Inovação digital: o que é e quais os benefícios?

Ilustração de uma inovação digital

Por mais que para inovar não seja obrigatório o uso de tecnologias extremamente robustas, a inovação digital é, até hoje, uma forte estratégia no mercado, capaz de alavancar as empresas em seus segmentos e trazer resultados extremamente positivos para sua prosperidade.

 

Diretamente impulsionada pelo avanço da digitalização no mercado, essa é uma das tipologias de inovação mais conhecidas, a qual se destina a utilizar esses recursos tecnológicos a favor da resolução de algum problema ou demanda internamente.

 

Segundo dados divulgados pela pesquisa Sondagem sobre Transformação Digital nas Empresas Brasileiras, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os investimentos feitos nessa digitalização pelas empresas nacionais, no segundo trimestre de 2023, registrou alta de 2,8 pontos, somando 120,7 pontos, na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

 

Mas, apesar de ser uma estratégia altamente investida por muitas empresas, implementar a inovação digital não é um processo simples, e demanda extremo cuidado e planejamento dos negócios que iniciarem essa jornada.

 

Afinal, muito além de apenas adotar tecnologias modernas e robustas, o sucesso da inovação digital depende de uma verdadeira transformação da cultura organizacional, treinando os times para que estejam preparados para conduzir essas ações e, acima de tudo, os estimulando para que contribuam com suas ideias ao longo deste trajeto.

 

Ter um mindset inovador, junto com iniciativas voltadas para esse incentivo e preparo, são fundamentais ao optar pela inovação digital, e é sobre isso que iremos discorrer ao longo deste texto. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é inovação digital?

A inovação digital consiste na implementação de tecnologias digitais para aperfeiçoar diferentes aspectos da empresa em prol de obterem maior eficiência, crescimento e destaque em seu segmento.

 

Ela se caracteriza mais por ser uma ação disruptiva e contínua, com o objetivo principal de transformar ideias que gerem valor ao negócio através deste campo tecnológico.

 

Por isso, quando uma empresa decide investir na inovação digital, ela precisa reajustar sua cultura organizacional para que seja inteiramente pautada nesse ideal, uma vez que essa jornada exigirá uma mudança profunda em seus processos para este campo, assim como o devido treinamento das equipes para essa transição.

 

Muitos confundem a inovação digital com o processo de digitalização também investido por muitos negócios. Contudo, este segundo termo está mais direcionado ao processo de conversão das informações corporativas do estado físico ao digital.

 

Apesar de, normalmente, a inovação digital ser adotada para sanar uma questão específica frente a um problema já existente, seu uso pode trazer muitas outras vantagens a longo prazo. Isso, desde que seu processo seja conduzido com extremo planejamento.

 

Tipos de inovação digital

Por ser diretamente influenciada pela digitalização do mercado, existem diversos tipos de formas de trazer a inovação digital para a realidade da empresa. Todas elas, possíveis de serem implementadas em negócios de todos os portes e segmentos.

 

Confira essas principais tipologias vistas atualmente, e pautadas nos mais modernos recursos disponíveis:

 

Cloud migration

O armazenamento em nuvem, ou cloud migration, é considerada uma verdadeira revolução quando falamos sobre inovação digital. Afinal, foi com ela que as empresas puderam ter acesso a meios muito mais seguros para resguardar seus dados.

 

Antigamente, os métodos utilizados para armazenar as informações corporativas não dispunham de mecanismos eficientes de proteção, o que elevava os riscos de consequências graves caso o aparelho em questão sofresse qualquer tipo de dano.

 

Felizmente, com o avanço da digitalização, este conceito de cloud migration começou a despontar, viabilizando que as empresas migrassem suas informações para uma hospedagem virtual. Assim, mesmo diante de danos nos aparelhos, os dados corporativos permaneceriam seguros e preservados.

 

Um de seus maiores benefícios que o destaca nos tipos de inovação digital é seu desenvolvimento personalizado às necessidades de cada negócio. Dessa forma, sua arquitetura poderá ser moldada conforme cada demanda corporativa, tornando suas operações mais escaláveis e eficientes.

 

Big Data

Um dos grandes conhecidos do mercado, o big data se destaca na lista dos tipos de inovação digital por servir como um grande auxiliador do armazenamento dos dados das empresas.

 

Com essa ferramenta, os empreendimentos podem guardar e acessar suas informações, independentemente da quantidade, de forma segura e em tempo real. Além de evitarem riscos de vazamentos ou perdas, essa inovação digital é extremamente estratégica para uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Até porque, a possibilidade de reunir e acessar esses dados a qualquer momento permite, como exemplo, análises mais robustas acerca das operações do negócio, ações que estão gerando retorno, preferências dos consumidores, e muitas outras que viabilizem a adoção de planos mais robustos para seu crescimento.

 

O big data fortalece a estrutura organizacional, melhorando o desempenho da empresa e possibilitando o uso de muitos outros tipos de inovação digital que tragam ainda mais vantagens à sua prosperidade.

 

Data Analytics

Complementando a inovação digital anterior, o data analytics se destina a auxiliar as empresas a extraírem os dados armazenados no big data em larga escala.

 

Isso é, por mais que os negócios tenham uma ferramenta altamente segura para guardar suas informações, é preciso saber como analisar este banco de dados com inteligência, obtendo insights realmente úteis a serem colocados em prática no empreendimento.

 

Realizar essa avaliação manualmente é praticamente impossível. Mas, com o data analytics, as empresas terão à disposição uma inovação digital altamente otimizada para verificar essas informações e selecionar quais terão maior probabilidade de trazerem resultados assertivos.

 

Machine learning

Este é um dos conceitos mais revolucionários da inovação digital, o qual se designa à capacidade de atribuir uma capacidade de aprendizado às máquinas.

 

Aqui, é importante ter em mente que o machine learning não significa que esses equipamentos irão pensar sozinhos, mas sim tomar ações a partir de parâmetros previamente fornecidos por um programador.

 

Todas essas informações serão captadas e armazenadas para que, conforme o tempo, o maquinário consiga perceber padrões de comportamento e, com isso, tomar decisões coerentes conforme cada resposta obtida.

 

Esse processo é o que permite que elas aprendam “sozinhas” conforme seu trabalho, de forma semelhante ao ser humano, tornando-se mais autônomas possíveis nas tarefas nas quais se destinam a realizar.

 

Inteligência Artificial

Muitos confundem o machine learning com a inteligência artificial, mas este segundo representa um conceito de inovação digital muito mais abrangente.

 

Na prática, a IA abrange não apenas o machine learning, porém diversas outras tecnologias com o propósito de utilizar estes recursos em prol da execução inteligente de alguma atividade. Muitas delas, com a capacidade de tomarem decisões de forma autônoma com o tempo.

 

Além de otimizarem o tempo dessas atividades a fim de uma maior produtividade, a inteligência artificial se destaca na gama de inovação digital por reduzir as chances de erros, evitar retrabalhos e, assim, viabilizar uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Quais os benefícios da inovação digital?

Mesmo que para inovar as empresas não dependam exclusivamente do uso de tecnologias robustas, optar pela inovação digital trará muitos benefícios àquelas que se inserirem neste universo.

 

Veja as principais:

 

Maior vantagem competitiva com a inovação digital

Empresas que querem se destacar precisam sair à frente da concorrência, e buscar por soluções ou ferramentas inovadoras que as auxiliem a aperfeiçoar suas operações, a atrair e reter cada vez mais clientes.

 

Em um mercado crescentemente impactado pela transformação digital, os negócios que acompanharem essas tendências e souberem como incorporar a inovação digital a seu favor, certamente terão uma peça favorável em termos de vantagem competitiva.

 

Um dos exemplos mais clássicos dessa importância é o caso do Blackberry. Mesmo tendo conquistado um destaque significativo no mercado de smartphones, sua resistência a mudanças logo a deixou para trás de outras empresas que acompanharam o movimento da inovação digital com estratégia, como foi o caso da Apple e da Samsung.

 

Aumento da produtividade

A tecnologia não irá substituir o trabalho humano, apenas contribuir para que tenham uma maior produtividade, agilidade e assertividade em suas tarefas.

 

Seja através do big data, Inteligência artificial, ou qualquer outro recurso tecnológico da inovação digital, as empresas que se inserirem nesse universo notarão uma melhora significativa em seu desempenho, assim como redução de esforços em atividades que podem ser automatizadas.

 

Assim, os times poderão se debruçar em funções mais estratégicas para a diferenciação e crescimento da companhia em seu segmento.

 

Melhora do ROI

Ao otimizar os processos internos e reduzir a probabilidade de investimentos de tempo e recursos em ações que não irão gerar valor ao negócio, é com a inovação digital que as empresas podem melhorar o seu ROI (retorno sobre investimento) e, assim, elevar sua produtividade.

 

Essa métrica é extremamente importante para auxiliar os gestores a avaliarem se os esforços colocados em prática estão sendo efetivos ou não, assim como ajustarem o que precisar ser modificado para conquistar os objetivos estipulados.

 

Existe, inclusive, uma métrica destinada, justamente, a verificar os retornos obtidos nos projetos inovadores, conhecida como ROI de inovação. Mas, para que seja assertivo, ele precisa ser adotado em conjunto com outros indicadores de inovação que tragam esses dados em tempo real para serem analisados.

 

3 exemplos de inovação digital no mercado

Diversas empresas ao redor do mundo já adotaram a inovação digital e conquistaram feitos excelentes com essa estratégia. Isso, através de métodos e tecnologias distintas, mas que foram bem incorporados em prol das metas estipuladas.

 

Confira alguns dos casos mais famosos nesse tema:

 

IKEA

A inovação digital investida pela IKEA, gigante sueca do mercado de móveis, está alavancando a empresa em seu segmento, focando no desenvolvimento de produtos e serviços que possam corresponder aos estilos de vida e necessidades dos consumidores modernos.

 

Para atender a essa demanda latente de seu público-alvo, uma das estratégias mais eficazes adotada pela empresa foi o desenvolvimento de seu aplicativo oficial com um recurso de realidade aumentada, o qual permite que os clientes consigam ter uma visão mais clara de como o objeto em questão ficará em sua casa.

 

Por mais que esse recurso já esteja presente em diversas marcas, o grande destaque desta inovação digital está no fato de que foi lançada antes mesmo da pandemia, época na qual o movimento de digitalização se potencializou no mercado. Isso contribuiu para que a novidade tenha ganho ainda mais notoriedade.

 

Além dele, os serviços de TaskRabbit também foram um grande atrativo investido pela IKEA. Destinado aos consumidores que não sabem ou desejam montar seus móveis sozinhos, essa plataforma conecta os compradores a profissionais autônomos para essa tarefa, o que expande ainda mais sua gama de atuação e seu poder competitivo no segmento.

 

Best Buy

Há muito mais tempo no mercado do que a Amazon, a Best Buy viu sua presença no segmento despencar pela falta de estratégias assertivas que destacassem seu modelo de negócios no segmento.

 

Porém, com a chegada de seu novo CEO e, acima de tudo, de seu amplo investimento em inovação digital, a empresa emergiu das cinzas e consagrou seu nome no setor com o apoio de tecnologias robustas em suas operações.

 

Na prática, esses recursos da inovação digital foram destinados para ações que enriquecessem a experiência do consumidor, focando em melhores prazos de entrega, aperfeiçoamento do marketing digital, e avaliação das recomendações de clientes em busca de melhorias contínuas.

 

Após terem firmado um acordo com a Accenture e o Google Cloud, em 2020, a parceria foi mais um ponto a favor de seu destaque competitivo, a qual viabilizou a unificação das fontes de dados de seus clientes para uma experiência de compras ainda melhor.

 

Este aprimorando da oferta de seus serviços com a inovação digital elevou significativamente o valor de suas ações, tendo saltado de $11,67 em 2012, para $110.05 em 2021.

 

Nike

Embora sempre tivessem fabricado produtos de extrema qualidade, o modelo de negócios da Nike, em seu início, era completamente desatualizado e ineficaz, o que exigiu da empresa um forte investimento em inovação digital para que conseguissem prosperar em seu segmento.

 

Após terem passado a focar suas estratégias no comércio eletrônico, no marketing digital e na análise de dados, a empresa viu suas operações alavancarem significativamente. E, um dos maiores exemplos da notoriedade dessa ação, está em sua “loja do futuro”, em Nova York.

 

Com 55.000 pés quadrados, a flagship store NikeTown proporciona uma experiência rica de compra ao consumidor, contando com recursos modernos e interativos destinados a auxiliar os clientes a escolherem o produto ideal para suas necessidades.

 

Uma de suas ferramentas avançadas, como exemplo, permite que os compradores testem esses itens em cenários que imitam a realidade, além de ter outros espaços imersivos para essa mesma finalidade como uma meia quadra inteira de basquete com aros ajustáveis, área de teste de futebol, esteira, e outras ferramentas de alta tecnologia.

 

O resultado deste investimento de inovação digital pela Nike não poderia ter sido melhor. Como prova disso, em três anos do início dessa estratégia, o preço de suas ações quase que dobrou.

 

Como implementar a inovação digital nas empresas?

Se sua empresa quer implementar uma estratégia de inovação digital, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes que farão toda a diferença nesta assertividade.

 

Elas incluem a criação de uma equipe de inovação digital, desenvolvimento de uma cultura do erro internamente, investimento no ROI de inovação e, acima tudo, apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Confira em detalhes cada um deles:

 

Crie uma equipe de inovação digital

Por mais que todo projeto de inovação deva incluir e abranger a maior quantidade possível de membros da empresa, criar uma equipe focada em implementar a inovação digital pode contribuir muito para a geração de valor ao negócio.

 

Isso ocorrerá pois, na prática, será este time o responsável por disseminar essa cultura de inovação internamente, estimular a participação dos profissionais no projeto, avaliar todas as ideias colhidas e gerenciar o desenvolvimento das selecionadas.

 

Ter essa gestão de inovação constante é uma peça indispensável nessa jornada, e que apenas trará êxito quando assegurada por equipes qualificadas. Principalmente, para identificar possíveis ajustes a serem feitos, evitando investimento de tempo e recursos e ações que não estão atendendo as expectativas.

 

Desenvolva uma cultura do erro

Nem sempre, as empresas irão acertar de primeira em sua estratégia de inovação digital. Contudo, esse risco não deve ser algo temido pelos times, para que não se sintam receosos em compartilhar suas ideias e testá-las.

 

Segundo dados divulgados pela Pesquisa de Segurança Psicológica em 2021, 54% dos profissionais possuem medo de serem punidos após cometerem um erro. Além disso, 91% acreditam que irão sofrer consequências negativas caso cometam esses equívocos.

 

Ao adotar qualquer projeto de inovação, os empreendimentos devem se preocupar em fomentar uma cultura do erro internamente, uma vez que eles são importantes para o crescimento e engajamento dos times.

 

Por mais que nenhuma empresa deseje cometer falhas que possam trazer algum prejuízo às suas operações, elas não podem ser condenadas ou temidas internamente. Elas são naturais de serem vistas, e devem ser encaradas como oportunidades de aprendizado e melhoria.

 

Invista em um ROI de inovação

Considerando que a inovação digital fará uso de tecnologias robustas em seu desenvolvimento, as empresas devem adotar métricas que tragam informações em tempo real sobre os resultados que estão sendo obtidos. Principalmente, para confirmarem se estão ou não no caminho certo.

 

Dentre as opções disponíveis no mercado, o ROI de inovação é um dos mais assertivos nessa tarefa, por conter especificidades destinadas em coletar e analisar os retornos obtidos no projeto de inovação em si.

 

Seja aplicada em um produto, serviço, método, processo, ou combinado destes e de outros fatores, essa métrica irá mensurar todos os esforços feitos e trazer insights importantes para o sucesso da inovação digital.

 

Mas, para isso, ele precisa estar inteiramente apoiado em indicadores de inovação que se alinhem aos objetivos estipulados pela empresa.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Muitas dúvidas e empecilhos podem surgir ao longo desta jornada de inovação digital nos empreendimentos. E, sem a devida orientação de uma consultoria especializada no ramo, as chances de se perderem no caminho e não gerarem valor ao negócio através dessas ações, será muito maior.

 

Aqui na PALAS, as empresas terão toda a segurança necessária para iniciarem essa trajetória e conquistarem todas as metas desejadas. Afinal, somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

A inovação digital já virou realidade em muitas empresas, com benefícios enormes e atestados por aquelas que desbravam esse caminho. Mas, implementá-la não é tão simples ou fácil.

 

Em meio a tantos recursos disponíveis no mercado, os negócios que desejam iniciar essa jornada precisam de um planejamento cuidadoso para verificar qual estratégia seguir, assim como qual métrica utilizar para acompanhar, em tempo real, o desenvolvimento da ação adotada.

 

Grandes players do mercado conquistaram resultados excepcionais com a inovação digital e, em um cenário de extrema competitividade, ela pode ser a chave de sucesso para o crescimento e destaque corporativo.

 

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