ISO de inovação já representa 9% do faturamento total da primeira empresa certificada na América Latina

Sua empresa está preparada e tem maturidade para inovar?

Apesar de já ser considerada como uma necessidade para se sustentarem, crescerem e prosperarem no mercado, a inovação ainda é tida como um empecilho por muitas companhias no mercado.

Em um estudo conduzido pela ACE Cortex, sobre Corporate Venture Building, esse cenário se mostrou preocupante.

Os dados divulgados identificaram que 79,2% das empresas não possuem maturidade para investir em inovação. Dentre seus principais entraves, se destacaram a elaboração de uma estratégia geral (31,4%) e a falta de capacitação dos colaboradores para atuarem com inovação (17,6%).

Para que atinja seu propósito, o processo de inovação depende de inúmeros fatores em conjunto, desde a participação ativa de todos os membros do negócio, ao acompanhamento constante das ações aplicadas e seu desempenho.

Ter processos bem definidos faz toda a diferença para essa conquista. E, a única forma de conquistar esse objetivo, é analisando o estado atual da companhia e os pontos que precisam ser preparados para o início desta jornada.

Neste texto, traremos dicas importantes de como preparar sua empresa para inovar, destacando as características essenciais a serem colocadas em prática para a implementação de qualquer estratégia inovadora.

Antes, confira os tópicos que serão abordados:

Boa leitura.

O que é inovar?

Inovar não significa ter uma ideia nunca vista. Muito menos, depender de recursos tecnológicos e robustos para colocá-la em prática.

Em uma definição muito mais simples, inovar significa gerar valor. Ou seja, buscar uma maneira diferente de resolver um determinado problema ou demanda, gerando benefícios para aquele que está inovando, seja a empresa ou uma pessoa física.

Nesse processo, uma solução inovadora pode ser concretizada por meio de inúmeras ações. Seja por meio de um produto, serviço, processo, modelo, método ou a combinação de qualquer uma delas, o importante é que seu resultado final gere valor para aquele que a organizou.

Para as organizações, como exemplo, essa geração de valor pode ser vista no aumento de seu faturamento, redução de custos ou otimização das tarefas.

Essa definição, defendida pela própria ISO de inovação, permite que as empresas ampliem seus olhares sobre os caminhos a serem testados nesse objetivo. Isso, ressaltando sempre a importância da participação ativa de todos os times, contribuindo com ideias que possam ser analisadas em um funil de inovação e testadas praticamente sobre sua viabilidade.

Existem diversas maneiras de inovar em um negócio, podendo ser aplicadas no modelo de negócio como um todo, até em um determinado produto ou área da empresa. Para isso, é preciso estudar a fundo quais os pontos mais prováveis de trazerem as metas estipuladas.

Cenário da inovação no Brasil

Inovar já se tornou mandatório para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Mas, até hoje, este cenário não se mostra tão difundido no país.

Segundo uma pesquisa realizada pela PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação, 55% das companhias já dispõem de um departamento de inovação, mas 43% não possuem objetivos claros para suas iniciativas de inovação.

Se tratando dos processos estabelecidos nesta missão, o desencontro se torna ainda maior. Cerca de 35% não possuem processos para inovar, junto com 41% que dizem ter processos desintegrados.

Dos projetos realizados nas médias e grandes empresas nacionais, 90% foram investidos com capital privado, segundo uma sondagem da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). No total, apenas 10% utilizam linhas de financiamento público à pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Como resultado desta falta de preparo, o Brasil ocupa o 57º lugar no Índice Global de Inovação (IGI), de acordo com dados divulgados em 2021.

Em uma declaração feita pela própria CNI, a colocação brasileira no ranking é incompatível, levando em consideração o fato de o país ter sido a 12ª maior economia do mundo em 2020.

Apesar disso, certo progresso vem sendo sinalizado. Em 2020, cerca de 73% das companhias iniciaram algum processo de inovação, contra 68% registradas no ano anterior.

Qual a importância de inovar nas empresas?

Inovar e ter uma cultura de inovação permeada nas empresas é um dos pilares mais poderosos de sustentação e destaque.

Processos inovadores são capazes de alavancar o crescimento do negócio frente aos concorrentes e se consolidar em um mercado extremamente competitivo.

Em qualquer ação que for implementada, essa estratégia pode contribuir para a otimização de processos, melhoria de produtos ou serviços, aperfeiçoamento no atendimento, redução de custos e muitas outras vantagens importantes para a perpetuidade do negócio.

Para Gary Hamel, autor de best-sellers do Wall Street Journal e guru da inovação: “A inovação é muito importante. É a única garantia contra a irrelevância. É a única garantia de garantir a fidelidade de longo prazo dos clientes. É a única estratégia para superar uma economia enfraquecida”.

Quando pautadas pelos princípios defendidos pela ISO de inovação, as empresas podem desenvolver um sistema de gestão muito mais assertivo visando essa meta. Com ele, ideias brilhantes podem ser colocadas em prática para o destaque corporativo, aproveitando o que a empresa e seus times têm de melhor para prosperar cada vez mais.

Tudo isso, favorecidos ainda pela coleta de insights valiosos do mercado em busca da diferenciação da companhia, buscando as maiores oportunidades de crescimento e como utilizá-las a favor da empresa.

Como preparar sua empresa para inovar?

Iniciar uma jornada de inovação é uma necessidade de sobrevivência em todas as empresas. Mas, é preciso muito cuidado ao planejar as ações que serão investidas.

Um planejamento estratégico fará toda a diferença para o sucesso do programa implementado, assim como o cumprimento de algumas etapas fundamentais nesse processo. Veja as principais:

Tenha uma gestão de inovação

gestão da inovação é o processo que será responsável por viabilizar toda e qualquer ação implementada internamente.

Quando adotada, os gestores conseguirão estruturar, com maior clareza e firmeza, todas as etapas que deverão ser percorridas, definindo os objetivos desejados, diretrizes a serem seguidas e métricas que serão adotadas para monitorar seu desempenho.

Apenas com ela, as ideias mais promissoras terão maiores chances de trazerem os resultados estipulados, por meio de métodos e meios que gerem valor à empresa. Tudo isso, capaz de promover verdadeiras mudanças em todo o negócio.

Com uma gestão de inovação assertiva, a empresa pode aprimorar constantemente seus processos e serviços prestados, o que elevará ainda mais sua imagem no mercado, competitividade e, ainda, retenção de talentos qualificados trabalhando conjuntamente para o destaque corporativo.

Ao inovar, foque nas necessidades do cliente

A inovação pode ser implementada em inúmeros processos ou operações das empresas. Mas, nem todas elas podem trazer resultados realmente significativos para o aumento de vendas e destaque do negócio.

A maneira mais assertiva de atingir esse objetivo é centralizando todas as estratégias de inovação planejadas nos clientes da empresa. Afinal, ele é quem adquire seus produtos e serviços e, dessa forma, possui maior propriedade em informar aquilo que sente falta em relação ao seu negócio.

Essas demandas devem ser prioridades em todas as ações adotadas, buscando soluções que contribuam para que se sintam mais satisfeitos com a marca e, assim, conquistem sua fidelidade de compras.

Quando atingidas suas expectativas, a geração de valor certamente será extremamente benéfica para o funcionamento da organização, tanto do ponto de vista financeiro, com resultados expressivos nas vendas, quanto por sua melhor reputação.

Incentive os times a inovar

Inovar pode ser uma tarefa bastante complexa de ser organizada, especialmente em companhias que não incentivem essa prática em seus times.

Por isso, um dos fatores mais importantes para contribuir com o sucesso desse projeto é o estímulo à máxima colaboração entre os funcionários da empresa. Muito além do que entenderem a importância da inovação para o crescimento da marca, todos devem participar ativamente dessa jornada, propondo melhorias que possam ser testadas.

Uma das práticas mais comuns vistas no mercado para incentivar essa união é o programa de ideias de inovação. Sua proposta é, justamente, estimular que todos deem suas opiniões sobre determinada prática ou situação, as quais podem trazer insights importantes para as metas estipuladas.

Além de poder ser aplicado internamente, este programa também pode ser implementado de maneira externa aos consumidores da marca. Assim, terão uma maior clareza acerca dos pontos fortes e fracos de seus produtos e as ações que podem aperfeiçoar ainda mais sua prestação de serviços.

Meça os resultados

Ao inovar, é preciso acompanhar constantemente o andamento das ações organizadas, a fim de analisar se estão de fato sendo eficazes ou se precisam ser ajustadas conforme os objetivos desejados.

Caso não estejam dando certo, não se preocupe ou hesite em mudar os planos. O processo de inovação deve ser composto por tentativas constantes, até que se encontre o melhor caminho a ser percorrido.

Muitas companhias, até hoje, possuem uma visão negativa e um temor acentuado sobre não acertar na estratégia escolhida. Mas, a própria ISO de inovação ressalta que a cultura do erro faz parte desta jornada, devendo ser compreendida pelos gestores e transmitida para os times, para que não se sintam culpados ao sugerir uma ideia que não surtiu efeito.

Por isso, conte com o apoio de sistemas e ferramentas que permitam essa mensuração, em tempo real, das ações adotadas para, caso necessário, consigam ajustar as estratégias adequadamente ao longo do projeto.

Conclusão

Preparar sua empresa para inovar será uma estratégia primordial para elevar as chances de êxito de qualquer plano colocado em prática.

A inovação pode ser aplicada em inúmeros processos ou operações internamente e externamente. Mas, para que seja assertiva, é importante levar em consideração todos os cuidados acima para monitorar o andamento do projeto constantemente e, acima de tudo, verificar o que precisará ser aperfeiçoado, caso necessário.

Com o auxílio de uma consultoria especializada como a PALAS, esse preparo poderá ser conduzido de maneira muito mais cuidadosa e eficaz. Afinal, a empresa contará com a expertise de especialistas que consigam analisar os objetos desejados e como conduzir uma jornada inovadora mirando essas metas.

Em nosso blog, você pode conferir outros conteúdos de inovação que podem ajudar ainda mais seu negócio a inovar. Dê uma olhada e compartilhe este texto nas redes sociais.

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