ISO 56000: o que é e quais seus conceitos de inovação?

ISO 56000

Em um mercado altamente globalizado, a família de normas ISO surge como auxiliadores para que as empresas inovem e cresçam de maneira sustentável em seus segmentos. E, delas, a ISO 56000 é um dos pilares mais importantes para guiar o início deste processo internamente.

 

Tida como uma das normas principais deste contexto, a ISO 56000 traz as definições do que é inovação, o que as empresas podem fazer para incorporá-la internamente e para onde seguir, a partir disso.

 

Ela ajuda as organizações a estruturarem, de forma eficaz, essa estratégia em suas operações, sempre levando como premissa a importância da geração de valor em qualquer ação que seja colocada em prática.

 

Essas definições ajudam as empresas a estabelecerem seu planejamento estratégico, utilizando tais definições gerais para definir onde querem chegar e, de que forma irão percorrer esse caminho.

 

Pode parecer cansativo, mas compreender estes conceitos dará uma visão mais nítida da amplitude de possibilidades de se inovar, assim como métodos e processos que podem contribuir com essa meta e permitir um destaque competitivo saudável.

 

Neste texto, traremos a fundo o conceito desta norma, seus principais termos esclarecidos e orientações de como incorporá-la internamente. Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a ISO 56000?

A ISO 56000 é uma norma de fundamentos e vocabulários de inovação. Seu objetivo é definir os conceitos que envolvem o processo de inovação, orientando as empresas a compreenderem para onde desejam ir e como trilhar esse caminho.

 

Ela estabelece uma série de termos essenciais de inovação, além dos pilares que sustentam esse processo em uma empresa, para que tenham maior segurança ao definir quais as melhores estratégias para a conquista das metas desejadas.

 

De todas as normas da família, a ISO 56000 é considerada como uma norma base, visto que sustentará o sucesso de todas as ações inovadoras que serão colocadas em prática por uma marca.

 

Conceitos de inovação da ISO 56000

A ISO 56000 traz, consigo, uma ampla lista de conceitos de inovação que precisam ser devidamente compreendidos por qualquer empresa que inicie essa jornada. Veja abaixo os principais:

 

Inovação e invenção na ISO 56000

Essa é uma das principais diferenças que a ISO 56000 esclarece, e que precisa estar muito claro na mente dos gestores.

 

A inovação, segundo a ISO, ocorre quando há geração de valor à empresa. Isso independe da estratégia que for adotado, podendo ser feito através de um produto, serviço, processo, método, ou a combinação de mais de um desses.

 

Para que haja a inovação, é preciso trazer algo novo que traga este valor internamente. Não, necessariamente, visto através de um maior lucro, mas também em mudanças como redução de custos, maior retenção de talentos, menor turnover, dentre outros.

 

Quando há essa novidade, mas, não uma geração de valor, o que temos é uma invenção. Um dos exemplos mais nítidos sobre essa diferença é o Metaverso.

 

Logo quando este conceito surgiu, criou-se uma grande expectativa sobre sua geração de valor e benefícios ao mercado. Porém, até o momento, não há retornos significativos dessa tecnologia para as empresas ou população, o que não o torna, de fato, uma inovação.

 

Melhoria

Para a ISO 56000, a melhoria é algo que, como seu nome sugere, irá melhorar algum processo, método, ferramenta ou outra atividade corporativa. Isso, pensando, sempre, na geração de valor, como destacamos no tópico acima.

 

Na prática, essa melhoria pode ser vista em questão de desempenho, otimização, produção, dentre muitos outros resultados mais assertivos às operações.

 

Inovação radical e disruptiva na ISO 56000

As inovações radical e disruptiva são tipologias bastante exploradas pela ISO 56000.

 

A primeira delas representa um processo de alto grau de mudança no ambiente corporativo, com foco no desenvolvimento de um produto ou serviço completamente novo na empresa. Sua abordagem é mais drástica, gerando uma verdadeira mudança internamente.

 

Segundo seu criador, Joseph Schumpeter, a proposta da inovação radical é que os produtos ou serviços desenvolvidos sejam completamente diferentes das demais já existentes na empresa, introduzindo conceitos e soluções para as necessidades existentes.

 

Já a inovação disruptiva, conforme explica a ISO 56000, visa transformar ou substituir um produto, serviço ou tecnologia que já é ofertado pela empresa, por uma solução melhor. O objetivo, aqui, é torná-los mais eficientes, acessíveis e simples, em prol de uma maior produtividade e conquista de resultados.

 

Sistema de gestão da inovação

Toda estratégia inovadora precisa ser acompanhada e mensurada de perto, a fim de garantir que está atingindo os objetivos esperados. Nesse sentido, surge o conceito de sistema de gestão da inovação trazido pela ISO 56000.

 

Também conhecida como governança da inovação, sua ideia é conectar processos (diretos ou indiretos) para suportar a inovação na empresa, de forma que conquistem os resultados almejados.

 

Esses componentes também constituem o que a ISO 56000 chama de gestão, tida como a atividade coordenada responsável por dirigir ou controlar uma organização. Todos esses elementos interconectados ou interativos sustentarão as bases necessárias para o êxito desta jornada em um empreendimento.

 

Parte interessada

Não são apenas os usuários finais que podem ser impactados ou impactarem a inovação corporativa. Essa influência também pode ser vista nos profissionais da empresa, parceiros, stakeholders, e demais agentes usualmente envolvidos nas relações empresariais.

 

Essas pessoas ou, até mesmo, organizações que possam afetar ou serem afetadas pela inovação, são o que a ISO 56000 denomina como partes interessadas neste processo, sejam eles integrantes da porta para dentro ou, até mesmo, da porta para fora.

 

Incertezas e riscos

Quanto menos informações temos sobre um determinado assunto, maior a probabilidade de enfrentarmos desafios em um processo e, consequentemente, de não atingirmos êxito frente aos objetivos desejados.

 

Tais incertezas, de acordo com a ISO 56000, elevam a probabilidade de riscos e desvios na inovação, gerando um efeito cascata que, muitas vezes, pode até desestimular a persistência nessas ações internamente.

 

O conhecimento aprofundado sobre a área em questão é um dos aspectos mais importantes do êxito da inovação, garantindo a menor incerteza possível nessa jornada e, com isso, a melhor tomada de decisões rumo ao crescimento e prosperidade corporativa.

 

Informação documentada

Qualquer estratégia inovadora irá gerar, consigo, um volume extenso de dados e informações que precisam ser devidamente documentadas, conforme prevê a ISO 56000.

 

A organização desses documentos será de extrema importância para todo o funcionamento do sistema de gestão para a inovação, dando maior segurança para acompanhar as ações adotadas e determinar o que pode ser aperfeiçoado, visando a conquista de resultados cada vez melhores.

 

Objetivos e política de inovação

Por que sua empresa deseja inovar? Quais os objetivos com este processo?

 

Essas, segundo a ISO 56000, são perguntas básicas que precisam ser respondidas antes de iniciar este processo, e que fundamentam toda a política de inovação que será instaurada como reforço às ações precisas para atingir essas metas.

 

Mas, é importante não se fixar a elas a todo o momento. A inovação requer flexibilidade e maleabilidade e, conforme o tempo, essas respostas podem mudar, o que é totalmente normal.

 

Rever os objetivos esperados com a inovação é extremamente importante e defendido pela ISO 56000, de forma que as empresas consigam acompanhar as tendências do mercado e ajustar as rotas precisas para manter sua competitividade e destaque.

 

Estratégia de inovação da ISO 56000

Definir uma boa estratégia de inovação, segundo a ISO 56000, dará ainda mais segurança na conquista dos objetivos desejados.

 

Ela ajudará a estabelecer como sua empresa irá alcançá-los com assertividade, dando o direcionamento em qual caminho percorrer. Uma bússola, em outras palavras, necessária para evitar desperdícios de tempo, esforços e recursos.

 

Competências para inovar

Considerando as metas estipuladas, o que é preciso para conquistá-las, indo além de ferramentas tecnológicas e processos? A ISO 56000 reforça a importância das competências para inovar.

 

Quando falamos sobre pessoas, como exemplo, é importante analisar: quais habilidades elas precisam ter para conduzir esse planejamento? Quais conhecimentos na área? Será que seu background profissional será suficiente para isso?

 

Mapear essas questões, conforme prevê a ISO 56000, será essencial para maximizar a segurança de que a empresa terá o que precisa para iniciar esse processo, assim como as responsabilidades e deveres de cada um.

 

Pilares da inovação, segundo a ISO 56000

Além dos conceitos destacados acima, a ISO 56000 também traz os pilares responsáveis por sustentar a estratégia de inovação a ser implementada internamente, criando o alicerce essencial para estabelecer toda a governança de inovação.

 

Veja os principais:

 

Direção estratégica da ISO 56000

A direção estratégica das atividades de inovação é baseada em objetivos alinhados e compartilhados, assim como em um nível de ambição pertinente, apoiado pelas pessoas e por outros recursos necessários.

 

Em outras palavras, ela representa o norte da bússola, mirando onde a empresa deseja chegar com este processo. Cada negócio pode determinar quantas direções estratégicas achar relevantes, desde que sejam embasadas pela governança de inovação e pautadas, claramente, pelas metas determinadas.

 

Para garantir este êxito, a ISO 56000 determina que essa direção precise assegurar e demonstrar que os objetivos de inovação estão contribuindo para os objetivos gerais, comunicando tudo o que for feito para os envolvidos e estabelecendo indicadores que monitorem as ações adotadas em tempo real.

 

Abordagem por processos

A gestão da inovação é baseada em uma abordagem de sistemas com elementos inter-relacionados e interativos, além de avaliações regulares de desempenho e melhorias deste sistema.

 

Além de abranger esses componentes em prol da formação do sistema de inovação, a ISO 56000 ressalta sua aplicação na explicação da finalidade e objetivos deste processo, assegurando que todos compreendam seus papéis e que cada função seja realizada de maneira pertinente.

 

Estabelecendo essa abordagem por processos e compreendendo sua importância por meio da ISO 56000, os responsáveis por essa execução conseguirão mapear estes elementos, ações e, com isso, ter maior segurança ao verificar o que deve ser ajustado ou permanecido.

 

Realização de valor

Seja ele financeiro ou não, a ISO 56000 é clara ao afirmar que a inovação deve gerar algum tipo de valor à empresa, realizado a partir da implantação, adoção e impacto de soluções novas ou alteradas para as partes interessadas.

 

Além de retornos econômicos, essa geração de valor proposta pela ISO 5600 pode ser vista em âmbito social, ambiental, ou qualquer outro aspecto que gere um resultado positivo e perceptível.

 

Muitas, visando isso, costumam investir em atividades para entender o contexto corporativo, a fim de identificar oportunidades e desafios. Isso ajudará a avaliar quais iniciativas inovadoras fazem mais sentido, definir os objetivos e, com isso, empoderar os times para que se unam em prol desta causa.

 

Liderança com foco no futuro

Toda empresa que iniciar esta jornada inovadora precisa investir em líderes motivados por curiosidade e coragem, que desafiem o status quo, construindo uma visão e um propósito inspiradores, engajando, continuamente, as pessoas para alcançar estes objetivos.

 

Este incentivo deve ser constante por parte da empresa, de forma que, conforme o que aponta a ISO 56000, esses talentos se sintam motivados a ir além, os reconhecendo e recompensando pelas suas iniciativas e fomentando que compartilhem os mesmos ideais com os outros membros da equipe.

 

Com este comportamento disseminado internamente, será possível criar toda uma cultura de inovação que inspire os profissionais a adotarem este mindset em suas rotinas, compartilhando ideias e trabalhando, juntos, para tornar a empresa uma referência inovadora.

 

Cultura colaborativa com a ISO 56000

Quando os valores, crenças e comportamentos da inovação são compartilhados entre as equipes, a ISO 56000 defende o fomento e apoio à abertura a mudanças, assim como a assunção de riscos e a ampla colaboração entre todos, permitindo a coexistência de criatividade e execução eficaz do planejamento estabelecido.

 

Para que esse ambiente seja criado, as empresas podem promover a diversidade de ideias para incentivar diferentes perspectivas, desenvolvendo comportamentos inovadores e maximizando o conhecimento coletivo.

 

Aquelas que possuem uma hierarquia rígida internamente, segundo a ISO 56000, precisam flexibilizá-la a fim de atingir resultados melhores, incentivando redes abertas e colaborativas, assim como times autogerenciáveis.

 

Isso, claro, desde que sejam monitoradas através do sistema de gestão para inovação, garantindo que todos sejam apoiados em suas tarefas e testes a serem feitos.

 

Adaptabilidade e resiliência

Toda empresa está constantemente sujeita a fatores internos e externos que podem demandar adaptações para que permaneça operando e se destacando. Nesse sentido, aquelas que não tiverem uma postura flexível e resiliente, assim como diz a ISO 56000, dificilmente, manterão suas portas abertas.

 

A norma diz que essas mudanças devem servir como oportunidade de melhoria internamente, viabilizando a reestruturação de suas estruturas, processos, competências e modelos de realização de valor, para maximizar os recursos de inovação.

 

Algumas ações que podem contribuir com essa maleabilidade incluem determinar a capacidade da organização de buscar novas oportunidades ou detectar, analisar e responder a interrupções; estabelecer os recursos precisos para atingir suas metas; e capacitar as pessoas a se anteciparem e adaptarem a essas eventuais mudanças.

 

Gestão de incertezas

Ao invés de serem meramente tratadas como ameaças, a ISO 56000 traz um novo viés sobre esses riscos, os considerando como oportunidades para melhorias internas, visando a conquista de resultados cada vez melhores.

 

Mas, para isso, as empresas devem desenvolver estruturas e processos adequados para gerenciar essas incertezas, incluindo a gestão da razão entre investimento e valor potencial. Isso deve integrar a cultura corporativa, de forma que todos estejam cientes de sua importância e a incorporem em suas rotinas.

 

Será preciso, ainda, estabelecer uma abordagem de portfólio para iniciativas de inovação, equilibrando os riscos e valor potencial, auxiliando que estejam o mais preparados possível para lidar com essas situações, caso venham a, de fato, acontecer.

 

A ISO 56000 deixa claro que todos os times sejam treinados e capacitados para saber como identificar e lidar com essas incertezas, reduzindo, ao máximo, os danos às operações corporativas.

 

Como adaptar sua empresa à ISO 56000?

Diante de tantos termos e conceitos trazidos pela ISO 56000, pode parecer um turbilhão de informações complexas para que as empresas conheçam profundamente, a fim de iniciar sua trajetória inovadora.

 

De fato, são muitas terminologias importantes de serem compreendidas por todas que desejam inovar. Mas, não é preciso se preocupar ou desesperar, pois a melhor forma de adaptar sua empresa à ISO 56000 é, sem dúvidas, contando com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Ter a orientação de uma empresa especializada na área permitirá que seu negócio tenha profissionais com amplo conhecimento em inovação e que, acima de tudo, estejam sempre antenados às novidades do ramo, conduzindo sua marca nas melhores estratégias conforme sua realidade e objetivos.

 

Afinal, não há uma regra ou único caminho para se tornar uma empresa inovadora. A própria ISO 56002, a ISO de Inovação, deixa claro a importância do diagnóstico de inovação a fim de compreender a realidade de cada negócio e qual estratégia faz mais sentido para que cresça e se destaque.

 

E, se a sua empresa deseja inovar, mas não sabe como ou por onde começar, saiba que PALAS pode te ajudar!

 

Conheça a PALAS

Há cinco anos no mercado, somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia, e pioneiros na ISO de inovação, metodologia reconhecida internacionalmente que foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.

 

Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.

 

Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha saber mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.

 

Conclusão

Poucos se aprofundam, verdadeiramente, nestes conceitos da ISO 56000. Apesar de ser muita informação, essas teorias serão o que sustentarão a eficácia da inovação na empresa, assim como a permanência das conquistas a longo prazo.

 

Por isso que o apoio de uma consultoria se mostrará importante, pois estes profissionais auxiliarão as empresas neste entendimento prático e na aplicação de treinamentos que os preparem ainda mais para trilhar essa jornada.

 

Sem este conhecimento, dificilmente, sua empresa terá plena compreensão e eficácia das ações a serem implementadas.

 

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