Inovação em TI: tipos, benefícios e como implementar

Ilustração da inovação em TI em uma empresa

O departamento de tecnologia é considerado como um dos mais essenciais para diversas empresas, assim como o que mais vem precisando de profissionais qualificados para desempenhar suas funções.

 

Para acompanhar essa demanda crescente, a inovação em TI se tornou uma das estratégias mais valiosas deste segmento, com a qual o setor consegue implementar ações inteligentes que garantam seu melhor desempenho e geração de valor para a marca.

 

Afinal, novas tecnologias surgem a todo o momento, cada vez mais robustas e completas capazes de trazer ganhos significativos para os negócios. Isso, desde que sejam corretamente incorporadas conforme as condições e objetivos da companhia, assim como o apoio de profissionais qualificados para essa missão.

 

Neste cenário, é com a inovação em TI que as empresas podem aperfeiçoar seus processos, ajustar as melhorias necessárias, e impulsionar seu nome no mercado. Principalmente, diante se sua ampla aplicação nos empreendimentos conforme o perfil e metas de cada um.

 

Existem diversos caminhos e oportunidades a serem seguidos com essa estratégia. Mas, seu sucesso depende de um planejamento eficaz, assim como uma análise profunda da maturidade do negócio e as melhores possibilidades de ação, evitando investimentos em projetos incoerentes com sua realidade.

 

Por isso, neste texto explicaremos a fundo de que forma a inovação em TI pode ser aplicada, as maiores tendências que estão remodelando o ramo, assim como dicas fundamentais para assegurar os objetivos desejados com essa proposta.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é inovação em TI?

A inovação em TI consiste na aplicação de estratégias e metodologias inovadoras neste segmento, visando seu melhor desempenho e conquistas que favoreçam o crescimento da empresa.

 

Possível de ser implementada em negócios de todos os portes e áreas de atuação, a inovação em TI pode ser incorporada em diversas funcionalidades. Suas maiores aplicações incluem o desenvolvimento de um novo aplicativo ou software, até mesmo visando melhorar o desempenho da infraestrutura deste departamento.

 

Com ela, as ações implementadas, muitas das quais se utilizam dos recursos tecnológicos mais completos do mercado à favor da companhia, podem contribuir para o desenvolvimento de um negócio mais ágil, aperfeiçoando o alinhamento entre seus projetos e objetivos desejados.

 

Independentemente de onde for instaurada, é importante que as empresas tenham em mente que a estratégia de inovação em TI adotada deve gerar algum tipo de valor ao negócio. Caso contrário, será considerada apenas como uma invenção.

 

Tipos de inovação em TI

Existem diversas maneiras de implementar a inovação em TI. Delas, as mais predominantes no mercado e benéficas para as empresas estão em sua incorporação no modelo de negócios, desenvolvimento de novos produtos e na melhoria de processos.

 

Entenda em detalhes essa aplicação em cada uma dessas tipologias:

 

Inovação do modelo de negócios

O primeiro tipo de inovação em TI abrange a forma na qual a empresa conduz seu modelo de negócios, indo desde o gerenciamento de suas operações até a elaboração das estratégias de crescimento.

 

As ações adotadas nessa tipologia podem trazer ganhos mais velozes ao negócio, principalmente se influenciarem questões como o atendimento ao cliente, processo de desenvolvimento do produto ou serviço ofertado, ou formas e meios de atuação no mercado.

 

Mas, apesar destes enormes benefícios, esse é um tipo de inovação em TI mais difícil de ser implementado. Principalmente, por se tratar de uma estratégia que não dependerá exclusivamente da adoção de um recurso tecnológico, mas que envolverá mudanças significativas em toda a cultura organizacional e estrutura do negócio.

 

Desenvolvimento de produtos

Esse é um dos tipos mais usuais de inovação em TI nas empresas.

 

Aqui, as ações escolhidas focam no desenvolvimento de produtos como aplicativos, softwares ou hardwares, como forma de otimizar seus processos para que se tornem mais eficientes e gerem mais resultados.

 

Ainda, essa inovação em TI também pode ser aplicada em melhorias nos produtos já existentes na companhia, tornando-os mais ágeis e eficazes conforme os objetivos a serem conquistados.

 

Essa é uma das melhores estratégias para garantir que o negócio acompanhe e incorpore as melhores tendências de mercado, trazendo as melhores soluções para seu crescimento e destaque frente aos concorrentes.

 

Melhoria de processos

De forma parecida com os ajustes em produtos, este item de inovação em TI diz respeito à melhoria nos processos já utilizados pela empresa, para que se tornem mais eficientes e produtivos.

 

Na prática, esse aperfeiçoamento pode ser implementado de diversas formas, como agilizando o processo de desenvolvimento de softwares para liberar novos recursos de maneira mais veloz e com menos bugs, até mesmo automatizando tarefas manuais para melhorar o desempenho geral do negócio.

 

Seja qual for a etapa escolhida, essa opção é capaz de introduzir métodos muito mais eficazes para a prosperidade da companhia.

 

Quais os benefícios da inovação em TI?

Ao investir na inovação em TI, as empresas podem conquistar uma série de benefícios principalmente para sua maior produtividade e competitividade, ganho em lucros, aumento da satisfação do cliente e maior segurança em suas operações.

 

Confira a fundo cada um deles:

 

Maior produtividade e competitividade

Processos manuais e burocráticos apenas atrapalham a rotina dos profissionais de todos os departamentos, principalmente o de tecnologia.

 

Por isso, a inovação em TI é a peça fundamental para otimizar essas tarefas, elevando a velocidade e precisão do trabalho desenvolvido e ajudando, assim, a manter a máxima produtividade.

 

Quando os times possuem essas ferramentas à disposição, o poder competitivo do negócio é elevado, sempre utilizando os melhores sistemas e métodos à seu favor para alavancar a marca frente aos concorrentes.

 

Ganho em lucros

Encontrar maneiras mais velozes e menos custosas de operar um negócio por meio da inovação em TI trará um ganho significativo em lucros para a empresa.

 

Mesmo que essa estratégia demande uma certa quantia inicial, esse é um investimento lucrativo a longo prazo, uma vez que os recursos incorporados irão otimizar os processos e trazer mais segurança para seu desempenho.

 

Isso, sem falar da redução de gastos com mecanismos ultrapassados, burocráticos e altamente suscetíveis a consertos e erros, o que demanda constantemente reparos que prejudicam ainda mais a economia do negócio.

 

Aumento da satisfação do cliente

Os consumidores são alguns dos mais beneficiados com o investimento da inovação em TI.

 

Afinal, com a melhora nos processos internos ou diretamente nos produtos em si, eles quem sentirão avanços significativos na entrega final, o que contribuirá para que se sintam mais satisfeitos com a marca, se fidelizem e, ainda, recomendem para outras pessoas.

 

Maior segurança

Manter a segurança dos dados internos é uma das maiores exigências que toda empresa deve cumprir, especialmente desde a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Com a inovação em TI, as companhias poderão investir em mecanismos completamente seguros para armazenar e gerenciar todas as informações com as quais lidam diariamente, reduzindo as chances de fraudes, vazamentos ou quaisquer outros crimes que possam comprometê-la legalmente.

 

A cada ano, novas tecnologias despontam no mercado preparadas para trazer essa segurança, capazes de identificar antecipadamente falhas internas que possam dar abertura para estes riscos, ameaças de ataques, e outros perigos à prosperidade do negócio.

 

Tendências da inovação em TI

Em uma demanda crescente, muitas tendências de inovação em TI estão despontando, as quais podem trazer conquistas enormes quando implementadas corretamente nas empresas.

 

Delas, as que mais vêm se destacando e sendo buscadas pelas companhias são a Internet das Coisas (IoT), dataficação, uso de avatares digitais e o multicloud.

 

Entenda melhor as aplicações e vantagens de cada uma delas:

 

Internet das Coisas

Muito já se tem visto da Internet das Coisas (IoT) no meio corporativo. Mas, ainda temos muito o que conquistar com essa que é uma das maiores tendências de inovação em TI.

 

Essa integração entre objetos físicos com a internet está redefinindo o que conhecemos como a conexão tecnológica, tornando os maquinários cada vez mais inteligentes e autônomos para elevar sua eficiência, reduzir custos e ter um maior controle sobre suas operações de maneira mais autônoma.

 

No dia a dia das empresas, esse recurso pode auxiliar no rastreamento de produtos, monitoramento da eficiência e desempenho das equipes, controle sobre os itens adquiridos como os famosos SmartThings, dentre muitas outras funcionalidades.

 

Com essa inovação em TI, muitas oportunidades de automatização e segurança são possibilitadas, contribuindo para que consigam tomar decisões muito mais assertivas para seu desempenho.

 

Dataficação

Muito além de contar com sistemas capazes de captar e armazenar os dados internos, saber como interpretá-los a favor da empresa é uma estratégia vital para se sobressair em meio aos concorrentes.

 

Pensando nessa importância, a dataficação é uma das tendências de inovação em TI mais vitais para o negócio, a qual defende, justamente, o agrupamento e estudo dessas informações em insights que alavanquem a companhia em seu segmento.

 

Na prática, todos os dados gerados pelos usuários em seus dispositivos pessoais são captados, convertidos e analisados para melhorar suas operações e tomar decisões mais precisas conforme seus objetivos.

 

Avatares digitais de inovação em TI

Você com certeza já ouviu falar da Lu do Magalu, a Bia do Bradesco, o Baianinho das Casas Bahia ou a Sam da Samsung. Esses são alguns dos exemplos mais clássicos de avatares criados pelas empresas para personalizá-las no atendimento a seus clientes, consideradas como uma das tendências mais criativas de inovação em TI.

 

Pode parecer simples ou uma mera brincadeira, porém esses bonecos virtuais humanizados são excelentes estratégias para promover um relacionamento mais próximo e interativo entre as partes, e não algo distante ou robotizado.

 

Muito além de darem um rosto ao nome da marca, esses avatares são desenvolvidos para que consigam atender diversas necessidades usuais de seus clientes, de forma que se sintam mais cômodos ao se comunicarem com a empresa e se satisfazerem com o atendimento prestado.

 

Multicloud

Adentrando a questão da segurança nas empresas, o Multicloud é uma das mais importantes tendências de inovação em TI a serem incorporadas, seja qual for o porte ou segmento do negócio.

 

A estrutura deste sistema de computação em nuvem é extremamente robusta, dispondo de vários pontos e formas de armazenamento das informações gerenciadas com base nas necessidades de cada companhia.

 

Fora a redução de riscos de vazamentos ou roubos de dados, o multicloud permite que as empresas acessem seus dados em tempo real e em quaisquer dispositivos hospedados em suas filiais, assim como uma maior flexibilidade ao reunir essas informações conforme suas demandas e objetivos.

 

Como implementar a inovação em TI?

Implementar a inovação em TI pode trazer muitos ganhos para as empresas. Mas, para atingir este feito, é essencial seguir algumas etapas cruciais para sua assertividade.

 

São elas: contar com bons líderes para a inovação em TI, investir em uma cultura inovadora, treinar os times, e ter o auxílio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Entenda melhor o que deve ser feito em cada uma delas:

 

Tenha bons líderes para a inovação em TI

Todo projeto de inovação precisa contar com bons líderes que comandem o processo da melhor maneira possível com os times e que, acima de tudo, os mantenham motivados e engajados para atingir as metas estipuladas.

 

Este profissional deve ter uma visão estratégica, com a habilidade de transformar as ideias propostas em resultados que gerem valor ao negócio. Para isso, deve também compreender os pontos fortes e fracos das equipes, e como maximizar esses talentos para que deem o melhor de si ao longo dessa jornada.

 

Seu trabalho é de motivação e perseverança contínuos, para que a implementação da inovação em TI atinja os objetivos desejados e sempre mantenham todos operando junto em prol das vantagens estabelecidas.

 

Invista em uma cultura de inovação

Para ter sucesso na implementação da inovação em TI, é preciso desenvolver uma cultura inovadora na empresa. Ou seja, disseminar sua importância para o crescimento do negócio em todos os times, reforçando os benefícios que podem ser colhidos se todos trabalharem em conjunto diante desta meta.

 

Mas, ter essa cultura de inovação vai muito além do que adotar um discurso atraente. Sua eficácia depende de uma mudança profunda nos hábitos e valores da companhia, junto com estímulos e incentivos para fortalecer esse mindset entre todos e impulsionar a contribuição de ideias que possam gerar valor à marca.

 

É preciso estar aberto para ouvir os profissionais, promover esse compartilhamento de propostas, recompensar as boas ideias, e se utilizar de metodologias que incentivem essa estratégia como o Programa de Ideias de Inovação ou Design Thinking.

 

Treine os times

Lidar com recursos tecnológicos com os quais os times não estão acostumados pode ser uma transição difícil. Principalmente, considerando a instalação de softwares ou hardwares robustos e diferentes dos utilizados até então.

 

Por isso, ao implementar a inovação em TI, é essencial que a empresa capacite essas equipes para que estejam aptas a manusear e gerenciar quaisquer sistema ou mecanismo adotado.

 

Assim, todos estarão preparados para acompanhar esse projeto inovador e operar os sistemas adotados, assim como garantir sua funcionalidade sem erros.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

É normal ter dúvidas de como começar esse processo de adoção da inovação em TI, assim como muitos desafios podem surgir ao longo do caminho.

 

Para evitar esses cenários e garantir uma condução assertiva, é fundamental contar com o apoio de uma consultoria especializada como a PALAS.

 

Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Independentemente do segmento de atuação, a inovação em TI é um investimento altamente benéfico para as empresas, podendo contribuir para seu melhor desempenho, redução de custos e muitas outras vantagens.

 

Mas, assim como qualquer projeto inovador, esse é um processo que exige muito planejamento e cuidado. Principalmente, para evitar a incorporação de ações incoerentes com o propósito desejado e o gasto em recursos que não fazem sentido com a realidade do negócio.

 

Por isso, é extremamente importante que as marcas que iniciarem essa jornada busquem o apoio de uma consultoria especializada. Assim, terão todo o apoio necessário para atingir seus objetivos com o máximo de assertividade possível.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos disponíveis em nosso blog.

More posts