Cultura do erro: como usá-la a favor da inovação?

Ilustração da cultura do erro

Você sabia que a cultura do erro é uma ferramenta importante para ajudar as empresas a inovarem?

 

Seja qual for o porte ou segmento de atuação, o erro é um dos maiores medos de todo o negócio. Até hoje, ele é encarado como algo extremamente ruim, condenando-o quando ocorrido e valorizando apenas as decisões que dão certo.

 

Essa tolerância zero, por mais comum que seja de ser vista no mercado, é uma mentalidade completamente prejudicial para a inovação. Principalmente, por ser algo praticamente impossível de ser evitada a todo o momento.

 

Errar é humano, e todos nós passamos por essa situação eventualmente. Mas, nem sempre ele precisa ser visto como algo negativo, podendo, na verdade, ser transformado em uma oportunidade de melhoria e crescimento.

 

Ter uma cultura do erro significa justamente isso, encarar esses momentos com um olhar diferente e mais positivo, e não como algo impensável de ser cometido.

 

As equipes não podem ter medo de errar, mas sim estimuladas a tentarem novos projetos, ações ou estratégias. Caso não atinjam as expectativas desejadas, poderão buscar alternativas e soluções para conquistar novos resultados benéficos à empresa.

 

Essa liberdade e flexibilidade é imensamente positivo para alavancar a inovação nos negócios, e é sobre isso que iremos abordar neste texto. Confira os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a cultura do erro?

A cultura do erro é um mindset corporativo que enxerga a falha como algo natural, e capaz de gerar oportunidades de melhoria dentro das empresas.

 

Ela busca modificar a forma na qual as companhias lidam com o erro. Ao invés de condená-lo e evitá-lo, defende uma melhor forma de conduzi-lo quando visto, enxergando o que podem aprender com ele.

 

É claro que, dependendo do erro, ele pode gerar consequências sérias para o negócio. Mas, os times não devem ter medo de cometê-los, uma vez que apenas engessará os processos internos e impedirá a adoção de novas estratégias que contribuam para o crescimento da marca.

 

Por isso, ter uma cultura do erro significa conscientizar os profissionais sobre essa diferença, compreendendo a importância dessa mentalidade aberta ao risco e que, nem sempre, ele trará apenas resultados negativos, podendo abrir muitas possibilidades de crescimento.

 

Considerando os avanços intensos da transformação digital no mercado, a cultura do erro é algo imprescindível de ser difundida internamente. Afinal, acompanhar essas mudanças requer flexibilidade e tentativas acerca das tecnologias desenvolvidas e como incorporá-las da melhor forma possível.

 

Tipos de erro

Existem três tipos de erro mais comuns de serem vistos nas empresas: evitável, inevitável e inteligente.

 

Compreender cada um deles é uma excelente forma de entender a fundo os efeitos que podem causar nas companhias e, assim, saber como lidar da melhor forma em cada uma dessas situações através da cultura do erro.

 

Por isso, veja em detalhes as características dessas tipologias:

 

Erro evitável

Como seu nome sugere, os erros evitáveis são aqueles considerados como realmente ruins ao negócio, considerando que poderiam ter sido melhor administrados pelos profissionais.

 

Normalmente, eles ocorrem como consequência da falta de atenção, desvios ou incapacidade no dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, também costumam ser facilmente identificados e corrigidos.

 

Por serem os erros mais comuns de serem vistos, apresentam maior probabilidade de serem contidos através do devido treinamento e preparo das equipes.

 

Erro inevitável

Existem diversos fatores externos que, em grau menor ou maior, irão impactar a empresa e ocasionar situações mais difíceis de serem solucionadas sem que pequenas falhas sejam cometidas ao longo do caminho.

 

Esses erros inevitáveis, como são conhecidos, são aqueles ligados à falta de conhecimento sobre alguma atividade, imprevistos, ou, até mesmo, implicações econômicas ou políticas que não estavam sob o controle das equipes.

 

Por mais preocupantes que sejam, não devem ser temidos pelos times. Eles certamente servirão de aprendizagem e possibilitarão um melhor preparo para que consigam lidar com esses cenários cada vez melhor.

 

Erro inteligente

Ao contrário dos anteriores, o erro inteligente é o que é melhor encarado nas empresas, podendo ser conduzido de forma positiva para trazer resultados benéficos à companhia.

 

Mesmo com a possibilidade de não descobrir o real impacto que será adquirido nesta situação, ela trará conhecimentos valiosos para ajudar a organização a ter um melhor preparo e, até mesmo, adotar ações que a alavanquem em seu segmento.

 

Qual a importância da cultura do erro para a inovação?

Adotar a cultura do erro nas empresas é extremamente importante para alavancar a inovação, através de uma mentalidade que incentiva a troca de ideias e suas testagens em prol de resultados benéficos para seu crescimento e destaque.

 

Todos nós estamos sujeitos a errar em algum momento, seja em nossas vidas pessoais ou profissionais. Então, por que não os utilizar a nosso favor, buscando oportunidades de transformá-los em resultados positivos?

 

Com uma cultura do erro difundida internamente, os colaboradores não terão receio de cometer falhas em suas rotinas. Ao invés disso, serão estimulados a tentar e arriscar, conhecendo os possíveis riscos e sempre tentando tirar o melhor deles.

 

Assim, todos irão compartilhar mais ativamente suas ideias a serem colocadas em prática, expandindo sua atenção para novas oportunidades que tragam melhorias aos processos. Enquanto, quando receosos, deixarão de trocar insights e impedirão, assim, que a inovação seja implementada.

 

Ter essa abordagem de tentativa e erro pode trazer muitos benefícios para qualquer organização, contribuindo para uma maior velocidade, eficiência de processos, elevar a capacidade de melhoria de produtos e serviços e, ainda, sua maior produtividade.

 

Segundo a Pesquisa de Segurança Psicológica realizada pela Pulses, contudo, essa ainda não é uma mentalidade vista na grande maioria das empresas. Em seus dados divulgados, 54% dos profissionais dizem ter medo de retaliações diante de possíveis falhas, uma vez que os locais onde trabalham retaliam fortemente o erro.

 

Exemplos da cultura do erro no mercado

Muitos desconhecem, mas grandes inovações da nossa história surgiram através de falhas.

 

Por isso, é extremamente importante conhecer esses exemplos para compreender melhor como a cultura do erro pode abrir espaço para que cada vez mais empresas embarquem nessa jornada e incorporem inovações brilhantes em suas operações.

 

Confira alguns dos casos mais conhecidos:

 

Penicilina

A criação da penicilina foi uma inovação extremamente importante para a saúde pública global, tendo lhe rendido inclusive um Prêmio Nobel. Mas, o que muitos não sabem é que este medicamento surgiu, na verdade, de um erro.

 

Enquanto o bacteriologista Alexander Fleming buscava novas formas de combater bactérias que causavam graves ferimentos na população em 1928, acabou esquecendo o material de estudo aberto em cima de sua mesa ao sair de férias.

 

Semanas depois, ao voltar, notou que suas culturas haviam sido contaminadas com mofo. Mas, em algumas delas onde havia o fungo, existiam partes transparentes em torno deles, indicando que não havia mais bactéria no local.

 

Ao estudar mais profundamente o ocorrido, descobriu que o fungo que tinha gerado o mofo estava soltando uma substância que matava as bactérias. Foi essa substância que se tornou conhecida como penicilina, a qual, anos mais tarde, foi disponível ao público.

 

Esse foi um dos equívocos mais claros que, sem uma cultura do erro em seu comportamento, não teríamos hoje um medicamento tão importante para a saúde mundial.

 

Micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais comuns nas casas de todos, e que também surgiu através de uma cultura do erro presente no mindset do engenheiro Percy Spencer, em 1945.

 

Na época, ao trabalhar para um conglomerado norte-americano que fabricava armamentos eletrônicos e equipamentos militares, observou em um determinado dia que as ondas eletromagnéticas emitidas por um radar derreteram uma barra de chocolate que estava em seu bolso.

 

Curioso, decidiu testar esse fenômeno em outras finalidades, em experimentos que levaram à criação do micro-ondas.

 

Post-it

Esses bloquinhos de folhas coloridas sempre foram populares nas escolas e ambientes de trabalho. Mas, nem sempre tiveram essa fama toda.

 

Em 1968, a empresa americana 3M foi a primeira a desenvolver estes post-its. A ideia inicial era criar uma cola super-resistente que deveria ser usada na indústria aeroespacial. Mas, o projeto não funcionou, uma vez que o adesivo feito era fraco e se soltava muito fácil.

 

Apesar de não ter atingido a expectativa, os profissionais da companhia, em uma cultura do erro presente, observaram que o adesivo poderia ser reutilizável, sendo colado e retirado sem deixar marcas.

 

Essa funcionalidade fez com que um de seus trabalhadores, o químico Art Fry, tivesse a ideia de utilizar esses papéis para outra finalidade. Como ele cantava no coral de uma igreja e tinha dificuldade para manter as páginas com as músicas presas em um local, decidiu usar esses adesivos para marcar suas partituras para localizá-las com maior praticidade.

 

Três anos depois, os post-its passaram a chegar no mercado, com uma finalidade completamente diferente da proposta original.

 

Como usar a cultura do erro a favor da inovação?

Para usar a cultura do erro a favor da inovação, as empresas precisam realizar uma análise sobre o erro cometido, evitar apontar culpados, difundir a importância da cultura do erro entre os times e, acima de tudo, contar com o apoio de uma consultoria especializada no ramo.

 

Ao seguirem esses cuidados, a companhia conseguirá implementar estratégias inovadoras com forte potencial de alavancá-la no mercado e a atingir muitos outros benefícios para seu crescimento.

 

Entenda a fundo o que deve ser feito em cada um desses pontos de atenção:

 

Faça uma análise do erro

Existem diversos tipos de erros que podem ocorrer em qualquer empresa, e nem todos serão necessariamente apenas negativos para seu desempenho.

 

Por isso, para ter uma cultura do erro, é importante conhecer as principais tipologias como as que mencionamos acima, o que facilitará o entendimento sobre o grau de gravidade da falha identificada e, assim, analisar a melhor forma de lidar com ela.

 

Esse entendimento também contribuirá para que os times consigam localizá-los o mais rapidamente possível, assim como descobrir qual foi a sua causa.

 

Por menores que sejam, essa detecção também ajudará fortemente a evitar consequências graves para suas operações, assim como a aumentar a chance de preveni-los com maior assertividade.

 

Evite apontar culpados

Ninguém gosta de cometer algum equívoco. Mas, ficar culpando ou condenando o profissional que passa por essa situação, apenas trará sentimentos negativos para todos os envolvidos.

 

Ao implementar a cultura do erro, esse tipo de comportamento não pode mais existir, uma vez que esse medo em errar irá inibir a criatividade e limitar as iniciativas dos trabalhadores. Ou, ainda, fazer com que o profissional tenha receio em contar a seu chefe caso cometa alguma falha.

 

As reações a esse tipo de situação devem ser muito bem ponderadas, para evitar que haja esse sentimento negativo no ambiente de trabalho.

 

Explique a importância da cultura do erro aos times

Um ambiente de trabalho onde os profissionais se sentem à vontade para compartilhar e testar suas ideias sem medo de serem repreendidos, é um dos pontos principais para fomentar a criatividade e trazer a inovação à empresa.

 

Por isso, é dever dos gestores compartilharem a importância da cultura do erro nesse processo, desenvolvendo um clima organizacional pautado nestes valores e no incentivo à participação de todos ao longo da jornada.

 

O espaço corporativo deve incentivar o aprendizado com erro, e não sua condenação. Quanto mais confiantes e confortáveis estiverem, maior será seu engajamento e olhar voltado à inovação.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada para desenvolver a cultura do erro

Nem sempre, adotar a cultura do erro será um processo simples ou fácil. Diversas dificuldades podem ser encontradas na transição para este novo mindset, o que demandará o apoio de uma consultoria especializada que oriente os times nessa adaptação.

 

Aqui na PALAS, como exemplo, temos o propósito de preparar as companhias para o futuro, unindo a criatividade, processos e metodologias ágeis e flexíveis às necessidades de cada empresa.

 

Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, a qual foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com nossa participação em sua elaboração.

 

Desenvolvemos, ainda, uma metodologia própria para auxiliar as empresas a inovarem com êxito, tendo como um dos pontos de partida, justamente, a incorporação desta cultura do erro como parte essencial para a conquista de resultados excelentes.

 

Venha descobrir como podemos ajudar seu negócio nesse processo em nosso site.

 

Conclusão

Nenhuma empresa estará sempre livre de falhas. Mas, ao invés de temer esses momentos, é preciso enxergá-los como oportunidades de crescimento. E é exatamente isso que a cultura do erro defende.

 

Incorporar este mindset é uma das ações mais importantes para as companhias que desejam inovar. Afinal, é apenas através de um ambiente seguro e que estimule essas tentativas que ideias promissoras irão surgir e ter altas chances de obterem resultados assertivos.

 

Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos sobre o universo da inovação, com dicas que irão ajudar seu negócio a iniciarem essa jornada e se diferenciarem no mercado.

More posts