Muito além de incorporar métodos e processos inovadores nas empresas, cada vez mais o mercado está atento à importância de adotar práticas mais amigáveis. Neste cenário, a inovação sustentável, aliada ao ESG, vem despontando em inúmeros negócios como forma de impulsionar a companhia em seu segmento.
Não há como negar os benefícios que a inovação traz para o crescimento e destaque das empresas. Mas, inovar de forma desordenada e sem medir as consequências das ações adotadas, é uma ação irresponsável em qualquer marca.
Toda estratégia adotada deve ser muito bem planejada, se baseando nas metas a serem atingidas e, acima de tudo, nos impactos que pode gerar para a sociedade.
Ao mesmo tempo em que é preciso buscar soluções inteligentes para os problemas enfrentados internamente, elas precisam ser orientadas para que seus resultados sejam positivamente sentidos em ampla escala. Tanto em prol da própria companhia, como para toda a sociedade como um todo.
Em um estudo divulgado pela Anbima, o número de fundos de ações que se enquadram nesta temática dentro da governança corporativa aumentou 74% entre 2008 e 2022, o que mostra o entendimento do mercado sobre como a escolha de ações mais sustentáveis pode contribuir para um maior cuidado com as questões ESG.
Para todas as empresas que desejam alavancar seu nome prezando por este equilíbrio, neste texto traremos em detalhes os benefícios que a inovação sustentável traz, os pilares que atinge e como implementá-la com eficácia.
Antes, confira os tópicos que serão abordados:
- O que é inovação sustentável?
- Áreas atingidas pela inovação sustentável;
- Quais os benefícios da inovação sustentável para as empresas?
- Como implementar a inovação sustentável nas empresas?
Boa leitura.
O que é inovação sustentável?
A inovação sustentável consiste na adoção de práticas que gerem algum tipo de valor para a empresa e sem que gere impactos negativos à sociedade.
Seja por meio de processos, produtos, métodos ou serviços, seu objetivo é encontrar uma nova forma de resolver um problema a partir de ideias inovadoras, considerando os pilares da sociedade, do meio ambiente e da economia.
Ao explorar essas novas ideias sempre visando sua geração de valor e de forma que atendam a uma necessidade real, a inovação sustentável permite o investimento em soluções benéficas para o crescimento da empresa com o menor impacto ambiental possível.
Assim, além de prosperarem em seu segmento, as companhias terão uma ampla responsabilidade ecológica nas ações adotadas. Ou seja, priorizando sua melhor performance corporativa sem deixar de lado as preocupações com a sociedade em aspectos que envolvem o aquecimento global, reaproveitamento de recursos, dentre outros.
Áreas atingidas pela inovação sustentável
A inovação sustentável atinge diretamente três áreas da gestão corporativa: ambiental, social e econômica. Todas integram as práticas por trás da sigla do ESG, a qual vem sendo amplamente investida no mercado global.
Entenda melhor os impactos em cada uma delas:
Ambiental
No primeiro pilar de atuação da inovação sustentável, são prezados projetos, políticas e ações voltadas à preservação do meio ambiente. A ideia é que todas as estratégias e métodos adotados gerem o menor impacto possível ao ecossistema e preserve, ao máximo, os recursos naturais.
Muitas das iniciativas tidas pelas empresas nessa área, usualmente conhecidas como “ações verdes”, costumam abranger a reutilização ou reaproveitamento de materiais, que minimizem a degradação ambiental ou a manutenção das reservas naturais.
No geral, o objetivo é reverter o cenário preocupante visto atualmente no mundo.
Como exemplo desta necessidade, um levantamento realizado pela DataHub, identificou que mais de 45 mil empresas cometeram alguma infração ambiental em 2021, e foram autuadas pelo Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Social
Já o âmbito social contemplado pela inovação sustentável diz respeito ao capital humano das empresas. Não apenas os colaboradores, como também os fornecedores, clientes, e todas as pessoas que são atingidas de alguma forma pelas atividades da companhia.
Por abranger tamanha quantidade de envolvidos, esta etapa visa a elaboração de políticas de bem-estar que possam ser aplicadas em todos.
No caso dos funcionários, como exemplo, é dever dos negócios desenvolver medidas de segurança no trabalho, ações voltadas à saúde mental dos times, e outros fatores que influenciam em uma jornada profissional saudável e de qualidade sem distinções.
Econômica
A área econômica é uma das primeiras analisadas por muitas empresas que levam a inovação sustentável para suas operações.
Afinal, como seu nome diz, ela se refere à capacidade da organização se sustentar financeiramente nas estratégias desejadas e atingir um determinado lucro, sem que suas ações gerem qualquer impacto ao meio ambiente.
Na elaboração deste plano econômico, é preciso prezar pela escalabilidade do negócio de maneira sustentável, por meio de processos inteligentes que impulsionem seu crescimento e que sejam pautados ecologicamente.
Quais os benefícios da inovação sustentável para as empresas?
Investir em processos pautados na inovação sustentável traz diversos benefícios para a empresa que vão muito além do que aumentar seu lucro. Eles incluem a conquista de novos clientes, maior poder competitivo, engajamento interno e, acima de tudo, responsabilidade ambiental em um cenário que demanda essa preocupação.
Entenda melhor cada uma dessas vantagens:
Conquista de novos consumidores
Os consumidores se tornam cada vez mais exigentes de suas marcas. Não apenas pela qualidade dos produtos ou serviços, como também pelo atendimento prestado e seus valores defendidos.
Em um cenário intensamente preocupado com as questões climáticas, as empresas que trouxerem ações positivas para esta missão certamente serão melhor vistas no mercado e, consequentemente, pelos próprios clientes.
Segundo uma pesquisa da consultoria Mckinsey, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. A preferência é clara: aquelas que demonstrarem uma verdadeira responsabilidade ambiental, certamente atrairão cada vez mais clientes para seu negócio.
Maior poder competitivo
Se manter competitivo não é fácil, e depende de uma análise estratégica das demandas do mercado e necessidades do público-alvo para encontrar as melhores soluções convergentes a este cenário.
Levando em consideração a importância de implementação de estratégias de crescimento disruptivas aliadas à preservação do meio ambiente, a inovação sustentável é o melhor meio para que as empresas conquistem essa meta com máxima eficácia.
Afinal, as ações inovadoras definidas não apenas abrirão portas para seu crescimento, como também elevarão sua imagem perante consumidores e parceiros.
Responsabilidade social e ambiental
Cuidar da natureza não é mais uma opção ou um detalhe à parte. Se não preservamos nossos recursos, não conseguiremos construir um futuro saudável.
A inovação sustentável é uma das maiores ações de incentivo à essa responsabilidade ambiental, por meio da adoção de processos não agressivos ecologicamente e que contribuem para essa preservação.
Em um efeito cascata, é com ela que as empresas também fortalecem sua responsabilidade social, uma vez que o cuidado sustentável impacta diretamente a qualidade de vida de todos.
Na mesma pesquisa feita pela McKinsey, 97% dos consumidores esperam que as marcas auxiliem na resolução dos problemas sociais, as encarando como um instrumento de extrema responsabilidade para a melhora nestas condições e em suas vidas como um todo.
Como implementar a inovação sustentável nas empresas?
Para implementar a inovação sustentável nas empresas, é preciso investir em estratégias importantes que farão a diferença para a conquista dos resultados.
Elas incluem o desenvolvimento de uma cultura de inovação internamente, a realização de um planejamento estratégico, monitoramento das ações instauradas e, acima de tudo, investir em metodologias de direcionamento para esse plano, como a ISO de inovação.
Confira em detalhes cada uma delas:
Tenha uma cultura de inovação
Dentre os fatores mais determinantes para o sucesso da inovação sustentável está o estímulo ao desenvolvimento de uma cultura inovadora nas empresas. Afinal, de nada adianta implementar uma estratégia disruptiva, sem que todos entendam sua importância e colaborem ativamente para essa meta.
Ter uma cultura de inovação abrange a postura, interesses, habilidades, conhecimentos, prioridades e valores defendidos pela companhia neste âmbito. Ou seja, disseminar a necessidade de adoção de tais práticas ecológicas em toda a sua cultura organizacional.
Faça um planejamento estratégico
Inovar de forma desordenada não trará nenhum resultado positivo para o negócio.
Antes de adotar qualquer ação, é imprescindível realizar um planejamento estratégico completo e o mais detalhado possível. Ele deve incluir quais métodos serão aplicados, recursos utilizados em cada um, resultados esperados, dentre muitos outros fatores essenciais.
Se tratando da inovação sustentável, essa organização é ainda mais importante como forma de garantir que as estratégias postas em prática não terão impactos ambientais e contribuirão, de fato, com a preservação ecológica.
Monitore os resultados
Para assegurar a manutenção ambiental defendida pela inovação sustentável, as empresas que iniciam essa jornada devem contar com ferramentas de monitoramento que permitam o acompanhamento em tempo real das ações adotadas.
Assim, conseguirão ter uma visão mais clara da assertividade dos processos definidos e, se necessário, quais precisam ser ajustados para assegurar a preservação ecológica. Caso contrário, quaisquer erros nesse objetivo poderão passar despercebidos com maior probabilidade.
Invista na ISO de inovação
A preocupação com o ESG está tão forte que até a própria ONU criou um conjunto de objetivos com foco no desenvolvimento sustentável, conhecido como Agenda 2030.
Ela abrange 17 princípios a serem aplicados pelas empresas, que podem ser auxiliadas e conquistadas com grande êxito pelas normas ISO, incluindo a ISO de inovação.
Essa é uma metodologia flexível que, ao analisar a maturidade inovadora de cada negócio, aponta as melhores diretrizes a serem seguidas com base nos objetivos desejados. Assim, cada empresa pode escolher o caminho que considerar mais adequado, contando sempre com todo o apoio necessário em seu desenvolvimento.
Com este modelo de governança servindo de apoio para a inovação sustentável, as companhias poderão atingir resultados enormes para seu destaque em consonância com as práticas ESG.
Afinal, a ISO de inovação também atende 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que são:
- 01 – Erradicação da pobreza;
- 02 – Fome zero e agricultura sustentável;
- 03 – Saúde e bem-estar;
- 04 – Educação de qualidade;
- 06 – Água limpa e saneamento;
- 07 – Energia limpa e acessível;
- 08 – Trabalho decente e crescimento econômico;
- 09 – Inovação infraestrutura;
- 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
- 12 – Consumo e produção responsáveis;
- 13 – Ação contra a mudança global do clima;
- 14 – Vida na água;
- 15 – Vida terrestre;
- 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Conte com o apoio da PALAS
Implementar um projeto de inovação é uma missão árdua, que depende de um bom planejamento e acompanhamento organizado para que as ações surtam os efeitos desejados. Principalmente, considerando o aspecto sustentável incluso no ESG.
Somos uma consultoria de governança para a inovação baseada em cultura, processos e tecnologia. Há cinco anos no mercado, somos pioneiros na ISO de inovação, cuja metodologia foi testada e aprovada por mais de 164 países e que, inclusive, contou com a participação da PALAS em sua elaboração.
Sua implementação traz diversos benefícios para empresas de todos os portes e segmentos, incluindo o aumento de valor da marca, criação de novos produtos e serviços, reconhecimento nacional e internacional e restituição fiscal com a Lei do Bem.
Nosso propósito é preparar as companhias para o futuro ao unir criatividade, processos e metodologias flexíveis às necessidades de cada empreendimento. Venha conhecer mais sobre como podemos levar a inovação ao seu negócio em nosso site.
Conclusão
Empresas ao redor do mundo estão, cada vez mais, enxergando a importância e benefícios da inovação sustentável para a escalabilidade dos seus negócios sem que as ações adotadas gerem impacto negativo à sociedade.
Afinal, essa já se tornou uma forte necessidade do mercado global para assegurar não apenas a perpetuidade das companhias, como especialmente a manutenção da sociedade e a qualidade de vida de todos.
Medidas emergenciais devem ser tomadas por todos o quanto antes e, com a inovação sustentável, muitos caminhos podem ser tomados. Todos, com o apoio de estratégias e mecanismos eficazes que darão suporte e segurança nesse processo.
Para colher resultados excepcionais, aquelas que investirem na ISO de inovação certamente elevarão suas chances de sucesso. Afinal, é com esse modelo de gestão que as empresas conseguirão ter uma melhor visão sobre os caminhos a serem percorridos, assim como um acompanhamento constante de tudo que for colocado em prática.
Se você gostou deste texto, compartilhe nas redes sociais e confira os outros artigos disponíveis em nosso blog.