Se destacar em um mercado competitivo pode ser uma missão árdua. Principalmente, na falta de estratégias inteligentes que alavanquem a marca no mercado. Por isso, a ISO de inovação vem sendo constantemente buscada por companhias dos mais diversos portes e segmentos, para que consigam despontar seu negócio e prosperar.
Considerada como uma metodologia de gestão aprovada internacionalmente, seu grande propósito é auxiliar as empresas a transformarem ideias em resultados. Ou seja, com propostas que gerem valor à marca, em mercados já conhecidos e aqueles ainda não explorados.
Em uma demanda latente pela inovação, ela é a melhor ferramenta para conduzir as organizações em meio às constantes mudanças do mercado e direcioná-las aos melhores caminhos para atingir seus objetivos. Tudo isso, sem burocratizar ou engessar processos por meio de normas rígidas e inflexíveis.
Não à toa, diversas empresas no Brasil e no mundo já adotaram a ISO de inovação, ou estão em processo de implementarem. Ao final, todas puderam sentir benefícios significativos a curto e médio prazo, graças a processos bem estruturados que, a partir de um olhar abrangente sobre as possibilidades de inovação, enxergaram o melhor investimento a ser feito com base em suas necessidades.
Mas, para atingirem tamanhas vantagens, seguiram um caminho planejado para garantir que a inovação ocorresse de forma contínua, fluida e eficiente na geração de resultados. E é justamente sobre isso que iremos abordar neste texto.
Aqui, você entenderá não apenas no que consiste a ISO de inovação, mas principalmente todos os benefícios que pode proporcionar para a sua empresa. Afinal, eles vêm sendo os principais atrativos que estão chamando a atenção de cada vez mais empreendimentos ao redor do mundo.
Antes de começarmos, confira os tópicos que serão abordados:
- O que é a ISO de inovação?
- Quais os benefícios da ISO de inovação para as empresas?
- Como implementar a ISO de inovação?
Boa leitura.
O que é a ISO de inovação?
A ISO de inovação é um modelo de governança reconhecido ao redor do mundo.
Desenvolvida pela organização não governamental International Organization of Standardization (ISO), ela estabelece boas práticas para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos, a partir de uma metodologia flexível e adaptável conforme cada perfil e necessidades.
Sua criação se deu em resposta às intensas transformações do mercado, as quais exigiram das companhias o investimento em uma metodologia capaz de torná-las mais preparadas para lidar com tais impactos sem danos à sua perpetuidade.
Como resultado, a ISO de inovação determina padrões a serem adaptados na jornada de inovação, considerando as especificidades de cada setor e as demandas dos negócios. Ela aponta os possíveis caminhos a serem seguidos, cabendo às próprias empresas escolherem aquele que faça mais sentido conforme suas necessidades.
Baseada em oito pilares estratégicos, ela defende que a inovação pode surgir de diversas fontes. Seja um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas, o que define seu sucesso é a geração de valor à marca.
Para a ISO, uma ideia que não manifeste qualquer valor é considerada como uma invenção, e não uma inovação. Por isso, essa metodologia favorece a criação de um modelo de governança voltado à inovação, de maneira otimizada e personalizada.
Como a inovação pode tornar as empresas mais competitivas?
Inovar já deixou de ser uma opção. Hoje, ela se tornou uma necessidade de sobrevivência, diante de um mercado efervescente pela competitividade.
Com a ISO de inovação, as empresas terão à disposição uma metodologia de gestão que favoreça a criação constante de serviços, produtos e processos cada vez mais assertivos e aderentes às necessidades de seu público-alvo.
Mas, muito além de se limitar aos clientes já conquistados, ela permite a exploração de mercados até então desconhecidos, abrangendo a atuação da companhia e elevando seu grau de competitividade frente aos concorrentes.
Seja qual for o porte ou segmento do negócio, sua implementação é capaz de promover resultados cada vez melhores, em conjunto com uma gama extensa de benefícios que, certamente, favorecerá significativamente a prosperidade da marca.
Quais os benefícios da ISO de inovação para as empresas?
Um dos maiores benefícios da ISO de inovação é ajudar as empresas a transformarem ideias em resultados.
Com este modelo de governança, as companhias conseguirão implementar uma verdadeira cultura organizacional voltada à inovação, a qual favorece o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos de maior valor agregado.
Quando implementada, ela permite uma tomada de decisões muito mais estratégica, ampliando o leque das vantagens a serem conquistadas pelas marcas.
Confira as maiores:
ISO de inovação permite restituição fiscal com a Lei do Bem
Iniciar um projeto de inovação pode envolver gastos significativos. Mas, grande parte pode ser restituído graças à Lei do Bem, desde que as empresas se enquadrem em determinados critérios tributários.
Promulgada em 2005, ela garante este direito às companhias que investirem na ISO de inovação, como forma de estimular essa iniciativa em cada vez mais negócios no país.
Ela é aplicável para qualquer empresa que opere em regime de lucro real, concedida mediante investimentos em atividades de pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica em todo o território nacional.
Mas, assim como defende a própria ISO de inovação, seu benefício econômico poderá apenas ser conquistado desde que a ação adotada gere algum ganho de qualidade ou produtividade à empresa. Ou, ainda, fortaleça sua competitividade no segmento em que atua.
Graças a essa restituição, a Lei do Bem permite um maior investimento financeiro nos projetos planejados, elevando suas chances de conquistar os resultados desejados e fortalecendo toda a sustentabilidade do negócio.
Afinal, a melhora nos processos internos será certeira, a partir da construção de uma governança de inovação que otimize a rotina dos times, reduza a probabilidade de erros e custos e favoreça, assim, seu crescimento no mercado.
Aumento do valor de marca graças à ISO de inovação
Em poucos cliques, podemos encontrar uma amplitude preocupante de empresas que realizam ou oferecem os mesmos serviços que os seus. Vivemos em um mercado fortemente competitivo, onde o que fará com que uma marca se diferencie das outras, será seu valor adquirido frente aos consumidores e outras companhias.
Por mais brilhante que seja um produto, ele precisa ser atrativo para os consumidores. Com a ISO de inovação, é possível identificar como este item pode ser constantemente aperfeiçoado em aderência às necessidades do público-alvo, atraindo cada vez mais clientes à marca e elevando, assim, seu valor frente aos concorrentes.
Contar com o apoio de uma metodologia inovadora fortalece o negócio como um todo, tornando-o financeiramente e humanamente saudável. Sua assertividade e rentabilidade serão imensamente favorecidas, abrindo espaço para grandes oportunidades a serem conquistadas.
Criação de novos produtos e serviços
A ISO de inovação é uma das maiores bússolas que as empresas podem ter para criarem produtos e serviços novos. Ou, até mesmo, aperfeiçoar aqueles já existentes, conforme as demandas de seu mercado e feedbacks de seus consumidores.
Esse desenvolvimento ocorre a partir de uma análise profunda sobre o momento atual do negócio, compreendendo o estado de suas operações e aquilo que pode ser melhorado para trazer resultados melhores.
Quando suportada por uma gestão de inovação, essa criação pode ser aplicada constantemente. Afinal, nada dura para sempre, e as companhias devem se atualizar frequentemente para permanecerem atendendo os desejos de seus clientes e ganhando sua fidelização.
ISO de inovação melhora o clima organizacional e reduz o turnover
Uma ideia inovadora pode surgir de diferentes fontes de inspiração. Até mesmo, de propostas inusitadas nunca antes cogitadas. E, a única maneira de elevar a chance dessa conquista, é criando um espaço de participação ativa e contínua entre os membros da empresa.
Um dos pilares da ISO de inovação, inclusive, defende que o processo iniciado deve promover uma verdadeira cultura adaptativa, incentivando a colaboração de todos os membros da empresa na sugestão ativa de ideias a serem implementadas.
Muito além de fortalecer e elevar as chances de sucesso do projeto, essa união favorece a melhora do clima organizacional, fazendo com que cada vez mais colaboradores se engajem em prol da mesma causa e compreendam a importância de sua participação para o crescimento da companhia.
Quando se sentem valorizados para a prosperidade do negócio, o turnover também é significativamente reduzido. Afinal, todos se sentirão mais felizes em integrarem um ambiente profissional que estimule e reconheça esse envolvimento, com as chances de contribuírem com uma proposta que realmente gere valor para a empresa.
Estruturação de programas de inovação fechada
Um dos maiores benefícios proporcionados pela ISO de inovação é não determinar nenhum caminho rígido a ser seguido rumo ao sucesso. Existem diversas possibilidades a serem trilhadas conforme os objetivos de cada empresa, em um leque de opções infinito para todos os negócios.
Dentre esses caminhos possíveis, a estruturação de programas de inovação fechada é um dos mais recorrentes. Como seu nome diz, ele concentra toda a cadeia de desenvolvimento internamente, de forma que todas as etapas do projeto ocorram dentro da própria companhia.
Aquelas que optam por este modelo buscam não envolver nenhum terceiro no processo, direcionando seus olhares e foco completamente para dentro da própria empresa. Todos os avanços são guardados sigilosamente, detendo a propriedade intelectual e os direitos envolvidos em seu planejamento.
A detenção de sua propriedade é uma das principais vantagens da inovação fechada, possibilitando o desenvolvimento de uma tecnologia própria para este fim e um marketing estratégico atrelado a sua exclusividade.
Estruturação de programas de inovação aberta
O open innovation (ou inovação aberta) também é um dos caminhos mais seguidos pelas companhias que iniciam este investimento na ISO de inovação.
Em uma proposta oposta à inovação fechada, esta metodologia defende a máxima participação da maior quantidade possível de pessoas ao longo do projeto. Incluindo, dessa forma, não apenas os profissionais da própria companhia, como também seus clientes, fornecedores e parceiros.
Este compartilhamento de conhecimento perante todos os envolvidos na cadeia é o fator primordial para o sucesso de sua implementação. Com ela, é possível explorar mercados até então não adentrados pela marca, expandindo sua atuação e podendo conquistar ainda mais consumidores e elevar seus lucros.
Seu valor de marca é significativamente aperfeiçoado com essa amplitude de atuação, contribuindo ainda para reduzir custos graças à divisão dos gastos entre os parceiros, e a consequente otimização do tempo a partir da participação ativa de um volume elevado de pessoas no processo.
Aumento das exportações
As empresas que implementarem a ISO de inovação certamente ganharão renome e irão se destacar no mercado, adquirindo não apenas um maior lucro e aumento de vendas, como também a possibilidade de firmar parcerias em mercados estrangeiros que permitam a exportação de seus produtos e serviços.
Com a ISO de inovação, as barreiras de negócios podem ser derrubadas, expandindo as possibilidades de atuação para lugares até então nunca cogitados.
Reconhecimento nacional e internacional
A ISO de inovação é uma metodologia reconhecida internacionalmente, cuja implementação e certificação atrai a atenção de investidores ao redor do mundo. Afinal, sua conquista é resultado direto do sucesso do negócio na geração de valor para a marca e aquisição de benefícios produtivos e econômicos.
Diversas empresas ao redor do mundo já a adotaram, gerando cases de sucesso que estão crescentemente abrindo os olhares de empreendedores globais perante a importância deste modelo de governança de inovação para a prosperidade dos negócios.
Como implementar a ISO de inovação?
A implementação da ISO de inovação ocorre em cinco etapas. São elas: comitê de inovação; assessment; metodologia de implementação; auditoria interna e auditoria de certificação.
Todas elas devem contar com o apoio de uma consultoria especializada no segmento como a PALAS, como forma de terem a máxima segurança sobre seu andamento e a certeza de que cada passo está sendo tomado de maneira organizada e efetiva.
Entenda melhor o que ocorre em cada uma delas:
Comitê de inovação
Antes de mais nada, é recomendado que as empresas que iniciarem este processo criem um comitê de inovação, composto por até cinco pessoas. Elas serão as multiplicadoras do projeto, responsáveis por acompanhá-lo diariamente e garantirem o cumprimento das ações planejadas.
Mesmo que a ISO de inovação defenda a participação da maior quantidade possível de agentes durante esta jornada, é importante contar com um time dedicado a impulsionar essa estratégia.
Assim, será muito mais assertivo acompanhar os resultados atingidos em cada uma das etapas, e encontrar a melhor solução para continuar trilhando esse caminho.
Assessment
Não adianta ter claro onde deseja levar seu negócio, sem entender seu momento atual.
O primeiro passo para implementar a ISO de inovação exige um mapeamento completo da empresa, em um diagnóstico que identifique o nível de aderência de seus processos em relação à metodologia.
Estas informações são essenciais para reunir um banco de dados completo sobre a companhia, compreendendo seus pontos fortes e fracos e como adaptá-los para atingir as metas estipuladas.
Metodologia de implementação
Com todas essas informações reunidas, a empresa pode avançar para a terceira fase do processo de implementação da ISO de inovação.
Aqui, é o momento de começar a elaborar o plano estratégico que será colocado em prática, definindo, dentro muitos pontos, o prazo de realização estipulado, ferramentas que serão utilizadas e objetivos a serem alcançados com cada processo adotado.
A PALAS, como exemplo, possui uma metodologia própria para auxiliar as companhias nessa fase.Ela foi desenvolvida com o objetivo de desmistificar a linguagem normativa da ISO e da gestão da inovação para leigos, buscando reunir o melhor dos dois universos em um processo simples, fluido e esclarecedor.
Conhecida como Roda de Inovação, é composta por 10 etapas cuidadosamente elaboradas para garantir que cheguem na auditoria preparadas para serem aprovadas.
Auditoria interna
Ao final dos processos percorridos até o momento, o sistema de inovação desenvolvido estará pronto para passar pela etapa mais temida pelas companhias: a auditoria interna.
É nela que um terceiro que não participou em nenhum momento do projeto, analisará todo o trabalho feito a fim de identificar possíveis pontos de melhoria. E, acima de tudo, se a empresa está em conformidade com a ISO de inovação para ser aprovada na etapa final.
Auditoria de certificação
Esta fase final, ao contrário do que muitos pensam, não é obrigatória de ser feita. Mas, sua conquista será, certamente, muito bem reconhecida em âmbito internacional, o que justifica sua ampla procura por aquelas que decidem implementar a ISO de inovação.
Realizada por uma empresa certificadora, ela irá validar todos os itens normativos e verificar se a companhia está em conformidade com a metodologia.
Mesmo após certificada, é extremamente importante ressaltar que o processo não é encerrado. É apenas com a melhoria contínua que o sistema de gestão de inovação continuará operando com eficácia, colhendo resultados cada vez melhores e assegurando seu destaque no mercado.
Pensando nisso, a PALAS desenvolveu uma ferramenta voltada para a gestão da inovação. O Criare.net é o primeiro software inteligente e gamificado que contribui para uma tomada de decisões mais estratégica a partir dos dados colhidos em tempo real.
Conclusão
A ISO de inovação pode ser implementada por qualquer empresa em um período de seis meses, independentemente de seu porte ou segmento. Grandes benefícios aguardam aquelas que compreenderem sua importância para a sobrevivência em um mercado competitivo, em um processo muito mais simples do que o imaginado.
Com o apoio de uma metodologia simplificada como o da PALAS, é possível trilhar cada uma das etapas mencionadas com a total certeza de sucesso, sem que tenham que se preocupar com as partes mais burocráticas.
Para isso, é essencial ressaltar certos cuidados que devem ser tomados ao longo do caminho. Dentre eles, o empenho contínuo do comitê de inovação será uma das peças mais estratégicas, acompanhando diariamente o desenrolar das ações e realizando os ajustes necessários.
Fortalecendo essa cadeia, a parceria com uma consultoria especializada fará toda a diferença para a segurança durante este período. Afinal, ela contará com a expertise necessária para assegurar que cada uma das fases atingiu as expectativas desejadas e que a empresa estará, certamente, preparada para enfrentar as etapas de auditoria.
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