ISO 56006: o que é e como implementar?

Ilustração da ISO 56006

Inovar por seguir uma tendência de mercado não é uma decisão inteligente, muito menos trará os resultados esperados com esse planejamento. É preciso estratégia e organização ao tomar essa decisão, algo que pode ser favorecido com o apoio da ISO 56006.

 

Membro da família de normas ISO, seu grande foco é orientar as empresas a terem uma melhor gestão estratégica deste processo, de forma que tenham tomadas de decisões mais assertivas com o apoio de ferramentas e métodos robustos para auxiliá-las nessa jornada.

 

Ter essa inteligência baseada em dados reais é o que permitirá uma melhor gestão da inovação, identificando as ações que estão atingindo as metas propostas e onde não é mais válido persistir em esforços ou recursos.

 

A ISO 56006 traz o foco em resultados como algo primordial para esta jornada, determinando e guiando os passos que serão tomados para atingir esse objetivo. Caso contrário, as chances de tomarem ações desgovernadas que não contribuam para a geração de valor será maior.

 

Algo que essa norma também defende como importante para trazer essa gestão estratégica e inteligente é o uso de ferramentas e métodos que apoiem essas iniciativas de inovação, como o Lego Serious Play, Scamper, Design Thinking e muitos outros.

 

Investir na ISO 56006 reforçará o sucesso nesta jornada de inovação corporativa e, se a sua empresa deseja contar com essa norma, explicaremos tudo o que você precisa saber para implementá-la neste texto.

 

Veja abaixo os tópicos que serão abordados:

 

 

Boa leitura.

 

O que é a ISO 56006?

A ISO 56006 é uma norma membro da família ISO destinada a fornecer orientações para apoiar a inteligência estratégica dentro da gestão da inovação nas empresas.

 

Ela defende a criação de uma estratégia de gestão de inteligência estratégica para apoiar a

inovação na organização em suas atividades e planejamentos, aplicando, para isso, ferramentas e metodologias que suportem tal execução.

 

Suas diretrizes buscam servir de inputs para a inovação, ajudando não apenas na tomada de decisão, como também a antecipar mudanças no ambiente a fim de identificar os melhores caminhos a serem seguidos.

 

Para atingir esse propósito, a ISO 56006 parte da essencialidade de um processo estruturado que envolve a coleta, o processamento, análise e comunicação de dados reais que sirvam de apoio para o planejamento de inovação.

 

Essas informações reforçarão a inteligência estratégica estabelecida por essa norma, prezando pela sua manutenção contínua a longo prazo, reduzindo riscos e impulsionando o crescimento e destaque competitivo da empresa.

 

Etapas da gestão estratégica

Segundo a ISO 56006, a gestão estratégica voltada para a inovação pode ser dividida em quatro etapas. São elas:

 

  • Propósito da inteligência estratégica: essencial de ser definida para facilitar a tomada de decisões baseadas em conhecimento, assim como gerenciar incertezas e apoiar atividades de inovação.
  • Ciclo de inteligência estratégica: inclui planejamento operacional, coleta e análise de dados, sua interpretação e recomendação quanto às ações que serão colocadas em práticas;
  • Ferramentas e métodos: enfatiza a importância da mineração de dados, análise de big data, aprendizado de máquina e outras técnicas para gerar inteligência;
  • Comunicação e validação: todas as recomendações geradas a partir dos passos acima devem ser comunicadas à alta gestão e validadas para garantir precisão e relevância das estratégias que serão seguidas.

 

Qual a importância da ISO 56006?

Não adianta querer inovar, sem saber para onde deseja ir ou, principalmente, como atingir esses objetivos. Por isso que a ISO 56006 é tão importante, uma vez que busca auxiliar as empresas a terem uma gestão mais estratégica que oriente as tomadas de decisões frente a conquista das metas corporativas.

 

Segundo informações divulgadas na pesquisa “Data and AI Leadership executive survey”, realizada em 2022, 97% das organizações disseram investir no uso de dados de forma estratégica, por meio de soluções e plataformas que tragam segurança.

 

Prezar pela gestão estratégica com dados reais é o que assegurará que as empresas não estão desperdiçando tempo ou recursos em ações que não gerarão valor ao negócio, tendo maior confiança e eficácia em seu planejamento de inovação.

 

As oportunidades a serem alcançadas serão potencializadas com essas diretrizes da ISO 56006, detectando sinais de vulnerabilidade para antecipar mudanças e implementando uma abordagem mais estruturada que eleve a vantagem competitiva corporativa, assim como a resolução de eventuais problemas que possam enfrentar.

 

Ciclo da gestão estratégica, segundo a ISO 56006

O desenvolvimento da gestão estratégica proposta pela ISO 56006 contempla algumas etapas importantes que garantem a confiabilidade e segurança na análise dos dados. Veja quais a seguir:

 

  • Planejamento operacional e controle: seu foco é identificar dados relevantes, informações e conhecimentos no contexto da organização que sirvam de apoio para a estruturação do planejamento de inovação;
  • Ciclo de inteligência estratégica: inclui a coleta dos dados, sua análise, interpretação e recomendação na tomada de decisões;
  • Coleta e análise de dados: envolve a busca e verificação de dados, seguida pela análise para extrair informações que direcionarão os melhores caminhos a serem seguidos;
  • Interpretação e recomendação: irá transformar as informações em conhecimento útil para a tomada de decisões estratégicas e comunicação das recomendações à alta gestão.

 

Seguir as etapas acima é essencial para que as empresas gerenciem seu alto volume de dados sem empecilhos ou erros que prejudiquem suas operações, algo que precisará, inevitavelmente, do investimento em ferramentas tecnológicas robustas destinadas a esse objetivo.

 

Em conjunto, a ISO 56006 também destaca metodologias capazes de interpretar essas informações, uma vez que forem agrupadas, possibilitando uma visão mais clara acerca da realidade corporativa e onde seguir conforme os objetivos traçados.

 

Ferramentas e métodos de inteligência estratégica

Existem muitas ferramentas e métodos de inteligência estratégica capazes de auxiliar no desenvolvimento da gestão estratégica proposta pela ISO 56006. Cada qual apresenta suas vantagens e aplicações, as quais precisam ser estudadas e analisadas, verificando qual faz mais sentido para a realidade e metas corporativas.

 

Veja abaixo algumas das principais delas:

 

Lego Serious Play

Essa é uma das metodologias de inovação mais divertidas do mercado, com a qual é possível descontrair e aprender ao mesmo tempo.

 

O Lego Serious Play foi desenvolvido a partir da neurociência, entendendo que, quando trabalhamos com as mãos, as informações a nível inconsciente se tornam mais presentes no dia a dia, potencializando as conexões e insights nas tarefas e tomadas de decisões.

 

Pensando nisso, ela utiliza as famosas peças de lego como uma ferramenta de expressão humana, com a proposta de facilitar a comunicação, o pensamento e a construção de ideias para resolver problemas de forma eficaz.

 

Ele amplia a criatividade e a forma de aprender dos adultos, onde cada participante utilizará esses blocos para construir sua própria representação tridimensional do problema ou conceito, apresentando suas criações aos outros, ponderando as diferentes perspectivas e chegando a uma solução em comum.

 

Na gestão estratégica da ISO 56006, essa metodologia fomenta a criatividade através do trabalho manual, aumentando a comunicação e entendimento entre as equipes e, com isso, facilitando a identificação e resolução de problemas de maneira mais ágil.

 

Design Thinking

Uma das metodologias ágeis mais conhecidas do mercado global, o design thinking é um excelente mecanismo favorável à gestão estratégica da ISO 56006.

 

Sua abordagem também é centrada no ser humano para a inovação, utilizando ferramentas de design para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso empresarial.

 

Ele estimula o pensamento crítico, criativo e colaborativo das equipes, de forma que consigam transformar ideias em soluções práticas aplicáveis ao dia a dia, maximizando a geração de insights através da troca de diferentes perspectivas sobre o tema.

 

Na rotina corporativa, o design thinking auxilia que os times encontrem soluções para os mais diversos problemas, independentemente de sua natureza ou magnitude. Algo que, na proposta da ISO 56006, é essencial para que seja fomentada a gestão estratégica, trazendo inteligência e eficiência na tomada de decisões.

 

Scamper

Inicialmente criado apenas para desenvolver a criatividade em crianças, o Scamper ganhou força no mundo corporativo como uma maneira de guiar brainstormings e incentivar a geração de ideias inovadoras.

 

Cada letra de seu nome representa uma etapa de seu processo, destinado a ajudar as equipes visualizarem o projeto de diversos aspectos a fim de solucionar um problema específico da empresa.

 

Seu grande diferencial e vantagem para a gestão estratégica da ISO 56006 é sua alta velocidade na geração de ideias. Mas, como ele não foca na aplicação dessas propostas, o ideal é que seja conciliado com outras metodologias mais destinadas a esse objetivo.

 

Brainstorming

Também bastante famosa, o brainstorming, conhecido no português como tempestade de ideias, busca estimular reuniões constantes entre as equipes para que troquem opiniões e visões sobre determinado assunto, a fim de gerar a maior quantidade possível de ideias inovadoras à empresa.

 

Ele pode ser aplicado tanto individualmente quanto em grupo, explorando a capacidade criativa e intelectual de cada um dando espaço para pensamentos e experiências diferentes que, juntos, favoreçam a inovação e o diferencial competitivo.

 

Com essas diferentes visões e pensamentos aplicados na ISO 56006, fica mais fácil identificar as melhores resoluções para questões específicas, reestruturando os processos internos e otimizando a tomada de decisões de maneira mais assertiva.

 

Como implementar a ISO 56006 na sua empresa?

Implementar a ISO 56006 pode parecer um desafio para muitas empresas, mas este não precisa ser um processo complexo ou burocrático. Veja abaixo algumas dicas essenciais capazes de ajudar seu negócio nessa missão:

 

Aplique um diagnóstico internamente

Para que as empresas tenham uma gestão estratégica de dados para a inovação, será preciso investir em recursos, ferramentas e metodologias que colaborem com este processo.

 

Mas, antes de tomar qualquer decisão, é preciso, antes, avaliar o grau de maturidade do negócio deste tema, a fim de identificar seus pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados para a conquista destes resultados.

 

Esse processo é conhecido como diagnóstico de inovação, o qual trará uma visão mais clara sobre a realidade da empresa e um ponto de partida que direcione os próximos passos que serão tomados rumo à ISO 56006.

 

Alinhe os objetivos

Definir, com máxima clareza, os objetivos esperados com a implementação da ISO 56006, é indispensável para nortear as melhores ações necessárias para conquistá-los.

 

Esse alinhamento precisa ser feito com todos os times e liderança, de forma que todos estejam na mesma página quanto o que é esperado com essa estratégia, para que se unam em prol dessas metas.

 

Invista na tecnologia

Em um mundo cada vez mais tecnológico, não há como fugir desses recursos em qualquer planejamento estratégico corporativo. No caso da ISO 56006, isso se torna ainda mais importante, para garantir a segurança na análise de dados a favor de uma gestão mais estratégica.

 

Felizmente, não faltam ferramentas robustas capazes de assegurar essa proteção, tais como a inteligência artificial, IoT, sistemas em nuvem e os famosos ERPs.

 

Monitore as ações

Qualquer plano que for colocado em prática precisará ser constantemente monitorado, analisando se está surtindo os efeitos esperados ou se será preciso realizar algum ajuste que melhore esses resultados.

 

Esse acompanhamento será essencial para evitar o investimento de recursos e tempo em ações que não estão sendo benéficas, elevando as chances de desenvolver uma boa gestão estratégica proposta pela ISO 56006.

 

Conte com o apoio de uma consultoria especializada

Nem sempre, as empresas terão tempo ou profissionais capacitados para conduzir a implementação da ISO 56006, dedicando esforços contínuos na manutenção desse objetivo.

 

Por isso, o ideal é recorrer ao apoio de uma consultoria especializada no ramo que tenha conhecimento a experiência para guiar os empreendimentos nessa jornada, de forma que seus profissionais possam se dedicar a outras tarefas importantes para o crescimento corporativo.

 

Aqui na PALAS, como exemplo, temos uma metodologia própria destinada a facilitar a condução das estratégias de inovação internamente. Nosso time levanta todas as iniciativas inovadoras já existentes, identifica possíveis gargalos e traça diretrizes que possam alavancar a conquista dos resultados esperados, com base nos pilares da ISO de Inovação.

 

Descubra como podemos ajudar sua empresa a seguir os ideais da ISO 56003 e destravar seu potencial inovador em nosso site!

 

Conclusão

Ter uma gestão estratégica inteligente é crucial de ser investida por todas as empresas que buscam seu diferencial competitivo no mercado, se embasando em dados reais e seguros que sirvam como um guia para a tomada de decisões.

 

Essa é a proposta da ISO 56006, a qual também destaca ferramentas e métodos extremamente vantajosos que podem contribuir com essa meta. Com essa norma e sua manutenção a longo prazo, as marcas terão uma chave poderosa para atingirem resultados cada vez melhores.

 

Aqui, direcionar esse planejamento para uma consultoria especializada irá elevar ainda mais essas conquistas, uma vez que será conduzida por profissionais qualificados na área que trarão ainda mais segurança nos processos que precisarão ser estabelecidos nesse sentido.

 

Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros conteúdos disponíveis em nosso blog.