Metodologias ágeis: o que são e quais os benefícios?

Ilustração de metodologias ágeis

Tornar os processos mais velozes e eficientes é uma meta comum no mundo corporativo e, apesar de não existir um único caminho para atingi-la, a implementação de metodologias ágeis é uma estratégia extremamente benéfica para essa tarefa.

 

Este conjunto de práticas destinado a auxiliar as empresas a gerirem seus projetos vem crescendo significativamente no mercado nos últimos anos, enxergando nele uma oportunidade de entregar os produtos e serviços com maior agilidade e mantendo sua qualidade para o consumidor final.

 

Ainda, em meio a uma demanda clara pela maior eficiência possível nas operações, as metodologias ágeis despontam como métodos importantes que garantem esse fluxo otimizado. Isso, a partir de uma abordagem mais flexível e dinâmica, características que fazem toda a diferença nos programas de inovação, como exemplo.

 

Existem diversos tipos de metodologias ágeis a serem incorporadas, que precisam ser analisadas conforme os objetivos da empresa e suas condições. Principalmente, pois seu sucesso dependerá de uma forte cultura de colaboração internamente.

 

Aquelas que souberem incorporar qualquer um desses modelos terão ferramentas poderosas em suas mãos para favorecer seu crescimento e expansão no setor no qual atuam. Mas, para isso, alguns cuidados deverão ser tomados.

 

Neste texto, explicaremos a fundo o que são as metodologias ágeis, as principais características que devem ter, sua importância para a inovação, e dicas de como implementá-la com assertividade no seu negócio.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que são as metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são um conjunto de práticas destinadas a melhorar a gestão dos processos da empresa, tornando-os velozes e eficientes, assim como mantendo ou elevando a qualidade na entrega ao consumidor final.

 

Ao invés de seguir com um método rígido, sua proposta é que seja desenvolvido através de uma maior flexibilidade, otimizando esses processos em prol de resultados mais efetivos.

 

Para isso, a implementação das metodologias ágeis costuma ser estruturada em ciclos curtos e priorizando entregas rápidas e frequentes, realizadas por equipes direcionadas a tarefas específicas e capazes de se auto-organizarem.

 

O termo surgiu em 2001 através do “Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software”, documento elaborado por desenvolvedores de software que relataram estarem cansados de usarem métodos considerados “pesados” em seus trabalhos.

 

Na missão de transformarem essa realidade, decidiram lançar um manifesto detalhado sobre um novo jeito de torná-los mais ágeis e assertivos, a partir de uma interação mais dinâmica entre as equipes e trabalhando com divisões claras das etapas a serem cumpridas.

 

Dentre os principais valores destacados no texto das metodologias ágeis e que deveriam ser assegurados por quem as implementassem, estavam:

 

  • Software funcionando mais que documentação extensa;
  • Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

 

Quais as principais características das metodologias ágeis?

Para que alcance seu propósito de tornar os processos corporativos mais eficientes junto com a geração de valor ao negócio, as metodologias ágeis precisam ter em si características importantes para que sejam adotadas corretamente.

 

Elas incluem o foco na melhoria contínua, flexibilidade, cooperação, eliminação de burocracias, redução de desperdícios e foco integral no cliente.

 

Entenda a fundo cada uma delas:

 

Melhoria contínua

O conceito das metodologias ágeis se aproxima muito de outro termo japonês muito popular: o Kaizen.

 

Para a indústria local, a melhoria contínua é uma necessidade imprescindível de ser seguida pelas empresas japonesas devido a dois fatores: a escassez de recursos mundiais e a alta concorrência do mercado.

 

Assimilando a mesma importância, as metodologias ágeis também compreendem que, ao assumir publicamente essa missão e trabalhar em prol dela, os negócios estarão cada vez mais preparados para produzirem mais e em melhor qualidade, a um custo bem menor.

 

Flexibilidade

Profissionais com perfis e atitudes mais flexíveis são essenciais para que as metodologias ágeis consigam ser incorporadas na empresa. Principalmente, em um cenário mercadológico constantemente suscetível a transformações.

 

Saber lidar com essas mudanças nem sempre é fácil, mas já se mostrou como uma capacidade obrigatória para o destaque de toda empresa. Especialmente, aquelas que desejarem inovar e adotar ideias que gerem valor ao negócio.

 

Aqui, o famoso ditado de “em time que está ganhando, não se mexe” fica claro que, nem sempre, é válido de ser fielmente seguido nas empresas.

 

Afinal, quando uma novidade ou tendência despontar em seu segmento, apenas aquelas que tiverem esse perfil flexível e metodologias ágeis que favoreçam sua adaptação, conseguirão acompanhar esse movimento e sair à frente de seus concorrentes.

 

Eliminação de burocracias com as metodologias ágeis

Um dos pontos mais priorizados pelas metodologias ágeis é a eliminação de burocracias.

 

Por mais que elas façam parte de todas as empresas, essas práticas visam reduzir, ao máximo, esse quesito nas tarefas que possam ser otimizadas e flexibilizadas, eliminando tudo o que pode prejudicar o desenvolvimento das operações.

 

Na prática, ao invés de insistir em protocolos, memorandos e procedimentos formais na comunicação corporativa, como exemplo, as metodologias ágeis buscarão substituí-los por diálogos mais simples e diretos, que transmitam o mesmo conteúdo de forma mais veloz e prática.

 

Essas mudanças irão contribuir fortemente para que as operações e, principalmente, projetos de inovação, se desenvolvam da melhor forma possível.

 

Redução de desperdícios

Junto ao Kaizen, o Lean Manufacturing também é outro conceito japonês no qual as metodologias ágeis também seguem, quando implementadas.

 

As empresas que adotam esse modelo focam em estabelecer operações que reduzam, ao máximo, possíveis desperdícios de recursos ao longo dos processos. Dessa forma, conseguirão ser mais assertivas em seu funcionamento e, até mesmo, economizar uma maior quantia para seu orçamento.

 

A premissa é uma das características mais fortes nas metodologias ágeis, e que poderá ser claramente percebida quando atingir seu propósito de tornar os processos mais velozes e eficazes.

 

Foco integral no cliente

Todas as características mencionadas das metodologias ágeis possuem como objetivo maior a manutenção do foco integral no cliente, entregando produtos e serviços de qualidade que atestem sua satisfação e os fidelizem à marca.

 

Este direcionamento do olhar e das ações corporativas é o que irá gerar todos os outros benefícios para o destaque e crescimento do negócio, enquanto sua falta prejudicará esse renome no segmento.

 

Qual a importância das metodologias ágeis para a inovação?

Muitas empresas que iniciam um programa de inovação contam com o apoio das metodologias ágeis, justamente, pelos benefícios que trazem em termos de otimização, eficiência e qualidade na entrega.

 

Esse conjunto de práticas é extremamente vantajoso para tornar os processos inovadores mais assertivos, uma vez que permitem uma análise mais minuciosa sobre as estratégias e uma seleção mais precisa sobre quais delas poderão gerar mais êxito ao serem adotadas.

 

Por defenderem a máxima colaboração das equipes nessa jornada, as metodologias ágeis também são uma ótima forma de estimular esse engajamento, unindo o máximo de experiências e visões possíveis para a troca de insights constante em prol do crescimento do negócio.

 

Para a ISO de inovação, essa união é um dos pontos mais importantes ao iniciar um projeto de inovação, tida como uma estratégia de destaque para a adoção de ideias brilhantes que gerem valor ao empreendimento.

 

Essa participação, junto com a transparência no desenvolvimento do projeto e a prioridade em estabelecer uma comunicação clara e objetiva com todos, é o que contribuirá para que o planejamento de inovação ocorra de forma mais simples, reavaliando as prioridades conforme seu desenrolar em prol de resultados efetivos para a empresa.

 

Exemplos de metodologias ágeis

Existem diversos tipos de metodologias ágeis a serem incorporadas pelas empresas, cada qual com suas características e objetivos próprios. As mais comuns e utilizadas são o Scrum, Kanban, Lean, XP e SAFe.

 

Confira em detalhes as abordagens de cada um desses exemplos, para que se torne mais fácil selecionar aquele que fizer mais sentido para suas necessidades:

 

Scrum

De todos, o Scrum é um dos exemplos mais famosos de metodologias ágeis, e um dos que mais é utilizado pelas empresas de todos os portes e segmentos.

 

Baseado na transparência, inspeção e adaptação, sua proposta é que os projetos a serem adotados internamente sejam separados em etapas de desenvolvimento, conhecidas como sprints.

 

Cada uma delas terá a duração média de duas a quatro semanas, como forma de facilitar sua aplicação e gerenciamento. Essa é uma abordagem bastante flexível e dinâmica, que possibilita uma execução mais assertiva perante os objetivos desejados.

 

Em meio a estes enormes benefícios, dados divulgados pelo State of Agile Report mostram que 66% dos times ágeis no mundo utilizam este modelo como a principal metodologia ágil.

 

Kanban

De origem japonesa, o Kanban também é uma das metodologias ágeis mais incorporadas pelas empresas, vinculando sua proposta ao famoso conceito “just-in-time”.

 

Aqui, a ideia é que os negócios dividam suas tarefas em três tabelas: as que ainda precisam ser iniciadas (To Do), as que já estão em desenvolvimento (Work In Progress) e as que foram finalizadas (Done).

 

O objetivo desta separação em três categorias é que os gestores tenham uma visão mais clara de seus fluxos de trabalho, movendo-as nas tabelas conforme avançam em cada uma dessas etapas de desenvolvimento.

 

Mas, para que obtenha êxito, o Kanban requer que haja uma comunicação muito próxima e transparente entre todos os times, de forma que todos saibam, exatamente, em qual etapa cada ideia se encontra, e tenham um maior controle sobre tudo o que for colocado em prática.

 

Lean

Focado na redução de desperdícios de tempo e recursos, o Lean é uma das metodologias ágeis mais direcionada para a união da redução dos desperdícios à otimização dos processos.

 

Criada pela Toyota, ela se derivou da Manufatura Enxuta, e foi inicialmente incorporada nas operações da montadora na missão de criar uma linha de produção mais eficaz e contínua, agilizando as entregas sem que isso comprometesse sua qualidade.

 

Dessa forma, além de diminuir, ao máximo, os desperdícios nos processos, o Lean visa uma tomada de decisões mais rápida e assertiva, otimizando seus recursos com qualidade total do que for entregue ao consumidor.

 

Estes benefícios contribuíram para que, hoje, também se destacasse no rol de metodologias ágeis mais famosas e utilizadas pelas empresas dos mais diversos portes e segmentos.

 

XP

Criada no final da década de 90, o Extreme Programming (XP) se enquadra nas opções de metodologias ágeis mais buscada por por equipes de desenvolvimento de softwares.

 

Baseada em valores como comunicação constante, feedback construtivo junto ao cliente, incentivo à colaboração entre as equipes e abertura a mudanças, sua proposta é enfatizar essa união dos profissionais para a criação de um processo interativo e adaptativo para entregar softwares de alta qualidade.

 

Quando promovidas internamente, esse conjunto de práticas permitirá não apenas um melhor preparo e flexibilidade da empresa em casos de necessidade de mudanças e adaptações, como uma melhoria constante dos produtos ou serviços ofertados pelo negócio.

 

SAFe

De todas as metodologias ágeis, o SAFe (Scaled Agile Framework) é um dos mais utilizados por empresas que buscam um framework mais escalável, e que desejam aplicá-la em múltiplos níveis internos.

 

Sua implementação é baseada também em outras metodologias ágeis citadas anteriormente, tais como o Lean, Scrum e Kanban, busca a promoção da maior colaboração possível entre os times para a entrega de processos eficazes e de qualidade.

 

Por ser mais utilizado em projetos de larga escala, este modelo precisa ser orientado por um roadmap muito bem detalhado, o qual deverá conter informações como as ações que serão adotadas, quais as prioridades, e a atribuição de tarefas de cada um dos envolvidos.

 

Como implementar as metodologias ágeis na empresa?

Com tantas opções de metodologias ágeis, as empresas podem encontrar certa dificuldade em saber qual a melhor opção, principalmente, em projetos de inovação, os quais também apresentam diversos caminhos possíveis a serem seguidos.

 

Para garantir que essa estratégia traga os resultados esperados, veja alguns cuidados importantes que precisam ser tomados:

 

Tenha um gestor de metodologias ágeis

Seja qual for a opção escolhida, todas as metodologias ágeis que foram implementadas em uma empresa precisam ser monitoradas em tempo real, como forma de terem certeza de que estão tendo um bom desempenho e atingindo as metas estabelecidas.

 

Aqui, é importante direcionar um gestor responsável por essa tarefa e, de preferência, ser o mesmo escolhido para administrar o projeto de inovação no negócio.

 

Além de ter pleno domínio sobre a prática adotada, será dever dele assegurar que os times estão performando conforme o esperado no projeto, assim como engajados nessa causa e tendo consciência da importância de sua participação para a prosperidade da empresa.

 

Engaje as equipes

Manter as equipes participativas nessa jornada fará toda a diferença para o sucesso da implementação das metodologias ágeis.

 

Afinal, serão elas quem estarão no dia a dia das ações adotadas, conduzindo as etapas estabelecidas em prol das metas desejadas. Quanto maior for esse envolvimento, maior a probabilidade de que as ideias propostas e testadas gerem valor ao negócio.

 

Invista em um ROI de inovação

Para auxiliar as empresas na gestão das metodologias ágeis, um dos métodos mais eficazes e que trará segurança para a tomada de decisões é o ROI de inovação.

 

Essas métricas robustas auxiliam a identificar se os projetos estão atingindo os objetivos esperados e, principalmente, a avaliar se a estratégia trouxe lucros ou perdas ao negócio, em comparação com o quanto foi investido quando colocado em prática.

 

Existem diversos tipos de ROI de inovação, conforme as demandas de cada negócio, os quais precisam ser muito bem estudados para identificar qual faz mais sentido com a realidade de cada empresa.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Ter o apoio de especialistas na área é um fator extremamente favorável para auxiliar os gestores a identificarem qual das metodologias ágeis poderá alavancar sua marca no segmento, assim como orientá-lo a como implementá-las corretamente.

 

Se sua empresa está passando por esse momento, então saiba que a PALAS poderá te ajudar.

 

Há cinco anos no mercado, somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia, e pioneiros na ISO de inovação, metodologia reconhecida internacionalmente que foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Nos últimos anos, as metodologias ágeis ganharam um enorme destaque no mercado, conforme cada vez mais empresas começaram a adotá-las e sentirem benefícios significativos para seu crescimento e destaque na área de atuação.

 

Com diversos modelos disponíveis no mercado, implementá-las será um intenso diferencial frente aos concorrentes, incorporando estratégias que otimizem seus processos, mantendo a qualidade e contribuindo para atrair e reter cada vez mais consumidores.

 

Mas, para atingir este sucesso, é importante estudar as características e finalidades destas tipologias de metodologias ágeis, tendo clareza de que forma cada uma delas pode ser aplicada no seu negócio e o que é preciso para que conquistem esses resultados.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts