Inovação no setor de beleza: quais as maiores tendências?

Ilustração da inovação no setor de beleza

Assim como ocorreu em muitas outras áreas, a transformação digital intensificada nos últimos anos abriu espaço para fortes investimentos de inovação no setor de beleza, desenvolvendo uma verdadeira relação entre as empresas, seu público-alvo e a tecnologia.

 

Esse é um dos segmentos que mais vem se transformado recentemente, adotando processos mais ágeis e assertivos em vista das mudanças no comportamento de seus consumidores e o aumento crescente dessa demanda.

 

Considerando apenas a área de cosméticos como exemplo, hoje o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países cuja população mais realiza compras deste tipo, segundo uma pesquisa conduzida pela Technavio.

 

Ainda, de acordo com o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), o Brasil se tornou referência em procedimentos estéticos no mundo, ampliando sua presença no mercado de beleza e bem-estar ao redor do mundo e abrindo inúmeras oportunidades de investimentos para seu destaque.

 

Para atingir esse patamar, a tecnologia utilizada em conjunto com a inovação no setor de beleza foi um dos maiores pontos de apoio deste comércio. Não à toa, diversas tendências estão ganhando cada vez mais espaço para melhorar cada vez mais a experiência do consumidor e a compra de produtos de qualidade.

 

Acompanhar essas mudanças é essencial para se destacar e, acima de tudo, aumentar a produtividade do negócio por meio de clientes satisfeitos com a marca. Por isso, neste texto explicaremos de que forma a inovação pode ser implementada neste segmento, seus benefícios para as empresas e como adotar essa estratégia com assertividade.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a inovação no setor de beleza?

A inovação no setor de beleza consiste na busca por maneiras de resolver um determinado problema ou demanda por meio da geração de valor para a empresa.

 

Seja a partir de processos, serviços, métodos, produtos, ou a combinação de diversos deles, é com a inovação no setor de beleza que os negócios deste ramo conseguem encontrar oportunidades de crescimento a partir de estratégias disruptivas.

 

Normalmente, grande parte dos projetos de inovação contam com o apoio tecnológico em seu desenvolvimento. Mas, isso não é uma regra, uma vez que existem diversas ações inovadoras que podem ser implementadas sem a obrigação da ajuda da tecnologia.

 

Quando aplicados corretamente, a inovação no setor de beleza pode permitir o aumento dos lucros, redução de falhas internas, maior conquista de clientes, otimização das tarefas, dentre muitas outras vantagens.

 

Existem diversas formas e caminhos de implementá-la nessas empresas. Independentemente de qual for escolhido, é essencial ressaltar que é preciso que haja alguma geração de valor ao negócio. Caso contrário, o projeto será considerado apenas uma invenção, sem que de fato atinja seu propósito.

 

Qual a importância da inovação no setor de beleza?

Investir na inovação no setor de beleza é extremamente importante para que as empresas consigam atender as demandas e exigências de seus consumidores que, nos últimos anos, se tornaram mais seletivos quanto às marcas que desejam se relacionar.

 

Além de aumentar seus lucros, a inovação no setor de beleza permite que essas companhias se tornem mais ágeis, utilizando a criatividade a seu favor para reduzir custos, otimizar processos e se destacar frente aos concorrentes.

 

A pandemia foi uma das principais influenciadoras na mudança de comportamento destes clientes. Impossibilitados de se locomoverem até as lojas, um em cada cinco consumidores passou a realizar consultas na internet, segundo um levantamento feito pela Accenture.

 

Ainda, hoje apresentam quatro vezes mais chances de comprar seus produtos de maquiagem e cuidados pessoais por meio de canais eletrônicos, fora a aquisição de muitos outros itens e serviços que se tornaram mais práticos de serem encontrados graças à popularização do e-commerce.

 

Neste cenário, foi a inovação no setor de beleza que possibilitou que as empresas acompanhassem essas mudanças e conseguissem atender as demandas de seu público com a mesma qualidade.

 

São essas estratégias inovadoras que permitem o compreendimento do cenário da empresa e suas oportunidades de melhorias e expansão, buscando por soluções que gerem valor à marca independentemente da área na qual essa estratégia for adotada.

 

Quais as maiores tendências de inovação no setor de beleza?

Diversas tendências de inovação no setor de beleza despontaram nos últimos anos, trazendo novos produtos e serviços mais aderentes às necessidades do mercado e melhorando a experiência de compra do consumidor.

 

Delas, algumas que mais vêm se destacando incluem o aplicador de maquiagem inteligente, ferramentas de análise dos cabelos, experiências de imersão no metaverso e o foco no desenvolvimento de produtos mais ecológicos.

 

Entenda melhor cada um deles:

 

Aplicador de maquiagem inteligente

Divulgado no começo de 2023, a L’Oréal criou o primeiro aplicador de maquiagem computadorizado portátil e ultra preciso do mundo.

 

Conhecido como HAPTA, o dispositivo foi desenvolvido para atender as necessidades de beleza de pessoas com mobilidade limitada de mãos e braços. Para isso, ele permite 360 graus de rotação e 180 graus de flexão, conseguindo imitar os gestos de uma rotina de beleza por meio de acessórios personalizáveis.

 

Em apenas um clique, os usuários conseguem definir a posição do produto que será usado durante toda a aplicação, sem escorregar ou soltar do aparelho. Tudo isso, graças a controles inteligentes integrados que permitem essa maior amplitude e segurança de movimento.

 

Essa inovação no setor de beleza é extremamente benéfica para assistir todos aqueles que possuem alguma limitação física a aplicarem produtos como rímeis, batons ou outras maquiagens.

 

Afinal, apenas no Brasil, dados divulgados pelo IBGE constam que cerca de 8,4% da população brasileira acima dos dois anos possui algum tipo de deficiência. O total representa mais de 17,3 milhões de pessoas no país.

 

Análise dos cabelos

Os produtos capilares sempre se destacaram como alguns dos mais adquiridos pela população ao redor do mundo.

 

Diversos países da América do Sul, inclusive, lideram dentre os maiores importadores de itens fabricados no Brasil neste ramo. Em 2020, como exemplo, foi registrado um superávit de US$ 23,4 milhões em exportações do nosso setor após décadas de queda, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia e reunidos no Boletim Estatístico de Comércio Exterior.

 

Por isso, considerando um mercado tão demandado, muitas inovações no setor de beleza são pensadas para atender essa busca. Delas, uma das maiores novidades também desenvolvida pela L’Oréal foi o Hair Reader.

 

O dispositivo efetua uma avaliação dos cabelos dos clientes, identificando sua cor e medindo os fatores que afetam a eficácia das tinturas capilares, tais como a tonalidade original, a porcentagem de fios grisalhos, o comprimento e a densidade.

 

Seguindo essa tendência, uma equipe de cientistas sul-coreanos também descobriu um elemento químico capaz de auxiliar na formulação de cosméticos capilares, além de um tratamento farmacológico alternativo que reduz a probabilidade de calvície.

 

Todos esses estudos de análise capilar são extremamente benéficos para garantir uma maior saúde destes fios na população, evitando quedas de cabelo e outros problemas que possam danificar sua qualidade.

 

Experiências Metaverso

O setor de beleza também vem acompanhando o desenvolvimento do metaverso para aperfeiçoar a relação entre as empresas e seus consumidores.

 

Com este recurso robusto, a ideia é democratizar cada vez mais a experiência e acesso dos clientes aos produtos ofertados pelas marcas por meio do acesso a objetos virtuais.

 

Na prática, essa inovação no setor de beleza permite, como exemplo, que com apenas o acesso à câmera dos aparelhos telefônicos ou computadores, os usuários consigam testar diversos itens como batons, rímel, bases ou bijuterias neste universo digital.

 

Assim, é possível ter uma ideia mais clara de como aquele produto ficaria com sua imagem antes de adquiri-lo. A praticidade é enorme, além da maior segurança ao evitar a compra de itens que não agradem tanto quando utilizados.

 

Fora a questão comercial direta, as empresas do ramo podem ter uma maior interação com seu público no metaverso, por meio de conteúdos transmitidos ao vivo ou simulados. Essa é uma ótima estratégia para fortalecer a relação entre as partes e fazer com o que os clientes se sintam mais próximos da marca.

 

Produtos ecológicos

A beleza sustentável é um movimento que vem ganhando força nos últimos anos, o qual defende a produção e uso de cosméticos mais ecológicos, não agressivos ao meio ambiente e até mesmo ao nosso próprio organismo.

 

Essa é uma das maiores tendências de inovação no setor de beleza, principalmente por ter se tornado um dos fatores mais importantes levado em consideração por diversos consumidores ao comprarem com uma marca.

 

Na prática, essa beleza sustentável se reflete não apenas nas matérias-primas utilizadas na fabricação de um produto, como também nas diretrizes sustentáveis e ecológicas para esse mercado, buscando sempre gerar o mínimo de resíduos possível, utilizar embalagens biodegradáveis ou até mesmo evitá-las.

 

Além de desempenhar um papel de responsabilidade ambiental, as empresas que se preocupam em incorporar essa inovação no setor de beleza são muito bem vistas no mercado, uma vez que irão refletir uma mudança significativa do comportamento do consumidor.

 

Como aplicar a inovação no setor de beleza?

A inovação no setor de beleza é a chave para o crescimento e destaque das empresas deste segmento. Mas, para implementá-la com sucesso, é preciso seguir algumas etapas cruciais para sua assertividade.

 

Elas incluem o entendimento sobre as necessidades de seu público-alvo, criação de programas de fidelização, acompanhamento das tendências de mercado e, acima de tudo, orientação de uma consultoria especializada no ramo.

 

Entenda melhor cada uma delas:

 

Entenda as necessidades do seu público

Não há como inovar sem conhecer a fundo o seu público, seja qual for a área de atuação.

 

No setor de beleza especificamente, muitos dos desejos e critérios destes consumidores vêm mudando nos últimos anos, especialmente no que diz respeito à preocupação ambiental dos produtos adquiridos.

 

Por isso, é importante compreender este perfil e o que buscam, seja por meio de pesquisas, questionários ou feedbacks. As respostas coletadas trarão insights valiosos a serem utilizados nas estratégias de inovação no setor de beleza, direcionando as ações para que atinjam os objetivos desejados pelas empresas.

 

Crie programas de fidelização

O mercado de beleza é extremamente acirrado. Existem diversas empresas oferecendo produtos similares e com preços parecidos. Então, é preciso buscar maneiras de se diferenciar destes concorrentes e reter os consumidores à marca.

 

Uma das ações mais utilizadas nessa missão é a criação de programas de fidelização.

 

Seja por meio de métodos mais simples como o oferecimento de cupons ou benefícios após um determinado valor de compra, ou até mesmo estratégias mais complexas como a criação de clubes e ações promocionais específicas aos clientes de longa data, esses programas são capazes de engajar o público à companhia e mantê-los satisfeitos com a relação.

 

São os pequenos detalhes que farão a diferença para que uma empresa se destaque em meio às outras, o que torna essas campanhas de fidelização essenciais de serem consideradas ao iniciar a implementação de um projeto de inovação no setor de beleza.

 

Acompanhe as tendências de inovação no setor de beleza

O mercado muda a todo o momento, e não há espaço para empresas que permanecem paradas no tempo. Aquelas que não se adaptarem às mudanças e desejos dos consumidores e as tendências do segmento certamente ficarão para trás e perderão cada vez mais espaço.

 

É essencial ficar de olho nas melhores ferramentas, processos e produtos que estão sendo desenvolvidos, compreendendo o que vale a pena ou não ser adotado no negócio. Afinal, também não adianta incorporar uma tecnologia extremamente moderna sem que a empresa e seus times estejam preparados para manuseá-la corretamente.

 

Se destacar em uma área competitiva requer muita análise e planejamento, que farão parte de todo o projeto de inovação no setor de beleza.

 

Busque a orientação de uma consultoria especializada

Existem diversas estratégias possíveis de serem adotadas ao buscar a inovação no setor de beleza. Mas, é preciso compreender qual a melhor delas com base no cenário da empresa, suas condições e metas.

 

Por isso, ter a orientação de uma consultoria especializada em inovação fará grande diferença nessa jornada, assim como é o caso da PALAS.

 

Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Seja para aprimorar seus produtos, processos, métodos ou um conjunto deles, é com a inovação no setor de beleza que as empresas podem aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado a seu favor, de forma que consigam crescer e se destacar.

 

Felizmente, com o avanço da digitalização, grandes ferramentas e tendências vêm despontando no segmento, auxiliando esses negócios a incorporarem os melhores recursos que permitam terem um melhor desempenho.

 

Mas, antes de implementar qualquer estratégia, é fundamental realizar um diagnóstico de inovação na empresa, compreendendo sua maturidade sobre o tema como ponto de partida para a definição do plano de ação a ser seguido.

 

É apenas com esse estudo detalhado que as marcas conseguirão colocar em prática aquilo que for mais vital para prosperarem, aumentando sua produtividade e conquistando cada vez mais consumidores.

 

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