Empresa inovadora: o que é e como se tornar uma?

Ilustração de uma empresa inovadora

Todo gestor quer tornar sua empresa inovadora no segmento de atuação, alavancando a imagem frente aos concorrentes e adquirindo um desempenho excepcional. Mas, essa não é uma tarefa tão simples de ser percorrida.

 

Com o avanço da digitalização no mercado global, esse acirramento se acentuou potencialmente. Afinal, hoje os consumidores têm acesso rápido a diversos empreendimentos que oferecem serviços e produtos semelhantes, dispondo de um amplo leque de opções para atender suas necessidades.

 

Aquelas que souberem aproveitar, estrategicamente, essas oportunidades advindas da transformação digital, certamente terão fortes chances de se consagrar como uma empresa inovadora. Mas, quem não se planejar adequadamente e acompanhar essa evolução, logo perderá espaço em seu setor.

 

Por mais que essa seja uma demanda latente e obrigatória como forma de sobrevivência, para se tornar uma empresa inovadora, não é preciso necessariamente investir em recursos altamente tecnológicos e robustos.

 

A própria ISO de inovação, metodologia reconhecida internacionalmente, defende que ideias inovadoras podem surgir de diversos meios e, inclusive, gerar valor ao negócio através de ações bastante simples. Isso, desde que certos cuidados sejam tomados ao longo do caminho.

 

Por isso, neste texto, explicaremos o que é preciso para se tornar uma empresa inovadora, trazendo cases de sucesso do mercado que atingiram feitos enormes nessa estratégia e os benefícios que seu negócio pode adquirir ao seguir por este caminho.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é uma empresa inovadora?

Uma empresa inovadora é aquela que está sempre se destacando no mercado, identificando oportunidades a serem exploradas e aperfeiçoando seus processos e serviços através de alguma das tipologias de inovação do mercado.

 

Quando incorporada estrategicamente, a empresa inovadora tem capacidade de acompanhar as transformações de seu segmento, fortalecendo uma cultura de inovação internamente e estimulando que seus times sempre compartilhem suas sugestões a serem incorporadas no negócio.

 

Em um mercado fortemente globalizado e competitivo, não é fácil se tornar uma empresa inovadora. Todavia, essa é uma tarefa primordial para a sobrevivência e destaque corporativo, seja através da criação ou aperfeiçoamento de seus serviços, produtos, processos, métodos, ou a combinação de mais de um desses itens.

 

Normalmente, muitos recursos tecnológicos são incorporados nessa estratégia de se tornar uma empresa inovadora. Contudo, essa não é uma regra absoluta, uma vez que existem diversas estratégias e tipologias de inovação a serem seguidas pelos empreendimentos.

 

Tipos de inovação

Não existe um único caminho para se tornar uma empresa inovadora. Até porque, existem diversas tipologias de inovação a serem implementadas, que precisam ser muito bem analisadas para selecionar aquela que fizer mais sentido para as necessidades de cada negócio.

 

Entenda as características de cada um desses principais tipos:

 

Inovação aberta

A inovação aberta, ou open innovation, é um dos modelos mais conhecidos no mercado e adotados por aquelas que desejam ser uma empresa inovadora.

 

Sua fama se dá pelo fato de estimular que haja uma parceria com terceiros nesse projeto, de forma que, juntos, encontrem e adotem soluções eficazes que gerem valor aos negócios.

 

Essa intensa colaboração, destinada a fomentar a troca de visões e insights sobre os objetivos desejados, é extremamente valioso para que haja uma disrupção na cultura organizacional, descentralizando este processo através da colaboração entre a empresa e parceiros externos.

 

Seja através de clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups, ou, até mesmo, outras organizações que tenham seus propósitos alinhados, essa estratégia irá fortalecer a rede de networking do negócio, além de otimizar tempo, recursos, reduzir riscos e aumentar o ROI de inovação do empreendimento.

 

Inovação fechada

Com uma proposta contrária a anterior, a inovação fechada foca que as estratégias para virar uma empresa inovadora se concentrem internamente, dispensando a formação de parcerias com terceiros.

 

Normalmente, essa tipologia é mais investida por empreendimentos tradicionais, uma vez que irá deter toda a propriedade intelectual na própria empresa a resguardar suas informações em seu ambiente de trabalho.

 

Por concentrar o processo de inovação apenas em suas equipes, essa jornada para virar uma empresa inovadora pode ser mais longa e demorada do que em outros caminhos. Mas, também pode trazer resultados positivos para seu destaque.

 

Inovação radical

Mais utilizada por aquelas que buscam uma intensa transformação, a inovação radical foca no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, e que ainda não foram ofertados pela empresa.

 

Sua abordagem é mais drástica, capaz de gerar impactos profundos não apenas em seu modelo de negócios, como também em sua relação com os clientes, público-alvo e parceiros.

 

Ela traz grandes benefícios para alavancar uma empresa inovadora em seu segmento. Entretanto, ao mesmo tempo, pode trazer certos riscos ao negócio, uma vez que irá explorar alternativas e métodos até então não utilizados.

 

Além de causar este forte impacto no mercado, ela demandará um maior investimento para que seja colocada em prática, além de um tempo maior para sua execução, para que seja possível reinventar o negócio e suas operações.

 

Inovação disruptiva

Muito confundida com o item anterior, a inovação disruptiva também se dedica a transformar ou substituir um serviço, produto ou tecnologia ofertado pela empresa, por uma solução inovadora melhor e de maior qualidade.

 

Porém, para que seja implementada, ela não exige que seja criada uma ideia revolucionária, podendo ser adotada através de ajustes que tornem o item ou processo mais eficiente, acessível e simples, como exemplo.

 

Isso faz com que toda inovação disruptiva seja radical, mas nem sempre o inverso.

 

Inovação incremental

Por fim, a inovação incremental também integra a gama de tipologias extremamente benéficas para uma empresa inovadora.

 

Aqui, o foco está em aprimorar, constantemente, os produtos e serviços oferecidos pelo negócio, seja pela inclusão de novas características, designs ou funcionalidades que agreguem maior valor ao seu resultado.

 

Na maioria dos casos, essas melhorias são feitas em questões mais pontuais do que em projetos mais radicais e abrangentes. Assim, conseguem ser finalizadas e lançadas no mercado em tempo mais veloz, impedindo que essas “falhas” prejudiquem a imagem corporativa e sua lucratividade.

 

Para que sejam feitos, a empresa precisa coletar, constantemente, feedbacks dos seus clientes, de forma que tenham maior firmeza em identificar o que, de fato, é importante de ser melhorado para aumentar a satisfação de seu público-alvo e retê-los à marca.

 

Quais as características de uma empresa inovadora?

Muito além do que ter um conhecimento básico sobre este universo, uma empresa inovadora deve saber como levar essa teoria à prática. Ou seja, adotar em sua rotina corporativa, uma série de condutas e procedimentos pautados nestes valores, para que consigam atingir as expectativas desejadas.

 

Por isso, confira as principais características que devem estar presentes em uma empresa inovadora, para que tenha sucesso em suas ações:

 

Times engajados

Times engajados nesta causa são fatores cruciais para que uma empresa inovadora consiga prosperar e se destacar frente a seus concorrentes.

 

Afinal, são eles quem estão diretamente em contato com as operações, e terão maior propriedade em identificar o que pode ser ajustado para um melhor desempenho e produtividade.

 

Não à toa, é muito comum que negócios que desejam iniciar essa jornada ou elevar os resultados, invistam em um programa de ideias de inovação. Ele visa, justamente, incentivar essa colaboração internamente, conhecendo a participação de cada um e disseminando essa importância para o crescimento do negócio.

 

Quanto maior for esse envolvimento nas equipes, maiores serão os insights colhidos e colocados em prática, assim como a probabilidade de adotarem estratégias realmente eficientes que gerem valor à empresa inovadora.

 

Foco no cliente

Se o seu cliente não está no foco das estratégias corporativas, então dificilmente conseguirá se tornar uma empresa inovadora.

 

É dever básico de qualquer negócio ter uma profunda clareza das necessidades de seu público-alvo, compreender o que buscam e de que forma podem atender essa demanda com qualidade, velocidade e assertividade.

 

Quando essas informações são colhidas frequentemente, analisadas e estudadas, a tomada de decisões será muito mais assertiva, para que planos mais eficazes sejam colocados em prática em prol dessa meta.

 

Uma empresa inovadora usa a tecnologia a seu favor

Por mais que a inovação digital não seja uma estratégia obrigatória de seguir rumo a se tornar uma empresa inovadora, é sempre válido e importante incorporar os recursos tecnológicos do mercado a favor do negócio.

 

A transformação digital se tornou uma peça importante em todo empreendimento, independentemente de seu porte ou segmento, capaz de otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, permitir uma gestão da inovação eficaz e viabilizar uma tomada de decisões mais assertiva.

 

Porém, é preciso ter muita cautela nessa escolha. Nem toda ferramenta, por mais robusta que seja, irá contribuir com as expectativas da companhia, devendo ser muito bem avaliada para identificar qual delas trará os efeitos desejados.

 

Exemplos de empresas inovadoras no mercado

Não faltam exemplos de empresas inovadoras ao redor do mundo, que consagraram seu nome através de estratégias bem pensadas e elaboradas que alavancaram seu nome frente aos concorrentes.

 

Veja alguns dos maiores cases internacionais para se inspirar e tornar sua empresa inovadora também:

 

Apple

Muitos se impressionam com a alta velocidade em que novos produtos da Apple são lançados no mercado. Essa é uma das maiores marcas de tecnologia do mundo, em um feito conquistado, justamente, através de estratégias inteligentes que a tornaram uma verdadeira empresa inovadora em seu segmento.

 

Fundada em 1976, por Steve Jobs, a Apple revolucionou o mercado de computadores e smartphones através de uma forte cultura de inovação, o que mudou a forma pela qual a população se relaciona com a tecnologia.

 

Um de seus marcos mais importantes que impulsionou seu nome no mercado foram os lançamentos do iPod e do iPhone, tendo sido este último um enorme diferencial ao dispor de diversos recursos digitais e robustos em um único dispositivo.

 

Mas, fora esses investimentos tecnológicos em seus produtos, um fator extremamente importante que tornou a Apple uma empresa inovadora, foi o fato de ter desenvolvido uma cultura baseada na filosofia people first (a qual coloca as pessoas em primeiro lugar, sejam elas os próprios funcionários, clientes e parceiros).

 

Desde então, a empresa vem, constantemente, investimento em inovações incrementais e outras ações que contribuam para a permanência de seu destaque no mercado.

 

Airbnb

Não há como entrarmos no rol de empresas inovadoras, sem citar o caso do Airbnb. Afinal, desde seu lançamento em 2007, teve um crescimento potencial no ramo de hospedagens, transformando significativamente o modelo até então conhecido pelos usuários.

 

Antigamente dominado pelos hotéis, a chegada desta plataforma revolucionou este mercado e a forma pela qual as pessoas poderiam alugar ambientes para se hospedar. Tudo isso, a partir de uma ideia que surgiu de uma necessidade própria de seus fundadores, para que conseguissem juntar mais dinheiro para bancar seu próprio aluguel.

 

A ideia deu tão certo que, após decidirem investir no negócio, começaram a chamar a atenção de certos investidores em 2010, assim como o interesse de mais usuários em testar esse modelo de aluguel de ambientes diversos.

 

Hoje, com quatro milhões de anfitriões registrados na plataforma em mais de 220 países, segundo seu site oficial, o Airbnb é um forte exemplo de uma empresa inovadora.

 

Natura

Se tem uma característica que a Natura sempre prezou em suas operações, foi a incorporação de uma cultura inteiramente pautada em se tornar uma empresa inovadora. E, não faltam exemplos de ações investidas pelo empreendimento nessa tarefa.

 

Com extremo foco na sustentabilidade ao desenvolverem seus produtos, a empresa tem uma preocupação genuína com os impactos ambientais de suas operações. Por isso, sempre busca aliar este cuidado em seus serviços, através de pesquisas que contribuam para este propósito constante.

 

Em seu site oficial, a marca entende a inovação como o ato de “gerar impacto positivo na sociedade e no planeta por meio dos novos produtos, experiências e serviços criados para promover o bem-estar em toda a nossa rede de relações”.

 

Por isso, seu renome como uma empresa inovadora foi conquistado através desta preocupação junto à experiência de compra do usuário. Além, é claro, do apoio fundamental de ferramentas tecnológicas como internet das coisas, inteligência artificial, big data e machine learning.

 

Nubank

Em meio a tamanhos avanços tecnológicos no setor de meios de pagamento, a Nubank é, sem dúvidas, uma verdadeira empresa inovadora cujo case merece atenção.

 

Fundada em 2013, ela gerou uma enorme revolução em um mercado até então fortemente burocrático, trazendo uma proposta de negócio 100% digital gerenciada através de um aplicativo e, com menos taxas do que as usualmente cobradas pelos bancos mais tradicionais.

 

Fora essa preocupação em garantir a segurança das informações de seus clientes, a postura e linguagem adotadas pela Nubank foi um verdadeiro diferencial competitivo, com uma comunicação mais descontraída ao se relacionar com o público-alvo em seus canais.

 

Internamente, seu ambiente corporativo também contribuiu para seu renome como empresa inovadora. Ela contém espaços descontraídos para os times com áreas de lazer e happy hour, além da formação de squads com grupos interdisciplinares fomentando o trabalho conjunto para a resolução de problemas.

 

Todas essas ações favoreceram para que fosse eleita a 3ª empresa mais inovadora da América Latina pela revista Fast Company, além de ter recebido o de Great Place to Work em 2016.

 

IFood

Sempre focada na experiência do usuário, o formato de serviços apostado pelo IFood junto com os altos investimentos em recursos tecnológicos foi o que o levou ao renome de uma empresa inovadora.

 

Considerado hoje como um dos principais aplicativos de delivery do país, recebe cerca de 65 milhões de pedidos todo o mês, graças ao apoio irrestrito que investiu em ferramentas como inteligência artificial, engenharia de dados e machine learning.

 

Essa construção tecnológica permitiu a criação de algoritmos inteligentes que ofertam pedidos personalizados a seus usuários, conforme suas preferências e históricos identificados em sua navegação.

 

Em conjunto, muitas das estratégias do IFood são em inovação aberta, buscando a colaboração de terceiros para aperfeiçoamento de seus serviços. Um dos testes mais famosos feitos neste âmbito foram entregas feitas por drones, através de parcerias com startups, o que diminuiu o consumo de plástico em 510 toneladas.

 

Tudo isso fez com que, hoje, a marca se encontre no ranking das 20 empresas mais inovadoras do Brasil pelo MIT Tech Review.

 

Tesla

Por fim, no ramo automotivo, uma das primeiras marcas que vem na cabeça dos consumidores ao falarmos sobre este tema, é a Tesla.

 

Fundada em 2003, o que a tornou uma empresa inovadora não foi apenas seus investimentos em ofertar novos padrões de produto, mas, em conjunto, aperfeiçoar os softwares e hardwares utilizados na montagem de seus veículos.

 

Consagrada, hoje, como uma marca que revolucionou o setor automobilístico mundial ao produzir automóveis elétricos, seus modelos atendem um mercado de luxo e são dotados de tecnologias avançadas, o que torna seus carros uma experiência verdadeiramente inovadora para os apaixonados por esse mercado.

 

Como se tornar uma empresa inovadora?

Em meio a tantos exemplos de sucesso no mercado, se tornar uma empresa inovadora brilha os olhos de todo empreendedor. Mas, para alcançar este feito, alguns cuidados precisam ser tomados nessa jornada, para que as expectativas sejam atingidas.

 

Veja as principais ações que devem ser incorporados no escopo estratégico do seu negócio:

 

Capacite seus times

Seja qual for a estratégia adotada, todos os times precisam ser treinados para saberem como conduzir este processo da melhor forma possível. Isso inclui não apenas os que estiverem mais direcionados com o plano em questão, mas todos os membros da futura empresa inovadora.

 

Envolver os profissionais é fundamental para que haja essa máxima colaboração no projeto, assim como estabelece a ISO de inovação. Isso é, nunca se sabe de onde surgirá uma ideia inovadora que poderá trazer excelentes resultados ao negócio e gerar valor para sua prosperidade.

 

Essa capacitação se torna ainda mais importante caso o empreendimento decida apostar na inovação digital, o que irá demandar das equipes um conhecimento essencial para utilizar os recursos tecnológicos devidamente.

 

Estimule a liderança

Todo projeto precisa de um bom líder por trás, e que tenha as habilidades necessárias para comandá-lo frente às metas estipuladas e, em conjunto, todos os profissionais responsáveis por essa tarefa.

 

Na missão de se tornar uma empresa inovadora, a presença desta liderança é ainda mais importante. Afinal, é ele quem irá servir como um guia para a geração de ideias em valor ao negócio, assim como fomentar a cultura de inovação e a colaboração de todos no projeto.

 

Mas, para que consiga desempenhar esse papel, um líder inovador precisa ter algumas características fundamentais em seu perfil. Elas incluem um autoconhecimento profundo sobre seus pontos fortes e fracos, visão estratégica, curiosidade nata, e busca constante por aprendizado.

 

Tenha um sistema de gestão para se tornar uma empresa inovadora

Mesmo que seja adotada uma estratégia altamente benéfica para se tornar uma empresa inovadora, ela correrá fortes riscos de não atingir as expectativas estipuladas se não for monitorada constantemente.

 

Ter um sistema de gestão para inovação é uma peça base a ser adotada por todas que iniciam essa jornada, de forma que acompanhem o desenrolar de cada adoção implementada e façam os ajustes necessários.

 

Dentre as opções disponíveis no mercado, o software do Criare.net atende todos os requisitos da ISO de inovação, além de conter seu próprio funil de inovação, que permite que as ideias mais promissoras avancem até a fase de lançamento.

 

Assim, ele permite que os gestores e os próprios colaboradores acompanhem esse andamento em tempo real, verificando a eficácia ou não da proposta implementada.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Por mais que existem diversos caminhos a serem seguidos para conquistar o renome de ser uma empresa inovadora, é importante ter claro em mente que esta não é uma jornada fácil. E que, provavelmente, todas que iniciarem essa trilha irão se deparar com grandes desafios.

 

Esse será um projeto de altos e baixos e, a melhor forma de conduzi-los com assertividade, é contando com o apoio e orientação de uma consultoria especializada no ramo, como a PALAS.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Muitos empreendedores desejam ver sua marca se tornar uma empresa inovadora. Não apenas por elevar sua imagem no segmento, mas também pelos muitos outros benefícios que essa estratégia trará para seu crescimento e destaque.

 

Essa é uma jornada mandatória frente à extrema competitividade do mercado, e que, portanto, precisa ser muito bem conduzida para evitar erros e investimentos que não gerem valor ao negócio.

 

Existem diversas tipologias de inovação a serem seguidas, assim como métodos e ferramentas robustas para serem incorporadas. Porém, este processo deverá ser cuidadosamente organizado e, de preferência, com a orientação de uma consultoria especializada, visando minimizar os riscos provenientes dessa jornada.

 

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