Hackathon: o que é e como funciona?

Ilustração de um hackathon

Participar de um hackathon é uma excelente maneira de promover o desenvolvimento de inovações tecnológicas na sua empresa, criando soluções que gerem valor ao negócio.

 

Normalmente buscada por desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, estes encontros são extremamente benéficos para estimular essas iniciativas inovadoras em um curto período.

 

Por mais que sejam mais organizados de forma online, existem diversas maneiras de planejar um hackathon de forma eficiente. Isso, desde que prezem pelo desenvolvimento dos talentos através da tecnologia.

 

Hoje, grandes empresas como a Nasa, Google, Uber, Globo, Sebrae e Latam, já adotam essa metodologia em sua gestão, obtendo resultados enormes para alavancar seu potencial inovador no mercado.

 

Mas, não há como negar que o hackathon não é uma maratona tão simples de ser elaborada. Principalmente, no que diz respeito à escolha dos parceiros que irão participar deste encontro, e o tema que será exposto na ocasião.

 

Afinal, a programação de um hackathon costuma envolver palestras, workshops, além de um tempo considerável dedicado a desenvolver um novo projeto de software. Algo que, se não for bem planejado, pode comprometer a conquista de seus benefícios.

 

Para que sua empresa obtenha essas vantagens, neste texto explicaremos a fundo no que consiste um hackathon, seus diferentes tipos de organização, exemplos de negócios que já o implementaram, e como organizar uma maratona com assertividade.

 

Confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é hackathon?

O Hackathon, ou “maratona de programação”, no português, é um evento que reúne programadores, designers, e outros profissionais da área de computação, destinados a desenvolverem inovações tecnológicas que resolvam um desafio em questão.

 

Normalmente, esses encontros são organizados por startups ou instituições renomadas aos finais de semana, e duram, aproximadamente, de 24 a 48 horas.

 

Ao se encontrarem, os participantes do hackathon costumam propor projetos que gerem algum tipo de melhoria a processos ou produtos já existentes, em uma proposta similar à vista na inovação incremental.

 

Para estimular essa troca de ideias, a programação do hackathon costuma envolver uma série de palestras, workshops, e atividades diversas voltadas ao desenvolvimento de novos projetos de software pautados pela inovação. Para isso, o tema de cada edição será definido pelas empresas organizadoras.

 

Sua dinâmica funciona como um brainstorm, uma vez que estimula a geração de insights em prol de soluções destinadas a problemas específicos. Mas, este formato que vemos atualmente, passou por algumas transformações ao longo dos anos.

 

A primeira maratona de hackathon foi organizada nos Estados Unidos, em 1999, destinada a encontrar uma solução aos problemas de código identificados em um sistema operacional.

 

O sucesso do encontro destes profissionais foi tanto que acabou impulsionando outras empresas a investirem no mesmo evento, o que contribuiu para que ganhasse popularidade mundial em vista de seus benefícios para a competitividade corporativa em termos de inovação tecnológica.

 

Tipos de hackathon

Mesmo que a maioria dos encontros de hackathon ocorram de forma online, ainda existem outros tipos muito comuns de serem vistos no mercado: o evento interno, externo e clássico.

 

Entenda as características de cada um deles, para que fique mais fácil compreender qual faz mais sentido perante suas necessidades:

 

Hackathon interno

As dinâmicas do hackathon interno são organizadas com os profissionais da própria empresa em questão. Ou seja, não costumam envolver terceiros nesses encontros.

 

O grande objetivo por trás dessa opção é elevar o engajamento e a atuação dos colaboradores na busca por soluções internas que melhorem seus produtos ou serviços ofertados.

 

Para atingir essa meta, as equipes deste hackathon costumam ser formadas de profissionais de áreas diferentes e com talentos variados, como forma de promover uma troca de ideias abrangente visando a resolução do problema identificado.

 

Externo

Já no hackathon externo, a proposta é completamente oposta à anterior.

 

Aqui, as empresas participantes buscam envolver o público externo para participar destes encontros, trazendo suas contribuições e ideias a serem implementadas.

 

Unir essas visões de pessoas que não integram o ambiente corporativo é uma estratégia muito eficaz para identificar soluções realmente assertivas ao negócio, já que elas não terão qualquer relação com os processos internos e poderão, dessa forma, ter um olhar mais claro do que pode ser melhorado.

 

Como incentivo a essa colaboração, muitas empresas que organizam este hackathon costumam oferecer o benefício do profissional que propor a ideia “vencedora” se junte ao time, como um novo contratado.

 

Clássico

Em questão de espaço, no hackathon clássico, as empresas organizadoras preferem realizar estes encontros presencialmente, buscando por ambientes que comportem todos os participantes e atendam as necessidades e dinâmicas que irão acontecer ali.

 

Aqui, é mais comum que as dinâmicas ocorram em torno das 24 horas, para não sobrecarregar o tempo e esforços dos presentes e tentar atingir os objetivos propostos de forma mais rápida possível.

 

Online

Já no hackathon online, por sua vez, é destinado a organizar todas as dinâmicas nas plataformas digitais, uma vez que esta opção permite uma maior pluralidade de membros e de visões a serem trocadas sobre o tema em questão.

 

Realizar esse encontro de forma online pode trazer muitos benefícios para todos os envolvidos, principalmente, no que diz respeito a essa diversidade de profissionais com experiências e olhares diferentes.

 

A própria ISO de inovação, inclusive, defende que essa abrangência é um fator extremamente positivo para trazer ideias inovadoras que gerem valor ao negócio, uma vez que expande o mindset dos envolvidos e estimula o encontro de sugestões assertivas através desta troca de insights entre os participantes.

 

Mas, para obter este resultado, é importante que os organizadores do hackathon online garantam o suporte necessário para que as dinâmicas deste encontro sejam realizadas com toda a qualidade possível, além de assegurar que todos tenham os dispositivos que precisam para participar destas atividades.

 

Quais os benefícios do hackathon?

Além de ajudar na resolução de problemas, implementar um hackathon traz muitos benefícios para as empresas e para os participantes destes encontros. Isso, independentemente se for realizado de forma presencial ou online.

 

Confira os principais:

 

Auxilia na implementação de projetos

Uma das maiores dificuldades que todo empreendedor passa é, justamente, tirar as ideias do papel e transformá-las em projetos que gerem valor ao negócio.

 

Ao organizarem e participarem de um hackathon, as empresas terão uma fonte rica de inspirações a serem aproveitadas, uma vez que este encontro promoverá a troca de visões entre profissionais com experiências e sugestões diferentes sobre o mesmo tema.

 

Essa colaboração ajudará não apenas a identificar projetos e soluções a serem implementadas, como também a transformá-las em realidade no negócio, de forma que traga resultados positivos para o melhor desempenho da empresa.

 

Promove o networking

Organizar um hackathon é uma ótima forma de promover e estreitar o networking com profissionais renomados dos segmentos de atuação.

 

Com isso, os membros destes encontros conseguirão não apenas obter novas experiências e conhecimentos de muitos colegas da área, como também fortalecer uma rede de contatos importante para futuras oportunidades profissionais.

 

Alavanca a inovação

Se tem algo que o hackathon beneficia, é a implementação de um programa de inovação na empresa.

 

Afinal, estes encontros são ambientes completamente férteis para o desenvolvimento da inovação, através da reunião de profissionais diversos e a troca de insights sobre um tema específico e importante para o crescimento do negócio.

 

Seja trazendo mudanças nos produtos, processos, métodos, ou outros meios, o importante é que a inovação proveniente do hackathon – e de qualquer outra estratégia – sempre preze pela geração de valor à empresa.

 

É preciso que haja uma percepção nítida de melhora interna, segundo o que também prevê a ISO de inovação. Caso contrário, os riscos de serem investidos tempo e recursos sem retorno, serão maiores.

 

Exemplos de hackathon

Apesar do hackathon ter ganho forte popularidade nos últimos anos, existem diversas empresas que já investem nessas maratonas há anos e, inclusive, adquirindo enormes benefícios para seu crescimento através da inovação.

 

Veja alguns dos casos de maior sucesso a se inspirarem:

 

Uber Hack

Este evento de hackathon, organizado pela Uber, foca na busca de inovações na área de tráfego e transporte, na proposta de encontrar soluções que melhorem o deslocamento da população.

 

Em uma das descobertas mais famosas adquirida em uma de suas edições, foi constatado que 34% do engarrafamento das grandes cidades se deve pela busca de vagas. Ou seja, ao procurarem por um lugar para estacionar, os motoristas costumam dirigir mais devagar, o que acaba gerando um efeito cascata.

 

Como possível solução para este problema completamente comum em todas as cidades, os participantes deste hackathon desenvolveram o VAGOO, aplicativo que consegue cruzar informações de vagas pela cidade para auxiliar os motoristas neste momento.

 

Decathlon

Considerada como uma das maiores lojas de produtos esportivos, a Decathlon investiu nas maratonas de hackathon para solucionar um problema preocupante que vinha enfrentando internamente: a alta rotatividade de seus funcionários.

 

Após a troca de insights ocorrida nesse encontro, todas as ideias adquiridas foram testadas e colocadas em prática pelo departamento de recursos humanos, e os resultados foram completamente positivos.

 

As novas técnicas implementadas em seu processo seletivo resultaram em 5% menos demissões por funcionários que não se identificavam com a empresa.

 

Visa

Em seus mais de 130 inscritos, a edição de 2017 do hackathon da Visa se tornou amplamente famosa no mercado, uma vez que trouxe soluções verdadeiramente inovadoras para seus serviços.

 

Com a proposta de desenvolverem soluções digitais para os consumidores usando as APIs da empresa como base, a maratona daquele ano selecionou três grandes ideias vencedoras: o OnPay, Pay365 e BotPay.

 

NASA

Em 2012, a NASA criou a maior maratona de hackathon do mundo: o Nasa Space Apps Challenge.

 

Realizada atualmente em diversas cidades do Brasil, seus participantes buscam trazer maiores inovações e soluções para os desafios do órgão, que está diretamente ligado ao Governo dos Estados Unidos.

 

Dessa forma, no fim de semana de sua organização, os integrantes participam da sprint de 48 horas com o apoio da Equipe Organizadora Global da NASA, encontrando soluções para os desafios estipulados através de jogos, aplicativos para smartphone e computador, vídeos, ferramentas de ensino, e muitas outras atividades.

 

A edição deste ano está programada para ocorrer nos dias 07 e 08 de outubro, com as informações disponíveis no site do hackathon.

 

Como organizar um hackathon?

Organizar um hackathon não é uma tarefa simples, principalmente, pelo curto período que esses encontros duram. É preciso muito planejamento e organização para desenvolver essas maratonas, para que atinjam os objetivos desejados.

 

Por isso, confira algumas dicas essenciais que devem ser seguidas nesse processo:

 

Determine o objetivo e local do hackathon

Cada empresa é única, e possui suas próprias necessidades e objetivos a serem atingidos. E, a depender do segmento de atuação, essas metas podem ser ainda mais complexas de serem conquistadas, o que demanda um planejamento estratégico e personalizado conforme cada negócio.

 

Por isso, aquelas que desejam organizar um hackathon, precisam, primeiramente, determinar esses objetivos estipulados com a maior clareza possível, para que consigam desenvolver a programação deste evento com a máxima assertividade.

 

Analise os problemas que a sua empresa está enfrentando e os leve como os desafios inovadores a serem solucionados nos membros do hackathon. Isso, tendo em mente que toda proposta deverá gerar valor à companhia.

 

Junto a isso, é preciso definir onde este evento será organizado: de forma presencial ou online, e se envolverá terceiros nesse encontro ou não.

 

A escolha correta deste ambiente também será crucial para seu bom desempenho, garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para criarem estas soluções inovadoras e se sintam confortáveis no local proposto.

 

Estabeleça o regulamento

Todo hackathon precisa ter regras muito bem estabelecidas entre seus participantes, para que estejam alinhados quanto às boas práticas a serem seguidas durante o encontro e a manutenção de um ambiente saudável em prol da inovação.

 

Ainda, esse regulamento também deve conter os pré-requisitos das soluções a serem desenvolvidas, assim como fontes e dados que os participantes podem acessar.

 

Algumas das normas que mais costumam ser aplicadas no hackathon incluem o limite a utilização de frameworks open source; obrigatoriedade em adotar, ao menos, uma ferramenta do Google; e a permissão ou não de as equipes divulgarem seus projetos ao final do evento.

 

Invista na comunicação do evento

Muitas empresas se dedicam fortemente a divulgar o hackathon em seus sites e redes sociais, mas uma boa comunicação do evento não se limita apenas a esse momento.

 

O pós-evento também precisa ser cuidado pelas organizadoras, envolvendo questões como a aplicação de uma pesquisa de satisfação com os participantes, divulgação dos vencedores, assim como relatos e momentos mais marcantes da edição.

 

Essas ações são extremamente importantes para divulgar e fortalecer o nome da marca em seu hackathon, de forma que consiga atrair uma maior quantidade de interessados nas próximas vezes.

 

Crie um cronograma organizado

As empresas que se preocuparem em desenvolver um cronograma extremamente organizado, terão chances muito maiores de obterem resultados positivos que gerem valor ao negócio.

 

Aqui, é importante ressaltar que um bom cronograma do hackathon não envolve apenas o que será discutido ao longo do encontro. Na prática, ele também inclui a busca de parceiros e patrocinadores, assim como a divulgação do evento em si.

 

Essa programação deve ocorrer com, pelo menos, três meses antes de seu início, para que as organizadoras tenham tempo suficiente para atrair a quantidade desejada de participantes e consiga definir tudo que será discutido ao longo do evento.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada em inovação

Tornar uma empresa inovadora não é uma tarefa simples e, ao organizar eventos que promovam esse propósito, como ocorre no caso do hackathon, é preciso muito preparo e organização para que os objetivos desejados sejam atingidos.

 

Por isso, nada melhor do que contar com o apoio de uma consultoria especializada, como a PALAS.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Diversas empresas ao redor do mundo já organizaram ou participaram de um hackathon, obtendo excelentes resultados para destravar seu potencial inovador no mercado e alavancar sua competitividade frente aos concorrentes.

 

Esses encontros vêm ganhando crescente popularidade nos últimos anos, compreendidos como eventos importantes para promover o networking e fomentar oportunidades de negócios.

 

Mas, essas vantagens só serão obtidas caso esses encontros sejam devidamente organizados, prezando pelos cuidados mencionados acima e, acima de tudo, contando com o apoio de uma consultoria especializada que guie a empresa nessa jornada.

 

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