Inovação aberta: o que é e como aplicar na empresa?

Ilustração da inovação aberta

A inovação aberta é um modelo de colaboração que vem crescendo fortemente nos últimos anos, como forma de estimular as empresas a buscarem por parceiros que contribuam para esse processo e a conquista de resultados excelentes.

 

Em meio a um mercado extremamente competitivo, sua popularização também se dá como uma estratégia necessária para se destacar. Afinal, mesmo em companhias de grande porte e com renome em seu segmento, trilhar essa jornada de forma 100% isolada já não se mostra completamente recomendado.

 

Ao invés de concentrar suas estratégias e planos totalmente internos, a proposta da inovação aberta é, justamente, abrir a mente para oportunidades externas. Ou seja, buscar uma maior colaboração com parceiros para que, juntos, atinjam resultados excepcionais.

 

Apesar deste ainda ser um tabu para muitos negócios, grandes benefícios já foram sentidos por empreendimentos que investiram na inovação aberta. Provando que, no mercado atual, essa união pode ser um diferencial enorme para fomentar a inovação e prosperar.

 

Em uma pesquisa divulgada pela Forbes, como exemplo, as startups brasileiras que se relacionam com grandes empresas nesta estratégia de inovação aberta, captam 85% mais investimentos do que aquelas que não buscam qualquer tipo de relação.

 

Optar por este modelo de inovação pode trazer diversas oportunidades de negócio. Por isso, neste texto explicaremos em detalhes como ela funciona, exemplos de empresas que já a adotaram, e como aplicá-la com eficácia.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é inovação aberta?

A inovação aberta é um modelo de gestão voltada para a inovação, a qual defende a colaboração de terceiros nesse processo.

 

Também conhecida como open innovation, ela promove uma maior participação com pessoas e organizações externas à empresa ao inovar, compartilhando suas ideias e visões.

 

Na prática, estes parceiros podem ser clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups, ou, até mesmo, outras organizações que tenham seus propósitos alinhados.

 

A proposta da inovação aberta é que haja uma verdadeira disrupção na cultura organizacional, descentralizando este processo através de um conceito muito mais colaborativo entre a empresa e parceiros externos.

 

Segundo seu criador, Henry Chesbrough, a inovação aberta parte da premissa de que nenhuma empresa é detentora de todo o conhecimento do mundo, uma vez que este se encontra amplamente distribuído.

 

Dessa forma, independentemente de seu porte ou do quão preparada estiver para inovar, esse modelo apresenta enorme capacidade de revolucionar as relações corporativas, aumentando a eficiência do processo através destas parcerias.

 

Inovação aberta x inovação fechada: quais as diferenças?

Enquanto a inovação aberta defende essa colaboração com parceiros externos, a inovação fechada concentra as ações instauradas internamente, sem essa união com pessoas ou empresas de fora.

 

Mais investida em companhias tradicionais, a inovação fechada detém toda a propriedade intelectual do que for desenvolvido no próprio negócio, mantendo todas as informações limitadas em seu ambiente interno ao invés de compartilhá-las com terceiros, como ocorre na inovação aberta.

 

Assim, ao invés de contar com a ajuda de outros profissionais ao inovar, ela retém essa responsabilidade em suas próprias equipes, o que pode tornar este processo mais longo e demorado do que ocorreria através da inovação aberta.

 

No geral, as empresas que optam pela inovação fechada concentram toda essa jornada em seu próprio ambiente, da geração de ideias à sua execução. Enquanto, na inovação aberta, todas essas etapas são compartilhadas com parceiros, promovendo o intercâmbio de insights e adquirindo diversos benefícios para seu crescimento.

 

Tipos de inovação aberta

Existem três tipos principais de inovação aberta a serem estruturados nas empresas: o inbound, o outbound, e o coupled.

 

Entenda as diferenças de cada um deles:

 

Inbound

A inovação aberta de inbound visa aplicar o conhecimento adquirido através das parcerias com o objetivo de melhorar as tecnologias internas utilizadas.

 

Essa transformação pode ser feita em diversas ações, tanto no desenvolvimento de produtos ou serviços em si, quanto na criação de procedimentos ou operações que favoreçam esse melhor desempenho.

 

Com essa estratégia de inovação aberta, as empresas podem gerar mais valor às suas soluções graças a esses insights coletados, contribuindo para que tenham um melhor desempenho, crescimento, e aumentem a satisfação de seus clientes.

 

Outbound

Com uma proposta completamente oposta, a inovação aberta por outbound destina o conhecimento adquirido para corporações externas.

 

Ao transferir essas ideias para terceiros, há uma maior chance de a companhia gerar receita com sua propriedade intelectual. Principalmente, quando direcionar essa ação em iniciativas que já estão em andamento ou no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

 

Algumas das estratégias mais adotadas neste tipo de inovação aberta são a concessão ou venda de patentes, ou o aperfeiçoamento de tecnologias no mercado.

 

Coupled

Por fim, a inovação aberta coupled combina as tipologias inbound e outbound, aplicando os conhecimentos adquiridos tanto internamente quanto em meios externos.

 

Essa é uma das opções mais completas para as empresas que desejam investir na inovação aberta. Afinal, ao mesmo tempo em que irá incorporar esses insights em seu próprio funcionamento, também investirá neste desenvolvimento em outras organizações, expandindo sua margem de sucesso.

 

Quais os benefícios da inovação aberta para as empresas?

As empresas que investem na inovação aberta podem adquirir diversos benefícios para suas operações. Delas, se destacam o maior networking, otimização do tempo, redução de riscos ao negócio, maior retorno sobre investimento (ROI) e maior expansão da marca em seu segmento.

 

Entenda melhor cada uma delas:

 

Maior networking com a inovação aberta

Para muitas pessoas, o círculo profissional acaba se restringindo ao próprio ambiente onde se trabalha, o que dificulta que conheça novos colegas e troque experiências.

 

Mas, em empresas que investem na inovação aberta, esse networking aumenta consideravelmente, uma vez que buscará essa colaboração com outras empresas, clientes, órgãos públicos e parceiros para se comunicarem e compartilharem suas vivências.

 

E, ao invés de se concentrar em profissionais que atuam na mesma área, essa estratégia é muito mais abrangente, estimulando essa troca entre trabalhadores dos mais diferentes segmentos e setores.

 

Otimização do tempo e de recursos

Muitas vezes, investir em projetos de inovação internamente através de pesquisas de desenvolvimento (P&D) pode ser bem custoso para a empresa. Além, é claro, de demandar um maior tempo até que todos os dados sejam colhidos, analisados e testados.

 

Mas, com a inovação aberta, esse tempo de implementação é muito mais rápido, uma vez que buscarão conhecimentos já existentes no mercado nestes parceiros para adotar práticas inovadoras.

 

Afinal, quanto maior for essa rede colaborativa, maiores serão os insights trocados para o desenvolvimento do projeto desejado. Dessa forma, os times internos podem direcionar esforços à gestão dessas atividades, tendo uma produtividade muito maior.

 

Fora a otimização deste tempo, as empresas também terão uma redução dos custos necessários para inovar, criando fluxos de receita muito mais econômicos e assertivos perante suas metas.

 

Redução de riscos

Toda estratégia de inovação está sujeita a riscos, seja em maior ou menor grau. Principalmente, quando conduzidas internamente, com probabilidade de demandarem altos custos por retornos não tão atrativos.

 

Para evitar esse cenário, a inovação aberta permite uma visão muito mais clara e completa do mercado, adquirindo diferentes visões de outras pessoas externas ao negócio para tomar decisões muito mais assertivas para seu destaque.

 

Ela trará muito mais segurança ao implementar as ações selecionadas, reduzindo significativamente a probabilidade de riscos que possam trazer qualquer prejuízo às operações.

 

Aumento do Retorno sobre Investimento (ROI) com a inovação aberta

Com uma maior agilidade nos processos e reduzindo os riscos de estratégias sem a geração de valor, a inovação aberta permite que as empresas tenham um maior retorno sobre seu investimento (ROI) ao negócio.

 

Quando comparada com os projetos adotados internamente, a inovação aberta se mostra como uma opção muito mais lucrativa para os empreendimentos, dando a segurança necessária para obterem uma maior receita com base nas ações adotadas.

 

Expansão do negócio

As novas oportunidades de negócio são alguns dos fatores mais cobiçados pelas empresas que seguem a inovação aberta.

 

Afinal, essa troca de insights pode criar verdadeiras relações de parceria com outras companhias, clientes e instituições de pesquisa, podendo trazer muitas outras conquistas a longo prazo para todos os envolvidos.

 

Exemplos de inovação aberta

Não faltam exemplos no mercado de empresas que investiram na inovação aberta. Conhecer esses casos é extremamente benéfico para descobrir os avanços que os negócios podem adquirir com essa estratégia.

 

Confira alguns dos casos mais famosos:

 

Natura

O Programa Natura Startups é um dos exemplos mais emblemáticos de inovação aberta no Brasil.

 

Iniciado em 2014, ele une as tipologias inbound e outbound da inovação aberta. Na prática, isso significa que, além de fomentar essa iniciativa internamente, também busca impulsionar a estratégia em diversas startups nacionais do ramo.

 

Essa é uma colaboração que exemplifica, claramente, a proposta da inovação aberta, uma vez que busca as melhores ações inovadoras em parceria com outras empresa do mesmo segmento no mercado.

 

Até hoje, cerca de 3.100 startups já foram avaliadas, com 60 soluções testadas e 19 parcerias oficialmente firmadas.

 

CPFL Inova

A CPFL Energia, uma das maiores empresas deste setor no país, firmou uma parceria com a Endeavor para iniciarem um programa de aceleração corporativa através da inovação aberta.

 

Conhecido como CPFL Inova, o objetivo da iniciativa é selecionar 12 scale-ups que serão aceleradas. recebendo mentorias de ambas as empresas neste processo. Isso, desde que as escolhidas tenham sinergia com as demandas de energia no país.

 

Segundo dados divulgados internos referentes a primeira edição do programa, foram aportados seis milhões em projetos para este setor, com um aumento de 46% de faturamento das empresas que participaram.

 

Connect & Develop, da P&G

Criado em 2000, o Connect & Develop, protagonizado pela P&G, estabelece que 50% das inovações sejam feitas externamente, buscando reduzir custos e tornar a cultura de inovação mais ampla.

 

A meta inicial, de dar espaço e investir em pequenos empreendedores de tecnologia e plataformas tecnológicas, foi batida em 2007, quando notaram um aumento de 85% na produtividade do setor de P&D, junto com a geração de US$ 3 bilhões em novas receitas.

 

Essa estratégia de inovação aberta adotada pela empresa foi extremamente importante para que investissem em pequenos empreendedores de tecnologia e plataformas tecnológicas. Conquistando, assim, um maior desempenho em suas operações.

 

SLC Agrícola

Fundada em 1977, a SLC Agrícola é uma produtora brasileira de milho, soja e algodão, trabalhando também com a criação de gado e realizando a integração lavoura-pecuária.

 

Hoje, ela se destaca em seu ramo por, justamente, investir fortemente em programas de inovação aberta. Na prática, essa iniciativa é voltada à exploração máxima de seu potencial através da interação entre seus colaboradores com outras startups.

 

Um de seus exemplos mais assertivos é o AgroX, criado com o objetivo de desenvolver inovações para a empresa e, assim, visualizar novos negócios e oportunidades.

 

Até o momento, mais de 400 startups já se inscreveram para participar da iniciativa. Delas, 53 foram selecionadas, tendo possibilitado o desenvolvimento e aprovação de 16 pilotos e, nove startups oficialmente contratadas.

 

Como aplicar a inovação aberta na empresa?

Para adquirir os benefícios que a inovação aberta pode proporcionar, é importante que as empresas adotem alguns cuidados fundamentais na implementação dessa estratégia.

 

Qualquer negócio, independentemente de seu porte ou segmento, pode obter resultados excelentes com esse investimento. Mas, apenas caso sigam certos pontos cruciais para desenvolver este modelo.

 

Saiba quais os mais importantes:

 

Crie uma cultura de inovação

De fato, qualquer empresa pode investir na inovação aberta. Mas, apenas aquelas que tiverem uma verdadeira cultura de inovação terão fortes chances de obterem resultados positivos que gerem valor ao negócio.

 

Afinal, é esse mindset que irá promover esse desenvolvimento internamente, através da combinação de atitudes, comportamentos, missão, valores e expectativas inovadoras difundidas em todos os profissionais da empresa.

 

Quando devidamente implementada, ela será capaz não apenas de criar esse ambiente inovador, como também estimular a participação das equipes, compartilhando suas ideias e ajudando a adotar ações que atinjam as metas desejadas.

 

Tenha um programa de ideias de inovação aberta

Uma das melhores maneiras de incentivar essa colaboração dos profissionais é através do programa de ideias de inovação aberta.

 

A ideia dessa metodologia é, justamente, estimular que cada vez mais profissionais compartilhem suas sugestões do que pode ser aplicado internamente. Quanto mais visões diferentes forem coletadas, maior a chance de obter insights valiosos que tragam oportunidade de crescimento ao negócio.

 

Mas, ao invés de ser aplicado apenas na própria empresa, precisa ser implementado em toda a rede de parceiros da inovação aberta, contribuindo ainda mais para o compartilhamento de diferentes ideias sobre o mesmo tema.

 

Além de elevar o engajamento dos times, essa é uma excelente forma de trazer maior valor agregado à marca, melhorando seus processos e, assim, abrindo portas para a conquista de resultados excelentes com a inovação aberta.

 

Estreite o relacionamento com startups

Por mais que a inovação aberta não se restrinja ao relacionamento com startups, estreitar essa parceria é extremamente importante, considerando que são fundadas a fim de se tornarem especialistas em suas áreas de atuação.

 

Contudo, certos desafios são enfrentados nessa tarefa. Por serem muito ágeis e menos burocráticas no avanço dos processos comerciais, gerenciar as etapas desse relacionamento costuma ser um dos maiores empecilhos lidados.

 

Ainda, encontrar a startup ideal para se aproximar também não costuma ser simples, uma vez que este é um setor em intensa expansão no país. Por isso, é necessário que haja muito planejamento e pesquisa do segmento desejado, analisando o grau de maturidade de inovação de cada uma e qual se encontra mais próximo de seus valores e objetivos.

 

Muitos programas de aceleração corporativa, inclusive, são desenvolvidos pelas empresas que apostam na inovação aberta, buscando, justamente, direcionar esforços para uma maior assertividade na firmação dessas parcerias.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Construir uma estratégia de inovação aberta eficaz depende de muito planejamento e certos cuidados a serem tomados, evitando o investimento de tempo e recursos em ações que não irão gerar valor ao negócio.

 

E, para assegurar esses resultados, nada melhor do que contar com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

A inovação aberta é uma das ações mais utilizadas pelas empresas que desejam inovar, crescer e se destacar em seu segmento. Principalmente, pelos enormes benefícios que pode trazer para esses objetivos.

 

Seu propósito de estimular a firmação de parcerias para inovar é uma das melhores estratégias recomendadas pela ISO de inovação, obtendo uma maior troca de visões distintas sobre determinado tema e, assim, obter insights valiosos a serem adotados internamente.

 

Para incorporá-la adequadamente, é essencial seguir os cuidados citados neste texto, principalmente, contar com o apoio de uma consultoria especializada na área. Afinal, ela dará a orientação necessária para encontrar os melhores caminhos a serem seguidos, com base nas expectativas de cada empresa.

 

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