Hubs de inovação: o que são e quais os benefícios?

Ilustração de hubs de inovação

Os hubs de inovação são iniciativas extremamente benéficas para explorar e desenvolver, ao máximo, a capacidade de inovação nas empresas.

 

Muito comum de ser utilizado por aqueles que optam pela inovação aberta, esses espaços vêm crescendo significativamente nos últimos anos por viabilizar a criação de um espaço onde essa estratégia possa ser implementada com sucesso.

 

Mas, muito além do que viabilizar este ambiente, os hubs de inovação ganharam forte notoriedade por estimular o desenvolvimento de ideias que, realmente, tragam valor ao negócio.

 

Essa troca intensa de insights valiosos ao crescimento da marca acaba trazendo muitos outros benefícios para a economia empresarial, assim como sua atratividade perante parceiros e investidores.

 

No Brasil, existem diversos cases de hubs de inovação que alavancaram seu desenvolvimento e criaram um forte ecossistema pautado nessa estratégia. Algo que, inevitavelmente, favoreceu para que este termo chamasse cada vez mais a atenção dos gestores.

 

Por isso, neste texto explicaremos tudo o que você precisa saber sobre os hubs de inovação, como eles funcionam, os benefícios que podem trazer para os negócios, e as características fundamentais que não podem faltar nesses espaços.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que são hubs de inovação?

Os hubs de inovação são espaços físicos ou virtuais onde as empresas podem desenvolver suas atividades de inovação, assim como realizar eventos deste tipo.

 

Normalmente, os hubs de inovação costumam abrigar diversos elementos característicos de fomento a um ecossistema de inovação, criando conexões entre startups, investidores, universidades e grandes corporações, para que, juntos, possam construir e implementar projetos inovadores que gerem valor aos empreendimentos.

 

Quando estabelecidos, os hubs de inovação funcionam como ímãs para atrair parceiros e investidores benéficos à companhia, em um ambiente propício para a geração de negócios e oportunidades que alavanquem a marca em seu segmento.

 

Em um levantamento feito pelo 100 Open Startups, as atividades de inovação aberta entre startups e grandes empresas cresceram mais de cinco vezes desde 2019, tendo sido responsável por uma média anual de 75% de envolvimento no Brasil.

 

O dado evidencia a intensa procura pelos hubs de inovação nos últimos anos, justamente, pelos benefícios que pode trazer para fomentar a criação de conexões com parceiros estratégicos para o destaque da empresa, assim como para o compartilhamento de ideias valiosas que tragam valor à marca.

 

Como funcionam os hubs de inovação?

Ao serem implementados, os hubs de inovação funcionam como verdadeiros espaços de promoção para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, focando em atrair e desenvolver parcerias entre empresas e investidores para este objetivo.

 

Mas, apenas atrair este interesse não é suficiente para o funcionamento dos hubs de inovação. Sua eficácia depende, diretamente, da manutenção de um padrão de qualidade elevado no que é desenvolvido internamente, assim como da colaboração ativa de quem os ingressam.

 

Por isso, eles não dependem, obrigatoriamente, de um espaço físico para operarem. Além dos canais digitais, outras opções muito utilizadas por aqueles que desejam iniciar estes hubs de inovação costumam ser as famosas feiras de inovação, por se tratar de locais excelentes para reunir e fomentar esse incentivo.

 

Independentemente do meio escolhido, é importante destacar que os hubs de inovação funcionam e são desenvolvidos com base na cultura, valores, pessoas e lideranças daquela determinada região.

 

Todos esses fatores influenciam, diretamente, o modo pelo qual estes hubs de inovação irão se moldar e crescer, de forma que consigam construir este ecossistema de inovação e, assim, atrair cada vez mais negócios interessados em participar e colaborar com essa estratégia.

 

Quais os benefícios dos hubs de inovação?

Participar dos hubs de inovação traz diversos benefícios para todos os envolvidos. Principalmente, para a conquista de novas oportunidades de negócio através do incentivo ao networking em um ambiente qualificado para essa missão.

 

Entenda melhor cada uma dessas vantagens:

 

Acesso à estrutura física adequada

Muitas empresas, principalmente as startups em estágio inicial, não dispõem de um local adequado para que possam desenvolver e colocar em prática as ideias desejadas para elevar seu desempenho e destaque no mercado.

 

Mas, nos hubs de inovação, elas e todas as companhias terão acesso a um ambiente propício para esse objetivo, dispondo dos recursos necessários para iniciar suas operações e, assim, alavancar seus processos de forma muito mais efetiva e segura.

 

Networking entre empresas, startups e investidores

Já se foi o tempo em que inovar era associado a uma estratégia solitária. Hoje, já é extremamente difundida a importância e benefícios de contar com parceiros nessa jornada, trocando insights e experiências para a implementação de ações que gerem valor ao negócio.

 

Esse é, justamente, um dos maiores benefícios que serão encontrados nos hubs de inovação. Afinal, eles incentivam que haja esse networking entre empresas, startups e investidores, enriquecendo a troca de ideias e visões e, assim, gere uma parceria muito mais forte entre as partes.

 

Maiores oportunidades de negócio

Os hubs de inovação são algumas das formas mais diretas e eficazes de promover maiores oportunidades de negócio.

 

Afinal, são neles que empresas dos mais diversos portes e segmentos se reunirão em prol de um mesmo objetivo, enxergando nessas parcerias caminhos mais assertivos e, juntos, conquistarem resultados cada vez melhores.

 

Isso se potencializa ainda mais considerando que, normalmente, há uma seleção das companhias antes de integrarem os hubs de inovação, como forma de se certificarem das intenções de cada um dos membros nesses ambientes.

 

Promoção de contato com especialistas e mentores

Por reunir muitas empresas em busca do mesmo objetivo, os hubs de inovação são espaços perfeitos para que sejam encontrados especialistas e mentores que conduzam esse processo da melhor forma possível.

 

Ter líderes bem preparados e qualificados faz toda a diferença para a conquista de resultados excelentes para o negócio, auxiliando não apenas em aspectos técnicos, como também em assegurar as relações criadas por longo prazo e identificar, constantemente, novas oportunidades a serem exploradas.

 

5 hubs de inovação no Brasil

Existem diversos exemplos de hubs de inovação no Brasil, que ganharam destaque em seus segmentos pelos benefícios conquistados através dessa prática.

 

Confira alguns dos cases mais famosos:

 

Amcham

Muito além do que apenas uma Câmara de comércio, a Amcham integra empresas nacionais e internacionais em um verdadeiro ecossistema de inovação, através de ambientes colaborativos que facilitam a transformação digital e o desenvolvimento de novos negócios.

 

Com o propósito de fomentar essas relações empresariais, servindo como uma ponte de seus sócios com o governo e outras instituições, alguns de seus principais projetos que se destacaram no universo dos hubs de inovação, são o Amcham Arena e o Amcham Lab.

 

O primeiro deles, criado em 2017, se destina a conectar, por meio de uma competição, startups brasileiras a empresas associadas da Amcham. Já o segundo, por sua vez, visa ajudar grandes empresas a selecionarem startups em programas de inovação aberta.

 

Ambos os projetos tiveram tanto sucesso que, hoje, segundo dados divulgados no próprio site da empresa, mais de 90% de seus associados conseguiram potencializar seus negócios.

 

InovraBra Habitat

Desenvolvido pelo Bradesco, o InovraBra é um dos hubs de inovação mais conhecidos no Brasil.

 

Para fomentar a criação deste ecossistema de inovação, o projeto foi desenvolvido para que operasse tanto no ambiente físico quanto digital. Em ambos, as startups participantes são divididas em três categorias, como forma de facilitar a prática desta conexão: residentes, conectadas e orbitantes.

 

Enquanto as empresas residentes podem contar com posições fixas ou salas privadas, as conectadas possuem quatro day pass por mês, o que permitem que ocupem o espaço físico em quatro dias do mês.

 

Já as orbitantes, por sua vez, não ocupam o espaço físico, mas têm acesso a eventos presenciais e virtuais. Essa separação foi uma estratégia altamente eficaz para a aplicação deste hub de inovação, elevando a conquista dos resultados adquiridos.

 

Cubo

Criado pelo banco Itaú em 2015, o Cubo é uma das iniciativas dos hubs de inovação de maior destaque no país. Inclusive, chegou a receber o selo de mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina.

 

Sua proposta é simples: conectar as melhores soluções de startups e outras empresas do ramo, a fim de construir grandes cases de inovação para o mercado. Mas, para que seja aprovada como residente ou membro, precisa sugerir uma ideia que apresente grande potencial de escala, e que já tenha sido testada por clientes.

 

As startups residentes que forem selecionadas poderão adquirir uma série de benefícios para seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a intensa oportunidade de conexão com grandes empresas, investidores e universidades. Afinal, elas poderão se reunir no mesmo espaço físico do Cubo.

 

Já as startups residentes, por sua vez, não poderão ocupar este espaço físico, mas poderão usufruir de alguns benefícios por meio de sua plataforma digital.

 

Wayra

Com a meta de conectar a Telefônica a disruptores digitais em todo o mundo, a Wayra é um dos hubs de inovação mais estratégicos para o desenvolvimento dos negócios.

 

Isso porque, ao ingressarem nessa rede, as startups terão acesso a 350 milhões de fornecedores e clientes em 10 países, em áreas prioritárias de investimento que incluem entretenimento (jogos e vídeos), inteligência artificial, IoT, Big Data, eHealth, Edtech e Fintech.

 

Para isso, as participantes receberão um investimento de, até, R$1 milhão, ficando expostas a uma comunidade de investidores e especialistas para que consigam participar da expansão internacional entre hubs de inovação.

 

Acate

Considerada a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) tem um forte propósito em apoiar este ecossistema dos hubs de inovação, de forma que contribuam para a geração de conexões que fortaleçam o setor de tecnologia no estado.

 

Para suportar este objetivo, a iniciativa reúne cerca de 1.200 associados e 13 polos de inovação e tecnologia no estado, além de escritórios em São Paulo e nos Estados Unidos para prestar suporte a empresas catarinenses.

 

Ao longo de sua trajetória, diversos projetos voltados a essa missão foram desenvolvidos, com alguns deles recebendo notoriedade. Dentre eles, está a MIDITEC, incubadora criada há 20 anos e escolhida como uma das cinco melhores do mundo.

 

O que não pode faltar nos hubs de inovação?

Para que consigam promover essa participação e união, uma das coisas mais importantes que não pode faltar nos hubs de inovação é uma estrutura adequada para que essa fluidez ocorra.

 

Aqui, não falamos apenas em questão de espaços físicos, mas sobretudo, de um alinhamento muito bem definido entre os participantes, para que todos estejam cientes das oportunidades que podem ser conquistadas através dos hubs de inovação e, juntos, busquem por esses resultados.

 

As empresas integrantes destes ambientes precisam definir com muita clareza suas metas e desejos, assim como as estratégias que planejam iniciar para alcançá-las e, as ferramentas que serão utilizadas para monitorar e acompanhar a eficácia do projeto.

 

Existem diversos indicadores de inovação disponíveis no mercado, capazes de fornecer estes dados em tempo real e, assim, auxiliar as companhias a identificarem se alguma ação precisa ser reajustada.

 

E, claro, que com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS, fará toda a diferença para identificar esse grau de maturidade de inovação internamente, a fim de identificar quais parceiros estão mais alinhados com essa realidade e expectativas.

 

Conclusão

Os hubs de inovação se tornaram espaços extremamente vantajosos para se unir à empresas, clientes ou outros parceiros que estejam no mesmo momento de negócios para construírem, juntos, oportunidades cada vez melhores para o crescimento e destaque dos empreendimentos.

 

Existem diversas possibilidades de integrarem estes espaços físicos ou online, especialmente com o avanço da digitalização no mercado global. No Brasil, grandes cases já evidenciam os benefícios dessa ação, expandindo um mercado que pode alavancar os agentes interessados em inovação.

 

Mas, certos pontos precisam ser levados em consideração antes de adentrar os hubs de inovação, para que consigam analisar com quais parceiros irão se relacionar a fim de atingirem resultados realmente eficazes para sua prosperidade.

 

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