ISO 56004: o que é e qual sua importância para a gestão da inovação?

Inovar é uma necessidade do mercado global, tendo sido incorporada nos planejamentos estratégicos de um número crescente de empresas dos mais diversos portes e segmentos. E, para fornecer a máxima segurança de sua aplicação perante os objetivos esperados, a ISO 56004 se mostra como uma das principais aliadas corporativas.

 

Não há dúvidas de que a inovação é o principal motor para as organizações criarem valor a partir de novos produtos, serviços, processos ou modelos de negócios. Por sua vez, para que atinja tal êxito, ela precisa ser gerida de forma sistemática, contando com o apoio de mecanismos e ferramentas robustas nesse sentido.

 

Pensando nisso, a ISO 56004 surge visando fomentar a importância de uma avaliação de gerenciamento de inovação (IMA), de forma que as empresas possam maximizar os resultados dessa estratégia e, acima de tudo, sustentar essas ações a longo prazo.

 

Sua aplicação se baseia através do famoso diagnóstico de inovação, o qual analisa a maturidade corporativa sobre este tema e, a partir dos resultados obtidos, como agir visando a conquista dos objetivos inovadores esperados.

 

Ao investir na ISO 56004, as empresas terão uma maior transparência e assertividade nos planos que forem colocados em prática, e se o seu negócio não sabe como ingressar nessa jornada, nos acompanhe ao longo deste texto que tiraremos as principais dúvidas sobre este tema.

 

Veja os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a ISO 56004?

A ISO 56004 é uma norma de diretrizes, com foco na aplicação de uma avaliação da gestão da inovação (IMA) nas estratégias inovadoras adotadas por uma empresa.

 

Ela defende a importância do diagnóstico de inovação neste processo, fornecendo caminhos de como realizá-lo internamente e como estabelecer os melhores caminhos a serem percorridos com base nas informações obtidas neste processo.

 

Com essa ferramenta, a ideia é que a inovação possa ocorrer de maneira sistemática para criar valor nos planos adotados e, com isso, garantir o futuro da organização em um mercado crescentemente competitivo e dinâmico.

 

Nesse sentido, suas diretrizes servem, justamente, para orientar as marcas a desenvolverem, continuamente, as suas capacidades e desempenho de gestão da inovação.

 

Ao auxiliar a compreenderem o valor e benefícios da inovação, a ISO 56004 destaca diferentes abordagens para este processo, assim como suas etapas de implementação, impactos e potencial de melhoria ao negócio.

 

Para isso, um de seus principais pilares é, justamente, prezar pela máxima transparência em tudo que for adotado nesse sentido, algo que está diretamente relacionado à realização de avaliações regulares e eficazes dos projetos inovadores implementados.

 

Sua proposta e benefícios são aplicáveis a empresas de todos os portes e segmentos que procuram um sucesso sustentado nas suas atividades de inovação, bem como demais partes interessadas como clientes, fornecedores, parceiros, universidades e autoridades públicas que procurem confiança na capacidade de uma organização para gerir, de maneira eficaz, essa estratégia.

 

O que é inovação, segundo a ISO 56004?

Conforme o exposto pela ISO 56004, a inovação pode ocorrer e ser aplicada em um produto, serviço, processo, modelo, método, ou a combinação de mais um deles. Porém, é importante que haja a geração de valor na estratégia adotada, assim como prevê a própria ISO (Organização Internacional de Padronização).

 

Por mais que a novidade e valor sejam relativos e determinados pela percepção da organização e das partes interessadas, é importante que a inovação traga um resultado à empresa.

 

Afinal, em uma definição abrangente, este termo, por vezes, se destina a atividades ou processos que resultam ou visam a inovação. Isso faz com que, ao ser empregada neste sentido, precise ser usada com alguma forma de qualificador como, por exemplo, a expressão “atividades de inovação”.

 

Transportando essa premissa para a ideia da ISO 56004, uma boa gestão da inovação deve incluir o estabelecimento de uma visão de inovação nítida para viabilizar as ações que serão instauradas, assim como uma política centrada neste mindset, os objetivos esperados e estratégias a serem testadas.

 

Esses pilares suportarão que a inovação seja incorporada nos processos corporativos, estruturas, funções e responsabilidades e apoio à essa jornada, visando atingir essas metas através do planejamento da inovação, operações, avaliação de desempenho, melhoria e outras atividades.

 

Qual a importância da ISO 56004 para a inovação empresarial?

A ISO 56004 é uma das maiores aliadas do mercado em prol da máxima eficiência e assertividade da gestão da inovação empresarial, incentivando a realização do diagnóstico de inovação como análise primária visando compreender o nível de maturidade corporativa sobre este tema para que, a partir disso, sejam estabelecidas as medidas necessárias para o crescimento da marca em seu segmento.

 

É através desse diagnóstico que as empresas podem obter uma melhor compreensão sobre a inovação, identificando os principais fatores de sucesso para uma estratégia eficaz e como aproveitá-los.

 

Este escopo proposto pela ISO 56004 também elucida sobre os aspectos que levam a lacunas de desempenho, verificando gaps que podem prejudicar as empresas nessa trajetória e como atingir suas metas propostas.

 

Isso não só irá melhorar o desempenho corporativo, mas também elevará seu valor agregado, definindo, para isso, o roteiro a ser seguido e recursos precisos para atingir tais objetivos.

 

Com a ISO 56004, as empresas expandirão sua vantagem competitiva, uma vez que as soluções adotadas darão munição perante uma maior inteligência ao tomar suas decisões e indo além do que apenas seguir tendências inovadoras do mercado.

 

Muito além de trazer dados em tempo real, ela trará insights de oportunidades a serem exploradas, conforme os resultados que forem sendo obtidos ao longo do processo, o que também pode favorecer no aumento da produtividade dos times e maior lucratividade em suas operações.

 

Assim, os esforços dos times serão direcionados a atividades mais importantes para o crescimento do negócio, evitando desperdícios de tempo e recursos em tarefas que não atingirão essas expectativas.

 

Externamente, essas ações contribuirão para uma melhora na imagem corporativa em seu segmento, perante seus clientes e, até mesmo, parceiros. Essa reputação é um enorme atrativo para contratação de talentos qualificados, que venham a somar nessa missão e tragam consigo mais ideias promissoras a serem colocadas em prática com a orientação da ISO 56004.

 

Como implementar a ISO 56004?

Implementar a ISO 56004 na sua empresa demandará a construção de um processo muito bem detalhado e assertivo, levando em consideração uma série de aspectos fundamentais para seu êxito.

 

O detalhamento destes itens será a diferença entre o sucesso ou fracasso dessa jornada e, acima de tudo, a eficácia da metodologia de avaliação da gestão da inovação adotada, perante a segurança nos objetivos estipulados.

 

Veja os principais cuidados abaixo:

 

Defina os objetivos esperados com a ISO 56004

Antes de iniciar o diagnóstico de inovação proposto pela ISO 56004, a empresa precisa ter uma compreensão clara e completa das razões pelas quais irá investir neste processo e sua importância para o crescimento da marca.

 

Por mais que a inovação consiga gerar valor a negócios de todos os portes e segmentos, todos que ingressarem nessa jornada precisam ter uma visão nítida sobre o papel deste diagnóstico para o bom desempenho das estratégias desenhadas.

 

Esse entendimento contribuirá, inclusive, para uma definição mais objetiva acerca dos pontos fortes e fracos do negócio, assim como as lacunas que precisam ser eliminadas para que a inovação consiga sair do papel.

 

Com essa base criada na primeira etapa da implementação da ISO 56004, será mais assertivo definir quais planos serão colocados em prática visando essas melhorias e objetivos, incluindo mudanças organizacionais necessárias para atingir o nível inovador de alto desempenho.

 

Priorize uma intenção estratégica

Para que a ISO 56004 consiga contribuir, de fato, com uma avaliação mais assertiva da gestão da inovação, sua implementação precisa ser alinhada à ambição, estratégia e objetivos da organização.

 

Essa união é o que permitirá uma visão mais completa e estratégica sobre a realidade do negócio e suas lacunas, assim como quais ações podem contribuir para a conquista dos objetivos desejados de forma otimizada e eficiente.

 

A falta dessa visão holística, por outro lado, levará à perda das oportunidades do mercado em prol do crescimento inovador corporativo, além da falta de criação de valor ou o desperdício de investimentos assertivos na área.

 

Escolha a melhor abordagem de avaliação de gestão da inovação

Com os pontos acima devidamente estabelecidos, chega o momento de escolher a melhor abordagem do diagnóstico da inovação compreendida pela ISO 56004.

 

Isso porque, na prática, este diagnóstico pode envolver não apenas os próprios times, como também parceiros e clientes externos às operações, assim como especialistas contratados para analisar tal maturidade inovadora e, com isso, fornecer um relatório mais nítido sobre este grau internamente.

 

Dentre os aspectos que devem ser levados em consideração nessa escolha da melhor abordagem da ISO 56004, o objetivo esperado com esse diagnóstico é um dos principais. Afinal, todo o escopo do projeto e seu direcionamento serão estabelecidos através desse parâmetro, o que também permitirá identificar se algum ajuste precisará ser feito nas ações adotadas.

 

Sua amplitude de abrangência é outro fator importante de ser avaliado, possibilitando uma série de aplicações internamente. Isso, além de sua capacidade de interligação com a estratégia de inovação da organização, sua cultura/liderança, e processo de inovação, por exemplo.

 

Essas características, dentre tantas outras, ajudarão as empresas a terem máxima certeza da melhor abordagem da ISO 56004 para seu crescimento e destaque competitivo.

 

Determine os critérios de desempenho para avaliação da ISO 56004

Quando a abordagem da ISO 56004 for escolhida, ao ser implementada, é importante que a empresa também se atente a definir quais critérios de avaliação de desempenho serão adotados.

 

Normalmente, esses critérios podem ser direcionados tanto para fins quantitativos quanto qualitativos. As empresas são mais destinadas a mensurações numéricas, enquanto as segundas tendem a complementá-las com maior riqueza e profundidade adicionais.

 

A adoção desses critérios será extremamente importante para fornecer insights mais profundos e precisos sobre a condução da estratégia selecionada da ISO 56004, assim como identificar se a empresa está, de fato, obtendo uma geração de valor às suas operações nessa jornada.

 

Esse retorno pode ser visto e comprovado por diversas formas, tais como o maior número de receitas provenientes da inovação, maior lucro, expansão do alcance das operações em âmbito geográfico, contratação de talentos qualificados, dentre outros.

 

Envolva as partes interessadas

Cada parte interessada – seja stakeholders, profissionais ou parceiros – terá um papel crucial na aplicação do diagnóstico de inovação da ISO 56004, os quais precisam ser devidamente compreendidos para que todos consigam unir esforços nesse sentido.

 

Com este mapeamento, é importante comunicar e articular os objetivos esperados do diagnóstico com todos, envolvendo essas partes ao longo do processo para que compartilhem suas ideias e analisem como integrá-las à estrutura da avaliação proposta.

 

Uma ótima forma de fomentar essa união é através da aplicação de questionários quantitativos e qualitativos internamente, o que ajuda a avaliar as opiniões dessas partes interessadas sobre as práticas e áreas de inovação atuais para eventuais melhorias a serem aplicadas

 

Quanto maior for este ambiente colaborativo, melhores serão os resultados a serem colhidos a partir da ISO 56004.

 

Monitore o progresso da ISO 56004

Um dos pilares do diagnóstico de inovação, para que este processo atinja as metas estipuladas, é prezar pelo monitoramento contínuo de toda estratégia estabelecida, evitando, desta forma, o investimento de tempo e recursos em ações que não gerarão valor ao negócio.

 

Essa medição pode ser feita de muitas formas, tais como adotando indicadores de desempenho (KPIs), mecanismos de feedback, revisões pós-implementação e, até mesmo, pesquisas de engajamento dos times, identificando se estão empenhados em participar, ativamente, da implementação do diagnóstico da ISO 56004.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

O diagnóstico de inovação proposto pela ISO 56004 envolve uma série de etapas cruciais e delicadas para que os objetivos corporativos sejam atingidos. Por isso, ao invés de conduzir essa trajetória por conta própria, recorrer ao auxílio de uma consultoria especializada dará mais segurança e assertividade.

 

Aqui na PALAS, como exemplo, criamos uma metodologia própria destinada a facilitar a condução destas etapas em cada negócio. Nosso time levanta todas as iniciativas inovadoras já existentes internamente, identifica possíveis gargalos e traça diretrizes que possam alavancar a conquista dos resultados esperados, com base nos pilares da ISO de Inovação.

 

Descubra como podemos ajudar sua empresa a seguir os ideais da ISO 56004 e destravar seu potencial inovador em nosso site!

 

Conclusão

Investir no diagnóstico de inovação da ISO 56004 reforçará as bases necessárias para definir os melhores caminhos a serem seguidos nesta trajetória, tendo uma visão mais nítida sobre a maturidade inovadora da empresa e de onde partir para atingir suas metas.

 

Existem diversas abordagens possíveis a serem adotadas nesse objetivo, as quais, se contarem com a orientação de uma consultoria especializada, terão mais chances de obter um mapeamento robusto sobre este cenário e a seguinte delimitação das melhores estratégias a serem seguidas.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.

More posts