Inovação radical: o que é e como implementar?

Ilustração da inovação radical

A inovação radical é uma das tipologias mais conhecidas no mercado, e usualmente utilizada pelas empresas que desejam uma transformação profunda em seus produtos ou serviços ofertados.

 

Existem diversos benefícios de investir nessa estratégia, principalmente, no que diz respeito à exploração de novos mercados, tecnologias e consumidores. Mas, ela também traz seus pontos mais delicados, tais como investimentos maiores e, em alguns casos, maiores riscos ao negócio.

 

Para muitas empresas, implementar a inovação radical pode representar um verdadeiro desafio. Por isso, todos os prós e contras dessa tipologia precisam ser muito bem compreendidas antes de iniciar este processo.

 

Afinal, qualquer estratégia de inovação requer um planejamento e uma gestão robusta ao longo de todas as suas etapas, filtrando muito bem as ideias tidas, analisando seu potencial de sucesso, e monitorando o andamento de cada uma delas.

 

Este planejamento será crucial não apenas para evitar estes perigos que possam comprometer as operações da empresa, mas para ter mais segurança de adquirir as metas desejadas. E é sobre isso que abordaremos neste texto.

 

Neste texto, traremos as características da inovação radical, suas diferenças em relação às outras tipologias de inovação bastante procuradas, exemplos de empresas que a implementaram, e como adotar essa estratégia com assertividade.

 

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é inovação radical?

A inovação radical se refere ao desenvolvimento de um produto ou serviço completamente novo na empresa. Ou seja, que ainda não existem e não foram ofertados pelo negócio.

 

Ela explora novos horizontes de mercado, gerando uma verdadeira transformação interna, através de uma abordagem drástica e intensa que criará relações entre o mercado atuante e seus consumidores.

 

Criada em 1939 pelo economista Joseph Schumpeter, ele defendeu que a inovação radical se destina a realizar mudanças profundas na companhia, em seu público-alvo, e no segmento em que atua, uma vez que trará mudanças drásticas para seu funcionamento.

 

Afinal, para que a inovação radical realmente aconteça, a ideia a ser testada e colocada em prática deve ser completamente diferente das demais já existentes na empresa, introduzindo conceitos e soluções para as necessidades existentes.

 

Principais características da inovação radical

Algumas das principais características da inovação radical são o fato de sua implementação envolver grandes riscos e potencial de crescimento, uma vez que irá explorar novas alternativas às já existentes na empresa.

 

Além delas, outras características fortemente presentes na inovação radical são:

 

  • Alto investimento;
  • Forte impacto no mercado;
  • Tempo para implementação extenso;
  • Alta capacidade de desenvolver renovação e reinvenção da organização;
  • Possibilita a expansão dos nichos de atuação do negócio.

 

Todas essas características exigem muita atenção e planejamento do gestor ao decidir implementar a inovação radical. Afinal, ao mesmo tempo que seu potencial de sucesso é enorme, sua probabilidade de risco também é acentuada.

 

Por isso, antes de tomar essa decisão, é importante analisar a fundo esses pontos e compará-los com outros modelos de inovação disponíveis no mercado, escolhendo aquele que faça mais sentido para a realidade da empresa e seus objetivos.

 

Diferenças da inovação radical e da inovação incremental

Enquanto a inovação radical é destinada a explorar serviços e produtos ainda não desenvolvidos na empresa, a inovação incremental foca em aprimorar aquilo que já é ofertado pela companhia.

 

Além desse aspecto, existem outras diferenças importantes que podemos notar em ambas. São elas:

 

Inovação radical

  • Demanda alto grau de investimento financeiro;
  • As necessidades dos clientes são difusas. É preciso criar um mercado;
  • Maior grau de incerteza sobre o retorno financeiro;
  • Grande salto em inovação.

 

Inovação incremental

  • Menor necessidade de investimento financeiro;
  • As necessidades dos clientes são conhecidas;
  • Baixo risco sobre o retorno financeiro;
  • Presença de inovações contínuas e graduais.

 

Um dos maiores exemplos no mercado de implementação destes dois tipos de inovação é o caso da Kodak.

 

A companhia consagrou seu nome no segmento ao lançar, em 1888, o primeiro rolo de filme comercial e da primeira câmera fotográfica. A ideia nasceu a partir de uma inovação radical, considerando que não existia nada parecido disponível no mercado e o alto risco de não ser bem aceito pela população.

 

A partir dali, muitas outras inovações incrementais foram presentes na Kodak, precisando aperfeiçoar constantemente seus produtos para se manter à frente da competição em seu segmento, atraindo e retendo cada vez mais clientes ao negócio.

 

Seu grande erro, contudo, foi ter focado inteiramente suas estratégias em seu mercado tradicional, e não acompanhar o desenvolvimento da digitalização em seu setor. Afinal, a chegada das câmeras digitais provocou uma verdadeira transformação no setor, em um movimento que não foi acompanhado pela Kodak.

 

O resultado, infelizmente, foi o fechamento da empresa, o que demonstra a importância de não apenas investir na melhoria dos produtos internos, como também se atentar às tendências do mercado em busca de uma inovação radical que favoreça o crescimento e destaque do negócio.

 

5 exemplos de inovação radical no mercado

Para facilitar o entendimento de como a inovação radical pode ser aplicada na prática, confira cinco exemplos de empresas que adotaram essa estratégia e obtiveram resultados extremamente benéficos para seu destaque.

 

RIOT Games

Fundada em 2006, a RIOT Games é a grande responsável por criar um dos jogos mais famosos do mercado: o League of Legends (LOL).

 

Para fortalecer sua marca neste segmento, a empresa decidiu investir na inovação radical e explorar um mercado até então desconhecido por ela, a fim de divulgar os itens customizáveis dos seus jogos: o mercado musical.

 

A estratégia adotada pela marca consistiu em produzir vídeos com alta qualidade, criar perfis nas redes sociais, álbuns no Spotify com selo de verificado e apresentação ao vivo de hologramas, na busca de atrair os jogadores a quererem comprar estas skins dos personagens.

 

Foi então que, com todas essas ações, surgiu o grupo de cantoras virtuais: o K/DA. Com vozes de artistas reais, o quarteto musical é composto pelas personagens mais famosas do jogo, na tentativa de chamar ainda mais atenção de seu público-alvo.

 

O plano era extremamente arriscado, não apenas do ponto de vista tecnológico, como também da perspectiva de marketing, na expectativa de que se tornasse tão surpreendente ao ponto de conquistar um exército de fãs. E, foi exatamente esse o resultado.

 

Com mais de três milhões de ouvintes mensais no Spotify e milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, a inovação radical apostada pela RIOT Games fez um tremendo sucesso, tendo gerado um enorme envolvimento com seu público.

 

Rent the Runway

A Rent the Runway é uma startup unicórnio fundada em 2009, a partir de uma ideia simples de duas amigas: oferecer o aluguel de roupas de grife para mulheres que querem se vestir bem, sem precisarem gastar muito.

 

Mas, ao invés de realizarem um extenso planejamento de negócios, com pesquisas de mercado, do público-alvo, tendências, e todos os outros aspectos normalmente avaliados nesse processo, a marca foi lançada no mercado sem qualquer preparo prévio.

 

Na época em que foi lançada, muito era questionado se aceitariam este modelo de negócios, alugando as roupas desejadas e as devolvendo em bom estado. Mas hoje, essa estratégia de inovação radical se mostrou completamente benéfica, tendo atingido a marca de 1 bilhão de dólares em valor de mercado.

 

PicPay

Criada em 2013, o PicPay é hoje uma das mais famosas fintechs de pagamento no país, tendo mudado fortemente o modo de pagar amigos, estabelecimentos e boletos de muitos brasileiros.

 

Dentre suas estratégias adotadas nos últimos anos que contribuíram para seu crescimento exponencial, se destacaram as parcerias com o Governo Federal e grandes marcas, permitindo que boletos, estacionamentos, cash em jogos e, até mesmo, crédito em aplicativos de terceiros fossem pagos diretamente pelo aplicativo.

 

Mas, para que alcançassem este êxito, precisaram ganhar a confiança do público para que fizessem suas transferências no ambiente online. Afinal, havia uma forte insegurança em lidar com o dinheiro nessas plataformas, principalmente no que diz respeito à proteção de seus dados.

 

Mesmo diante deste receio, a forma na qual a fintech utilizou suas mídias para divulgar seu serviço conseguiu transmitir a segurança necessária, o que fez com que, em 2020, o negócio atingisse mais de 20 milhões de usuários.

 

Apesar da estratégia adotada pelo PicPay não ter sido uma completa novidade, as funcionalidades dispostas pela fintech se enquadram na inovação radical, ao disponibilizar pagamentos em estabelecimentos através do celular de forma fácil, simples e prática.

 

Airbnb

A inovação radical apostada pelo Airbnb provocou uma verdadeira transformação no setor hoteleiro, facilitando o aluguel de diversos tipos de ambientes e facilitando o contato entre hóspedes e anfitriões, tornando-a muito mais simples e menos burocrática.

 

Ao acessarem a plataforma, os interessados poderão encontrar desde pousadas simples, até opções mais luxuosas, por preços muito mais acessíveis. Isso porque esses locais são casas e apartamentos comuns, ao invés de se limitar a grandes redes.

 

Em sua lógica de effectuation criada através da inovação radical, as locações podem ser contratadas por períodos completamente variados, assegurados por regras e protocolos de segurança a serem cumpridos por ambas as partes.

 

No começo, havia muito risco e incertezas se a estratégia do Airbnb teria sucesso. Mas hoje, ela se provou um tremendo sucesso, disponibilizando inúmeras opções de aluguéis sem empecilhos e por um valor bem mais em conta.

 

Dog Hero

Atuando no Brasil, México e Argentina, a Dog Hero é uma startup internacional que busca conectar tutores com pessoas apaixonadas por cães.

 

No início, a plataforma disponibilizava hospedagem e passeios aos bichinhos, mas hoje, expandiu seus serviços, incluindo opções de ’pet sitter’’ (visitas em sua casa), creche (apenas para passar o dia) e veterinários.

 

Os interessados em oferecer seu trabalho no aplicativo devem passar e cumprir com diversas regras de segurança, para que seja autorizado a prestar serviços de forma personalizada e, ainda, indo direto na casa do animal.

 

A oportunidade enxergada por seus fundadores representa um forte case de inovação radical, uma vez que conseguiram encontrar uma maneira de atender uma demanda latente dos “pais de pets” que, nem sempre, têm disponibilidade para cuidar devidamente deles.

 

Quando investir na inovação radical?

Não há uma resposta definitiva sobre qual o melhor momento de investir na inovação radical. Isso porque é preciso analisar diversos fatores internamente a fim de determinar se essa é a melhor estratégia para os objetivos desejados.

 

Um dos estudos bastante benéficos para ajudar nessa tarefa é o diagnóstico de inovação. Ele funciona como um mapeamento do nível de maturidade de inovação do negócio, identificando seus pontos fortes e fracos e qual o melhor caminho para alcançar os objetivos desejados.

 

No site da PALAS, como exemplo, é possível realizar um diagnóstico gratuito da empresa, entendendo a trilha mais indicada para ajudá-la a se destacar em seu segmento.

 

Mas, além dele, existem outros pontos que também devem ser levados em consideração antes de investir na inovação radical. Eles abrangem desde a análise do perfil de seu público-alvo, até os processos da empresa, o estudo da concorrência e do mercado em que atua.

 

Ter todas essas informações em mãos será fundamental para compreender se a inovação radical é, de fato, a melhor opção para a companhia, ou se é mais recomendado apostar em outros tipos de inovação focados em estratégias diferentes.

 

Como identificar qual o melhor tipo de inovação para a empresa?

Saber qual a melhor estratégia de inovação a ser implementada não é uma tarefa simples, e exige muito estudo sobre o cenário da empresa, as metas a serem desejadas, e quais ações podem ser adotadas para atingi-las.

 

Na prática, é essencial compreender se há uma real necessidade de reinventar a empresa através de um novo produto ou serviço, como ocorre no caso da inovação radical, ou se é melhor aperfeiçoar aquilo já existente na empresa.

 

E, a melhor forma de descobrir essa resposta, é através do apoio de uma consultoria especializada como a PALAS.

 

Somos pioneiros na ISO de inovação, uma metodologia de gestão de inovação testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

A inovação radical é extremamente recomendada para empresas que se encontram obsoletas em seu segmento, precisando de uma transformação urgente em seus serviços ou produtos para atingir um diferencial competitivo.

 

Mas, antes de adotá-la, é preciso estudar a fundo o cenário corporativo, seus concorrentes e as demandas de seu público-alvo, para ser o mais assertivo possível nessa jornada. Principalmente, considerando o fato de que a inovação radical trará um maior potencial de risco ao ser implementada.

 

Por isso, é recomendado buscar a orientação de profissionais especializados em inovação, que possam auxiliá-las neste diagnóstico e a encontrar os melhores caminhos a serem seguidos conforme seus objetivos.

 

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