Economia circular: o que é e quais os seus benefícios?

Ilustração da economia circular

Em meio a novas exigências e preocupações frente aos hábitos de consumo, a economia circular é um conceito que vem ganhando forte adesão no mercado em prol do melhor uso possível dos recursos naturais de nosso planeta.

 

Hoje, não há mais como operar uma empresa sem se preocupar em atrelar a temática da sustentabilidade em suas operações. Afinal, em países continentais como o nosso, a geração de resíduos diariamente alcança níveis volumosos e preocupantes, caso não sejam controlados e administrados.

 

Como prova disso, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cada pessoa produz cerca de 343 quilos de lixo por ano, o equivalente a quase 80 milhões de toneladas de resíduos considerando toda a nossa população.

 

Considerando quantias similares em todo o mundo, se torna nítido que a natureza não irá comportar tamanho lixo no futuro. Por isso, a economia circular se tornou um conceito extremamente relevante atualmente, como forma não apenas de reduzir os danos ambientais, mas também de possibilitar um modelo de produção mais econômico para as companhias.

 

Através desta gestão sustentável, novas formas de desenhar, produzir e comercializar produtos serão pensadas, criando a base necessária para incorporar estratégias inovadoras que atendam a essa necessidade ecológica e, ainda, tragam muitas vantagens para o crescimento da empresa.

 

Muito mais do que um discurso atraente e valorizado, essa é uma filosofia extremamente necessária para assegurar o funcionamento saudável dos empreendimentos nos próximos anos.

 

Por isso, neste texto explicaremos a fundo tudo o que você precisa saber sobre a economia circular, assim como seus benefícios de adoção, exemplos de empreendimentos que já a adotam, e dicas de como incorporá-la na sua marca.

 

Antes, veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é economia circular?

A economia circular é um termo que se destina a estimular as empresas a reutilizarem ao máximo seus recursos, reduzindo significativamente os níveis de desperdícios e geração de resíduos.

 

Na prática, isso significa que, ao invés de descartar esses itens ao final do processo produtivo, é preciso pensar um novo destino para eles, de forma que consigam ser reaproveitados em prol de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais.

 

Este é um novo modelo de produção e consumo, o qual prioriza que grande parte dos resíduos gerados pelas empresas consigam ser aproveitados e transformados em algum outro produto. Tudo isso, contribuindo para uma redução significativa dos desperdícios.

 

O conceito da economia circular surgiu nos estudos de David W. Pearce e R. Kerry Turner, que se dedicaram a mostrar que a economia tradicional era um modelo extremamente prejudicial à nossa sociedade, uma vez que não levava a reciclagem em conta e apenas extraía, produzia e descartava as matérias-primas.

 

Analisando os danos severos que esse ciclo trazia para o meio ambiente, a economia circular foi pensada para preservar nosso ecossistema, defendendo que todo resíduo pode ser convertido em nutriente ou em outra matéria-prima para o início de um novo ciclo.

 

Diferenças entre economia circular e economia linear

Os princípios da economia circular vieram, justamente, para contrapor o modelo da economia linear que, até então, predominava no mercado global.

 

Neste segundo termo, o processo mais tradicional era determinado pela extração, produção, consumo e descarte. Ao final, todos os produtos são descartados, sem a preocupação de encontrar algum uso para estes resíduos.

 

A economia linear não leva em consideração a responsabilidade ambiental, e o fato de que este sistema logo levaria ao esgotamento de muitos recursos. Dessa forma, as empresas que seguem esse modelo apenas contribuem para uma degradação contínua do nosso ecossistema, em uma linha direta deste processo.

 

Já a economia circular, como mencionado, apresenta uma proposta completamente oposta, priorizando a reutilização destes resíduos ao invés de apenas descartá-los.

 

Sua proposta é que as empresas diminuam, cada vez mais, sua dependência em relação à extração de matérias-primas, reduzindo a quantidade de desperdícios vistos e, dessa forma, contribuindo para uma maior conservação e preservação do meio ambiente.

 

Ela representa uma evolução do modelo econômico do mercado, defendendo um olhar mais sustentável e duradouro na forma na qual os recursos serão reutilizados ao final da cadeia produtiva.

 

Quais os benefícios da economia circular para as empresas?

Implementar a economia circular trará diversos benefícios para as empresas, principalmente no que diz respeito à redução da dependência do uso de matérias primas, maior proteção ao meio ambiente, melhora na vantagem competitiva e, ainda, um importante incentivo à inovação internamente.

 

Veja mais detalhes sobre cada um deles:

 

Reduz a dependências de matérias-primas

Essa é a principal premissa da economia circular e, consequentemente, uma das maiores vantagens que serão sentidas pelos negócios que a incorporarem em suas operações.

 

Não há como negar que nosso planeta é finito em termos de oferta de matéria-prima e, sem o cuidado necessário, chegará um momento em que não teremos mais recursos disponíveis para a manutenção da nossa sociedade.

 

Em um estudo feito pela CNI, como prova disso, 73% das indústrias nacionais já se depararam com a escassez de insumos para suas produções, o que apenas tenderá a crescer caso o mercado não tenha um olhar mais cuidadoso sobre o tema.

 

Neste cenário, é com a economia circular que as empresas desenvolverão uma visão mais consciente sobre esse uso, compreendendo a importância da reciclagem e adotando métodos que contribuam para uma redução gradativa desta dependência.

 

Protege o meio ambiente

Como consequência direta do item anterior, as empresas que seguirem as premissas da economia circular contribuirão para uma maior proteção ao meio ambiente, assim como a manutenção dos nossos biomas.

 

Esse é um ponto crucial de ser combatido em todo o mundo, principalmente em vista do aumento preocupante da emissão de gases prejudiciais ao efeito estufa, como demonstram dados divulgados no relatório do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa).

 

Segundo a pesquisa, apenas no Brasil, cerca de 2,4 bilhões de toneladas brutas de gases de efeito estufa foram emitidos em 2021, um aumento de 12,5% em relação a 2020. Esse foi o maior registro em quase duas décadas, o que deixa claro a importância de as empresas adotarem práticas urgentes que controlem essa piora.

 

Com a economia circular, será possível reduzir significativamente a quantidade de resíduos e gases prejudiciais ao ecossistema, em uma transição para uma menor extração possível de matérias primas e, com isso, uma maior preservação ao nosso planeta.

 

Eleva a vantagem competitiva

Cada vez mais os consumidores estão atentos às ações das marcas, deixando claro sua preferência por aquelas que se preocupam não apenas com seus lucros, mas em como suas operações afetam o meio ambiente.

 

Isso foi evidenciado em um estudo feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), o qual identificou que 95% dos brasileiros priorizam adquirir produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

 

Aquelas que acompanham essa demanda através da economia circular, dessa forma, estarão mais aderentes ao que os clientes esperam de suas marcas e, com isso, terão mais chances de se destacar frente aos concorrentes, atrair e reter cada vez mais consumidores ao seu negócio.

 

Estimula a inovação nas empresas

Até hoje, muitas empresas acreditam que dependem de tecnologias robustas e sofisticadas para inovarem e se destacarem no mercado. Mas, essa não é uma verdade absoluta.

 

A própria ISO de inovação, metodologia de gestão reconhecida internacionalmente, defende que uma ideia inovadora pode surgir, até mesmo, de sugestões simples, desde que seja devidamente analisada com base na maturidade de inovação do negócio e seus objetivos desejados.

 

Nessa perspectiva, adotar a economia circular se encaixa perfeitamente. Afinal, a busca pela reutilização dos resíduos irá estimular a criatividade nos times, pensando em novos destinos assertivos a esses itens de forma que consigam gerar algum tipo de valor ao negócio.

 

Além de contribuir para o meio ambiente e para uma maior economia da empresa, essa é uma excelente forma de promover e aplicar a inovação pautada na sustentabilidade dos processos, em métodos não necessariamente complexos, mas que consigam encontrar uma nova finalidade inteligente aos descartes das operações.

 

Mesmo em ações simples da economia circular, as empresas poderão criar o incentivo necessário para que suas equipes desenvolvam um mindset inovador pautado nessa temática sustentável, incorporando cada vez mais métodos que favoreçam esse desenvolvimento sustentável.

 

Exemplos de economia circular no mercado

Existem muitas empresas ao redor do mundo que já estão engajadas na causa da economia circular e, nada melhor do que ingressar nesse movimento, do que conhecer exemplos nacionais que fazem parte desta iniciativa.

 

Por isso, veja alguns dos cases de economia circular mais famosos no país:

 

CBPak

Atuando na fabricação de bandejas, potes e copos, a CBPak buscou investir na economia circular com o objetivo de começar a utilizar uma nova matéria-prima mais sustentável para seus itens, uma vez que o descarte do plástico é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

 

Com essa meta, a solução encontrada foi o uso da fécula de mandioca como sua mais nova matéria-prima, a qual pode ser utilizada como adubo para hortas ao invés de ser jogada fora.

 

Desde que realizaram essa mudança em 2022, a marca vem investindo cada vez mais na produção de embalagens customizadas e biodegradáveis, contribuindo significativamente para a redução de resíduos prejudiciais ao ecossistema.

 

Coca-Cola

A Coca-cola é uma das marcas que mais vem investindo em ações de economia circular nos últimos anos.

 

Dentre suas iniciativas, uma das mais famosas se iniciou em 2019, quando a empresa anunciou ter recolhido e reciclado cerca de 100 milhões de garrafas PET do mercado, uma vez que não eram ecologicamente favoráveis.

 

A medida obteve sucesso graças ao SustentaPET, projeto firmado através de parcerias entre cooperativas e catadores de material reciclável que favoreceu o descarte adequado destes resíduos.

 

Natura

Não há como abordarmos as empresas mais famosas em termos de economia circular, sem mencionar a Natura. Afinal, a marca é uma das que mais investe nessas iniciativas, em prol da manutenção do nosso meio ambiente.

 

Uma das suas ações mais famosas foi a criação do grupo Natura &Co, o qual se destinou a garantir a circularidade de suas embalagens até 2030. Para atingir esse objetivo, uma das medidas foi a utilização de 95% de ingredientes naturais ou renováveis e 95% de fórmulas biodegradáveis em todas as marcas do grupo (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop).

 

Com essa e outras medidas adotadas pela empresa, a expectativa é que consigam contribuir para o desenvolvimento de um comércio mais justo, com uma gestão de resíduos mais inteligente e a preservação do ecossistema.

 

Nespresso

Muitos amantes de café buscam adquirir as máquinas da Nespresso para seus lares, em vista de sua amplitude de cápsulas com sabores diferenciados. Mas, é preciso prestar muita atenção ao descarte desses itens, uma vez que podem gerar um impacto significativo ao meio ambiente.

 

Para evitar esse risco, a empresa fundou um centro de reciclagem específico para esse produto após o vencimento de sua utilidade, que são recolhidos através de um sistema específico composto por carros elétricos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

Dessa forma, os restos de pó de café que se encontram nessas cápsulas são transformados em adubo, enquanto o alumínio é reciclado corretamente. Uma iniciativa inteligente de economia circular que também atrai cada vez mais consumidores à marca, devido à construção de sua imagem ecologicamente responsável.

 

Como adotar a economia circular na sua empresa?

Não há dúvida da importância da economia circular para o meio ambiente e a sociedade como um todo e, para atingir esses resultados, é preciso se atentar a algumas dicas importantes que farão a diferença nesse processo.

 

Confira os principais:

 

Fortaleça a conscientização sobre a economia circular nos times

Realizar a transição da economia linear para a economia circular, nem sempre, será um processo tranquilo. Afinal, ele depende de uma verdadeira mudança no mindset interno, de forma que todos compreendam sua importância para a comunidade.

 

Por isso, a primeira coisa a ser feita ao iniciar essa trajetória é fortalecer essa conscientização nos times, através de treinamentos ou palestras que demonstrem os motivos pelos quais essa nova mentalidade está sendo incorporada nas operações.

 

Quando todos estiverem cientes sobre a essencialidade desse tema, ficará mais fácil incorporar essa prática nas tarefas dos profissionais, assim como expandir sua visão para oportunidades inovadoras de economia circular a serem constantemente adotadas.

 

Defina as metas

Com as equipes engajadas neste tema, chega o momento de definir as metas que a empresa deseja atingir com a economia circular. Até porque, não faz sentido apenas adotá-la por ser uma tendência de mercado, sem saber para onde o negócio deseja chegar com ela.

 

O plano de ação a ser desenvolvido precisa ser o mais completo e objetivo possível, identificando quais processos estão gerando um maior volume de resíduos e quais ações podem ser adotadas para combater esse cenário.

 

Quando desenhados, todos os objetivos precisam ser compartilhados com os profissionais, de forma que estejam cientes do que é esperado com essa estratégia e o que será ajustado internamente para essa conquista.

 

Dessa forma, será muito mais fácil unir esforços assertivos em prol da economia circular.

 

Adote indicadores de resultados

A única forma da sua empresa saber se as ações adotadas da economia circular estão trazendo o retorno esperado, é incorporando indicadores robustos que tragam dados em tempo real sobre tudo o que está sendo colocado em prática.

 

Essas métricas podem ser direcionadas para diversas finalidades, tais como para monitorar a pegada de carbono, acompanhar as taxas de geração de resíduos, ou mensurar os materiais destinados para a logística reversa, como exemplo.

 

Com essas informações, será possível ter mais segurança naquilo que for implementado, assim como ajustar o que for preciso para que nenhum tempo, recurso ou esforços sejam direcionados sem que haja qualquer geração de valor.

 

Busque o apoio de uma consultoria especializada

Incorporar a economia circular é um processo que envolve muitos cuidados a serem seguidos, para assegurar a conquista de excelentes resultados para a empresa. Por isso, nada melhor do que contar com o apoio de uma consultoria com experiência na área, para ajudar a identificar as melhores oportunidades a serem seguidas.

 

E, se a sua companhia está passando por essa jornada, saiba que pode contar com o apoio da PALAS.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

A popularização da economia circular vem fortemente ao encontro das novas exigências dos consumidores modernos, os quais evidenciam sua preferência por marcas que trazem essa preocupação ambiental em suas operações.

 

Implementar essas ações vai muito além do que seguir uma tendência, mas assegura um cuidado fundamental que precisamos ter com o nosso ecossistema, de forma que possamos continuar comandando negócios com êxito sem o risco de esgotarmos nossos recursos naturais.

 

Essa é uma ação indispensável para trazer segurança aos empreendimentos e, por isso, não pode mais ficar de fora do planejamento estratégico. E, ao iniciar essa jornada, é essencial buscar a orientação de especialistas no ramo, que consigam ajudá-lo a encontrar as melhores estratégias de economia circular a serem incorporadas nos seus processos.

 

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