compartilhar suas sugestões a serem testadas.

 

Encoraje a autonomia dos times

Mesmo diante de processos bem definidos, a única forma da criatividade e inovação ser permeada internamente, é assegurando que os times tenham autonomia para sugerirem suas ideias e testá-las.

 

É com essa liberdade de atuarem que os profissionais se sentirão mais confiantes em propor novos métodos e processos para elevar a produtividade e desempenho da empresa, ao invés de ficarem receosos quanto a essa proatividade.

 

Até hoje, muitos trabalhadores se coagem frente a essa liberdade, temerosos de que, caso suas ideias não surtam efeito positivo, sejam reprimidos pelos gestores e superiores. Esse comportamento, típico da cultura do erro, é extremamente prejudicial ao sucesso da criatividade e inovação, e deve ser extinguida imediatamente em todos os negócios.

 

É claro que certos erros podem ser prejudiciais à empresa. Mas, é importante que o ambiente corporativo não gere este tipo de medo entre as equipes, uma vez que este receio apenas irá barrar a vinda de ideias criativas e a possibilidade de implementarem ações que gerem valor ao negócio.

 

Ao invés de condenar essas situações, ter uma cultura do erro significa enxergá-los como algo natural de ser enfrentado e, acima de tudo, como oportunidade de trazerem melhorias e crescimento à companhia.

 

Assim, os times serão treinados para aprenderem a como lidar com os erros da melhor forma possível, compreendendo que a criatividade e inovação são fundamentais para este processo e, caso algum equívoco seja cometido, saberem o que deve ser feito para minimizar danos.

 

Forneça feedbacks constantes

Uma vez que sua empresa entende que a criatividade e inovação irá envolver, inevitavelmente, riscos e possibilidades de falhas, é extremamente importante que os profissionais recebam feedbacks constantes sobre suas atividades.

 

Afinal, é muito comum que, ao longo deste processo, alguns trabalhadores possam se sentir desmotivados frente à conquista dos resultados a serem obtidos. Mas, quando há esse retorno frequente sobre tudo o que for feito, eles compreenderão melhor o que pode ser melhorado e se engajar para esta causa.

 

Mesmo em um ambiente favorável à autonomia, uma boa liderança por trás faz toda a diferença para o êxito da criatividade e inovação e, em qualquer projeto adotado, é indispensável que haja um feedback sobre tudo o que for testado e adotado.

 

Apenas assim, será possível identificar falhas antecipadamente, liderar os times rumo a um desempenho cada vez melhor e, acima de tudo, os manterem motivados e felizes para trabalharem juntos em prol do crescimento do negócio.

 

Implemente a gestão da inovação

Estimular a criatividade e inovação com êxito fará com o que o potencial criativo dos profissionais seja aproveitado ao máximo na empresa e, em meio a um alto volume de ideias constantemente sugeridas, é imprescindível que haja uma gestão da inovação robusta por trás deste processo.

 

Será essa gestão que permitirá que as propostas inovadoras sejam acompanhadas ao longo de todo o seu desenvolvimento, garantindo a materialização dessas ações e evitando a insistência em projetos que não estão gerando valor ao negócio.

 

Dessa forma, além de trazer mais segurança ao programa de inovação em si, ela irá elevar a produtividade e resultados a serem obtidos com a criatividade e inovação, uma vez que auxiliará o negócio a escolher as ideias mais viáveis de atingirem essas expectativas e evitar, assim investimento de tempo e recursos em ações que não são coerentes às metas estipuladas.

 

Invista em metodologias ágeis

As metodologias ágeis são excelentes estratégias para potencializar a criatividade e inovação nas empresas.

 

Elas representam um conjunto de estratégias voltadas a otimizar o desenvolvimento dos projetos em questão, elevando a produtividade das equipes e mantendo a qualidade do que será entregue ao consumidor final.

 

Existem diversos tipos de metodologias ágeis a serem investidas em prol da criatividade e inovação, e cabe às empresas entenderem a fundo as características de cada uma delas para selecionarem a que mais faz sentido perante sua realidade e metas a serem atingidas.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada em criatividade e inovação

Por mais que a criatividade e inovação já sejam fortemente compreendidas como fundamentais para as empresas que iniciam essa jornada, implementá-las com sucesso não é uma tarefa simples.

 

Não há um único caminho a ser seguido para atingir este êxito, muito menos uma regra única que se aplica a todos os negócios. Então, é fundamental que as companhias busquem o apoio de uma consultoria especializada nessa área, para que forneça as orientações necessárias e consiga identificar as melhores opções a serem adotadas.

 

Se seu negócio está nesse momento, então saiba que a PALAS pode te ajudar.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Não há espaço para empresas que ficam estagnadas no tempo e não buscam aperfeiçoar seus produtos ou serviços. Aquelas que insistirem nessa mentalidade, certamente perderão cada vez mais espaço para seus concorrentes.

 

Mas, os negócios que compreendem a importância deste aperfeiçoamento para seu destaque competitivo, poderão atingir excelentes resultados se incorporarem a criatividade e inovação em suas estratégias corporativas.

 

Ao iniciar essa jornada, é essencial que a empresa busque entender os diferentes tipos de inovação que existem no mercado, analise qual a melhor opção perante suas metas e, acima de tudo, conte com o apoio de uma consultoria especializada, para adquirir a maior assertividade possível para sua prosperidade.

 

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